domingo - 17/10/2021 - 04:00h

Gudãozinho

Por Marcos Ferreira

Como se alguém houvesse perguntado, informo que hoje levantei cedo. Coisa esta, aliás, que se transformou em rotina. Portanto, a exemplo de outras vezes, acordei antes das cinco. Para ser mais preciso, fui desperto. Sim. Minha mimosa gata Gudãozinho, que ainda não completou um ano de vida, foi quem me acordou. Ela, Gudãozinho, é a pessoa que acorda mais cedo aqui em casa, sendo também necessário dizer que só nós dois habitamos entre estas paredes velhas.gatinho, gato branco, felino, animal

Pois é, eu a chamo de pessoa. Tem mais personalidade do que certos indivíduos que conheço. Gudãozinho dorme dentro de casa há um bom tempo, desde a noite em que um gato grandalhão e vira-lata tentou dominá-la, cheio de segundas intenções. A gatinha nem chegou ao primeiro cio. Estou me programando, juntamente com Natália, para realizarmos o procedimento de castração.

Todos os dias, logo que os passarinhos iniciam o seu trinado na mangueira da residência aos fundos, a felina salta para dentro da minha rede e não sossega (espezinhando sobre mim) enquanto não lhe abro a porta da cozinha. Ela vai brincar no quintal, eu geralmente volto para a rede, a fim de retomar o sono interrompido, porém daí a pouco Gudãozinho vem me cutucar. Já amanhece elétrica e a essa hora, sem dó nem piedade, espera que eu tome parte nas brincadeiras dela.

Dei-lhe esse nome (lembro de já ter explicado isso) por ela ser felpuda e branquinha como algodão, extraindo desta palavra a corruptela Gudãozinho. Apareceu-me certa manhã, quando abri o portão, como também relatei em crônica de há dois ou três meses, em lastimável estado de desnutrição, só pele e ossos, às vascas da morte. Não conseguia sequer se manter de pé para comer.

Não tive coragem de deixá-la na rua. Compreendi que talvez não sobrevivesse nem mais um dia naquelas condições. Resgatei-a daquela situação miserável e a trouxe para dentro, imaginando que estava praticando uma boa ação, uma caridade. Eu não fazia ideia do quanto ela me retribuiria em tão pouco tempo. De repente, não mais do que de repente, como no soneto de Vinícius de Moraes, eu não mais me sentiria tão sozinho neste meu cotidiano de homem recluso.

Comprei-lhe ração, ofereci-lhe um teto, água geladinha e carinho às pampas; levei-a ao veterinário com o apoio de Natália. O médico aplicou-lhe vacinas, fez um hemograma, detectou uma infecção, prescreveu remédios. Hoje Gudãozinho está aqui lépida e fagueira, esbanjando saúde e vendendo beleza. É ótimo vê-la brincando pela casa e quintal, ronronando e me tirando a pagode.

Quando menos espero, lá vem ela com uma lagartixa na boca, espécie de troféu, segundo li em algum lugar, para oferecer ao seu tutor. Fico arrepiado, tenho nojo a esses répteis, entretanto pego a presa e a devolvo à natureza. Gudãozinho não mata esses bichinhos, somente os captura e os traz para me mostrar, orgulhosa da sua façanha. Outro dia, para meu assombro, entrou pela porta da cozinha arrastando uma iguana de bom tamanho, três vezes maior que uma lagartixa.

Depois de treze anos morando absolutamente só, tendo por companhia apenas a escrita e uma estante com livros, Gudãozinho surge e enche este modesto lar de encanto, graça e alegria. Quando não está tirando suas sonecas no início da tarde, passa boa parte do tempo conversando comigo, correndo de um lado para o outro, tocando o terror nas lagartixas e passarinhos que pisam no quintal.

Eu, todo bobo, vez por outra chamo por ela: “Cadê você, Gudãozinho?!” Segundos depois, conhecedora do próprio nome, ela vem me atender toda graciosa, a cauda muito felpuda para cima, apontando em minha direção como um para-raios. Roça nas minhas pernas, ameaça mordiscar meus tornozelos, brincalhona. Bebe pouco, mas vai de instante em instante à panelinha da ração. Creio que não estou exagerando ao dizer que ela dobrou de peso ao longo destes meses.

Desde que Gudãozinho dorme dentro de casa, portanto, acordo no horário dos passarinhos. Isso, mais que a quetiapina, me tem feito dormir bem cedo. Por volta das nove e meia os meus olhos já estão piongos de sono. Hoje foi um desses dias em que fui acordado cedinho, o dia mal havia surgido. Preparei a cafeteira, fiz minhas abluções, e antes das seis comecei a escrever esta crônica.

E por que não fecha a porta do quarto? O prezado leitor e a gentil leitora podem indagar. Respondo: simplesmente porque meu quarto não tem porta. Os cupins comeram, assim como devoraram a cama, o guarda-roupa, um armário, um bocado de livros e agora seguem roendo o móvel sobre o qual está a minha televisão. Então, senhoras e senhores, durmo mesmo de rede, que armo aqui na sala, diante do televisor. Vez por outra assisto a um filmezinho. Adoro cinema.

— Não é, Gudãozinho? — ela assente.

