sexta-feira - 08/10/2010 - 11:11h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Nida Lira é a novidade da janela do Projeto Seis e Meia hoje em Mossoró, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Os Cariocas são a atração principal. Duas excelentes opções. Pena que não poderei prestigiá-los e me deliciar com a boa música.

Recebo CD promocional da Banda Bajulejo, sob o título "Vivendo o verão o ano inteiro". A produção é da KN Produções. Faça contato para shows por estes números (84) – 9972-0934/8856-1663. Sucesso, rapaziada.

Foi agora pela manhã, no Cemitério São Sebastião, Centro de Mossoró, o sepultamento de Ednardo Moura, sobrinho de Edy Moura, contabilista de largo conceito. Ele faleceu ontem (quinta, 7) em Natal. Minha solidariedade à família.

Senti-me em casa, hoje pela manhã, tomando café na lanchonete da Secretaria da Tributação da Prefeitura de Mossoró. Meus agradecimentos à dona Salete Oliveira, pela gentiliza do tratamento a esse humilde cliente e contribuinte.

O odontólogo e diretor-geral do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), Marcelo Duarte, reuniu amigos e colaboradores próximos, que participaram das campanhas vitoriosas à reeleição das deputadas Sandra Rosado (PSB) e Larissa Rosado (PSB). Foi à noite passada no "Narcisão", bairro Ulrick Graff (Mossoró). Obrigado pelo convite.

Hoje é dia de mais uma noitada da "Reunião do Copão". Será a partir das 19h, no "Astra 21", no habitacional Vingt Rosado, à margem da BR-110, saída para Areia Branca, em Mossoró. O clube-restaurante está sob nova administração e promete acolhida supimpa para todos os componentes da confraria. Reserve um banquinho que prometo aparecer por lá, quase beirando a madrugada.

Notícia triste para a "Capital da Cultura", epíteto que Mossoró também ostenta em sua propaganda mitológica: fechou a Livraria Potylivros no centro da cidade, ao lado do Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Já temos um museu se desmanchando há cerca de dez anos, bibiblioteca de Dorian Jorge Freire que teve compra simulada pela prefeitura e outros "feitos" no setor. Agora, mais esse. Pobre Mossoró!

O "camaradinha", radialista e publicitário Caby da Costa Lima articula outro show do sempre atual Peninha, em Mossoró. Será em novembro próximo no Oba Restaurante. Garanta sua mesa com brevidade, pois o evento promete.

A IIª Igreja Batista de Mossoró promove de hoje até o dia 10 (domingo), no Hotel Villa Oeste, o I Congresso da Família. "Família, uma ideia de Deus", é o tema central da iniciativa que marca os 40 anos de atuação dessa importante igreja em solo mossoroense. Começa às 19h.

O Jobim, em Petrópolis, Natal, tem música de boa qualidade hoje a partir das 21h30. O trio Yuri Matias, Sivila Sol e Kléber Moreira vai se apresentar por lá.

"O amor como solução" será o tema central da 22ª Semana Espírita de Mossoró, que acontecerá entre os dias 25 e 30 deste mês no Hotel Villa Oeste. O evento – consolidado – deve atrair público ainda mais numeroso este ano, em face da ampliação do interesse quanto ao espiritismo, retratado em filmes, livros e televisão nos últimos anos.

Obrigado a leitura deste Blog a Zezinho de Souza Luz (Mossoró), prefeito Ivan Júnior (Assu) e jornalista Oliveira Wanderley (Natal).

Saudações, hoje, para o publicitário Pedro Ratts. Saúde e paz. É data de aniversário por nove anos, da agência "Ratts Ratis". Oportunidade para juntar os amigos, clientes e parceiros.

Começa à noite de hoje a 10ª edição da Vaquejada do Park Porcino Park Center em Mossoró. O evento é um dos maiores do Brasil no gênero e vai transcorrer com competições e shows até o domingo (10). Sucesso.

