“Queres ter paz, sucesso e ser feliz? Não fale da tua vida a ninguém. O que ninguém sabe, ninguém estraga”.
Sílvio Santos
Jornalismo com Opinião
“Queres ter paz, sucesso e ser feliz? Não fale da tua vida a ninguém. O que ninguém sabe, ninguém estraga”.
Sílvio Santos
Do G1
O governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias do PSDB em primeiro turno neste sábado (27) e será o candidato do partido à Presidência da República na eleição do ano que vem.
Ele superou o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. As prévias começaram no domingo (21), mas tiveram interrupção após falhas no aplicativo destinado à votação dos filiados — a cúpula da legenda suspeita que tenham sido alvo de ataque hacker.
O resultado final foi o seguinte:
João Doria tem 63 anos e foi eleito governador de São Paulo em 2018, com mais de 10,9 milhões de votos. Assim como Leite, apoiou Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição, ocasião em que foi cunhado o slogan “BolsoDoria”.
Antes de ser governador de São Paulo, o tucano que é formado em jornalismo e publicidade e atuava no ramo empresarial, foi prefeito da capital paulista, em 2016. Ele se filiou ao PSDB em 2001.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) já é a terceira via que tanto se falava?
Se não é a grande alternativa à polarização Jair Bolsonaro (sem partido) x Lula (PT), parece que é alguém capaz de levar a disputa ao segundo turno.
Impossível simplesmente ignorá-lo.
Os que mais ironizam seu aparecimento como pré-candidato são os mais inquietos com essa possibilidade.
Veremos.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Da Super TV
“Larissa Rosado nunca foi candidata de Rosalba Ciarlini a deputado estadual”.
Veja esse trecho de entrevista do criador e editor do Canal BCS (Blog Carlos Santos), jornalista Carlos Santos, ao programa PodFalar, da Super TV.
O programa foi ao ar nesta quarta-feira, 24 de Novembro, às 20h, pelo canal aberto 14.1, Brisanet 173 e pelas redes sociais.
No comando, o jornalista Saulo Vale e o advogado Jaílton Magalhães.
Veja a íntegra da entrevista AQUI.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O Nordeste vivenciará um salto de conectividade nos próximos anos, após a conclusão do leilão do 5G. Com os compromissos definidos na licitação, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe serão beneficiados com infraestrutura de telecomunicações, que irá ampliar, exponencialmente, o acesso à internet.
Entre os principais serviços que vão chegar: 5G em todos os municípios, 4G em localidades com pouca (ou nenhuma) conexão e em trechos de rodovias sem cobertura de rede móvel. Muitos olhos estão voltados para a região por registrar o maior ágio do certame.
A licitação das faixas de radiofrequência abriu mercado para duas novas operadora de telefonia móvel na Região: além das operadoras Tim, Vivo e Claro, os nordestinos contarão com os serviços prestados pelas empresas Brisanet e Winity II.
No entendimento do ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), a chegada das novas operadoras é fundamental para ampliar a concorrência e pode implicar na redução dos preços praticados hoje no setor de telefonia móvel. No leilão, a Brisanet arrematou o lote C4 da faixa de 3,5 GHz (gigahertz), que cobre toda a região Nordeste, e pagou R$ 1,2 bilhão por 80 MHz (megahertz) da frequência, cujo preço mínimo era de R$ 9 milhões: um ágio de 13.741%.
Cobertura 5G
A mais nova geração de internet móvel chegará a todas as 1.794 sedes municipais do Nordeste, gradualmente, até 2029. As capitais nordestinas serão as primeiras a receber o 5G, até julho do ano que vem. Em seguida, as cidades com mais de 500 mil habitantes serão atendidas até o início de 2023 e, de forma escalonada, a cobertura se estenderá às demais cidades.