Quanto aos cupins, estou em desvantagem numérica. Combato um foco dos insetos aqui, surge outro acolá. Essa luta inglória se arrasta há anos. Estão em toda parte, embaixo do chão e no madeiramento. Gudãozinho, que botou ordem na superpopulação de lagartixas, nada pode fazer contra esses devoradores de madeira. Aqui, felizmente, não há ratos nem baratas. Cupins, entretanto…

Penso em outros bichinhos, sobretudo nos cães e gatos, que a esta hora estão por aí abandonados, rifados nas ruas, passando fome e sede, à espera de alguém que os adote. Poucas pessoas, infelizmente, dão importância a esses animais em situação de risco. Não me admira. Muitos sequer se importam com os mais de duzentos e vinte mil seres humanos que vivem atualmente nas ruas deste país. Famílias inteiras vivendo nas calçadas, sob marquises e toldos, pontes e viadutos.

Gudãozinho teve sorte de topar comigo, que tenho um coração de manteiga. Outro talvez a tivesse repelido. Também dei sorte em topar com Gudãozinho. Outro gato, em situação favorável, teria fugido de mim, e hoje eu estaria sem usufruir do bem que essa companhia de quatro patinhas me proporciona. Tanto Natália quanto o Dr. Dirceu Lopes (meu psiquiatra) aprovam tal convivência.

Lá vem Gudãozinho com outra lagartixa!

Marcos Ferreira é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
sábado - 16/10/2021 - 23:56h

Pensando bem…

“O sinal mais característico da imperfeição do homem é o seu interesse pessoal”.

Allan Kardec 

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 16/10/2021 - 20:36h
Brasileirão

América perde nos pênaltis e não avança para Série C

É, não deu para o América de Natal. O alvirrubro natalense ficou no empate em 0 x 0 com o Campinense em Campina Grande (PB) em jogo pela Série D do Brasileirão 2021 e, nos pênaltis, levou a pior. No domingo passado já empatara sem gols atuando em casa, na Arena das Dunas.

O jogo entre Campinense e América aconteceu nesse sábado (16) no Estádio Amigão.

Time do América teve melhores chances de vencer no jogo, mas perdeu nos pênaltis (Foto: Canindé Pereira)

Time do América teve melhores chances de vencer no jogo, mas perdeu nos pênaltis (Foto: Canindé Pereira)

O “Mecão” perdeu por 4 x 2 nas penalidades e vai entrar para o quinto ano seguido na Série D ou pior. Se o ABC subir (veja mais abaixo), o América estará garantido pelo menos na D. Se perder, não.

Já o rubronegro paraibano, depois de dez anos afastado da Série C, terá vaga na disputa na versão 2022 da competição.

No jogo, principalmente no segundo tempo, o América teve mais perto da vitória em pelo menos três lances, inclusive com bola na trave de Alvinho, mas não abriu o placar.

Nos pênaltis, Dione perdeu de saída para o Campinense, com defesa do goleiro Reynaldo. Porém, na sequência alternada, o alvirrubro desperdiçou com Esquerdinha (no travessão) e Roni (para fora). Na última cobrança, o goleiro da “raposa” paraibana acertou a bola da classificação.

O Campinense está classificado à semifinal da Série D. Ao lado de mais três equipes decidirá o título da competição,  mas o quarteto automaticamente ganha acesso à Série C.

O Aparecidense (GO) empatou em casa em 1 x 1 com o Uberlândia (MG) e também assegurou chegada à Série C.

ABC x Caxias (RS) e Ferroviária (Araraquara-SP) x Atlético (CE) decidem amanhã as últimas duas vagas.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
sábado - 16/10/2021 - 20:04h
Eleições 2022

Ex-candidata a prefeito é anunciada como pré-candidata a governador

Clorisa: um nome ao governo (Foto: Web)

Clorisa: um nome ao governo (Foto: Web)

O Partido Brasil 35 vai lançar pré-candidata ao Governo do RN. Será a ex-candidata a prefeito de Grossos Clorisa Linhares. Em Nota Oficial assinada pela presidente da legenda no RN, Viviane Oliveira Souza, foi feito o anúncio nesse sábado (16).

“O Partido Brasil 35 decidiu depois de ouvir suas lideranças e às bases políticas de todas as regiões do Estado, bem como os seus simpatizantes lançar Dra. Clorisa Linhares como nome oficial do partido pra ser pré-candidata ao governo do Estado do Rio Grande do Norte para as eleições de 2022, ” diz a nota.

“A tomada dessa decisão vem no sentido de oferecer aos cidadãos potiguares um nome que está acima de qualquer polarização política que assola as políticas públicas, levando a um debate improfícuo e consequentemente à negação de direitos básicos à sociedade. O nome de Clorisa Linhares chega como um bálsamo de caráter, ética, trabalho e coragem para fazer na política potiguar. Assim o partido está possibilitando democraticamente aos norte riograndenses um nome que traz a possibilidade de mudança e de transformação social que nosso Estado precisa,” justifica.

Ex-vereadora grossense, Clorisa em 2018 teve seu nome colocado como opção ao governo estadual, mas acabou descartada no âmbito do Solidariedade (veja AQUI). Foi candidata a prefeito pelo PP grossense ano passado, mas sem sucesso. Bacharela em direito e ciências contábeis, evangélica, empresária, Clorisa é natural de Recife-PE.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 16/10/2021 - 19:36h
Ministério

Dom Mariano Manzana celebra 17 anos como bispo de Mossoró

Nesse domingo (17), o bispo dom Mariano Manzana estará comemorando 17 anos de ministério episcopal na Diocese de Mossoró. A data festiva será marcada pela abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023.

