“Se você quer encontrar felicidade, encontre gratidão”.
Steve Maraboli
Jornalismo com Opinião
“Se você quer encontrar felicidade, encontre gratidão”.
Steve Maraboli
Rendo-me ao calendário e ao formalismo, mas com todo o sentimento do mundo.
Feliz Ano Novo a você, seus familiares e amigos.
Cuide-se.
Depois voltaremos à rotina nessa página.
Amém!
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Foto batida pelo engenheiro Weber Chaves por volta de 16 horas dessa sexta-feira (31), à saída de Mossoró, a poucos metros do viaduto do Santa Delmira, no Complexo Viário da Abolição/BR-304.
Fila dupla e quilométrica no sentido de Tibau – a cidade-praia dos mossoroenses – a 42 quilômetros.
Bom deslocamento, pessoal.
Mas, cuidado.
Tibau, aí vão eles!
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A governadora Fátima Bezerra (PT) recebeu nesta sexta-feira (31), as diretorias da Federação do Comércio e de Bens, Turismo e Serviços do RN (FECOMÉRCIO/RN) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN). Ela anunciou a prorrogação até dezembro de 2022, da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) da energia elétrica consumida pelo setor.
O benefício foi concedida no ano passado diante da grave crise imposta pela pandemia da Covid-19 e se encerraria hoje.
“Nosso Governo tem planejamento e organização, transparência e responsabilidade. Atendemos pleito do setor que é um dos mais atingidos pela pandemia. Tomamos esta medida já no primeiro momento, ano passado. Agora renovamos por mais um ano como forma de apoiar a recuperação do setor e para manter e ampliar empregos”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
O benefício ao setor hoteleiro reduz a 12% o ICMS da energia elétrica e representa renúncia de arrecadação de R$ 350 mil/mês. “Em 12 meses a renúncia é de mais de R$ 4 milhões, valor que pode ser revertido pelas empresas em investimentos para atração de visitantes”, informou o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Da Saiba Mais
A Prefeitura de Natal deixou os servidores municipais sem salário na virada do ano. A informação pegou o funcionalismo de surpresa. O Sindicato dos Trabalhadores na Saúde do Estado do RN (SINDISAÚDE está convocando os demais sindicatos que atuam na saúde no município de Natal para uma assembleia geral dia 5 de janeiro.
A previsão de pagamento é na primeira semana de janeiro, mas não há garantia.
Caso os vencimentos referentes a dezembro não sejam depositados até a data, os trabalhadores ameaçam uma greve unificada:
– Já não basta passar o ano inteiro sofrendo com os cortes nas gratificações e com a sobrecarga exaustiva de trabalho – acentuada ainda mais nestas últimas semanas de dezembro devido ao surto da epidemia da gripe H3N2 na capital potiguar – os profissionais da saúde de Natal sequer terão os seus direitos respeitados, e receberão seus salários apenas na primeira semana de janeiro”, diz a entidade, em nota.
Nota do Canal BCS – O prefeito não tem a quem transferir responsabilidade. Ele está no segundo mandato e recebeu o município do prefeito aliado e eleito em 2016, Carlos Eduardo Alves (PDT).
Agora é fácil compreender por que recentemente (veja AQUI), Álvaro Dias descartou projeto de ser candidato ao governo estadual. Sabe bem que atrasou salário, desce a ribanceira, casos de Rosalba Ciarlini (DEM, hoje no PP) e Robinson Faria (PSD).
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O bolsonarismo raiz garante que a governadora Fátima Bezerra (PT) será derrotada nas urnas no próximo ano.
Até aqui, algo possível, mas longe de ser provável. Até o momento, nada indica que isso venha a acontecer.
Essa corrente política precisa de uma referência, um nome para derrotá-la nas urnas (com ou sem voto impresso).
E para passar confiança ao seu militante-eleitor, é imprescindível uma postulação de verdade, vigorosa, forte, viável.