Os compromissos preveem ainda a cobertura 5G em 1.148 localidades (que não são sede municipais) da região – isso representa 67% das 1.700 localidades priorizadas no Brasil. O Nordeste também concentra 32% de todos os municípios brasileiros que terão 5G.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nessa sexta-feira (26), a data para depósito da primeira parcela do décimo terceiro salário de 2021. Será pago 30% do valor para todas as categorias da administração direta e indireta, independentemente da faixa salarial, entre ativos, inativos e pensionistas. Os 70% restantes serão pagos até o dia 23 de dezembro para quem recebe até R$ 4,5 mil (valor bruto). Quem recebe acima desse valor receberá o restante do “décimo” no próximo dia 4 de janeiro.
Com isso, o Governo injetará na economia potiguar mais de R$ 300 milhões apenas neste dia 30 de novembro, sendo aproximadamente R$ 120 milhões referentes à primeira parcela do 13º salário e R$ 190 milhões da conclusão da folha de novembro.
A segunda parcela do salário de novembro e as duas parcelas de dezembro estão mantidas nas datas pré-estabelecidas junto a representantes de classe no início do ano, com adiantamento integral dia 15 para quem recebe até R$ 4 mil e toda a categoria da Segurança Pública, e parcelado em 30% no dia 15 e 70% ao fim do mês para quem recebe acima desse valor.
Pastas com recursos próprios recebem o salário integral também dentro do mês trabalhado, no último dia útil.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O médico mossoroense Marco Antônio de Castro Bezerra recebeu nessa sexta-feira (27), das mãos do vereador Wiginis do Gás (Podemos), moção de aplausos pelos serviços prestados durante a pandemia.
O requerimento foi protocolado pelo próprio parlamentar e avalizado à unanimidade por seus pares na Câmara Municipal de Mossoró.
O próprio Wiginis fez questão de entregar pessoalmente essa manifestação parlamentar ao agraciado.
“Ele Merece além do a moção de aplausos, nosso respeito e admiração. Ao homenageá-lo, a CMM também chega a cada um dos profissionais da saúde que lutaram e continuam lutando para a gente sair desse grande problema”, justificou o vereador.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
“Uma chave importante para o sucesso é a autoconfiança. Uma chave importante para a autoconfiança é a preparação.”
Arthur Ashe
Do Blog Ismael Sousa
O vice-prefeito de Mossoró, Fernandinho das Padarias, deixou o PSD para se filiar ao Republicanos. Ele também anunciou aproximação politica com a governador Fátima Bezerra (PT).
A mudança de partido visa abrir caminho para uma candidatura a deputado estadual. Apesar da aliança com o PT, Fernandinho nega rompimento com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).
Nota do Canal BCS – No PSD, Fernandinho já tinha legenda à nominata a deputado estadual, sem qualquer veto dos dirigentes estaduais.
No Republicanos, em aliança com o PT, terá o apoio da governadora Fátima para concorrer no mesmo espaço geopolítico (Mossoró) da deputada estadual Isolda Dantas (PT), uma das prioridades dela?
Por enquanto, e até aqui, o Republicanos no RN tem o deputado federal Benes Leocádio como pré-candidato a governador pelo bolsonarismo, aliado do ministro Rogério Marinho (sem partido), do Ministério da Integração Regional (MIR).
Nas eleições municipais, o Republicanos foi um dos 11 partidos que apoiaram o projeto derrotado, de reeleição, da então prefeita Rosalba Ciarlini (PP)
Estranho, confuso.
Mas…
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Em dois anos, a produção de petróleo por pequenos operadores no Rio Grande do Norte aumentou 300%. Saltou de 4 mil barris de petróleo equivalente/dia (bpe/d), em 2019, para 16 mil bpe/d, em 2020. O balanço foi apresentado pelo secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME), Rafael Bastos, no VI Fórum Onshore Potiguar, realizado nesta quinta-feira (25) no Garbos Recepções e Eventos, em Mossoró/RN.

Secretário Rafael Bastos participa de fórum, de Brasília, por videoconferência
(Foto: Edilberto Barros)
Os chamados produtores independentes, que hoje operam campos maduros comprados da Petrobras, já respondem por 43,2% da produção do Estado, que produz hoje 37 mil bpe/d em 70 campos produtores, a grande maioria em terra (onshore). Esse desempenho faz do Rio Grande do Norte, segundo Bastos, o maior produtor de petróleo em terra no Brasil, e o quarto em produção nacional, se somados petróleo e gás.
