segunda-feira - 18/10/2021 - 23:56h

Pensando bem…

“Não queremos perder, nem deveríamos perder: saúde, pessoas, posição, dignidade ou confiança. Mas perder e ganhar faz parte do nosso processo de humanização.”

Lya Luft

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 18/10/2021 - 22:28h
Festival

Bloquíssimo promete 18 horas com carnaval da diversidade

Evento será em fevereiro de 2022 (Foto: arquivo/Divulgação)

Evento será em fevereiro de 2022 (Foto: arquivo/Divulgação)

A Maquinara Produções, organizadora do Bloquíssimo – Festival que  tem como característica principal as cores da diversidade, sendo o primeiro direcionado ao público LGBTQIA+ no estado – confirmou a sua segunda edição para o carnaval 2022.

A programação contará com 18h de festa, nos dias 11 e 12 de fevereiro, na Arena das Dunas em Natal.

E para a diversão ser completa e segura para todos, só poderão participar do evento as pessoas com o esquema de imunização concluído.

A organização do evento seguirá todos os protocolos de segurança sanitários vigentes.

E para não perder nada das novidades, o público pode ficar ligado no perfil @bloquissimo no Instagram.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 18/10/2021 - 21:30h
Saúde

Universidade dará atendimento a apenadas no Outubro Rosa

Foto ilustrativa (Web)

Foto ilustrativa (Web)

A programação da campanha Outubro Rosa da Clínica Integrada de Saúde (CIS) do Campus Mossoró UnP ocorre com diversas atividades em toda a cidade, com o objetivo de beneficiar uma importante parcela da população feminina. Na quarta-feira (20) será a vez dos atendimentos de saúde gratuitos acontecerem na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, voltados exclusivamente para as mulheres privadas de liberdade.

O intuito da campanha é levar as ações do Outubro Rosa para os mais diferentes públicos, e na penitenciária serão realizados exames das mamas e a coleta de papanicolau das apenadas. Para o coordenador do curso de Enfermagem, Wanderley Silva, o papel como profissionais da saúde é levar esses tipos de serviços a todos os lugares, a todas as pessoas, indistintamente.

“Nós sabemos que as mulheres quando privadas de liberdade acabam sendo esquecidas do ponto de vista integral, inclusive em relação à saúde”, comenta.

“Além da realização de exames, a equipe do Curso de Serviço Social vai realizar uma Sala de Espera, abordando os direitos dessas mulheres em relação à busca pelo tratamento de câncer de mama, de colo uterino”, conta.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
segunda-feira - 18/10/2021 - 20:42h
Música

Fã-clube Alucinação celebrará os 75 anos de Belchior nessa sexta-feira

Belchior 75 anos - evento no Boulevard Central em Mossoró, dia 22 de Outubro de 2021A data correta é 26 de outubro, mas, em sendo uma terça-feira, o Fã-clube Alucinação realizará nesta sexta-feira (22), comemoração pelos 75 anos do cantor e compositor cearense Belchior. Realizará um tributo musical com a banda Mestre Zuza, no Shopping Boulevard Central, à partir das 20h.

O evento também terá espaço aberto para a venda de vinis, camisetas e souvenires, além da exposição Alucinação, com itens do eterno rapaz “latino-americano”.

O Fã-clube está completando 13 anos de atuação, sempre homenageando o autor de baladas como “Paralelas”, “Como Nossos Pais” e “Divina Comédia Humana”, falecido em abril de 2017 após um longo período de “autoexílio”.

As senhas serão limitadas e serão vendidas ao custo de R$ 15,00, somente no local.

SERVIÇO:
O QUÊ: TRIBUTO BELCHIOR – 75 ANOS
QUANDO: sexta-feira, dia 22, à partir das 20h
ONDE: Shopping Boulevard Central
CUSTO: R$ 15,00 individual.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 18/10/2021 - 15:50h
Em estudo

Possível mudança de curso em universidade provoca polêmica

Reitora enfrenta resistências à mudança (Foto: Web)

Reitora enfrenta resistências à mudança (Foto: Web)

Do Blog Saulo Vale

A reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Ludimilla de Oliveira, anunciou que o curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser transferido de Pau dos Ferros para Mossoró.

Uma portaria (nº 611) publicada na quarta-feira passada, 13, designou uma comissão que terá 45 dias para apresentar um projeto de viabilidade de transferência que será submetido aos conselhos competentes.

Um estudo já está sendo realizado pelos docentes de Arquitetura e Urbanismo, que visa realizar a mudança.

Atualmente, Mossoró possui o curso de Arquitetura e Urbanismo apenas em instituições privadas.

Polêmica 

A transferência do curso de Arquitetura e Urbanismo para Mossoró tem causado polêmica em Pau dos Ferros.

A prefeita Marianna Almeida (PSD) chegou a criticar a medida. Foi rebatida pela reitora em vídeo nas redes sociais (veja aqui).

A direção do campus de Pau dos Ferros também criticou sendo “contrária a todo tipo de iniciativa que venha a enfraquecer e comprometer campus/instituição e região, tal como a extinção/migração de qualquer dos nossos cursos”.