Dom Mariano no dia de sua posse como bispo em 2004 (Foto: Diocese)

Dom Mariano no dia de sua posse como bispo em 2004 (Foto: Diocese)

A Celebração Eucarística acontecerá às 11h, na Catedral de Santa Luzia, com a presença de vários sacerdotes, religiosas (os), seminaristas e leigos.

Na última quarta-feira (13), dom mariano aniversariou e nesse domingo é a vez de mais um momento especial do seu bispado, além da convocação para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em 2023 com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

O Sínodo dos Bispos envolve todas as dioceses do mundo inteiro, em várias fases. A primeira fase, que na prática é a escuta e reflexão envolvendo todas as paróquias, comunidades, movimentos e vida consagrada, será aberta neste domingo na Diocese de Mossoró com várias etapas e culminando na Assembleia Diocesana que acontecerá em novembro. As fases serão concluídas até março de 2022.

Bispo

Dom Mariano iniciou seu ministério em Mossoró no dia 17 de setembro de 2004, quando tomou posse em solene celebração na Catedral de Santa Luzia como sexto bispo. Seu lema episcopal é “Chistus ad Gentes” (Cristo para todos).

À frente da Diocese de Mossoró, Dom Mariano implantou inúmeros projetos: Santas Missões Populares, Seminário Maior, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Domingo da Solidariedade, criação de 39 paróquias, ordenação de quase 50 padres, envio de 13 padres e seminaristas para pós-graduação em Roma, e outros para mestrado e doutorado, incentivo à catequese, onde ele é o bispo referencial do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhimento de comunidades de vida consagrada e religiosa.

Também empreende um trabalho incansável com os menos favorecidos e dependentes químicos através de vários projetos sociais e tantas outras obras.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
sábado - 16/10/2021 - 18:46h
Comunicação

Rádio Princesa completa 40 anos nesse sábado

A Rádio Princesa FM – 90,9 FM, em Assu – completa neste sábado (16) 40 anos no ar, sendo uma referência em termos de comunicação social na região do Vale do Açu. A emissora que faz parte do Grupo TCM Telecom celebra o aniversário junto aos seus ouvintes.

Milton e Zilene Marques na inauguração da Princesa em 1981 (Foto: arquivo)

Milton e Zilene Marques na inauguração da Princesa em 1981 (Foto: arquivo)

Lucílio Filho, diretor da Rádio Princesa FM, comanda programação da emissora que durante maior parte de sua vida esteve na faixa AM.

Com CNPJ registrado na Junta Comercial e na Receita Federal em 1976 e a outorga da emissora assinada pelo então Presidente da República, Sr. Ernesto Geisel, a Rádio Princesa do Vale – nome escolhido através de uma consulta popular – foi inaugurada oficialmente às 10h do dia 16 de outubro de 1981.

A Rádio Princesa FM foi fundada por 33 sócios, tendo o empresário e comunicador Milton Marques de Medeiros (in memoriam) como o sócio majoritário. Ao longo de sua história a emissora apresenta grande evolução: a rádio, que antes era AM e mudou para FM, adotou novas tecnologias e passou a ser Rádio e TV.

Multiplataforma

A programação da emissora há 40 anos faz parte da vida dos ouvintes do Vale do Açu, além de alcançar outros municípios do RN por meio da Rede TCM – formada pelas Rádios 90 FM, 95 FM e 98 FM. Hoje, pode ser acompanhada por meio de diversas plataformas (rádio, TV, site, App e redes sociais).

Em mini documentário sobre os 40 anos da Rádio Princesa FM, produzido pela Central TCM de Produções (CTP), Zilene Medeiros – Diretora Geral do Grupo TCM Telecom e viúva de Milton Marques – relembra a contribuição de Dr. Milton na sociedade para fundação da emissora.

Sócios fundadores têm seus nomes lembrados até hoje em placa na emissora (Foto: reprodução)

Sócios fundadores têm seus nomes lembrados até hoje em placa na emissora (Foto: reprodução)

“Já existia um projeto inicial. Apenas esse projeto, pelas leis da Anatel já estava se vencendo o tempo e então Milton se integrou a este grupo que o convidou e todos eles foram unânimes em aceitar a presença de Milton. E eu digo também que a cidade foi hospitaleira, a cidade aceitou a presença dele”, declara.

Já Lucílio Filho, diretor da Rádio Princesa desde 1986, recorda as orientações na condução dos trabalhos da emissora. “Dr. Milton sempre esteve dando esse suporte pra que ela conseguisse caminhar numa trilha muito correta, respeitando a todos e tendo um critério: todo mundo tivesse vez e voz. E que ela não fosse uma rádio muito opinativa, ela fosse mais informativa do que opinativa. Isso fez com que nós chegássemos onde estamos chegando hoje, com 40 anos”, relembra Lucílio em mini documentário.

Sintonize a Princesa pelas ondas do rádio – 90,9 FM, pelo site www.tcm90fm.com.br, perfil @princesa90fm no Instagram, Princesa 90FM no Facebook, Canal 18 na grade de programação da TCM, App Princesa 90 FM – Assú e WhatsApp (84) 99953-0546.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 16/10/2021 - 17:50h
Câmara Federal

Fusão de PSL com DEM provocará debandada de deputados

Direção, esquerda e direita, dúvida, sem direção,Levantamento feito pelo Globo mostra que quatro em cada dez deputados federais eleitos pelo PSL já admitem deixar a União Brasil, legenda que resultou da fusão (veja AQUI) entre o DEM e o ex-partido de Jair Bolsonaro.