“Também é digno de destaque que, dos 52 pedidos à ANP de redução de royalties para até 5% por empresas de pequeno porte, 39 pedidos provêm do Rio Grande do Norte”, destaca o secretário. Essa medida, segundo ele, representa investimentos adicionais, com aumento da vida útil pelo fator de recuperação dos campos produtores, manutenção da indústria de bens e serviços e empregos locais.
Royalties e participação
Dados da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP), também apresentados no VI Fórum Onshore Potiguar, confirmam esse cenário positivo. A organização já congrega seis das 11 empresas operadoras em produção no Rio Grande do Norte.
Somente dos associados da ABPIP, houve recolhimento de royalties de cerca de R$ 181 milhões em 2021, até setembro passado.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O trabalho de modernização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte volta a se destacar no país. Concorrendo ao prêmio Unale Assembleia Cidadã 2021, o sistema e-Legis conquistou o bicampeonato da categoria Gestão durante a 24ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que vem sendo realizada ao longo da semana em Campo Grande (MS). A Casa já tinha sido premiada na mesma categoria em 2019.
O prêmio foi divulgado nesta sexta-feira (26) durante encerramento da 24ª Conferência da Unale. Cada projeto vencedor receberá a quantia de R$ 20 mil para serem investidos em projetos futuros, além do selo da Assembleia Cidadã e o troféu transitório – que será entregue em solenidade na Assembleia Legislativa do RN e que fica em exposição na Casa pelo prazo de um ano.
O sistema e-Legis é uma ferramenta desenvolvida pela Casa para gerenciar o ciclo do processo legislativo, tornando-o totalmente eletrônico, desde a concepção das proposições nos gabinetes parlamentares até a sua votação em Plenário.
O e-Legis começou a ser desenvolvido em 2018 com sua primeira versão implantada em agosto de 2019. Com a pandemia do Covid-19, em 2020, e a adoção das medidas de distanciamento social, a necessidade de criar alternativas para dar continuidade às atividades legislativas impulsionou o desenvolvimento do Módulo de Plenário do e-Legis, integrado com o painel eletrônico, e do Sistema de Deliberação Remota (SDR).
Êxito
A experiência positiva foi notada por outras instituições, que demonstraram interesse via termo de cooperação técnica e cessão de direitos de uso.
“O êxito na premiação demonstra para todo o Brasil o direcionamento correto e o trabalho eficiente de todos os setores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte”, disse o deputado Gustavo Carvalho (PSDB).
O mérito foi compartilhado também pela diretora administrativa da Assembleia do RN, Dulcinea Brandão. “Essa premiação reflete o reconhecimento das outras casas legislativas do País e da Unale, principalmente, quanto a excelência na gestão do presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) frente ao Parlamento potiguar”, afirmou.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) afivela as malas para viagem demorada à Europa.
Agora em dezembro, bye.
Residindo entre Mossoró e Tibau, a ex-prefeita viajará na companhia do marido e ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado.
Ano novo e mais umas semanas serão por lá, em especial na Alemanha.
Boa viagem, gente!
Cuide-se.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Recebi convite e, de pronto aceitei, para participar do programa “A Luz”, que é apresentado pelo pároco da Catedral de Santa Luzia e coordenador da Festa de Santa Luzia 2021 em Mossoró, padre Flávio Augusto Forte Melo.
Será às 17h de segunda-feira (29), através do Canal 10 da TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom) e de suas plataformas virtuais, com reprise no domingo (5 de dezembro), às 12h30.
No programa, a gente vai conversar com padre Flávio sobre a programação religiosa e social, a retomada de atividades presenciais, religiosidade, fé, o poder catalizador da padroeira e outros assuntos correlatos.
Até lá, então.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDILOJAS) divulga os horários de funcionamento do segmento comercial mossoroense no período natalino.