Já a coordenação do curso de Arquitetura se posicionou a favor da transferência.

“Fizemos a reivindicação para a reitora Ludimilla, que compreendeu e acatou nossos pontos. Estamos com diálogo aberto com os estudantes do curso. Acreditamos que a mudança será benéfica para todos”, ressaltou Rafaela Balbi, coordenadora do curso.

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – A gente pergunta se não é feito qualquer estudo primário à instalação de um curso, observando-se custo vários aspectos, como a questão de mercado. Em Mossoró mesmo, quantos cursos estão esgotados, começando com 30 alunos e a turma chegando ao fim com três ou quatros formandos?

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Gerais
segunda-feira - 18/10/2021 - 15:04h
Covid-19

Mossoró vacina quase 7 mil pessoas no fim de semana

Nesse fim de semana, a campanha “Mossoró Vacina”, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vacinou quase 7 mil pessoas contra Covid-19. Entre sábado (16) e domingo (17) foram aplicadas 6.931 doses de vacinas nas unidades básicas de saúde, Ginásio do Sesi e Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini.

Números foram expressivos em dois dias (Foto: Wilson Moreno)

Números foram expressivos em dois dias (Foto: Wilson Moreno)

Foram aplicadas: 671 vacinas em primeira dose; 3.679 aplicações de segunda dose; 2.561 doses de reforço ou terceira dose; e ainda 20 doses adicionais.

No sábado, o município iniciou a antecipação da dose de reforço em conformidade com nota técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN). A nota orienta os municípios à aplicação da terceira dose em idosos acima dos 60 e profissionais de saúde que completaram o esquema vacinal com as duas doses ou dose única há 5 meses.

Multivacinação

Ainda no final de semana, no sábado, Mossoró realizou o dia “D” de multivacinação. O objetivo da mobilização é a atualização das vacinas em atraso para o público de 0 a 15 anos de idade.

No dia “D” de multivacinação, 1.120 crianças e adolescentes foram atendidos para atualização da situação vacinal.

“É importante destacar que a Campanha Nacional de Multivacinação continua. Os pais que não compareceram no sábado às unidades básicas de saúde terão até do dia 29 deste mês para atualizar a situação vacinal dos filhos”, destacou Etevaldo de Lima, coordenador do Programa de Imunizações do município.

No sábado, o município contou com 13 unidades básicas de saúde abertas na zona urbana, uma unidade básica de saúde na comunidade da Maísa, zona rural, além de dois postos extras de vacinação em pontos estratégicos da cidade.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 18/10/2021 - 14:30h
Economia

Gigante do varejo vai se instalar em novo endereço

lojas-americanas-logo-300x200A Lojas Americanas S/A prepara-se para se instalar em novo local em Mossoró, a concorrida Rua Coronel Vicente Sabóia, coração da cidade.

Situando-se como uma das maiores varejistas do Brasil, com mix superior a 80 mil itens, em 1.707 endereços físicos, além de contar com mais de 46 milhões de clientes ativos, ela já está em Mossoró no Partage Shopping e Avenida Alberto Maranhão (Centro).

Os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira são seus principais acionistas.

Nessa segunda-feira (18), ações da Lojas Americanas e “Americanas” tiveram boas elevações em bolsas de valores. Há meses que passa por processo de reorganização societária e aposta no exterior.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
segunda-feira - 18/10/2021 - 13:30h
Evento científico

I Geopotiguar tem início nessa segunda-feira

I Geopotiguar em Natal, de 18 a 22 de Outubro de 2021O I Geopotiguar, evento que reunirá a comunidade norte-rio-grandense de geocientistas, começa nesta segunda-feira (18) e prossegue até o dia 22 (sexta-feira), em formato híbrido. Encontro debaterá Petrobras no RN e Plano Diretor de Natal, entre outros temas.

A abertura é às 18h30, terá como base o auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RN) e contará com a participação de organizadores, patrocinadores e convidados que adotarão todos os protocolos de segurança sanitária necessários.

Em seguida, após o ato, a partir das 19h30, será realizada a Palestra Magna com o tema “O Papel da Geologia no Desenvolvimento Sustentável do Brasil”, a cargo do presidente da Febrageo, Fábio Reis.

Promovido pela Associação dos Geólogos do Estado do Rio Grande do Norte (AGERN) e pela Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), o encontro visa promover debate técnico qualificado, abordando temáticas de interesse local, regional e nacional, relacionadas ao universo das geociências.

Toda a programação do evento estará acessível nos canais, à exceção dos minicursos:

AGERN (YouTube): GEOLOGIA Todo Dia

AGERN (Facebook): //www.facebook.com/AGERN

FEBRAGEO (YouTube):

FEBRAGEO (Facebook): www.facebook.com/febrageo

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 18/10/2021 - 12:46h
Audiência pública

Câmara discutirá problemas e soluções para abastecimento de água

O abastecimento de água em Mossoró será tema de audiência pública, quinta-feira (21), às 9h, na Câmara Municipal de Mossoró. Proposta pelo vereador Lawrence Amorim (Solidariedade), a reunião analisará o cenário hídrico da cidade e buscará melhorias para o fornecimento de água.

