terça-feira - 05/10/2010 - 16:48h

Dupla Léo & Léo


Até ontem, chefe do Gabinete Civil do Governo Iberê Ferreira (PSB), o engenheiro Leopoldo Rosado pode cair bem na próxima gestão.

Perfil, sobrenome e ligação com o grupo que chegará ao poder, ele possui de sobra.

Leopoldo é sobrinho da prefeita mossoroense Fátima Rosado (DEM) e, discretamente, ajudou – nos bastidores – à reeleição do deputado "adversário" Leonardo Nogueira (DEM).

Leonardo é marido de Fátima e sonha em indicar alguns nomes para a equipe da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM).

Leopoldo saiu do Gabinete Civil, mas está nomeado para a presidência da Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSEP). Sua estabilidade, lá, independente da mudança de governante.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 05/10/2010 - 16:40h

Iberê muda equipe após eleições


Mal terminaram as eleições no primeiro turno, já temos mudanças na equipe do governador não-reeleito Iberê Ferreira (PSB).

O engenheiro Leopoldo Rosado sai da Secretaria do Gabinete Civil. Passa a ser substituído por Luiz Cláudio Macedo, o "Chope", fiel escudeiro de Iberê.

Leopoldo Rosado, concunhado do governador, foi nomeado para presidência da Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSEP).

Chope por pouco não era candidato a deputado federal. Mas pressões iradas, de Mossoró, frearam o projeto desenhado pelo próprio Iberê.

A deputada Sandra Rosado (PSB) não aceitou a postulação de Chope de última hora, que certamente inviabilizaria sua reeleição. O mesmo freio ela deu quanto à candidatura que se desenhou, na mesma época, do ex-chefe de Gabinete Civil e do Planejamento Vagner Araújo (PSB).

Vagner terminou sendo candidato a vice, numa medida emergencial.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 05/10/2010 - 15:04h

Nem tudo são “rosas” para José Serra no RN

Enquanto senadores e governadores eleitos, da base do presidente Lula da Silva (PT), são convocados à campanha de Dilma Roussef (PT), do lado de José Serra  ((PSDB)  nem tudo são "rosas".

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) anunciou ontem à noite, em Mossoró, que passará pelo menos uns dez dias fora do país. Visitará uma filha e neta recém-nascida, na Alemanha.

Até lá, a campanha do segundo turno estará beirando o fim.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 05/10/2010 - 14:44h

Sonho e esperança de Fátima Bezerra em Natal

Eleita com 220.355 votos em todo o estado, sendo 85.558 somente em Natal, a deputada federal Fátima Bezera (PT) tem o direito de renovar sonho e esperança: ser prefeita da capital potiguar.

Além de campeão de votos no Rio Grande do Norte, ela ostenta a mesma primazia em termos de Natal.

Em duas ocasiões anteriores, sendo a última em 2008, ela tentou e não conseguiu se eleger.

Em 2006, a seu favor, teve tudo e todas as forças possíveis e imagináveis, do presidente Lula ao então prefeito Carlos Eduardo Alves (hoje no PDT), passando pela governadora à época, Wilma de Faria (PSB).

Levou a pior para Micarla de Sousa (PV).

Claro que o desempenho nas urnas credencia a deputada a pensar na prefeitura. Mas não é suficiente. Exemplo de frustração bate à porta.

Em 2008 mesmo, o deputado federal Rogério Marinho (hoje no PSDB, à época no PSB), tinha como certo que seria ungido à disputa pelas mãos da governadora Wilma. Acabou escanteado, para que Fátima pudesse ser a escolhida, com as bençãos do presidente Lula.

Nem o fato de Rogério ter sido o campeoníssimo de votos a deputado federal em 2006, em Natal, com 45.728 votos, o viabilizou.

Às vezes a história se repete.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 05/10/2010 - 14:03h

“Povo potiguar se indignou contra o presidente”, diz Agripino

O senador José Agripino Maia (DEM) sai destas eleições como uma espécie rara. Ao contrário de colegas oposicionistas derrotados nas urnas, conseguiu se reeleger no Rio Grande do Norte, Estado onde Lula e sua candidata Dilma Rousseff (PT) são muito bem avaliados.

Além da completa ausência de críticas ao presidente Lula na campanha, um dos políticos mais críticos ao governo Lula credita a outros dois aspectos a vitória: uma coligação "pluripartidária", "feita com pessoas certas", e um trabalho de marketing eficiente.