Dos 54 deputados em exercício eleitos pelo PSL, 23 confirmaram saída (42,6%), 16 disseram que vão permanecer (29,6%), seis ainda não decidiram (11,1%) e nove não retornaram o contato (16,6%).

Entre as razões mais citadas pelos parlamentares que vão deixar a legenda, de acordo com o jornal carioca, está a declaração de Luciano Bivar de que a União Brasil terá candidato próprio à Presidência.

A deputada Carla Zambelli, por exemplo, deve seguir para o partido pelo qual Bolsonaro disputará a reeleição no ano que vem.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 16/10/2021 - 10:56h
Compra de respiradores

Presidente da CPI da Covid no RN diz não ter dúvida de desvios

O presidente da CPI da Covid-19 do RN na Assembleia Legislativa, deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), deu entrevista ao programa Pingos nos Is da Joven Pan nesta sexta-feira (15).

Revelou detalhes do que o Consórcio Nordeste fez em relação à compra de respiradores, equipamentos que sequer foram entregues em plena pandemia.

O escândalo dos respiradores deu prejuízo de 48 milhões de Reais para os Estados do Nordeste em plena pandemia, por governos nordestinos.

Keps afirmou não ter dúvidas, pois existem provas documentais e em delações premiadas, de que “houve roubo”.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 16/10/2021 - 09:20h
Pobreza menstrual

Juventude do PSB promoverá seu primeiro “Café Político”

Café Político - Juventude do PSB de Mossoró - 17-10-21A juventude do PSB Mossoró, partido agora presidido pelo Vereador Pablo Aires (veja AQUI), promoverá o primeiro ‘Café Político’ neste domingo(17), às 16h, no Parque Municipal.

“A ideia do Café Político é reunir jovens em praças públicas para conversar sobre temas relevantes na nossa vida em sociedade. Precisamos da participação da população nas discussões políticas, para se informar e trocar conhecimento. O nosso primeiro encontro será sobre Pobreza Menstrual, uma pauta sugerida pelas mulheres da JSB”, relatou Pablo Aires.

O projeto de lei que determina a distribuição de absorventes para pessoas de baixa renda que menstruam, recebeu o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e agora aguarda retorno ao Congresso Nacional. Em Mossoró a discussão viralizou após uma intervenção artística de três mulheres que foram às ruas protestar sangrando.

Eloyza Tolentino, doutoranda em antropologia social pela UFRN, foi uma das interventoras e contará no encontro sobre a experiência e a sua pesquisa sobre o assunto: “Precisamos quebrar o tabu e entender que este sangue, o da menstruação, é um evento que meu corpo participa mensalmente e que preciso de estrutura para recebê-lo. Preciso que acolham, caso eu menstrue na escola, no público”.

Além da participação de Eloyza, também foi convidada para falar sobre o assunto, a advogada Lorna Beatriz que é especialista em direitos humanos.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 15/10/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Se a criança não receber a devida atenção, em geral, quando adulta, tem dificuldade de amar seus semelhantes.”

Dalai Lama

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 15/10/2021 - 21:38h
Festa do Rosário

Paróquia abre inscrições para oficinas artístico-culturais

A Paróquia de Sant’Ana, através de projeto aprovado na Lei Câmara Cascudo, promoverá como programação da Festa do Rosário de Caicó 2021 duas oficinas artístico-culturais gratuitas.

As oficinas remetem às tradições dos Negros do Rosário, sendo oficina de fabricação de tambores e pífanos e oficina de dança do espontão.

Negros do Rosário, manifestação cultural marcante na região Seridó (Foto: Marcílio Avelino)

Negros do Rosário, manifestação cultural marcante na região Seridó (Foto: Marcílio Avelino)

A oficina de tambores e pífanos será de 18 a 21 de outubro, com instrução de Emanuel Bonequeiro, na Casa de Cultura Popular de Caicó. A oficina segue cronograma de corte e montagem dos tambores, papietagem, pintura e preparação das peles, montagem e confecção das baquetas e talabardes.

No último dia será ensinada a confecção dos pífanos, instrumento de sopro característico dos Negros do Rosário.

As aulas de dança do espontão serão ministradas por alguns integrantes dos Negros do Rosário de Caicó, na praça por trás da Catedral de Sant’Ana. A dança do espontão é a dança guerreira integrante das festividades de Nossa Senhora do Rosário, usando lanças e espontões ao som do tambor marcial.

A culminância das duas oficinas será no primeiro domingo da Festa do Rosário de Caicó, dia 24, às 17h, quando os alunos farão um cortejo da Catedral de Sant’Ana à Igreja do Rosário para apresentação artística.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis nos seguintes links:

Inscrição para Oficina de Dança do Espontão:

//forms.gle/vTBgzuRdbddvSKsQA

Inscrição para Oficina de Fabricação de Tambores e Pífanos:

//forms.gle/52xiz2AX24U6KtUd9

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
sexta-feira - 15/10/2021 - 20:26h
Campanha 2022

Fábio Faria não perde Carlos Eduardo de vista para formar chapa

O deputado federal licenciado e ministro das Comunicações (PSD), Fábio Faria (PSD), não perde o ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT) de vista.

Fábio e Carlos posaram para fotos no dia 30 de julho, divulgando o encontro em suas redes sociais (Reprodução)

Fábio e Carlos posaram para fotos no dia 30 de julho, divulgando o encontro em suas redes sociais (Reprodução)

Há sempre uma ponte ou um “fio” que os liga por interesses que podem convergir à campanha estadual do próximo ano. Na verdade, o ministro escalou um amigo comum para trabalhar essa composição. Missão hercúlea, que se diga.