O "Mossoró Mix", que acontecerá entre 12 e 14 de novembro em Mossoró, com atrações como Capital Inicial e Jota Quest, abriu temporada para compra do terceiro lote. Aproveite. Saiba mais informações clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
quinta-feira - 07/10/2010 - 16:48h

“Enrolation” não aprova Plano de Carreira em câmara


A expressiva maioria dos vereadores de Mossoró autodeterminou-se um recesso "branco". Nas últimas semanas têm sido dificil reuni-los para o trabalho ordinário.

Em pauta, por exemplo, está o Plano Geral de Cargo Carreira e Salários dos Servidores da Câmara (PGCCS). Em seu texto, a proposta prevê, por exemplo, redução de 7 para 5 no número de assessores diretos dos vereadores e o óbvio: concurso público.

A Câmara de Vereadores da segunda maior cidade do estado nunca promoveu concurso público, isso em pleno séxulo XXI.

O anteprojeto do PGCCS foi elaborado pela assessoria jurídica do Sindicato dos Servidores da Câmara, com acompanhamento do promotor Eduardo Medeiros, do Patrimônio Público. Desde agosto que está "boiando" na Casa.

No momento, a Câmara de Mossoró tem 91 assessores legislativos, 65 comissionados e 33 estatutários.

Ainda existe uma servidora a serviço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e outra à disposição do Tribunal de Justiça do RN, relata o sindicato. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 07/10/2010 - 16:23h

Educação e o fosso que separa o Brasil do futuro

O reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), professor Josivan Barbosa, participa hoje em São Luís (MA) de reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

Em debate a proposta de Projeto de Lei da carreira docente.

Pelo Twitter, rede de microblogs na Internet, ele resume o quadro docente no país, num comparativo com outros países emergentes.

"Um professor do ensino básico na Coréia ganha o mesmo que um coronel da Polícia Militar. O Vietnã tem 400 universidades e 32% dos jovens no ensino superior. O Brasil tem apenas 12% dos jovens no ensino superior", relata.

"Não podemos dizer que os jovens estão se educando quando trabalham 8 horas, passam 4 horas na faculdade e duas horas num ônibus. Assim não ler  um livro," constata.

Entre as principais preocupações dos docentes estão o achatamento salarial; redução do tempo de pesquisa; projeto produtivista que impõe ascensão mais rápida em carreira para aqueles que derem mais aulas, desconsiderando pesquisa e extensão; ameaça de corte de benefícios na aposentadoria; adoecimento devido às condições de trabalho e assédio moral.
Compartilhe:
Categoria(s): Terezinha Queiroz
quinta-feira - 07/10/2010 - 16:02h

Comitê Dilma Presidente tem primeira reunião do 2º turno

A deputada Fátima Bezerra chega de Brasília na tarde desta quinta (7) e vai direto para a primeira reunião – após o primeiro turno das eleições – da base aliada do "Comitê Suprapartidário Dilma Presidente" no Rio Grande do Norte.

A reunião está prevista para começar às 17h, no comitê central da campanha de Dilma, em Natal, na Avenida Salgado Filho.

Segundo a deputada Fátima, foram convidados todos os representantes de partidos que apóiam a campanha de Dilma no Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 07/10/2010 - 15:58h

Por que não Chico da Prefeitura?


Com 19.799 votos dos mossoroenses Larissa é candidata à Prefeitura Municipal de Mossoró, por ser Rosado?

Chico Dantas da Rocha (Chico da Prefeitura-DEM), filho de Manoel "Enfermeiro" e "Taninha" de Justo Dantas, com 19.093, não pode?

É, perguntar, pode sim.

José Roberto – Webleitor

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quinta-feira - 07/10/2010 - 11:56h

Pensando bem…

"O fracasso é um evento, nunca uma pessoa".

William D. Brown

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 07/10/2010 - 11:52h

Marta Suplicy admite o óbvio: “O PT foi arrogante”


Deu na Folha de São Paulo:

A senadora eleita por São Paulo, Marta Suplicy (PT), afirmou ontem que o PT foi "arrogante" e que agora o partido terá que "suar a camisa" para recuperar os votos que Dilma Rousseff (PT) perdeu no final do primeiro turno.