Sua coligação era formada pela governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) e por Garibaldi Alves Filho (PMDB), outro senador que conseguiu se reeleger.

Mas foi só terminar a eleição para Agripino voltar suas críticas ao presidente. "Na verdade, o povo potiguar se indignou contra o presidente", disse.

"Ele [Lula], novamente, colocou a digital em uma derrota que não tinha nada a ver", completou.

Ele refere-se à participação do presidente na propaganda de candidatos governistas no Rio Grande do Norte, onde Lula, explicitamente, pede votos para derrotar Agripino.

Neste ano, contudo, Lula não pisou no Estado, como fez em 2008 durante a campanha para a prefeitura de Natal. À época, o presidente fez duras críticas a Micarla de Sousa (PV), aliada de Agripino que virou a disputa e foi eleita no primeiro turno.

Reportagem extraída da Folha de São Paulo de hoje.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 05/10/2010 - 13:58h

Henrique Alves no 11º mandato – Eleições 2010

Aos 61 anos de idade, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), foi reeleito com 189 mil votos para o 11º mandato consecutivo.

Com isso, o deputado iguala a marca atingida pela maior liderança da história de seu partido, o ex-presidente da Câmara Ulysses Guimarães (SP), morto em 1992. Os dois peemedebistas só não acumulam mais mandatos do que o ex-deputado Manoel Novaes (BA), que participou de 12 legislaturas (1933-1982), um recorde nacional.

Primo do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Henrique Eduardo chegou à Câmara em 1971 e, desde então, não saiu mais de lá. Renovou o mandato em todas as eleições para o Legislativo federal, sempre disputando o mesmo cargo.

“É uma alegria enorme. Isso não é para qualquer um”, comemora o deputado. “Esta foi a minha maior votação",  declarou ao Congresso em Foco.

Pela primeira vez, o deputado é um dos finalistas, este ano, do Prêmio Congresso em Foco. Ele ficou entre os 31 deputados mais bem avaliados por jornalistas na primeira etapa do prêmio.

Saiba mais clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 05/10/2010 - 11:40h

Federais “estrangeiros” tem votação reduzida – Eleições 2010


Mossoró, através das urnas, mandou um recado mais do que claro àqueles políticos "estrangeiros", interessados em seus votos à Câmara Federal: trabalhem.

Seus dois parlamentares nativos tiveram aumento numérico e em termos percentuais, em relação às eleições passadas: 2006. Sandra Rosado (PSB) e Betinho Rosado (DEM) inflaram sobremodo. Foram reeleitos.

Já entre os candidatos que obtiveram votos no município em 2006 e retornaram agora, pleiteando endosso, apenas João Maia (PR) obteve mais votos.

O caso de Rogério Marinho (PSDB), natural de Natal, que não se reelegeu, é representativo dessa abordagem do Blog: perdeu 5.556 votos das eleições de 2006 para a disputa deste ano.

Sandra saiu de uma votação de 19.859 (17,59%) em 2006 para 25.072 (21,9%) em 2010.  Simplificando: ela aumentou seu capital de votos em 5.213 votos.

Já Betinho Rosado saltou de 28.709 votos (25,43%) para 32.245 (28,17%). Ou seja, amplificou seu cabedal de votos em 3.536 eleitores.

João Maia empalmou 3.827 (03,39%) em 2006 e neste 2010 chegou a 5.574 votos (4,87%). Acréscimo de 1.747 votos.

Veja abaixo um quadro com candidatos à Câmara Federal – baseados noutros municípios – que tiveram boa votação em 2006, mas que titubearam agora em Mossoró:

Felipe Maia (DEM) – 9.057 (2006) – 7.710 (2010): queda de 1.347 votos;
Fátima Bezerra (PT) – 8.769 (2006) – 6.797 (2010):
queda de 1.972 votos;
Henrique Alves (PMDB) – 6.377 (2006) – 4.103 (2010):
queda de 2.274;
Fábio Faria (PMN) – 4.134 (2006) – 3.654 (2010):
queda de 480 votos;
Rogério Marinho (PSDB) – 7.077 (2006) – 1.521 (2010):
queda de 5.556.