Legislativo também tratará sobre saneamento na audiência  pública (Foto: Edilberto Barros)

Legislativo também tratará sobre saneamento na audiência pública (Foto: Edilberto Barros)

“Propomos a audiência pública em razão de recorrentes reclamações, feitas por diferentes segmentos sociais, sobre ineficiência no abastecimento de água em Mossoró”, justifica o presidente da Câmara.

Segundo Lawrence, o cenário requer soluções urgentes e planejadas, para problemas atuais e futuros, haja vista o crescimento da cidade. “Também discutiremos demandas de esgotamento sanitário”, informa.

A audiência pública reunirá parlamentares, diretores da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), especialistas, líderes comunitários, construtores e outros participantes.

Será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró, no canal 23.2 da TCM Telecom e no canal Câmara Municipal de Mossoró no Youtube.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
segunda-feira - 18/10/2021 - 09:32h
Federação de partidos

PSDB, MDB e outras siglas podem formar nova ‘coligação’

No RN, essa liga tende a viabilizar nomes como Ezequiel Ferreira, Walter e Henrique Alves

Forças políticas de peso estão costurando a criação de uma federação de partidos envolvendo PSDB, MDB, Cidadania e uma quarta legenda em vista.

O que isso significa?união partidária, federação de partidos, coligação

Apesar de estar mantido o fim das coligações entre partidos às chapas proporcionais (vereador, deputado estadual e deputado federal), a engenhosidade legislativa no Congresso Nacional pariu a federação partidária.

Ela obriga que essa “coligação” de fato e de direito aconteça entre partidos com afinidades, permanecendo unidos por quatro anos, em todos os estados federados e Congresso Nacional, mantida a independência de cada um (entenda mais AQUI). Não pode ser de um jeito no RN, outra no Tocantins etc. É a mesma lá, cá e em qualquer parte do país.

Para o RN, é a possibilidade de catapultar o atual presidente do PSDB e da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, à disputa ao Senado.

Hipótese forte de montar chapa com musculatura suficiente à reeleição do deputado federal Walter Alves (MDB) e reaparecimento de Henrique Alves (MDB).

Partido Cidadania, comandado pelo ex-deputado estadual Wober Júnior, que também é vice-presidente nacional da legenda, tem afinidades com MDB e PSDB. É avalista de primeira hora.

A ideia também fermenta nominata-chapão (como nós já antecipamos há poucos dias – veja AQUI) à Assembleia Legislativa, com vários atuais deputados estaduais.

Vale assinalar, que a federação de partidos foi engendrada para supostamente criar meios à sobrevivência de pequenos partidos, em especial aqueles com perfil ideológico. Porém, é de fato um atalho para ressuscitar a coligação partidária noutro ‘corpo legal’, beneficiando os partidos mais encorpados – inclusive por Fundo Partidário, um ‘argumento’ sempre forte para se fazer amigos e juntar outras legendas.

Enfim, tudo como sempre foi.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 18/10/2021 - 08:36h
Agenda 'administrativa'

Rogério Marinho faz nova investida no RN com ministério

Rogério (centro) esteve em Mossoró dia 27 passado, em programação ao lado de deputados federais que o apoiam (Foto: arquivo/27-09-21)

Rogério (centro) esteve em Mossoró dia 27 passado, em programação ao lado de deputados federais que o apoiam (Foto: arquivo/27-09-21)

Em nova investida ‘administrativa’ em seu estado de origem – de olho nas eleições 2022 -, o ministro da Integração Regional, Rogério Marinho (sem partido), conduzirá programação de sua pasta na sexta-feira (22) no estado.

Antes, na quarta-feira (20), acompanhará o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em programação no Ceará (veja AQUI).

Abaixo está a pauta do ministro, faltando detalhamento em relação a horários e alguns locais de solenidade, o que sua assessoria ainda o fará:

• Barragem de Oiticica – Liberação de R$ 10 milhões

• Adutora do Agreste Potiguar – Lançamento do edital de licitação para projeto básico –

• Lagoa do Bonfim – Anúncio do edital de licitação do Projeto de revitalização

• Lançamento do Polo da Moda e Exposição de produtos locais

• Instalação de 60 cisternas em São Tomé

Mês passado, Marinho teve seu nome lançado como pré-candidato ao Senado em evento organizado em Caraúbas (veja AQUI), além de protagonizar eventos administrativos em Mossoró e Natal, arrimado pelo ministério (veja AQUI).

Leia também: É acirrado confronto entre ministros por indicação à disputa ao Senado.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
segunda-feira - 18/10/2021 - 07:22h
2022 está bem aí

Tião Couto e Jorge do Rosário na estrada

Estrada, ilustração de estrada, curvasPercorrendo esse sertão de meu Deus, encontrei no fim de semana a dupla Tião Couto (PL)-Jorge do Rosário (PL) no médio Oeste do RN.