"Acho que fomos um pouquinho arrogantes, achando que íamos ganhar no primeiro turno. Eu achei, tinha certeza de que íamos ganhar também", afirmou a ex-prefeita de São Paulo durante entrevista à rádio "CBN".

Segundo Marta, a recuperação de Dilma independe da posição do PV e de Marina. A ex-prefeita diz ter sentido, entre os eleitores, o impacto do noticiário negativo para Dilma, como os casos das quebras de sigilos fiscais, o suposto lobby na Casa Civil, além da polêmica sobre o aborto.

"Quando começou aquela história de quebra de sigilo veio um pouco de ruído, mas nada que afetasse. Quando veio o caso Erenice o ruído foi maior, porque aí as pessoas começaram a se indagar: ‘O que é isso que está acontecendo?’", disse.

Nota do Blog – Veja só, justamente dona Marta, aquela do "relaxe e goze", calça as sandálias da humildade e faz uma análise coerente sobre o cenário eleitoral nacional.

Se seu raciocínio chegar ao presidente Lula e militância, admitindo o excesso, Dilma superará José Serra (PSDB) no segundo turno.

Do contrário, será derrotada pela empáfia.

Veja o que comentou, também, o governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), campeão de votos no país: "Faltou humildade e sobrou animosidade com a imprensa".

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 07/10/2010 - 11:41h

FHC lembra que nem Lula pode tudo


Deu no "El País" (Espanha) hoje:

Estas eleições demonstraram que ninguém mais faz aqui o que bem entende, nem Lula. Por isso foi importante chegar ao segundo turno. Porque é positivo e democrático que o inegável prestígio popular de Lula não se traduza na possibilidade de impor uma norma homogênea. O eleitorado brasileiro tem sensibilidade para, quase instintivamente, distribuir mais o poder."

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 79 anos, que ganhou as eleições em duas ocasiões no primeiro turno – de 1996 a 2003 – e permaneceu calado na última campanha de seu grupo – Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) -, nega que tenha diferenças com José Serra – "é meu amigo há 45 anos, nos falamos quase todos os dias" – e se mostra esperançoso com a possibilidade de conseguir atrair boa parte do voto que a candidata ecologista, Marina Silva, conseguiu no primeiro turno.

FHC recebe "El País" e o jornal argentino "La Nación" dois dias depois das eleições, em seu escritório na fundação que preside, e entra rapidamente no assunto.

"O Partido Verde não é uma instituição como acontece na Alemanha", diz. "Aqui não tem uma estrutura que apoie Marina. Ela é o símbolo que atraiu um eleitorado muito diverso, não só ecologista, mas que também a apoia por motivos confessionais."

Nota do Blog – FHC tem análises coerentes quanto ao segundo turno, Lula e o próprio papel do PV na nova disputa.

O segundo turno faz bem ao Brasil e mesmo ao futuro governo, consciente de que não poderá impor suas vontades sem um contraponto.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 07/10/2010 - 11:25h

Homens de branco na Assembleia Legislativa


A bancada de médicos na Assembléia Legislativa estará reduzida na próxima Legislatura. Ela diminuirá dos atuais sete deputados para quatro parlamentares.

Deixarão a Assembléia Álvaro Dias (PDT), Lavoisier Maia (PSB), Paulo Davim  (PV) e Salismar Correia (PHS).

Comporão a bancada de branco na AL no próxima Legislatura Antônio Jácome, (PMN), Getúlio Rêgo (DEM), Leonardo Nogueira (DEM) e Vivaldo Costa (PR).

Do Blog de Oliveira Wanderley AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 07/10/2010 - 10:20h

Poder com e sem mandato

Deu na coluna Bruno Barreto (O Mossoroense) de hoje, quinta (7):

Injustiça

Ô negócio injusto é a danada da "pramática" da política. Só tem valor quem tem mandato.