Faria participa de um ‘rally’ interno no bolsonarismo para indicação à disputa ao Senado. A competição caseira é contra o ex-deputado federal e ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (sem partido). Um ou outro será o ungido.

Ambos precisam de um candidato ao governo estadual, seu cabeça de chapa.

Marinho convenceu o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos) a se lançar pré-candidato ao governo, empreitada até aqui bastante anêmica.

Chapa competitiva

Já Fábio Faria anseia que Carlos Eduardo tope esse papel, formando uma chapa competitiva. Numa série de pesquisas divulgadas nos últimos meses, ele sempre aparece com boas intenções de votos ao governo do estado – e também ao Senado.

Em 2018, no segundo turno, sem ter onde se agarrar, Carlos Eduardo virou bolsonarista de ocasião contra a então senadora Fátima Bezerra (PT). Levou a pior.

Fátima é governadora até hoje, por ter vencido aquele pleito. Vai à reeleição no próximo ano e pode ter Carlos Eduardo Alves de novo como adversário. Resta saber se o ministro das Comunicações tem argumentos para convencê-lo a uma dobradinha.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 15/10/2021 - 18:22h
Sábado, 16

Arena das Dunas 360 retoma ciclo de grandes shows no RN

A Arena das Dunas recebe, neste sábado (16), o show que representa a retomada dos grandes eventos no Rio Grande do Norte, em especial para um setor que foi um dos mais atingidos pela pandemia. Jorge & Mateus, Raí Saia Rodada e Limão com Mel formam a grade do Arena das Dunas 360 em um projeto diferenciado. 

Jorge & Mateus é uma das maiores atrações do show business do momento no país (Foto: divulgação)

Jorge & Mateus é uma das maiores atrações do show business do momento no país (Foto: divulgação)

A expectativa é para um show com muitos sucessos da dupla como “Pode Chorar”, “Voa Beija Flor”, “Amo Noite e Dia”, “A Hora é Agora”, “Sosseguei”, “Propaganda”, entre outras. 

Além da dupla, mais duas atrações completam a noite do Arena das Dunas 360. Com quase cinco milhões de ouvintes mensais, Raí Saia Rodada não para de subir no ranking das mais tocadas do Spotify. Diretamente de Caraúbas, no Oeste potiguar, Raí foi o pioneiro na formação da banda Saia Rodada. Isso por volta do ano 2000. De lá pra cá, 10 CDS e 7 DVDs. 

A grade do show tem também uma das principais bandas de forró do Brasil: Limão com Mel. E com uma novidade: o show em Natal é o primeiro no Rio Grande do Norte após o retorno de Edson Lima à banda após 20 anos. 

Biossegurança

Agora ele está de volta aos vocais junto com Adma Andrade, que completou quatro anos na banda. No ano passado, em meio a pandemia e durante as lives, ela quase chegou a final do programa The Voice Brasil 2020. 

Com organização da Clap Entretenimento, o Arena das Dunas 360 promete seguir todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelos decretos – estadual e municipal – em uma grande área aberta e ventilada proporcionando espaço para o distanciamento do público – com um palco central, além de mesas divididas por setores – e equipes de produção devidamente orientadas e testadas contra a Covid-19 . 

Importante frisar que é necessário apresentar o certificado de vacinação ao chegar na entrada da Arena das Dunas para ter acesso ao evento. Os portões abrem a partir das 19h. As mesas estão nas últimas unidades e a venda ainda acontece pelo site www.lessclick.com.br. Mais informações no instagram da Clap Entretenimento (@maisclap_)

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
sexta-feira - 15/10/2021 - 16:38h
Ouvido ao chão

Disputa eleitoral na OAB promete fortes emoções

A disputa pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) e Subseccional de Mossoró promete forte emoções, até o dia 19 de novembro, data dos pleitos.

Teremos lances dignos das lutas renhidas e próprias da política partidária.

Muitas novidades devem eclodir. Pro bem e pro mal.

Ouvido ao chão como bom índio Sioux, Cheyenne, Navajo, Cherokee, Comanche ou Apache.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 15/10/2021 - 15:40h
Meio ambiente

Vara do Trabalho destina recursos à construção de usinas no Seridó

A 9ª Vara do Trabalho de Natal (RN) destinou R$ 273 mil para a construção de duas usinas de triagem de resíduos sólidos nas cidades de Jardim do Seridó (RN) e Florânia (RN), região Seridó.Vara-do-Trabalho-destina-recursos-para-a-construção-de-usinas-no-Seridó

O pedido para a destinação desse valor, referente ao pagamento de multa, foi do  Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) em um processo movido pelo órgão contra o Município de Natal.

As usinas de reciclagem serão construídas em uma parceria com os municípios, localizados na região do Seridó, junto com o Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Seridó (CPRRS) e a entidade filantrópica Cáritas Diocesana de Caicó.

As usinas propiciarão a execução de projetos de coleta seletiva,  favorecendo a regularização do trabalho de catadores de materiais recicláveis.

Segundo o procurador do Trabalho Luis Fabiano Pereira, com a construção das usinas será garantido ambiente de trabalho seguro para os catadores que atuam nas usinas de reciclagem, encerrando situações de trabalho precário ou ilegal.

A reciclagem também contribuirá para a eliminação dos lixões a céu aberto que causam degradação do meio ambiente e o surgimento de focos de doenças.