* Os dez nomes a deputado federal mais bem votados em Mossoró, em ordem decrescente, foram estes: Betinho Rosado (DEM), Sandra Rosado (PSB), Felipe Maia (DEM), Fátima Bezerra (PT), Adenúbio Melo (PSB), com 5.955 votos; João Maia (PR), Henrique Alves (PMDB), Fábio Faria (PMN), Rosy de Sousa (PV), com 2.971 votos; Paulo Wagner (PV) com 2.155 votos.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 05/10/2010 - 10:24h

Deputado eleito cobrará promessas de Rosalba

O deputado estadual eleito, Luiz Antônio Lourenço de Farias, "Tomba" (PSB), o sexto mais votado do RN, evitou promover festa em sua cidade – Santa Cruz – pela vitória.

Foi solidário ao insucesso do governador e candidato à reeleição, Iberê Ferreira (PSB).

Entretanto afirma que terá uma postura muito clara ao governo Rosalba Ciarlini (DEM), a parir de janeiro de 2011: ficará vigilante com relação ao cumprimento dos compromissos assumidos. 

“Infelizmente, não deu para o meu grande parceiro e amigo Iberê Ferreira se reeleger. Nós fizemos o que pudemos. Espero que agora as pessoas que tanto prometeram, façam algo pelo Rio Grande do Norte", afirma.

– Esse resultado, sem Iberê, só aumenta o peso e a minha responsabilidade na Assembléia. Vou cobrar o que prometeram, vou ficar vigilante pelo nosso povo e vou honrar todos os votos dados a mim – declarou Tomba.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 05/10/2010 - 09:57h

Prefeito supera ex-prefeito em Assu e aguarda 2012


Todos os candidatos apoiados pelo prefeito do Assu, Ivan Júnior (PP), foram bem votados no município. Mas o desempenho de Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo tem gosto especial.

No duelo particular entre criador e criatura, Ivan levou folgada vantagem. Ele apoiou a postulação de Rosalba, eleita ao Governo do Estado. Já seu padrinho político, o ex-prefeito Ronaldo Soares (PR), ficou com a do atual governador, Iberê Ferreira (PSB).

A senadora Rosalba Ciarlini empalmou 62,53% dos votos válidos do município do Assu.

Vem uma eleição municipal por aí, é bom lembrar.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 05/10/2010 - 09:48h

Secretariado não será “República mossoroense” – Eleições 2010

Começou o natural exercício de futurologia, especulações e campanhas de indução à montagem do secretariado da futura governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Nada de novo.

É sempre assim. Aqui e alhures. Não é apenas de nossa cultura política e midiática. É da própria essência política e da natureza humana, esse burburinho pós-eleição e pré-posse.

Porém eu recomendaria que as senhoras e senhores refletissem quanto a um detalhe em especial: Rosalba foi eleita para governar o Rio Grande do Norte e não ser prefeita, pela quarta vez, de Mossoró.

São 167 municípios à espera do cumprimento de promessas, com necessidade de tessitura de uma base parlamentar sólida e equipe de governo capaz de atender a tantas expectativas que foram criadas.

Algumas figurinhas carimbadas e amareladas pelo tempo, que costumavam compor o elenco de auxiliares da senadora, então prefeita, simplesmente estão fora desse carteado.

Qual o perfil da próxima turma de primeiro escalão do Estado?

Necessariamente não será com a cara de Mossoró, ou a senadora cairá na primeira armadilha do discurso viral dos seus adversários, que pregavam a ideia de transformação da Governadoria numa espécie de "República mossoroense".

Virão surpresas, haverá predileção por nomes de expressão em si só e pequenas acomodações de ordem política, em ligação direta com a Assembleia Legislativa. Boa parte dos nomes poderá até soar estranho a Mossoró e ao "rosalbismo" histórico, mas será dessa forma que a coisa será feita.

Contudo até lá, é normal e necessário alimentarmos a caldeira da "indústria da especulação". Só que acho pouco provável que prosperem alguns lobbys particulares.

É bom não esquecer que por trás da "Rosa" há um Carlos, há um Carlos por trás da "Rosa". E esse Carlos não sou eu. É Carlos Augusto de Souza Rosado (DEM), seu marido, o grande arquiteto desse projeto de ascensão política.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 05/10/2010 - 09:23h

Pensando bem…


"A indiferença é a maneira mais polida de desprezar alguém".