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) deu a cara para bater sozinho na campanha de Serra no primeiro turno. Conseguiu a proeza de levar o candidato a presidente a um empate técnico com Dilma Roussef em Natal. Mesmo assim, ele não coordena mais a campanha tucana.

A missão agora é de Rosalba e José Agripino.

Nota do Blog – São os "ossos do orifício", meu caro Bruno.
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 07/10/2010 - 09:57h

A distancia ultramarina de Carlos Augusto e Rosalba


Alguns próceres políticos e figuras de menor envergadura começam a posar de interlocutores privilegiados do casal Carlos Augusto Rosado (DEM)-Rosalba Ciarlini (DEM).

Carlos, o líder do rosalbismo, não costuma delegar poderes a ninguém. No máximo seleciona boateiros e doa nacos de prestígio.

Por Natal, onde o perfil de Carlos é praticamente desconhecido da Grande Imprensa local e a política de Mossoró costuma ser distorcida, por completo desconhecimento de causa, o blablablá corre solto

Bom aguardar a volta do casal da Alemanha, onde desembarcou ontem para descanso e compromissos familiares.

O espaço ultramarino entre ambos e o noticiário é maior do que nossa vã filosofia possa imaginar.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 07/10/2010 - 09:44h

Chico da Prefeitura foca eleição municipal, após 2010

Ao participar à noite dessa quarta (6), na TV Cabo Mossoró (TCM) do programa "Cenário Politico", o veraedor mossoroense e candidato a deputado estadual Chico da Prefeitura (DEM) engrossou a voz. Já está de olho em 2012.

Perguntado se tinha planos mais ousados para a próxima campanha municipal, após sair das eleições-2010 com 19.093 votos só em Mossoró, ele deixou uma pista:

– Vice, eu não aceito!

Chico está no sexto mandato consecutivo em Mossoró como vereador e pela segunda vez seguida foi candidato a deputado estadual. Ficou na segunda suplência, atrás ainda de José Adécio (DEM), deputado que não conseguiu se reeleger.

Em Mossoró, ficou praticamente empatado em números de votos com os gigantes que representaram o clã Rosado, deputados estaduais reeleitos Leonardo Nogueira (DEM) – com 20.049 votos – e Larissa Rosado (PSB) que recebeu 19.799.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 07/10/2010 - 09:40h

O falso debate e a hipocrisia em torno do aborto

Há tempos eu não acompanhava uma discussão tão nauseante e hipócrita como essa em torno do aborto. Na verdade, em essência o debate não existe.

Temos, sim, um duelo de marketing político, puxando o ramerrame para o campo da moral religiosa, num estado constitucionalmente laico, apesar de  povo majoritariamente cristão.

Pior é que, de fato, não sabemos a opinião particular de cada candidato presidencial sobre a questão. Eles exprimem ideias apontadas pelo marketing, a partir de pesquisas de opinião pública.

Nenhum é encorajado a ser exatamente o que é, mas apenas ao que deve dizer nesse momento.

O aborto é um problema de saúde pública, que passa pela educação, cultura, valores religiosos e família. Diz respeito também a outros aspectos, como o financeiro-econômico e o princípio universal do direito à vida.

A arenga passa longe de tudo isso. É meramente eleitoreira. Só. Os dois lados mentem, disfarçam e fazem uma luta de faz-de-conta. 

Adiante, o eleito tratará o caso de outro modo, caso seja provocado em termos de Congresso Nacional.

E, quanto à sociedade, essa mistura distanciamento com espasmos pseudomoralistas.

Muitas vozes nos remetem ao fundamentalismo religioso. Esse dogmatismo mascara mais ainda uma realidade que não é apenas das mulheres da periferia: o aborto é corriqueiro também entre as perfumadas chiques e "insuspeitas" das altas classes.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 06/10/2010 - 12:09h

Rei morto, rei posto

Veja o que observa o Blog do Tio Colorau AQUI sobre o "day after" (dia seguinte) às eleições em Mossoró:

A Rosa

A Rede Resistência, liderada pelo grupo da deputada federal Sandra Rosado (PSB), nem esperou o “defunto” esfriar.