É, realmente, 2022 está bem aí. A estrada é sinuosa e longa.

Jorge deverá ser outra vez candidato a deputado estadual (veja AQUI).

Tião, a princípio, seguirá equidistante de disputas como candidato, assim como o fez ano passado, nas eleições municipais.

Em 2016, os dois formaram chapa a prefeito e vice na corrida eleitoral mossoroense, ficando em segundo lugar.

Já em 2018, Tião foi candidato a vice do então governador Robinson Faria (PSD), que tentava a reeleição, mas não obteve êxito.

Por sua vez, Jorge não prosperou na corrida à Assembleia Legislativa do RN, no mesmo ano.

Em 2020, novo insucesso de Jorge do Rosário, como vice da favorita candidata à reeleição Rosalba Ciarlini (PP).

Tião espiou de fora.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 17/10/2021 - 23:54h

Pensando bem…

“Pais e filhos não foram feitos para ser amigos. Foram feitos para ser pais e filhos.”

Millôr Fernandes

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 17/10/2021 - 21:02h
Frasqueirão

Avassalador, ABC garante vaga à Série C goleando Caxias

Do GE e Canal BCS (Blog Carlos Santos)

O ABC está de volta à Série C do Campeonato Brasileiro. Com um segundo tempo avassalador, o Alvinegro bateu o Caxias por 3 a 0 e garantiu a classificação às semifinais da Série D e o tão sonhado acesso.

A vitória teve a estrela do aniversariante do dia, Wallyson. Com um gol e uma assistência, ele conquistou o acesso com o clube, assim como aconteceu em 2007.

O primeiro tempo foi nervoso, mas bem jogado. O ABC conseguiu encaixar boas triangulações pela direita, mas errou o último passe. O Caxias chegou bem com Kelvin e Matheuzinho. O camisa 10, inclusive, acertou um chutaço de fora da área, exigindo grande defesa de Welligton. Felipinho também teve chance pelo lado dos donos da casa, mas mandou por cima.

Com apoio da torcida, o ABC engoliu o Caxias no segundo tempo. Aos quatro minutos, Felipinho bateu cruzado, Gustavo Henrique desviou, a bola tocou na trave e em um defensor gaúcho antes de entrar. O árbitro Savio Pereira Sampaio ainda esperou a confirmação do VAR para validar o lance. Aos 25, brilhou a estrela do aniversariante do dia. Wallyson mostrou que é iluminado e, em lance individual pela esquerda, marcou o segundo, explodindo o Frasqueirão. Nos acréscimos, ainda deu tempo de Wallyson servir Negueba para fechar o placar.

Este é o quarto acesso conquistado pelo ABC no Frasqueirão, estádio inaugurado em 2006. Nas vezes anteriores, o Alvinegro subiu da Série C para a Série B – em 2007, 2010 e 2016.

Semifinal agora

Dos quatro clubes que conquistaram o acesso à Série C, três estavam no Grupo A3 na primeira fase. Além do ABC, subiram Campinense e Atlético-CE, que eliminaram América-RN e Ferroviária.

O ABC vai encarar a Aparecidense nas semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro tem a vantagem de decidir em casa por ter feito melhor campanha. O primeiro jogo será no próximo fim de semana, em Goiás.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 17/10/2021 - 12:32h

Mossoró

Capela de São Vicente no centro da cidade (Foto: autoria não identificada)

Capela de São Vicente no centro da cidade (Foto: autoria não identificada)

Por David Leite

Mossoró, nunca estou só, sinto você por perto.

Quero você assim, encontro, destino certo.

 

Quentes manhãs passadas.

Nordestinas tardes suavizadas.

Prenúncio de céu estrelado.

 

Sal, fruta, petróleo: riqueza.

Seca, fome, miséria: pobreza.

 

E agora é hora de lutar

para não deixar sua história, de tanto orgulho,

o rio poluído turvar.

David de Medeiros Leite é professor da Uern e doutor pela Universidade de Salamanca (Espanha)

Compartilhe:
Categoria(s): Poesia
domingo - 17/10/2021 - 11:28h
OAB Mossoró

Hermeson Pinheiro apresenta Diana Paula como nome a vice

A advogada Diana Paula foi anunciada na manhã deste domingo (17), como pré-candidata a vice-presidente na chapa encabeçada pelo advogado Hermeson Pinheiro à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Mossoró).

Hermeson e Diana posam para divulgação de chapa à disputa da OAB Mossoró (Foto: assessoria)

Hermeson e Diana posam para divulgação de chapa à disputa da OAB Mossoró (Foto: assessoria)

“De mãos dadas, assumimos o compromisso de resgatar o protagonismo da nossa Ordem perante os advogados. Unimos determinação e entusiasmo, propondo uma aliança coletiva, plural e inclusiva que entende que a OAB precisa estar onde o advogado está, aproximando, assim, a Ordem dos desafios diários da advocacia, fato esquecido pela atual gestão”, destaca Hermeson.