Mário Quintana

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 04/10/2010 - 23:11h

Rogério Marinho e sua queda para o alto

Apesar de derrotado à reeleição à Câmara Federal, o deputado Rogério Marinho (PSDB) não está em queda livre. Sua cotação está em alta.

O casal ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM)-governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) o vê com bons olhos.

Alguns planos vão começar a ser traçados para o futuro do parlamentar.

Nada mais posso adiantar, apesar da vontade.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 04/10/2010 - 23:10h

A descida para cima de Rosalba Ciarlini

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) tirou a segunda-feira (4) para comemorar com os mossoroenses e região sua vitória de ontem.

Como é praxe, quase ritual nesta cidade, a regra é descer a Avenida Presidente Dutra, no bairro São Manoel. E assim está ocorrendo agora à noite.

Os senadores reeleitos Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM) também ocupam o "Rosamóvel".

Outros políticos, como os deputados federais reeleitos Felipe Maia (DEM) e Betinho Rosado (DEM), seguem no mesmo cortejo.

A terça (5) vai custar a chegar para muita gente. De rosalbistas históricos aos tradicionais paraquedistas.

O poder realmente fascina e faz sina.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 04/10/2010 - 22:36h

Rosalba terá ampla maioria na Assembleia – Eleições 2010

A futura governadora do Rio Grande do Norte – Rosalba Ciarlini (DEM – não deverá ter maiores problemas para obter ampla maioria na Assembleia Legislativa.

O mapa da eleição de ontem (domingo, 3), mostra isso claramente, em sua lista de 24 vitoriosos.

A coligação "Força da União", encabeçada por ela, fez 7 deputados:

Antônio Jácome (PMN), campeão de votos – deve apoiá-la;
Ricardo Mota (PMN) – deve apoiá-la;
Gesane Marinho (PMN) – deve apoiá-la;

Getúlio Rêgo (DEM) – deve apoiá-la;

Dibson Nasser (PSDB) – deve apoiá-la
Leonardo Nogueira (DEM) – deve apoiá-la;
Raimundo Fernandes (PMN) – deve apoiá-la

Coligação PMDB-PR-PV obteve a maior bancada, com 9 parlamentares:

Walter Alves (PMDB) – deve apoiá-la;
GIlson Moura (PV) – deve apoiá-la;
Nélter Queiroz (PMDB) – oposição;
Hermano Morais (PMDB) – oposição;
Poti Júnior (PMDB) – deve apoiá-la;
Gustavo Fernandes (PMDB) – ?;
José Dias (PMDB) – deve apoiá-la;
Vivaldo Costa (PR) – deve apoiá-la;
George Soares (PR) – deve apoiá-la.

Coligação "Vitória do Povo" (PSB-PTB) fez 5 deputados:

Ezequiel Ferreira (PTB) – oposição;
Luiz Antônio Faria (PSB), o "Tomba" – oposição;
Larissa Rosado (PSB) – a principio, oposição;
Gustavo Carvalho (PSB) – oposição;
Márcia Maia (PSB) – oposição;

Coligação "Coragem Pra Mudar" com 1 deputado:

Agnelo Alves (PDT) – oposição;

Partido dos Trabalhadores (PT), com 1 deputado:

Fernando Mineiro (PT) – oposição;

Coligação PHS-PRB elegeu 1 deputado:

Fábio Dantas (PHS) – a princípio, oposição.

Nota do Blog – A bancada de Rosalba Ciarlini, a pattir de janeiro de 2011, terá a  principio 13 deputados, contra 11 da oposição.

Mas é claro que esse número será muito ampliado de forma clara ou implícita.

É provável que passe dos 15 na saída da legislatura.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 04/10/2010 - 22:02h

Garibaldi Filho e Dilma Roussef

Agora não tem jeito: no segundo turno das eleições presidenciais, o senador reeleito Garibaldi Filho (PMDB) não vai continuar com seu movimento pendular de um lado para o outro.

Ele deverá ficar com Dilma Roussef (PT), apoiada por seu partido. Vale lembrar que o deputado federal Michel Temer (PMDB-SP),  é o vice da candidata.

Mas do outro lado, é bom salientarmos, há a candidatura de José Serra (PSDB), apoiada pelo senador reeleito José Agripino (DEM) e a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM).