Esse sentimento não existe e menos ainda algum nome. É só manifestação de vontade.
Ninguém que represente o bolsonarismo no RN, com o mínimo de capital político-eleitoral, aceita partir para o confronto com a atual governante.
Ninguém mesmo.
Os ministros Rogério Marinho (PL) e Fábio Faria (PSD), que são bolsonaristas de ocasião, correm léguas de uma disputa como essa.
O deputado federal General Girão (PL), talvez o único bolsonarista de verdade e com algum voto, não quer nem ouvir falar em ir pro sacrifício.
E, por favor, não vale citar o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos). Não é bolsonarista nem tem votos.
Lançado há alguns meses como pré-candidato a governador, dificilmente vai sustentar essa tolice até o fim.
Bolsonaristas, levantai-vos!
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Nome certo à disputa ao governo estadual agora em 2022, tentando a reeleição, a governadora Fátima Bezerra (PT) não deve ter maiores apreensões quanto a Mossoró. Caminha para repetir de forma ampliada a vitória que teve em 2018. Voo de cruzeiro.
Naquela disputa, concorrendo contra sete adversários, entre eles o então governador Robinson Faria (PSD) e o ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT), Fátima Bezerra venceu no primeiro e segundo turnos no município, mesmo com os principais contendores tendo nomes locais como vice.
Robinson atraiu o empresário e ex-candidato a prefeito em 2016 Tião Couto (PR, hoje PL); Carlos contou com Cadu Ciarlini (PP), filho da então prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Nenhuma chapa foi páreo para Fátima-Antenor Roberto (PCdoB).
Na campanha, Fátima esteve cerca de cinco vezes em Mossoró no primeiro turno e no segundo só participou de uma carreata fugaz, à noite. Praticamente não teve palanque nem contou com militância numerosa a lhe arrimar.
Seus adversários foram à exaustão com tudo que tinham e podiam e tiveram derrotas emblemáticas, sobretudo o governismo municipal liderado por Rosalba. Perdeu tudo que disputou/apoiou.
Ela só livrou o mandato federal do deputado Beto Rosado (PP) no campo judicial, com decisão ‘provisória’ que sustenta em Brasília.
E 2022?
O que se desenha para 2022 em Mossoró quanto às forças políticas mais tradicionais e novas, não aponta para qualquer prioridade em relação à chapa majoritária (Governo e Senado). Cada um, em seu quadrado, tem objetivos mais modestos, porém muito importantes.
O rosalbismo quer pelo menos a reeleição de seu único membro com mandato, o deputado federal Beto Rosado, e um foro privilegiado para Rosalba, com eleição a deputado estadual. Não tem fôlego para mais do que isso, após sucessivas derrotas (2018 e 2020).
Mera força auxiliar do rosalbismo em 2018, de quem se desgarrou paulatinamente após as eleições do ano passado, o rosadismo – liderado pela ex-deputada federal Sandra Rosado (PSDB) – não tem qualquer aspiração mais ousada e consistente. No máximo contará com a ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSDB) na corrida à Câmara Federal, cumprindo missão partidária do líder Ezequiel Ferreira, presidente de sua sigla e da Assembleia Legislativa.
Os números falam: a ‘união’ com o rosalbismo no pleito municipal de 2016 lhe causou atrofia politico-eleitoral acentuada e, até o momento, insanável.
Força emergente
Força emergente e avassaladora na política de Mossoró em curto espaço de tempo, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) nem fala sobre sucessão estadual. Suas apostas são nomes à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.
Ele privilegia respectivamente os pré-candidatos Soldado Jadson, ex-vereador, e o atual presidente da Câmara Municipal local, Lawrence Amorim (Solidariedade). Fátima Bezerra não lhe é um problema político e muito menos pessoal.
Eleito deputado estadual em 2018 e prefeito em 2020 contra tudo e contra todos, Allyson Bezerra planifica formação de um grupo seu, hoje ainda seminal, em que ele é a gênese.