Perfil

Diana Paula Bessa Maia Fernandes é advogada há 7 anos e especialista em Direito Previdenciário. Aprovada no Exame de Ordem ainda no 9º período da faculdade, possui experiência tanto na advocacia pública, quanto na advocacia privada.

Conhecedora do trabalho desenvolvido pela OAB Mossoró, atuou como membro da Comissão do Advogado Iniciante, foi vice-presidente da Comissão do Advogado Iniciante e, também, Membro da Comissão OAB em Ação.

A escolha do nome da advogada Diana Paula se deu simultaneamente em diversos segmentos através de um processo de escuta marcado pelo consenso e por possuir um perfil alinhado à renovação e à jovem advocacia, diversidade e a pluralidade de um projeto que abraça ideias e ideais de todos.

As eleições vão acontecer no dia 19 de novembro. Outras duas chapas devem concorrer à Subseccional da OAB Mossoró: Luiz Carlos Filho-Helena Belmont (veja AQUI) e Vânia Furtado-Victor Lobato (veja AQUI).

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 17/10/2021 - 10:32h

Nossos pais não mentiram

Por Inácio Augusto de Almeida

Quando a noite chegava, eu, nos meus quatro anos, me enchia de medo dos monstros que se aproveitavam da escuridão para pegar as crianças. E, buscando proteção, aprendi a rezar para Papai do Céu.

Rezando me sentia livre de qualquer perigo. pais-filhos-livros-800x533

Adormecia e sonhava, quase sempre, cercado de muitos brinquedos. Tudo se resumia a ter medo e a rezar.

Já na juventude, 13 anos ou pouco mais, deixei de sonhar com brinquedos e a ter medo dos monstros. Tinha lido OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES e me convenci que os monstros eram de jogar confete e de fritar bolinhos.

Hércules a todos tinha vencido.

Sem o medo a reza foi esquecida e nos sonhos não mais brinquedos, mas as mulheres que apareciam nas fotos e desenhos das revistas que, no escondidinho, olhava no colégio.

Dos monstros não mais lembrava.

Acreditando de tudo saber, tinha concluído que os monstros não passavam de invencionices dos meus pais para me fazer rezar.

A fase de adolescência passou. Passou como tudo passa numa vida que é uma sucessão de ilusões

Trabalhar era preciso.

O sonho de casar com a namoradinha crescia e sabia que, para casar, era preciso ter casa.

Desconhecia o golpe do genrinho bonzinho e sem sorte…

No trabalho não voltei a rezar. E os monstros da infância se perderam no tempo.

Só na maturidade comecei a perceber o erro cometido de deixar de rezar para afastar os monstros que me cercavam na subida do pau de sebo. Sem vocação para fera, de forma despercebida, virei cristão em tarde de Coliseu lotado.

Quanta inocência, quantos erros cometidos por conta de uma ingenuidade exagerada.

Hoje identifico os monstros, não pela aparência, mas pelos atos.

O ladrão que furta a merenda escolar e sonega o uniforme escolar das criancinhas.

O bandido que desvia o dinheiro da saúde e nega vacina aos acamados e mais pobres.

O lunfa que embolsa o dinheiro do saneamento.

Monstros que existem e nem mesmo Hércules consegue vencê-los.

Monstros que tomam parte dos salários dos servidores e fazem licitações absurdas.

Monstros que geram miséria e atraso por conta de uma ambição desmedida e da certeza de uma impunidade assegurada por leis frouxas.

Não rezem pedindo proteção contra estes monstros.

LUTEM!

Os monstros existem. As estórias contadas por nossos pais eram alertas para os perigos desta vida.

Nossos pais nunca mentiram.

OS MONSTROS EXISTEM.

Inácio Augusto de Almeida é jornalista e escritor

*Esta crônica eu dedico, como forma de agradecimento, aos defensores públicos que me prestaram apoio no mutirão de negociação de contratos acontecido na CDL.

Apesar de constatarem erros no contrato, e da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL não aceitar realizar nenhuma correção, os defensores públicos me orientaram a procurar a Defensoria Pública Federal.

Pelo apoio e pela orientação o meu muito obrigado a esses defensores públicos.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 17/10/2021 - 09:28h
Geraldo Ferreira Filho

“Tarcísio Maia parece praça de guerra”, diz presidente do Sinmed

Tomógrafo quebrou, terceirizados estão sem salários e pacientes são operados noutras cidades

Presidente do Sindicato dos Médicos do RN (SINMED/RN), o médico anestesiologista Geraldo Ferreira Filho fez visita nesse fim de semana ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Em suas redes sociais, ele postou comentário sobre o que viu, além de uma foto expondo essa realidade.

Geraldo expôs foto e passou detalhes dos problemas que constatou no HRTM (Foto: redes sociais)

Geraldo expôs foto e passou detalhes dos problemas que constatou no HRTM (Foto: redes sociais)

“Não é uma praça de guerra, é um dos hospitais de emergências do nosso Estado, o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde sem divisórias que os resguardem, os pacientes ficam expostos, sem um mínimo de privacidade e respeito à sua dignidade humana. É um retrato de hoje (sábado, 16 de outubro), que reflete as dificuldades da saúde pública do nosso Estado”, relatou.