No primeiro turno ele esteve oficialmente com Dilma.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 04/10/2010 - 21:33h

As cartas do PSB nas mãos de Sandra Rosado

Depois do fechamento das urnas no Rio Grande do Norte, é certo que o PSB passará por profundo balanço. Suas estruturas estão abaladas.

De saída, quem deve estar sorrindo muito é a deputada federal Sandra Rosado (PSB). Renovou seu mandato e viu a filha, deputada estadual Larissa Rosado (PSB), fazer o mesmo.

E vale lembrar que seu grupo quase caía na sedução de indicar o vice do candidato derrotado ao governo, governador Iberê Ferreira (PSB). Tirou o braço da seringa a tempo.

A partir de janeiro de 2011, com esses dois mandatos, Sandra será o nome de maior projeção no partido em nível estadual.

Podem vir mudanças significativas na sigla a partir daí.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 04/10/2010 - 16:48h

Quase um terço ignora candidatos do RN – Eleições 2010

Há muito ainda a ser analisado. Entretanto, alguns detalhes das eleições 2010  sevem imediatamente para análise, provocando os mais diversos raciocínios.

Chama-nos a atenção, por exemplo, que o número de votos perdidos com abstenções (o não-comparecimento do eleitor), nulo e branco chega a 693.874 eleitores.

Essa soma é maior do que a junção dos votos dos candidatos Iberê Ferreira (PSB) e Carlos Eduardo (PDT) juntos.

O que esse protesto silencioso, sem rosto e volumoso significa?

Essa multidão representa quase um terço do eleitorado de 2.245.153 aptos ao voto. É gente que simplesmente ignora Rosalba, Iberê, Carlos Eduardo ou qualquer candidato de partido  microscópico.

É uma insatisfação com a política, o sistema, os políticos de forma generalizada. É um sinal de alerta para as próximas eleições.

É fundamental entender os recados dessa massa. Por que não votou em qualquer um dos candidatos colocados?

Veja abaixo os números finais da disputa ao Governo do Estado no Rio Grande do Norte:

Governo do Estado

Rosalba Ciarlini (DEM) – 813.813 (52,46%)
Iberê Ferreira (PSB) – 526.256 (36,25%)
Carlos Eduardo (PDT) – 160.828 (10,37%)
Sandro Pimentel (PSOL) – 10.520 (0,68%)
Camarada Leto (PCB) – 2.078 (0,13%)
Bartô Moreira (PRTB) – 1.746 (0,11%)
Eleitorado apto – 2.245.153
Votos válidos – 1.551.241 (82,61%)
Abstenção – 367.434 (16.37%)
Nulo – 222.462 (11,85%)
Branco – 103.978 (5,54%)

* A maioria de Rosalba sobre Iberê foi de 251.557 votos, ou seja, 16,21%. Os candidatos Roberto Ronconi (PTC) e Simone Dutra (PRTU) não tiveram registro oficial de votos.

Importante ainda observar que àquele ano, o número de votos perdidos com abstenções (o não-comparecimento do eleitor), nulo e branco chegou a 693.874 (33.76%).

Rosalba Ciarlini empalmou 813.813 (52,46%). Portanto, 119.939 votos a mais do que a soma de abstenções, nulo e branco.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 04/10/2010 - 16:14h

Povão é massa mas não é gado – Eleições 2010


O segundo turno presidencial, graças a Marina Silva (PV), é um aviso aos poderosos do PT e do PSDB: devagar, vocês não são donos do mundo.

Marina é uma espécie de freio de arrumação ou de reflexão.

Não fosse Marina, José Serra (PSDB) não chegava ao segundo turno. Por causa de Marina, Dilma Roussef (PT) foi jogada na marra no segundo turno.

Fácil de entender a mensagem do povo.

O segundo turno presidencial fará um bem danado ao país. Baixa a bola e a arrogância de uns; joga ao chão a autosuficiência de outros.

Agora, quem quiser ganhar terá de calçar as sandálias da humildade. Só ganha se descer do pedestal.

Números das eleições-2010 no Brasil e no Rio Grande do Norte também obrigam imprensa, marqueteiros, institutos de pesquisa e políticos a um balanço geral.

Eu já falara isso no curso da campanha, pressentindo que a "voz das urnas" seria retumbante.

Povão é massa mas não é gado.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 04/10/2010 - 15:58h

Pensando bem…

"Ninguém é derrotado, a menos que comece a culpar os outros".