Desde ontem, percebe-se nos seus meios de comunicação uma tendência de apoio à governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM).

Diz o “vulgo” que em 2012 o grupo da Rosa apoiará a candidatura de Larissa Rosado (DEM) à Prefeitura de Mossoró.

Nota do Blog – Muitos dos aliados  próximos, colaboradores e áulicos do grupo da deputada Sandra ficaram à vontade para voto e apoio à Rosalba Ciarlini.

Uma mão lava a outra.

Está tudo em família, que se diga.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 06/10/2010 - 11:57h

Eleitos do PV são “rebeldes” com causa própria


Dois políticos do PV que engrossaram o cangote, com as urnas de 3 de outubro, certamente vão recrudescer o relacionamento com a direção partidária estadual.

O deputado estadual reeleito Gilson Moura (PV) e o vereador e deputado federal eleito Paulo Wagner (PV) têm mais queixas do que agradecimentos ao comando partidário.

E já mandaram recados claros de que vão se rebelar contra amarras.

Paulo Wagner mandou avisar que irá mesmo para Brasília. Não aceita assumir qualquer secretaria na Prefeitura do Natal ou Estado, para abrir espaço à Rosy de Sousa (PV), sua suplente e irmã da prefeita Micarla de Sousa (PV).

Gilson, idem.

Seu segundo mandato foi ainda mais suado, enfrentando sobretudo a prioridade de Micarla – dirigente principal do partido – pela eleição do marido, o radialista Miguel Weber (PV).

Esta é a resposta espontânea de um povo que não se vende, porque é livre para escolher – desabafou Gilson, em nota de agradecimento ao eleitorado.
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quarta-feira - 06/10/2010 - 11:47h

Pesquisa “à moda do freguês” e pro “diabo de ocasião”

Até a próxima sexta (8) sairá a primeira rodada de pesquisas para o segundo turno da disputa presidencial. É aguardar para ver.

Lamentavelmente, as pesquisas terminaram o primeiro turno como uma das vedetes da campanha eleitoral deste ano. Negativamente.

Tivemos números para todos os gostos e desgostos.

A mais comum, pelo sabor demonstrado nas urnas, era "à moda do freguês," que não aparece no cardápio, mas é feita na hora.

O preço?

Os valores são os mais variados possíveis.

O danado são os efeitos colaterais. Causa desarranjo em muitos e mau humor em outros tantos. Porém o mal-estar vem mais adiante, para os poucos que a vendem como matéria-prima da verdade.

Tivemos até mesmo a novidade do proprietário de instituto de pesquisa convertido em analista político, caso do Marcos Coimbra – do Vox Populi.

Mais do que avaliações de números e estudo científico da sociologia política, ele passou meses atuando de feiticeiro e adivinho. Não foi uma coisa nem outra.

Em termos de Rio Grande do Norte, todas as pesquisas – sem exceção – acertaram na reeleição dos senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB). Discrepâncias quanto a percentuais, tão-somente.

Quase todas, com exceção do Instituto Start, apostaram que Rosalba Ciarlini (DEM) ganhava o Governo do Estado num só turno.

O Ibope, outra vez, acertou na mosca. Como tinha acontecido em 2006.

Lições que ficam para segundo turno e outras eleições?

Muitas. A começar pela certeza que não compensa a médio e longo prazos vender a alma ao "diabo de ocasião".

A principal moeda envolvida nesse tipo de negócio, ao contrário do que alguns imaginam, não é o Real. É a credibilidade.

Depois de perdida, não há Real, Dólar, Euro e pataca furada que recuperem o prejuízo.

Porém ninguém duvide: neste turno e nas próximas eleições, o ramerrame será o mesmo. A maioria falará mal, mas todos continuarão à espera da próxima pesquisa.