Inclusive no dia 13 de dezembro, data da padroeira católica local, Santa Luzia, é facultado ao lojista a abertura de 8 às 15 horas, conforme amparo da cláusula nº 43 da Convenção Coletiva do Trabalho 2021/2022.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Ângelo era natural de Santana do Matos e transformou a Difusora numa marca forte (Foto: Jota Régis/arquivo)
Faleceu por volta das 3 horas dessa sexta-feira (26), no Hospital Rio Grande, em Natal, Ângelo Augusto Fernandes, 78. Será sepultado às 18h no Cemitério Morada da Paz – Emaús (Parnamirim).
Originário de Santana do Matos, desde o início do mês que Ângelo, ex-diretor da Rádio Difusora de Mossoró por longos anos e sócio-proprietário da Rádio Cabugi do Seridó (Jardim do Seridó), lutava contra a Covid-19.
Hipertenso e diabético, ele chegou a receber as duas doses de vacina estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunicação (PNI) do Governo Federal.
Nota do Canal BCS – Que Ângelo descanse em paz. Minha solidariedade à sua família e amigos/colaboradores mais próximos.
De minha parte, a gratidão pela convivência no trabalho em alguns momentos que atuamos na Rádio Difusora de Mossoró, emissora que ele transformou numa marca forte. Coleciono situações de muito aprendizado e histórias hilariantes com ele (algumas depois relatarei aqui).
Ao telefone, cessam suas ligações em incontáveis vezes, sempre com o preâmbulo absolutamente pessoal e afetuoso com que me abordava: “Meu Guru”.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
“Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.”
José Saramago
O Senado federal aprovou o PL 4199/2020 – Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem – BR do Mar, na noite desta quinta-feira (25). O projeto amplia a navegação por linhas de cabotagem (entre portos brasileiros) de modo a substituir gradativamente as rotas rodoviárias do transporte de cargas, para reduzir os custos das empresas.
Agora, o texto seguirá para votação na Câmara dos Deputados.
A medida vinha sendo defendida por diversos segmentos da indústria brasileira e no Rio Grande do Norte, em especial pelo setor salineiro, por meio do Sindicato das Indústrias de Extração do Sal do RN (SIESAL/RN) com o apoio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O presidente do Sistema Fiern, Amaro Sales de Araújo, destacou a importância do projeto BR do Mar para a economia, sobretudo neste momento de retomada. E ressaltou a atuação dos diversos atores da indústria local e nacional para aprovação do projeto junto ao Senado.
Frete
“O Setor salineiro do RN e todos os setores da economia nacional, que dependem ou que pretendem depender do transporte de cabotagem, estarão beneficiados e, portanto, de parabéns”, destacou Airton Torres, presidente da Siesal.
O setor ganha, ainda, com a prorrogação do benefício da não incidência do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) para cargas cuja origem ou destino seja portos localizados nas regiões Norte ou Nordeste.
O AFRMM, na navegação de cabotagem, custa 10% do valor do frete aquaviário, na navegação de longo curso esse valor é de 25% e na navegação interior fluvial e lacustre atinge 40% do valor do frete aquaviário.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A Câmara Municipal de Natal aprovou, na tarde desta quinta-feira (25), a criação da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade Ambiental e Gestão dos Resíduos Sólidos, projeto de lei proposto pelo vereador Herberth Sena (PL). O objetivo desta Frente é contribuir para implementação de políticas públicas que possibilitem, no âmbito do município de Natal, uma gestão pública integrada, eficiente e ambientalmente sustentável.
A Frente terá caráter suprapartidário, ou seja, sua participação é facultada a todos os vereadores da Câmara de Natal.
Além dos parlamentares, também será permitida a participação, na condição de membros colaboradores, de profissionais envolvidos com o tema, representantes da sociedade civil organizada, cidadãos interessados, bem como organismos públicos interessados e/ou envolvidos com os temas abordados pela Frente.
“A propositura desta Frente obedece aos interesses sociais da nossa capital, especialmente porque esse tema é de grande relevância para a sociedade. É indispensável garantir a todos o acesso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e uma sadia qualidade de vida, conforme dispõe a Constituição Federal”, justifica Herberth Sena.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A CPI da Covid da Assembleia Legislativa se aproxima do término de seus trabalhos e, nesta quinta-feira (25), ouviu mais três pessoas, sendo um investigado e duas testemunhas sobre contratos investigados pela comissão. Entre os ouvidos estava o engenheiro Antônio Carlos Alvares Fasano, que falou como testemunha sobre o contrato do Consórcio Nordeste.