O processo é o 0137600-12.2012.5.21.0009.

 

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público
sexta-feira - 15/10/2021 - 13:28h
Saúde

Novo Raio-X acaba espera de cinco anos por serviço

Raio-X novo acaba espera de cinco anos (Foto: Célio Duarte)

Raio-X novo foi entregue oficialmente hoje (Foto: Célio Duarte)

Um serviço essencial em unidades de saúde que atuam no atendimento de urgências e emergências médicas que estava paralisado em Mossoró voltou a funcionar hoje (15) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte. A unidade retomou os atendimentos do setor que estavam paralisados há cinco anos.

A retomada do serviço foi possível após a aquisição do equipamento de Raio X, pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo o diretor da UPA do Belo Horizonte, João Andrade, o serviço é de grande importância na unidade e a falta dele tornava o atendimento ineficiente e gerava muita reclamação.

Cinco anos sem Raio-X

Para o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), que foi pessoalmente à UPA do Belo Horizonte ver o reinício do serviço, esse é mais um compromisso cumprido com a população de Mossoró. “A retomada do atendimento no setor de Raio X aqui na UPA do Belo Horizonte põe fim a uma espera de cinco anos da população e vamos continuar levando meios de garantir serviços de saúde de qualidade para os mossoroenses”, disse.

“Agora os exames serão feitos aqui na unidade, proporcionando mais agilidade e vai impedir que os pacientes precisem se deslocar a outras unidades em busca do serviço”, mostrou Morgana Dantas, secretária municipal da Saúde.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 15/10/2021 - 07:32h
Campo Grande-RN

Aos 25 anos, Instituto Gentil começa ‘segundo tempo’ de sua vitória

Comemorando 25 anos de atuação em benefício de crianças e jovens da cidade de Campo Grande, no Médio Oeste potiguar, o Instituto Gentil vai inaugurar sua nova sede marcando um novo tempo no exercício do “Conhecimento que transforma”. A solenidade festiva será na sexta-feira (dia 15), a partir das 18h, na sede da instituição.

Instituto Gentil em sua nova roupagem será apresentado por Antônio e Marluce Gentil (Fomontagem do Canal BCS)

Instituto Gentil em sua nova roupagem será apresentado por Antônio e Marluce Gentil (Fomontagem do Canal BCS)

A criação do Instituto Gentil foi uma iniciativa do empresário Antônio Gentil, que teve a colaboração de Marluce Gentil, Neuraci Vieira e Graça Souza (in memoriam). Antônio também é fundador da Gentil Negócios, empresa que administra 100 pontos de vendas das marcas O Boticário, quem disse Berenice? e Swarovisk em cidades nordestinas e é mantenedora do Instituto.

Na sua origem, o Instituto levou o nome de Espaço Cultural Cleto Souza, uma homenagem ao falecido escrivão e poeta campo-grandense, que hoje batiza o novo prédio. “Começamos com uma pequena biblioteca, montada com doações de amigos, e na medida do possível fomos criando um museu, escolinha de informática, escolinha de balé, o relicário de Sant’Ana, a pinacoteca e a escola de música e flauta doce”, conta Antônio Gentil.

Conhecimento que transforma

“O instituto quer fazer a diferença no futuro das crianças e dos jovens de Campo Grande e, por isso, adotou o lema ‘conhecimento que transforma’ e elegeu três eixos para atuar: empreendedorismo, arte/cultura e sustentabilidade”, diz a presidente Marluce Gentil, acrescentando que o conhecimento é disponibilizado por meio de cursos, oficinas, palestras e seminários que continuarão sendo realizados.

O novo prédio tem projeto doado pelo arquiteto Felipe Bezerra e a maquete pelo suíço Álvaro Negrello. Manteve a centenária fachada da casa onde morou Cleto Souza e é composto por quatro pavimentos, incluindo um moderno auditório – preparado para realizar eventos presenciais e virtuais – e um solário descoberto no último piso para pequenos eventos.

Leia também: Um ato de amor de Antônio Gentil por sua terra;

Leia também: Instituto Gentil passa por reforma para preservar sua essência.

“Antônio Gentil gosta de comparar a vida do Instituto Gentil a uma partida de futebol, dizendo que jogamos um bom primeiro tempo, fizemos um intervalo para construir a nova sede e vamos para o segundo tempo com muita vontade de continuar ganhando o jogo, mas que para isso precisamos envolver no planejamento a comunidade e as pessoas que já passaram pelo instituto e sabem o quanto ele contribuiu para suas histórias e para sua evolução pessoal e profissional”, afirma Marluce Gentil.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais
sexta-feira - 15/10/2021 - 06:22h
Cultura

Ópera “O Empresário” estreia nesta sexta-feira no Lauro Monte Filho

A ópera “O Empresário” estreia a partir das 20h desta sexta-feira (15), no Teatro Lauro Monte Filho. O projeto pioneiro da Companhia Lyricus ficará em cartaz até domingo (17). Essa é a primeira ópera montada em Mossoró, um espetáculo que representa música erudita, o teatro, a dança, a literatura. “O Empresário” é uma livre adaptação em português da ópera em 1 ato “Der Schauspieldirektor”, de W. Amadeus Mozart.ópera “O Empresário” - Companhia Lyricus - Mossoró

O espetáculo será apresentado no sábado (16) e no domingo (17), às 20h. Os ingressos estão sendo vendidos a preço popular no valor de R$ 20 e podem ser adquiridos na Escola de Artes de Mossoró, até sexta-feira, das 8h às 17h. Os ingressos também serão comercializados a partir das 15h de sexta, sábado e domingo, na bilheteria do Teatro Lauro Monte Filho.