John Wooden

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 04/10/2010 - 15:04h

Missa por Monsenhor Américo Simonetti

Nesta terça (5) de outubro, às 17h, Dom Mariano Manzana presidirá, na Catedral de Santa Luzia, a Santa Missa pelo 1º aniversário de falecimento de Monsenhor Américo Simonetti.

Monsenhor faleceu às 4h30 do dia 05 de outubro de 2009, no hospital Wilson Rosado, em Mossoró.

Assuense de nascimento, tornou-se um sacerdote muito querido em todo a Diocese de Santa Luzia (Mossoró).

Além da generosidade, era conhecido pela organização pastoral e Festa de Santa Luzia., que conduziu durante longo período.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 04/10/2010 - 14:34h

A batalha de “Waterloo” de Wilma de Faria – Eleições 2010

O resultado das urnas no Rio Grande do Norte  consagra alguns nomes. Mas também condena outros.

Um caso emblemático é Wilma de Faria (PSB), candidata derrotada ao Senado, ex-governadora até o final de março deste ano.

Por precipitação, ranço politiqueiro ou passionalidade, algumas pessoas se apressam em encontrar culpados. A lista começa pelo seu marketing, passando pela suposta fragilidade do candidato governista Iberê Ferreira (PSB) etc.

Alto lá!

Wilma é algoz de si mesmo. Construiu e demoliu a própria imagem de "Guerreira" destemida, arrojada e quase imbatível. As eleições de 2010 são, talvez, sua última batalha.

O wilmismo sai destroçado das urnas. Isso é fato. O estrago não foi completo por causa de detalhes.

A campanha, em si, apenas refletiu um desmanche que começara lá atrás. 

No futebol, antes do campeonato existe uma pré-temporada que serve à arrumação da equipe. Na campanha existe algo parecido, a pré-campanha. Se as costuras vão mal, os reflexos pipocam adiante, precisamente nas urnas.

Na pré-campanha do wilmismo foi desenhada uma derrota que não causa surpresa.

Além do adversário difícil, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), aparecem em relevo a autosuficiência, menosprezo a aliados e arrogância. São fatores que explicam, em parte,  o desmoronamento.

Ela extraviou enorme capital político amealhado ao longo dos últimos anos.

Perdeu o deputado Robinson Faria (PMN), que virou vice de Rosalba; abriu mão de um dos principais planificadores de suas campanhas, o deputado Rogério Marinho (PSDB; não passou confiança a aliados que ficaram como os deputados federais Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR).

Seu governo até podia ser visto em farta propaganda, mas não costumava ser lembrado.

Tem mais.

A autosuficiência apareceu, por exemplo, ao repetir o erro de 2008 em Natal, quando só arrumou a chapa à prefeitura na 25ª hora. Fez o mesmo em 2010. Montou "no tranco" a chapa Iberê-Vagner Araújo (PSB).

Wilma coleciona desapontamentos.

Perde feio a cadeira do Senado, sendo apenas terceira colocada, não consegue eleger seu filho Lauro Maia (PSB) deputado estadual e reelege a duras penas a filha Márcia (PSB) à Assembleia Legislativa.

Além disso, não tem qualquer deputado federal de sua confiança direta e ainda é obrigada a engolir a vitória de José Agripino ao Senado, sem conseguir fazer o sucessor.

Exímia combatente, Wilma agora está à frente de um "Exército  de Brancaleone", juntando os cacos daquela que talvez tenha sido sua última batalha: "Waterloo".

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
segunda-feira - 04/10/2010 - 13:09h

Portalegre, o município mais rosalbista – Eleições 2010

Nem fique a alardear que Mossoró é o município mais rosalbista do Rio Grande do Norte, porque estarás trombeteando uma inverdade.

Do ponto de vista proporcional, Portalegre detém essa posição. Nesse município, Rosalba Ciarlini (DEM) obteve 89,5%  dos votos válidos.

Venha Ver empilhou 89,31% dos votos a seu favor, Serrinha dos Pintos deu-lhe 87,67%, Coronel João Pessoa marcou 88,29% e Serra do Mel 85,74%.

Mossoró ficou, "tão-somente", com a marca de 84,86% – o que representou 98.964 votos.

Em 2006, na disputa ao Senado, Rosalba empalmou 83.33% dos votos válidos em Mossoró, ou seja, 90.660.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.