No depoimento, o engenheiro e empresário confirmou que havia sido contratado para desenvolver um respirador pulmonar para a Biogeoenergy, que venderia os equipamentos à Hempcare para atender demanda do Consórcio Nordeste.
Segundo o depoimento de Fasano, que não é investigado pela CPI e não tem quaisquer acusações contra ele, a empresa Biogeoenergy buscou seus serviços para o desenvolvimento de um respirador pulmonar de baixo custo e que pudesse ser utilizado para o tratamento da covid-19. O serviço consistia em desenvolver e fornecer a tecnologia para viabilizar o novo ventilador, cedendo ainda cinco protótipos e treinando equipe de engenheiros que daria continuidade à produção dos equipamentos na sede da empresa, em Araraquara (SP). Inicialmente, ele recebeu R$ 500 mil, mas o primeiro protótipo precisou ser aperfeiçoado.
De acordo com o que disse à CPI, a mudança no protótipo precisou ocorrer para que o equipamento atendesse às especificações que viabilizaria a utilização dos respiradores para outros casos que não fossem a covid-19.
Custos 10 vezes maiores
O valor inicial era de R$ 8 mil e, com as mudanças implementadas após estudos e trabalho de sua empresa, o custo ficaria em R$ 15 mil. Pelo serviço e para a compra de novas peças, Fasano disse ter recebido outro adiantamento no valor de R$ 2 milhões da Biogeoenergy.
Segundo o presidente da CPI, deputado Kelps Lima (Solidariedade), os custos dos aparelhos ao Consórcio Nordeste seriam 10 vezes maiores do que os gastos com a produção. A testemunha confirmou que representantes da Hempcare, empresa que firmou contrato com o Consórcio Nordeste para a aquisição de 300 respiradores oriundos da China, acompanharam parte do desenvolvimento do protótipo.
A fabricação, porém, sequer chegou a ser iniciada porque houve a “Operação Ragnarok”, apreendendo os equipamentos na fábrica da Biogeoenergy e apurando possível fraude envolvendo a Hempcare.
“Os respiradores não existiam. Sendo desenvolvido, eles custariam ao povo do Nordeste dez vezes mais do que o seu custo”, resumiu Kelps Lima.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Do Blog Saulo Vale
O prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade) chegou ao VI Fórum Onshore Potiguar ao lado do ex-vereador Soldado Jadson (Solidariedade), nome do governismo local para disputar vaga à Assembleia Legislativa.
Os dois posaram para fotos durante o evento, que ocorre nesta quinta-feira (25), no Garbos Hotel.
Questionado se havia mesmo definição, Allyson respondeu que “estamos fazendo análise”, mas teceu elogios ao nome de Jadson.
“Estamos fazendo uma análise. Jadson é um nome importante do nosso partido. É um dos primeiros filiados do Solidariedade em Mossoró. Quando cheguei [no partido], ele já estava. Coordenou nossa campanha e a nominata mais vencedora de Mossoró. É um nome que está cotado e bem aceito”, disse.
“Queremos no início de dezembro ter essa definição de fato e apresentarmos a cidade de Mossoró um estadual que possa encaminhar pautas na Assembleia”, acrescentou.
Allyson voltou também a falar que seu nome à Câmara dos Deputados é o do presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade).
Confira a entrevista:
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Da Super TV
Criador e editor do Canal BCS (Blog Carlos Santos), o jornalista Carlos Santos foi o entrevistado dessa semana do programa PodFalar, da Super TV.
O programa foi ao ar nesta quarta-feira, 24 de Novembro, às 20h, pelo canal aberto 14.1, Brisanet 173 e pelas redes sociais. No comando, o jornalista Saulo Vale e o advogado Jaílton Magalhães.