“Como representante de Entidade Médica, a cada visita de fiscalização que fazemos, recebemos das pessoas o pedido de que continuemos cobrando melhorias”, comentou.

Tomógrafo quebrado

“Hoje, no Tarcísio Maia, o tomógrafo continuava quebrado, pacientes nos apresentaram exames que tiveram que pagar fora do hospital. Um cirurgião nos denunciou que uma cirurgia abdominal abriu por usar fio inadequado, em razão da falta dos que precisava, havia problema de abastecimento, os terceirizados da limpeza, maqueiros e nutrição estavam com salários atrasados”, continuou.

Pacientes levados para pequenas cidades

Geraldo Ferreira apontou situação igualmente preocupante quanto às cirurgias eletivas prometidas pelo Governo do RN.

“O programa de cirurgias eletivas do Estado estava encaminhando os pacientes de Mossoró para operar em pequenos municípios da região, numa inversão do que seria natural. Onde vamos parar?”, denunciou.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 17/10/2021 - 08:42h

Uma força da Natureza

Por Marcelo Alves

Otto Maria Carpeaux (1900-1978) – austríaco naturalizado brasileiro, jornalista e ensaísta dos grandes, historiador e crítico de literatura, arte e música, polímata e poliglota, autor de “A História da Literatura Ocidental” (volumosa magnum opus) e de “A história concisa da literatura alemã” (que, em edição da Faro Editorial, 2013, tenho citado aqui) – foi uma força da natureza.

Carpeaux nasceu em Viena, então capital do Império Austro-Húngaro, numa família judia (pelo pai) burguesa de classe média. Estudou direito sem terminar. Foi cursar filosofia e química, ainda na Universidade de Viena, obtendo graduação nessas duas ciências. Tentou dar aulas por ali. Partiu Europa afora. Berlim, Roma, Amsterdam, Londres, Paris e por aí vai. Sempre estudando (literatura, cinema, música, ciência política etc.) e já fazendo jornalismo internacional.Otto Maria Carpeaux

Voltou a Viena. Casou. Com a morte do pai, converteu-se ao catolicismo. Escreveu mais crítica literária e jornalismo. Fez política nos níveis mais altos do governo austríaco. Com a anexação da Áustria pela Alemanha nazista, fugiu de sua terra natal. Destino final: Brasil. Sorte nossa.

A estada de Carpeaux entre nós viria a durar décadas. De 1939 a 1978, o ano de sua morte, do coração, no Rio de Janeiro, cidade que adotou como sua. E quem não gostaria de morar no “Rio antigo”, “como nos velhos tempos”, conforme descrito na música do nosso Chico Anísio (1931-2012)? No Brasil, ele teve seus anos mais produtivos. Foi bibliotecário e enciclopedista importante. A partir do saudoso Correio da Manhã fez muito jornalismo. Publicou livros à saciedade. “A História da Literatura Ocidental”, que tenho aqui numa coedição da UniverCidade Editora e Topbooks, é originalmente de 1959-1966. Monumental. E, quando caiu em si, foi um feroz crítico do regime militar/ditatorial brasileiro (1964-1985).

A influência de Carpeaux no panorama cultural brasileiro foi enorme. Eis as palavras de Willi Bolle, no texto “À sombra do muro (anos 1960 a 1990)”, que atualiza “A história concisa da literatura alemã”: “A vocação de Otto Maria Carpeaux como historiador da cultura manifesta-se desde obras de grande abrangência, como História da Literatura Ocidental, até os ‘pequenos’ ensaios publicados em jornais. No meio do caminho situa-se seu livro sobre A Literatura Alemã (1964), que oferece ao leitor da América Latina e especialmente no Brasil uma visão do universo cultural de origem do seu autor.

O que destaca a obra de Carpeaux é sua repercussão formadora no meio intelectual brasileiro. Contribui para isso a capacidade de síntese com que ele expõe um panorama da literatura alemã, desde os primórdios até os autores contemporâneos. Panorama organizado por estilos de época – Barroco, Classicismo, Romantismo etc. – ou pelo recorte alternadamente estático e político: Revolução, Expressionismo, República de Weimar… Contribuem também a escolha acertada dos autores e das obras, bem como a sensibilidade e firmeza na avaliação, trabalho em que Carpeaux se baliza pelo estado da Ciência e da crítica literária do seu tempo. Na caracterização dos períodos e na arte de torná-los concretos, através dos retratos de escritores e textos, revela-se o grau de compreensão do historiador”.

Se a grandeza e a influência de Carpeaux parecem patentes (há gente mais habilitada para tratar disso do que eu), eu quero aqui deixar registrado o que mais me impressiona na vida desse cidadão do mundo e do Brasil (sobre as minhas impressões, quem melhor fala sou eu mesmo).