Façam suas apostas.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 06/10/2010 - 11:06h

Getúlio Rêgo, um nome para presidente da AL


Bote aí na bolsa de apostas, à presidência da Assembleia Legislativa, à legislatura 2011-2014, o nome do deputado Getúlio Rêgo (DEM).

Reeleito para o oitavo mandato consecutivo, decano dessa Casa, agripinista histórico, articulado, profundo conhecedor das estranhas desse poder, homem de confiança da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM), ex-companheiro de assembleia de Carlos Augusto Rosado (DEM) – marido da futura governante, Getúlio está  no páreo.

Sua nova eleição, com 43.697, acabou sendo aditivo à hipótese de se tornar o presidente da AL no biênio 2011-2012.

Importante sublinhar, que o governismo deve começar a legislatura com boa maioria.

Mas claro que nada é óbvio, certo e irremovível em termos de eleição de Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Muitas surpresas podem acontecer.

Na legislatura de 1987-1990, por exemplo, o peemedebista Paulo de Tarso Fernandes estava definido para dirigir a Casa. Deu Vivaldo Costa (PL).

Sabe quem foi o principal articulador da "virada"? Carlos Augusto de Souza Rosado, então no PFL.

Portanto…

P.S – Getúlio vinha de quedas em votação e ameaçado de não-reeleição nos dois últimos pleitos.

Em 2006, ele teve 29.298 votos à reeleição. Quatro anos antes, em 2002, Getúlio empalmou 30.407.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quarta-feira - 06/10/2010 - 10:51h

Pensando bem…

"A vitalidade não se revela apenas na capacidade de persistir, mas também na de começar tudo de novo."

Scott Fitzgerald

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 06/10/2010 - 10:10h

Perda total


Fazendo um balanço das eleições 2010 no Rio Grande do Norte, é possível identificar que algumas figuras foram quase varridas do mapa.

Estrago grande.

Alguns ainda podem ter reparo.

Outros, é como se diz na linguagem das companhias de seguro: "Perda total."

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 06/10/2010 - 09:37h

Betinho ganha novo mandato “no grito”

Aliviado com a vitória ao quinto mandato consecutivo como deputado federal, o professor Betinho Rosado (DEM) tem motivos de sobra para comemorar. Foi um triunfo  dificílimo.

Ele seguiu uma velha receita do tio, o falecido ex-deputado Vingt Rosado, para sobreviver: abriu os braços para não ser engolido.

Como a prioridade do seu grupo era a eleição ao Governo do Estado, da cunhada e senadora Rosalba Ciarlini (DEM), Betinho sobrava. Estava na iminência de não se reeleger.

O antídoto à derrota que se desenhava começou mesmo no grito. Ele avisou para a senadora e seu irmão, Carlos Augusto Rosado (DEM), que não ia aceitar compensações num eventual governo da cunhada. Seu destino seria a aposentadoria.

Emparedou.

O recado foi compreendido. A partir daí, uma espécie de palavra mágica foi sendo repetida. Um "abracadabra" começou a abrir portas a novos colégios eleitorais e apoios providenciais.

Betinho obteve 109.627 votos. O quinto mandato. O terceiro eleito na coligação "Força da União", atrás de Felipe Maia (DEM) e Fábio Faria (PMN).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 06/10/2010 - 09:22h

O atordoante voo eleitoral da “borboleta” – Eleições 2010

Simbolizada por seu marketing com a imagem de uma "borboleta", a jornalista Micarla de Sousa (PV), prefeita do Natal, é um fenômeno: conseguiu a proeza de não eleger sequer o próprio marido a deputado estadual ou uma irmã à Câmara Federal.

É uma das derrotadas das eleições 2010, apesar de não ter concorrido a nada.

As eleições de 2010, nas urnas, apenas atestam o que pesquisas de opinião pública têm demonstrado há vários meses, desde que assumiu a Prefeitura do Natal em 1º de janeiro de 2009: ela é um fracasso político e administrativo.