Esse espetáculo operístico foi aprovado no projeto “Erudito Pelo Não Dito”, e está sendo realizado com recursos do edital do chamamento público nº 005/2020 da Lei Aldir Blanc da Secretaria Municipal da Cultura, da Prefeitura Municipal de Mossoró, do Ministério do Turismo e Governo Federal.

A Companhia Lyricus surgiu em 2017, a partir das professoras Claudia Max e Tatyana Xavier, como estratégia de fomentar o canto lírico na cidade de Mossoró. O grupo vem desenvolvendo um trabalho tanto a vertente do canto erudito quanto a vertente da MPB e de grandes clássicos da música universal de todos os tempos.

A partir desse trabalho pioneiro e de excelência, a Companhia Lyricus vem se destacando no cenário artístico-musical da cidade, já tendo realizado várias apresentações, shows, musicais, produzindo grandes espetáculos, tais como Grandes Clássicos Infantis in Concert, Passione, Cantos della terra e Árias e Canções.

Ficha Técnica:

Músicos instrumentistas Quarteto de Cordas Mozartianos: Keyvison Danilo (primeiro violino), Isaac Rufino (segundo violino), Lucas Almeida (viola), Jonathan Rodrigues (violoncelo);
Pianista convidado: Heber Jamin;
Direção artística, produção-geral e versão em português das músicas: Claudia Max;
Direção musical e arranjo para orquestra de câmara: Kleiton D’Araújo;
Direção cênica e livre adaptação do texto: Leo Wagner;
Produção executiva: Manu Aires;
Preparação vocal: Tatyana Xavier;
Cenografia: Damásio Costa;
Figurinos: Marcos Leonardo;
Maquiagem: Joriana e Manu P.;
Iluminação: Alex Peteka;
Design das artes: Felipe Nobre.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 15/10/2021 - 04:30h
RN

Será dia 24 a XXV Romaria da Juventude em São Miguel

XXV Romaria da Juventude em São MiguelA Romaria da Juventude celebra seu aniversário de 25 anos em novo endereço. Ela acontece no dia 24 de outubro no Memorial Frei Damião, que está sendo construído no município de São Miguel (RN), Alto Oeste do RN.

Muda de cenário, mas sem perder sua essência, que é carregada no coração e na mochila dos jovens da Diocese de Mossoró e de outros estados.

Esse ano será feita uma edição presencial com número limitado de participantes por paróquia devido à pandemia que continua no Brasil e, claro, cumprindo todas as exigências das autoridades de saúde como comprovante de vacina contra a Covid-19, uso do álcool em gel e distanciamento social.

Lembrando que a Diocese de Mossoró, através do Setor de Juventude, enviou ofício sobre o evento para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), cientificando e detalhando sobre medidas biossanitárias do evento.

Programação

 5h – Acolhida em frente à Igreja Matriz de São Miguel

 5h30 – Arrastão até o Memorial de Frei Damião – Trio Elétrico: Banda Adoradores

 7h30 – I Show: Banda Dom Celeste

 9h – Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana

 10h – II Show: Banda Patu Louvar

 11h30 – Bênção do Santíssimo Sacramento

 * 8h às 11h30 haverá adoração ao Santíssimo, confissões e Pastoral da Escuta.

 Acompanhe todas as informações da XXV Romaria da Juventude nas redes sociais do Setor de Juventude.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 14/10/2021 - 23:56h

Pensando bem…

“Aprendi que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser, e devo ter paciência.”

Charles Chaplin

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 14/10/2021 - 23:42h
Mossoró

Sim, é mais do que possível melhorarmos a Câmara Municipal

No dia 15 de novembro do ano passado, a Câmara Municipal de Mossoró passou pela maior renovação de sua história. De um total de 23 assentos disponíveis à Casa, 17 teriam novos nomes.

Em 2016, 13 novos vereadores ganharam lugar nesse poder, porém quando existiam 21 vagas.

A mudança estupenda em números e rostos, também trouxe uma ampla representatividade social, da cidade à zona rural, com os eleitos distribuídos em 14 partidos, sendo o Solidariedade o de maior contingente, com quatro vitoriosos.Respeito - 2

Apenas seis vereadores – Zé Peixeiro (PP), Ricardo de Dodoca (PP), Francisco Carlos (PP), Didi de Arnor (Republicanos), Genilson Alves (PROS) e Raério Araújo (PSD) – conseguiram se reeleger, em relação à legislatura que estava em vigor (2017-2020). Vale lembrar, que oito não concorreram (veja AQUI) por razões diversas.

Sete tentaram e não conseguiram: Petras Vinícius (DEM), Tony Cabelos (PP), Alex do Frango (PV), Aline Couto (PSDB), Rondinelli Carlos (PL), Flávio Tácito (PP) e Ozaniel Mesquita (DEM).

Duas vereadoras, em especial, acabaram substituídas por filhas nas eleições 2020: Izabel Montenegro (MDB), que estava na presidência, e Sandra Rosado (PSDB). A primeira foi barrada por problema judicial advindo da Operação Sal Grosso e lançou a advogada Carmem Júlia. A segunda optou por lançar a ex-deputada estadual Larissa Rosado.

Maria das Malhas (PSD) não tentou reeleição, mas apostou no neto Lucas das Malhas (MDB), que se elegeu.