Nem um neologísmo a imprensa cunhou até aqui para defini-lo, – é o “Alyssismo?”, o “Bezerrismo?” -, mas não pode mais ignorá-lo.
Suas conquistas falam mais alto.
Quanto à governadora Fátima Bezerra, ela concentra maior empenho para enfrentar o último bastião de resistência à sua reeleição: a Grande Natal. Mossoró não será problema.
Leia também: Ele mesmo, Carlos Eduardo Alves.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
“Há gente que, em vez de destruir, constrói; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega.”
Lya Luft
Do G1
A escritora Lya Luft faleceu na madrugada desta quinta-feira (30) em Porto Alegre, segundo sua filha, Suzana Luft. Natural de Santa Cruz do Sul, ela tinha 83 anos. Lya faleceu em casa.
Segundo Suzana, Lya lutava há 7 meses contra um melanoma, câncer descoberto já com metástase. Ficou internada, mas pediu para ir para casa antes do Natal. Ainda de acordo com a filha, Lya morreu enquanto dormia.
A cerimônia de despedida deve ser restrita à família.
Filha de descendentes alemães, foi incentivada pelos pais a desenvolver o hábito da leitura ainda na infância.
Professora, tradutora de obras em inglês e alemão, escritora, Lya atuou como professora de Linguística na Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) entre 1969 e 1982. Deixou de dar aulas devido à carreira de escritora.
Entre obras que chamaram a atenção nacionalmente, estão: “Exílio” (1987), “O Lado Fatal” (1989), “A Sentinela” (1994) e “O Rio do Meio” (1996).
Perdas & Ganhos
Lya Luft se tornou mais conhecida após o lançamento de “Perdas & Ganhos”, em 2003. Considerada um best-seller, a obra chegou em sua 40ª edição, com mais de 600 mil exemplares vendidos, de acordo com a Editora Record. O título ganhou edições em inglês, alemão, espanhol, francês e italiano.
Em 2013, recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo livro “O Tigre na Sombra (2012)”, eleita a melhor obra de ficção do ano na categoria romance.
Com Celso Pedro Luft, teve três filhos: Suzana, em 1965; André, em 1966; e Eduardo, em 1969. O casamento de Lya com Celso durou até 1985.
Em 2019, sofreu um infarto agudo do miocárdio e chegou a ficar internada para um procedimento cardiológico, em Porto Alegre. Dois anos antes, perdeu o filho, André, que sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto surfava, em Florianópolis.
Até o fim de sua vida, foi companheira de Vicente de Britto Pereira, seu terceiro marido.
Saiba mais clicando AQUI.
Nota do Canal BCS – Escritora de um texto saboroso, Lya encantou-se. Eu sou muito grato por ela fazer parte de minha vida, especialmente num momento muito difícil.
Que descanse em paz!
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
“Em um mundo onde as informações são abundantes e de fácil acesso, a verdadeira vantagem é saber onde focar”.
James Clear
Um grupo investidor começou a apostar na construção de uma marina na área denominada de Prainha, zona urbana de Grossos (289,7 km de Natal e 46,9 km de Mossoró).
O negócio nasce pela constatação de que existe crescente demanda de embarcações de pequeno porte na região da Costa Branca, com uso no lazer e esportes aquáticos.
Depois traremos mais detalhes.
*O que é uma “marina”? – Cais ou doca à beira-mar provido de instalações para guarda e manutenção de embarcações de lazer e esporte náutico.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Chegou ao fim nessa quarta-feira (29) a greve dos professores da rede municipal do Natal, após 19 dias. Mas, alto lá. Na verdade é uma suspensão temporária, a princípio.
Dia 10 de janeiro haverá assembleia geral para saber se o movimento será retomado ou não.
Decisão judicial (veja AQUI) impõe multa diária de R$ 20 mil à entidade sindical do professorado, o Sinte/RN, por desobediência. A punição salgada incomoda muito.