O bate-papo descontraído abriu espaço para Carlos Santos falar sobre vida profissional, infância, educação, direito, imprensa e muita, muita política.
Ele avaliou a sucessão presidencial, possibilidade de retorno de forças tradicionais da política do RN na campanha 2022, formação de grupo e pré-candidaturas do prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade), o futuro do rosalbismo e rosadismo, corrida à Câmara Federal, avaliação dos atuais senadores e outras questões.
Acompanhe.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Mossoró celebra a Festa de Santa Luzia 2021 no período de 03 a 13 de dezembro, com o tema “Igreja, Comunidade Casa da Palavra e da Missão”. A abertura será na primeira sexta-feira do mês, 03 de dezembro, a partir das 19h, no adro da Catedral, com missa, cerimonial de instalação e show com Padre Nunes.
O novenário, que acontecerá de 04 a 12, contará com a participação de sete bispos, incluindo o nosso Dom Mariano Manzana, de várias dioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com pregações que terão como centro a Palavra de Deus.
O vigário geral da Diocese de Santa Luzia e coordenador da festa, Padre Flávio Augusto Forte Melo, reforça que entre as atividades da festa estão definidas as duas procissões no encerramento, dia 13. A Procissão da Luz, à meia-noite, quando a imagem oficial de Santa Luzia será conduzida para a Matriz de São José, em alusão ao ano dedicado a São José, e a tradicional procissão, às 17h, saindo da Capela de Mãe Rainha, no Ulrick Graff, Paróquia de São Manoel, em direção à Catedral, com o cerimonial de encerramento, bênção do Santíssimo, descerramento das bandeiras e o show de prêmios.
Programação
Festa de Santa Luzia 2021
Tema: “Igreja, comunidade, casa da PALAVRA e da Missão”
PRÉ – FESTA
PEREGRINAÇÃO
13.09 a 03.12
TORNEIO ESPORTIVO DE SANTA LUZIA
05.11 a 05.12
Abertura: 19h
Local: Ginásio Carecão (CDSL)
Encerramento: 08h
Local: Catedral de Santa Luzia
LOJINHA DE SANTA LUZIA
16.11 a 13.12
Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral)
14.11 a 02.12 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda a sexta)
08h às 12h (sábado)
03.12 a 13.12 – 08h às 21h30
CONVIVÊNCIA FRATERNA
03.12 a 12.12 – 17h
Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral)
DIA 03.12 – SEXTA-FEIRA – ABERTURA OFICIAL
19h – Missa e Cerimonial Oficial de INSTALAÇÃO DA FESTA DE SANTA LUZIA 2021.
Celebrantes: Dom Mariano Manzana, Bispo Diocesano de Mossoró
Dom Limacêdo Antônio da Silva, Bispo auxiliar de Olinda e Recife – PE
21h – Show com Padre Nunes
Local: Catedral de Santa Luzia
DIA 04.12 – SÁBADO – 1° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: “E a palavra se fez carne e habitou entre nós” Jo, 1,14
NOITEIROS: Paróquia São João Batista, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Encontro de Casais com Cristo – ECC, Comunidade Veni Creator Spiritus, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Pessoa Idosa e Rotary Clube Mossoró.
06h – Missa na Catedral de Santa Luzia
07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia
09h – Noveninha de Santa Luzia – Capela São Pedro, Jucuri – Paróquia de São João Batista
11h – II LEILÃO DA LUZ
Local: Restaurante Buscapé Budd
11h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia
16h – Novena. Pregador: Padre Diogo Deveson de Souza e Silva
16h – I CORRIDA KIDS
Local: Colégio Diocesano | Faculdade Católica do RN
17h30 – Palco Luz – Música religiosa
19h30 – Novena. Pregador: Dom Magnus Henrique Lopes – Bispo de Salgueiro – PE
21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo
DIA 05.12 – DOMINGO – 2° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: “O Espírito do Senhor me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres” Lc 4, 18
NOITEIROS: Paróquia Menino Jesus, Movimento de Cursilhos de Cristandade – MCC, CEBI, Terço na Praça, Comissão Pastoral da Terra e Lar da Criança Pobre de Mossoró.