Como imigrante, Carpeaux aqui aportou com muito pouco. E menos sabia do Brasil. Embora poliglota – li que dominava alemão, francês, flamengo, inglês, italiano, espanhol, catalão, galego, provençal, servo-croata e o clássico latim –, o homem não versava o português. Dizem até que originalmente mandava seus textos jornalísticos em francês, que eram traduzidos para publicação. Outros tempos.

Mas ele aprendeu bem a nossa língua. Embora, nas leituras de “A história concisa da literatura alemã”, eu tenha notado alguns erros (não sei se de edição) e sobretudo tenha tido a impressão de estar diante de um texto escrito por alguém que não teve o português como língua materna.

Bom, a obra brasileira do “nosso” escritor é impressionante. Monumental, repito. E quem já precisou escrever em alto nível, em língua não maternal, sabe o quão difícil, quase impossível, isso é. É necessária muita força. Uma força da natureza, como no caso de Otto Maria Carpeaux.

Marcelo Alves Dias de Souza é procurador Regional da República e doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 17/10/2021 - 08:10h
RN/CE

Escalão precursor chega para preparar visita de Bolsonaro

Nesse domingo (17), avião precursor pousa em Mossoró com equipe que vai preparar passagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela cidade, na próxima quarta-feira (20). Bolsonará não terá agenda em Mossoró.

O Aeroporto Dix-sept Rosado servirá de referência à sua presença administrativa em Russas (CE) – a 89 km de Mossoró.

Avião da Presidência da República pousou agora pela manhã no Aeroporto Dix-sept Rosado (Foto: Elisângela Moura/FM 95)

Avião precursor quando pousou no Aeroporto Dix-sept Rosado dia 17 de agosto de 2020 (Foto: Elisângela Moura/FM 95)

Ele vai ao município cearense no Vale do Jaguaribe de helicóptero pela manhã (horário ainda não divulgado). Além do avião presidencial, pelo menos dois Helicópteros devem ser utilizados nessa operação (para transporte do presidente e pessoal de apoio).

A visita faz parte de uma agenda de 10 dias que o Governo Federal prepara para cumprir no Nordeste, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

A “Jornada das Águas” tem roteiro que partirá da nascente histórica do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais, e percorrerá os nove estados do Nordeste com anúncios e entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas.

De volta

Pela terceira vez em pouco mais de um ano e um mês, Bolsonaro passa por Mossoró. Esse ano, ele pousou na manhã do dia 24 de junho (veja AQUI), para programação em Jucurutu e Pau dos Ferros, retornando no fim da tarde.

O presidente fez visita à Barragem de Oiticica e comunidade de Santana em Jucurutu. Na oportunidade, assinou liberação de R$ 38 milhões para a obra hídrica. Em Pau dos Ferros, garantiu Ordem de Serviço para a construção do Ramal do Apodi da transposição do rio São Francisco, com recursos que devem chegar a R$ 1 bilhão.

Em 2020, dia 21 de agosto, ele esteve especificamente em Mossoró (veja AQUI). No dia 17, o avião precursor fez pouso para preparar toda a logística/segurança (veja AQUI). A princípio, Jair Bolsonaro desembarcaria em março, porém houve adiamento devido eclosão de casos de Covid-19.

Entregou o habitacional Mossoró I, anunciou prorrogação do auxílio emergencial e ainda deu em primeira mão notícia da nomeação da professora Ludimilla de Oliveira à reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

*Com informações adicionais do Blog Diário Político, Blog Carol Ribeiro e da assessoria de comunicação do MDR.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 17/10/2021 - 07:34h

“Fake News” e crise nas democracias

Por Ney Lopes

Não é apenas no Brasil o debate sobre a questão das regras que regulam o funcionamento das redes sociais, em especial em relação à remoção de conteúdo.

A Alemanha é um dos primeiros países que aprovou legislação específica de responsabilização das redes sociais, por conteúdos publicados em suas plataformas.

Lá foi aprovada a lei denominada Network Enforcement Act (NetzDG), cujo objetivo é combater a divulgação das notícias falsas.Fake News - notícias falsas

Em diversos continentes, legislações combatem aquilo que de forma genérica é designado por “fake news”, que caracterizam notícias falsas, distribuídas deliberadamente propagando a desinformação e os boatos via jornais, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais.

Esses procedimentos criminosos geram profunda crise nas democracias, afetando a credibilidade dos poderes constitucionais (Executivo, Judiciário e Legislativo).

Frequentemente, surgem lideranças populistas para fomentar o descrédito das instituições livres, mostrarem que o Estado não tem força e tudo se encontra contagiado pela corrupção.

A proposta é o estado centralizado e autoritário, como única forma de controle social. Nesse contexto, as “fake news” são ferramentas utilizadas nas mídias sociais para misturarem elementos reais (nomes, locais, fotos, etc.), com mentiras visando enganar a opinião pública.

Este é um tema presente nas agendas internacionais, na busca de alternativas que apurem a responsabilidade das mídias sociais, sem interferência no princípio da liberdade de expressão, ou violações a direitos fundamentais.