Por outro lado, a Câmara Municipal aprovou reajuste de 12,84% da categoria, seu principal pleito, o que foi um alento para os grevistas. A gestão municipal recuou da intenção de ofertar apenas 6,42%.
O crédito será dividido da seguinte forma: agora, em dezembro, retroativo a janeiro de 2021, será de 6,42%. Igual percentual ocorrerá em junho de 2022.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O Instituto TS2, que recentemente apresentou pesquisa administrativa e político-eleitoral (veja links mais abaixo) abrangendo Mossoró, está com planos para fazer algo mais abrangente.
Em 2022, ano de eleições e exigência de registro formal para qualquer sondagem, a empresa de origem mossoroense quer fazer trabalho de alcance estadual.
Foi o que nos contou nessa quarta-feira (29) um de seus sócios, Erison Natécio.
No aguardo, meu caro.
Leia também: Allyson cresce e chega a 73,8% de aprovação de governo
Leia também: Bolsonaro é reprovado por 64,16%; Fátima é aprovada por 52,64%
Leia também: Isolda e Beto aparecem em primeiro lugar para estadual e federal
Leia também: Lula tem ampla maioria sobre Bolsonaro em Mossoró
Leia também: Fátima tem dianteira e único adversário ao governo é Styvenson.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Pela primeira vez, desde que foi operacionalizado em quatro edições, o programa de fomento de vendas no comércio mossoroense, o “Aquece Mossoró”, recebe o pagamento dos apoios da Prefeitura Municipal de Mossoró e do Governo do RN antes do final do ano do evento correspondente. Antes, o tempo corria léguas.
Quem comemorava à tarde dessa quarta-feira (29) a feliz coincidência, êxito expressivo da promoção e compromisso dos respectivos gestores, prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e governadora Fátima Bezerra (PT), era o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), Stênio Max.
A CDL é uma das entidades promotoras do Aquece Mossoró, ao lado do Sindicato do Comércio Varejista (SINDILOJAS) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró (SINDUSCON Mossoró). A iniciativa aconteceu entre 30 de outubro a 30 de novembro, com o sorteio no último dia 4 de dezembro.
“Isso nunca tinha ocorrido antes”, reiterou. “E quando os procuramos deixamos claro que não se tratava de uma ‘ajuda’, pois sabíamos do retorno ao meio circulante e de tributos dessa promoção, a maior da história”, finalizou.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Do G1
O governo federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, negou o pedido do governador da Bahia, Rui Costa, para autorização do envio de ajuda humanitária da Argentina às cidades afetadas pelas chuvas no estado.
Na tarde desta quarta-feira (29), Rui Costa pediu autorização para a missão estrangeira por meio das redes sociais.
O g1 teve acesso com exclusividade ao documento do Ministério das Relações Exteriores que foi enviado à embaixada da Argentina que dispensa a ajuda oferecida. Em um trecho do documento, o governo federal afirma que os recursos pessoal e financeiro são suficientes, com reserva de R$ 200 milhões para enfrentar a emergência.
“Na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”, diz outro trecho do documento.
Nota do Canal BCS – Eu nunca vi algo parecido antes. Que coisa!
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (COSEMS) orientam que os municípios que ainda possuem doses contra a Influenza devem priorizar os grupos como idosos, crianças de seis meses até cinco anos e pessoas imunossuprimidas.
Os municípios sem estoque de doses devem comunicar imediatamente à população.
A Sesap solicitou através de ofício ao Ministério da Saúde, o envio imediato de doses contra a Influenza. No entanto, o não obteve resposta à solicitação, o que causa a falta dos imunizantes em quase todos os municípios do Rio Grande do Norte.
A Sesap reforça a importância da vacinação, diante do surto de gripe, e aguarda o envio das doses o mais rápido possível ao estado para dar continuidade à campanha de imunização.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O comércio mossoroense de rua terá horário especial na sexta-feira (31), o último dia do ano.