05h30 – XIV CORRIDA DA LUZ
Saída: Catedral de Santa Luzia
06h – Missa na Catedral de Santa Luzia
07h – XV CAVALGADA DA LUZ
Saída: Pesque e Pague dos Santos – Pintos
Chegada: Capela Nossa Senhora Aparecida – Rincão
09h – Noveninha de Santa Luzia – Matriz da Paróquia Sagrada Família
09h – Missa na Catedral de Santa Luzia
11h – Missa na Catedral de Santa Luzia
16h – Novena. Pregador: Professora Me. Zélia Cristina P. Nascimento
17h30 – Palco Luz – Música religiosa
19h30 – Novena. Pregador: Padre Antônio Carlos Dantas – Pe. Carlinhos
21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo
DIA 06.12 – SEGUNDA-FEIRA – 3° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: “Em atenção à tua Palavra, lançaremos as redes” Lc 5,5
NOITEIROS: Paróquia São Paulo Apóstolo, Movimento dos Focolares, Terço da Sagrada Família, Comunidade São Pe. Pio, Comunidade Renascer, projeto Reviver, Nova Jerusalém Leiga e Família Esperança.
06h – Missa na Catedral de Santa Luzia
07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia
09h – SESSÃO SOLENE A SANTA LUZIA – CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ
11h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia
16h – Novena. Pregador: Padre Francisco Valci de Queiroz Belarmino
17h30 – Palco Luz – Música religiosa
19h30 – Novena. Pregador: Padre Francisco Isaías da Costa
21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo
DIA 07.12 – TERÇA-FERIA – 4° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: “O semeador saiu a semear” Mc 4,3
NOITEIROS: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, CÁRITAS, Pastoral Social, Pastoral do Batismo, Terço dos Homens, Lions Clube Abolição, Lions Clube Mossoró e CEAPAC.
06h – Missa na Catedral de Santa Luzia
07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia
11h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia
16h – Novena. Pregador: Padre Jeferson Naldo Carvalho da Silva
17h30 – Palco Luz – Música religiosa
19h30 – Novena. Pregador: Dom Bernardino Marchió (Dom Dino) – Bispo Emérito de Caruaru – PE
21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo
DIA 08.12 – QUARTA-FEIRA – 5° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” Lc 1,38
NOITEIROS: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Legião de Maria Mossoró, Colégio Sagrado Coração de Maria, Comunidade Obra Nova, Ordem Franciscana Secular – OFS, Colégio Diocesano Santa Luzia, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e Sociedade São Vicente de Paulo.
06h – Missa na Catedral de Santa Luzia
07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia
11h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia
16h – Novena. Pregador: Padre Francisco Márcio Bezerra dos Santos – Nova Jerusalém
17h30 – Palco Luz – Música religiosa
18h – Procissão saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Procissão saindo da Igreja Matriz de São José
19h15 – ENCONTRO DAS IMAGENS DE NISSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E SÃO JOSÉ EM FRENTE A CATEDRAL DE SANTA LUZIA, ENCERRANDO O ANO DE SÃO JOSÉ
19h30 – Novena. Pregador: Padre Charles Lamartine de Sousa Freitas
21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo
DIA 09.12 – QUINTA-FEIRA – 6° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: “Felizes de vocês os pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence” Lc 6,20
NOITEIROS: Paróquia de São José, Renovação Carismática Católica – RCC, Liga Mossoroense de Estudo e Combate ao Câncer – LMECC, Rede Feminina de Combate ao Câncer Mossoró e Região – RFCCMR, Associação Apoio ao Portador de Câncer Mossoró e Região – AAPCMR, Movimento Apostólico Mãe Rainha de Schöenstatt, Projeto Esperança Pe. Guido Tonelotto e Pastoral dos Condomínios.