Seu marido, o radialista Miguel Weber (PV), foi candidato a deputado estadual e sempre incluído na lista dos virtuais eleitos. Ledo engano dos analistas. O povo disse "não" a Weber, mas claramente reprovou a própria prefeita.

Ele empalmou apenas a 10ª colocação entre os mais votados na capital, com sofríveis 9.474 votos num universo de mais de 358 mil votos válidos. Comparativo pode ser feito com o primeiro colocado o vereador Adão Eridan (PR), que conseguiu 22.651 em Natal.

Rosy

No plano estadual, Weber alcançou 27.011 votos. Ficou apenas na quinta suplência da coligação PMDB-PR-PV.

Já Rosy de Sousa (PV), irmã da prefeita, candidata à Câmara Federal, recebeu 13.800 votos em Natal e 32.341 em todo o estado. Na capital foi a nona mais votada, atrás de Paulo Wagner (PV), do mesmo partido, com 20.364, que ficou em oitavo.

E olhe que Rosy ainda teve o apoio considerável de outra estrutura de peso:  a facção da prefeita de Mossoró, Fátima Rosado (DEM). Seu irmão e chefe de Gabinete, Gustavo Rosado (PV), comandou campanha de Rosy na cidade, em que ela só ganhou 2.971 votos.

Dos males o menor: pelo menos ficou na primeira suplência da coligação PMDB-PR-PV à Câmara Federal, apesar da votação pífia.

Na Assembleia Legislativa, o seu PV deixa de três cadeiras para ficar apenas com a de Gilson Moura (PV), reeleito.

Se há uma vitória que Micarla não pode atribuir para si ou à hipotética força partidária, é à de Paulo Wagner, vereador e apresentador de TV.

Ele foi bombardeado internamente durante a campanha. Sobreviveu com o resultado de apenas 55.086 votos. Puxado pelos deputados Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR) da mesma coligação, é deputado federal eleito.

Paulo não deve o mandato à sua antiga madrinha. Sobram queixas e desapontamento.

"Estufa"

Entretanto, além dessas provas numéricas patentes da fragilidade da borboleta, o que há de pior não apareceu: a própria. Passou a campanha toda em alguma "estufa", impedida de botar a cabeça fora. O marketing da candidata que apoiava ao Governo do Estado, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), recomendou o sumiço.

Quando apareceu, logo as pesquisas atestaram sua impopularidade. Jogada nos programas de rádio e TV dos adversários Carlos Eduardo (PDT) e Iberê Ferreira (PSB), como apoiadora de Rosalba, ela puxou para baixo o desempenho da candidata em Natal.

A prefeita "verde" tem que passar por necessária autoavaliação e não apenas promover uma chacoalhada em seu governo. De balanço a prefeitura está além da conta. Só auxiliares diretos já foram quase 30 modificações em tão pouco tempo.

As urnas apenas atestaram o que qualquer pessoa com o mínimo de bom senso já sabia. Falta a borboleta fazer seu mea culpa.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 06/10/2010 - 09:16h

Cenário cor-de-rosa daqui para frente

Deu na coluna de César Santos (Jornal de Fato)

Recado das urnas

O deputado Leonardo Nogueira (DEM) renovou o mandato, mas o eleitor mandou recado curto e direto, que o grupo da prefeita Fafá Rosado (DEM) terá que assimilar para as eleições de 2012.

Nogueira desceu dos 45.972 votos de 2006 para pouco mais de 41 mil, e em Mossoró caiu de 25.166 para 20.059 votos, ficando praticamente empatado com Larissa Rosado. O grupo terá dois anos pela frente para reverter a situação.

Nota do Blog – Acredito que o diretor-geral do Jornal de Fato não venha a ser processado, por observar o óbvio.

Esse mantra eu repito há vários anos. A diferença é que pago preço alto, sendo vítima de perseguição implacável e vilipêndios abjetos que atingem até meus filhos.

Nada como um dia atrás do outro.

Como também digo há anos, repetindo uma máxima hindu… "Tudo passa!"

E passa mais rápido do que muitos imaginam. 


Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.