Veja no banner acima que na sexta-feira estará aberto até às 14h. No dia 1º de janeiro de 2022, um sábado, estará fechado.
O Partage Shopping Mossoró tem horário diferenciado neste réveillon e feriado de ano novo.
Confira:
31/12/2021
Lojas e Alimentação – 10h às 16h
Cinema – Fechado
01/01/2022
Lojas e Alimentação – Fechado
Cinema – Fechado
A informação é do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDILOJAS) e o próprio shopping.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Em solenidade nessa quarta-feira (29) à tarde no pátio da sua reitoria, centro de Mossoró, a Universidade do Estado do RN (UERN) recebeu a governadora Fátima Bezerra (PT), que sancionou lei dispondo sobre a autonomia financeira da instituição.
“Ninguém ouse mais ameaçar a Universidade do Estado do RN”, bradou a governante no encerramento do evento, listando uma série de agradecimentos.
Fátima embargou a voz no discurso, ao falar da emoção de poder cumprir um compromisso de campanha e atender a um sonho de décadas.
Várias autoridades participaram da solenidade: vice-governador Antenor Roberto (PCdoB); secretários estaduais e municipais; deputados estaduais Isolda Dantas (PT), Bernardo Amorim (MDB), Souza Neto (PSB) e George Soares (PL); prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade), prefeito patuense Rivelino Câmara (MDB), ex-reitores Genivan Batista, Walter Fonseca, Sátiro Dantas e Fátima Raquel, bem como a reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Ludimilla de Oliveira.
Atual reitora Cicília Maia e vice-reitor Chico Dantas, representantes de sindicatos de docentes e técnicos, e também do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Uern, integraram-se ao acontecimento.
Entidades do setor produtivo, clero, cultura e outros segmentos testemunharam o ato da mesma forma.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Portaria sob o registro GM/MS Nº 4.012, de 28 de dezembro, publicada nessa quarta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro da Saúde, médico Marcelo Queiroga, assegura a liberação de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais) em “em parcela única” à Prefeitura de Mossoró. O montante será investido numa série de equipamentos à saúde pública municipal.
Os recursos serão injetados na “Atenção à Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade”, mostra a mesma portaria. O projeto foi apresentado pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) em audiência que teve em Brasília com o próprio ministro, no dia 18 de novembro último (veja AQUI).
Coube ao deputado federal licenciado e ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), vaquejar celeridade do pleito e a aprovação do ministro.
Os recursos serão aplicados da seguinte forma:
– Construção de uma Policlínica no Grande Alto de São Manoel;
– Construção de quatro unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSs), que hoje funcionam em prédios alugados;
– Construção de duas unidades de acolhimento (uma adulto e uma infantojuvenil);
– Aquisição de duas ambulâncias ALFA para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
– Aquisição de equipamentos para o setor de atenção especializada.
Veja a íntegra da portaria AQUI.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
“Ontem eu era inteligente, então eu queria mudar o mundo. Hoje eu sou sábio, então eu estou mudando a mim mesmo.”
Rumi
A governadora Fátima Bezerra (PT) não teme surpresas no sertão, no interiorzão, quanto às urnas em 2022.
Seu foco e cuidados mais especiais são em relação à capital e seu entorno.
A fórmula é simples e vem com o nome de um “adversário” que também já foi seu aliado.
Adivinha?
Ele mesmo: o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).
Caminha para ser o senador de Fátima e provavelmente do PT, queiram ou não queiram alguns mais encarnados.
O cacife dele na Grande Natal é o que a governadora precisa, para navegar em águas menos revoltas à reeleição.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Na política, há distanciamentos que podem ser classificados como “perdas” e outros são, em verdade, puro “livramento”.
Pelo visto, esse 2021 tem sido um período de muitos descarregos.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.