06h – Missa na Catedral de Santa Luzia
07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia
11h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia
16h – Novena. Pregador: Padre Francisco Gessenilton do Nascimento – Pe. Jessé
17h30 – Palco Luz – Música religiosa
19h30 – Novena. Pregador: Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo de Natal
21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo
DIA 10.12 – SEXTA-FEIRA – 7° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: “Ouvir a Palavra é construir sua casa sobre a rocha” Mt 7,24
NOITEIROS: Paróquia de São Manoel, Comissão das Santas Missões Populares, Infância e Adolescência Missionária – IAM, Segue-me, Terço da Juventude, Comunidade Fides in Deum, Pastoral Familiar, Comunidade Católica Boa Nova e Setor Diocesano da Juventude.
06h – Missa na Catedral de Santa Luzia
07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia
09h – Noveninha de Santa Luzia – Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição
11h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia
16h – Novena. Pregador: Padre Valdércio Márcio da Silva Oliveira
17h30 – Palco Luz – Música religiosa
19h30 – Novena. Pregador: Dom Antônio Carlos Cruz Santos – Bispo de Caicó
21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo
DIA 11.12 – SÁBADO – 8° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: “Não ardia o nosso coração quando ele nos explicava as Escrituras” Lc 24,32
NOITEIROS: Paróquia Sagrada Família, Comunidade Obra Nova, Mãos Ensanguentadas de Jesus, Terço Nossa Senhora da Redenção, Comissão das Campanhas, Comunidade Shalom e Pastoral Catequética.
06h – Missa na Catedral de Santa Luzia
07h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões na Catedral de Santa Luzia
09h – Noveninha de Santa Luzia – Matriz da Paróquia São Francisco das Chagas, Maísa
11h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia
14h – V CAMINHONEIROS DA LUZ
Saída: Aeroporto Dix – Sept Rosado
Chegada: Largo da Capela Divino Pai Eterno – Nova Mossoró
16h – Novena. Pregador: Padre Manoel Pereira Henrique de Araújo Neto – Pe. Netinho
17h30 – Palco Luz – Música religiosa
19h30 – Novena. Pregador: Dom Francisco de Sales Alencar Batista – Bispo de Cajazeiras – PB
21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo
DIA 12.12 – DOMINGO – 9° DIA DO NOVENÁRIO
TEMA: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos” Mt 28,19
NOITEIROS: Paróquia de São Francisco das Chagas – Maísa, Seminário Santa Teresinha, Apostolado da Oração, Associação Santa Teresinha, Equipes de Nossa Senhora e Equipes Jovens de Nossa Senhora, Comissão dos Diáconos Permanentes e Filhos Ausentes.
06h – XII PEDALADA DA LUZ
Saída: Matriz de Nossa Senhora de Fátima – Abolição II
Chegada: Catedral de Santa Luzia
06h – Missa na Catedral de Santa Luzia
09h – Missa na Catedral de Santa Luzia
11h – Missa na Catedral de Santa Luzia
16h – Novena. Pregador: Padre Francisco Crisanto B. de Araújo – Reitor Seminário Santa Terezinha
17h30 – Palco Luz – Música religiosa
19h – XIII MOTO ROMARIA
Saída: Motoeste Honda
Chegada: Catedral de Santa Luzia
19h30 – Novena. Pregador: Dom Mariano Manzana – Bispo Diocesano de Mossoró – RN
21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo
21h – Show no Adro da Catedral – Renno Poeta
00h – PROCISSÃO DA LUZ
DIA 13/12 – SEGUNDA – FEIRA – DIA DE SANTA LUZIA
05h – Missa na Catedral de Santa Luzia
06h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia
08h – Missa na Catedral de Santa Luzia
08h – II REVOADA DA LUZ
Local: Aeroporto Dix – Sept Rosado Mossoró
10h – MISSA SOLENE na Catedral de Santa Luzia presidida pelo Bispo Diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana
14h – Missa na Catedral de Santa Luzia
15h – Missa Capela Mãe Rainha, conjunto Ulrick-Graff
17h – PROCISSÃO DE SANTA LUZIA
Saída: Capela Mãe Rainha – Ulrick – Graff
Cerimonial de Encerramento
6ºGrande Sorteio de Santa Luzia
Local: Catedral de Santa Luzia
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.