O grave é que as vítimas são justamente as democracias liberais, que se baseiam na liberdade de expressão, porém se encontram cada vez mais ameaçadas por essa liberdade, sem controles, que propicia a disseminação de discursos de ódio, desinformação e demais tipos de conteúdo ilegal.

No Brasil, tramita no Congresso um projeto de lei para alterar o Marco Civil da Internet, mudando as regras que regulam o funcionamento das redes sociais, em especial em relação à remoção de conteúdo pelas empresas.

Atualmente, a punição das “fake news” está restrita a legislação eleitoral, que se aplica a quem, comprovadamente ciente da inocência do denunciado e com finalidade eleitoral, divulga ou propala, por qualquer meio ou forma, o ato ou fato que lhe foi falsamente atribuído.

A União Europeia criou um código de boas práticas para as plataformas digitais, porém de cumprimento voluntário. Já foi aprovada uma alteração, ainda não implementada, que traz artigo sobre a obrigação de filtragem prévia de conteúdo por parte das plataformas.

Na França, a lei criou definição de notícias falsas em período eleitoral, com objetivo de influir no voto. Nesses casos, as autoridades podem remover conteúdos e bloquear sites.

Nos Estados Unidos, vem crescendo a consciência social sobre a necessidade de impor limites à atuação das plataformas, como medida essencial para enfrentar a desinformação.

Os desgastes decorrentes das pressões negativas das mídias sociais obrigam os países democráticos reinventarem o modo de fazer política.

Há análises que defendem estar a democracia enfrentando uma “era de desilusão”. Não seria colapso, mas a constatação de que “ao longo da última década, vários acontecimentos representaram uma ameaça séria para novas democracias” e até as democracias consolidadas”.

O chamado “vazio democrático” se expressa através do no aumento das desigualdades sociais, na devastação ambiental, no desemprego e na insegurança do emprego, na violência urbana e a violência contra as mulheres e tantos outros conflitos.

Essa realidade impõe que a questão de regulação das mídias sociais seja enfrentado, sem resvalar para os riscos de limitação dos direitos fundamentais.

Esse é hoje um sentimento global, por estar diretamente vinculado ao funcionamento estável das democracias. O Brasil não pode ficar para trás e a responsabilidade será do Congresso Nacional.

Ney Lopes é jornalista, advogado e ex-deputado federal

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
domingo - 17/10/2021 - 06:40h

Perda e saudade

Por Odemirton Filho 

Quando espio o passado percebo quantas pessoas queridas já perdi no correr da vida. No último dia cinco, infelizmente, perdi o meu tio Francisco das Chagas da Silva Espínola, professor aposentado da antiga ESAM. Um homem do bem, como se diz daquelas pessoas corretas.

Professor Espínola: uma subtração afetiva (Foto: cedida)

Professor Espínola: uma subtração afetiva (Foto: cedida)

Tio Espínola fez parte de toda minha vida. Quando eu ia à sua casa para brincar com os meus primos, a hora do almoço era um tormento. Tio Espínola somente deixava eu me levantar quando comesse tudo que estava no prato. Para mim, à época magrinho, era um sacrifício. Ele era barriga cheia, como se diz. Gostava de tomar uma “lapada” de cana antes de almoçar. Como homem “das antigas”, usava uma “capanga” para guardar seu dinheiro e documentos.

Lembro-me da construção de sua casa, ali no bairro Costa e Silva. Uma casa grande. A festa de aniversário de quinze anos de minha irmã foi lá. Aos domingos, ele gostava de preparar um churrasco para receber seus filhos e netos. Era um pai e avô dedicado. No ano passado, quando a pandemia estava no seu pior momento, ele ficou, juntamente com tia Adna, na casa de Tibau. Tio Espínola curtiu, sem saber, o restante da sua vida.

Tenho imensa saudade das “churrascadas” no alpendre de Tibau. Uma ruma de gente, bebendo e cantando, o mar como tira-gosto. Muitas das vezes eu tive que sair para comprar mais cerveja, tamanha era a sede dos convivas. Tio Espínola sempre fazia parte desses encontros.

Anos depois, já adulto, eu ingressei na Loja Maçônica 24 de Junho. Tio Espínola estava lá, pronto para me iniciar nos “mistérios” da Maçonaria. Ele nunca quis ser o Venerável-Mestre, embora tivesse experiência e respeito dos irmãos para assumir o primeiro malhete da Loja.

Lamento não ter conversado mais com ele, tomando o seu uísque Black & White. Eu teria aprendido muito sobre a vida. Vez ou outra, nos encontrávamos num supermercado próximo das nossas casas e trocávamos um dedo de prosa. Ele e sua inseparável “capanga”.

Certamente, o leitor, assim como eu, deve ter as suas perdas e saudades.

Vem-me à lembrança o poeta Carlos Drummond de Andrade: “Sim, tenho saudades, nem nos deixaste sequer o direito de indagar, porque o fizeste, porque te foste”. 

Tio Espínola deixará saudade. Das grandes.

Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.