Todo esse preâmbulo, ou “nariz de cera“, conhecido jargão jornalístico, propõe-se a mostrar como é frágil o mandato parlamentar, ainda mais o de um vereador. Quem está dentro quer continuar e, quem ficou de fora, entrar.

O funil é muito estreito e quem consegue passar por essa depuração das urnas, mesmo assim ainda pode ter dificuldades. É o caso de alguns que estão com mandatos questionados judicialmente (veja AQUI e AQUI).

Por que estou me alongando ao recapitular números, fazer observações e empinar alguns argumentos?  Por interesse em alertar os atuais vereadores quanto ao tamanho da responsabilidade individual e coletiva que repousa em suas mãos. E acrescento: tudo pode ruir por falta de zelo ao mandato e aos compromissos que se pactuou numa campanha, com o eleitor-cidadão.

Essa é uma semana que a Câmara Municipal de Mossoró até podia esquecer ou apagar dos seus anais. Porém, é mais sensato que guarde para não ignorar e repetir o que fez e o que deixou de fazer. Em apenas uma sessão ordinária na quarta-feira (13), haja vista feriado da terça-feira (12), a imagem que passou à sociedade e a milhares de pessoas, além dos limites de Mossoró, foi de uma casa sem recato; sem um pingo de cuidado com o encargo de representar o povo.

Há alguns meses, numa entrevista ao programa Cenário Político da TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom), a jornalista Carol Ribeiro pediu-me uma avaliação da nova Câmara Municipal. Argui que não era possível maior opinião, pois a própria pandemia afetara seu funcionamento normal, limitando-a a reuniões virtuais.

Sugeri mais um tempo para aguardar a retomada da normalidade, sentir a convivência entre contrários, o comportamento de novos e antigos ocupantes desse poder. Temos novidades alvissareiras, a confirmação de expectativas positivas quanto à gente advinda da legislatura anterior e surpresas desagradáveis. E aqui não trato de bifurcações ideológicas e antagonismos políticos, quem é esquerda ou direita, governista ou oposicionista.

Nossa carência é mais primária: precisamos de um pingo de consciência social, respeito à divergência, zelo à outorga popular do mandato e apetite em servir e não apenas se servir desse privilégio que é ser vereador.

Duelos com troca de ameaças e desafios para confrontos ‘lá fora’ (veja AQUI), vereador com dedo em riste trovejando provocações contra uma vereadora – Raério Araújo x Marleide Cunha (PT) -, não combinam com a Casa que já foi de Francisco Borges, Vicente Rêgo, Soldado Jadson, Assis Amorim, Chico da Prefeitura, Lázaro Paiva, Elviro Rebouças, Milton Silveira, Maria Lúcia Ferreira, Jota Belmont, Cláudia Regina, Lupércio Luiz, Francisco Lobato, Petras Vinícius, Herbert Mota, Genivan Vale, Tomaz Neto e tantos outros ótimos parlamentares que tivemos. São muitos, mas listo o que a memória no momento prospectou.

Eu, como cronista diário da política há quase 40 anos, posso até obter mais visualizações, cliques, seguidores e comentários com o ambiente de cortiço que noticio, mas como cidadão, eleitor, com ótima relação com maioria dos vereadores, quero mesmo é plasmar nessas páginas virtuais à história e pro futuro, algo mais edificante.

Sim, é mais do que possível melhorarmos.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 14/10/2021 - 23:26h
Brasil

Leilão do 5G deve movimentar R$ 169 bilhões em investimentos

O Brasil se prepara para o maior leilão de radiofrequências da história, conduzido pelo Ministério das Comunicações (MCom) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no próximo mês. Com a licitação das faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, o país elevará o patamar de comunicação móvel e atrairá investimentos que irão transformar o cenário de telecomunicações em todos os municípios brasileiros.

A expectativa é de que a licitação do 5G movimente R$ 169 bilhões nos próximos 20 anos, segundo estimativas da Anatel.5 GDe acordo com os cálculos, R$ 70 bilhões devem ser investidos pelas operadoras de telecomunicações em todo o Brasil para cumprir as obrigações previstas no edital. Entre os compromissos estão a ampliação da cobertura 4G em mais de 9 mil localidades e em 31 mil quilômetros de rodovias; a expansão da infraestrutura de fibra ótica; e a implantação da Projeto Amazônia Integrada e Sustentável e da Rede Privativa da Administração Pública Federal.

O restante do valor, estimado em R$ 99 bilhões, refere-se a investimentos necessários à prestação comercial de serviços de telecomunicações por meio das faixas de radiofrequência que estão sendo licitadas. A projeção bilionária total corresponde às despesas com bens de capital — por exemplo, aquisição de máquinas, de equipamentos e a implantação de redes e de outras infraestruturas físicas.

Compromissos de investimento

O país optou por realizar um leilão não arrecadatório. Desse modo, incluiu como contrapartida para a aquisição das faixas de radiofrequência investimentos para ampliação da conectividade. Esses compromissos representam custos para as operadoras, uma vez que deverão aplicar recursos em outros setores para terem o direito de prestar os serviços nas faixas licitadas.

Para tornar propícia a licitação, a Anatel deduz esses custos extras do valor econômico das faixas, estimado em R$ 50 bilhões. Cerca de 80% desse preço mínimo foi reduzido para serem revertidos pelas operadoras na expansão da infraestrutura em regiões com pouca ou nenhuma infraestrutura. Em uma licitação tradicional, o valor integral seria exigido.

Na prática, a União deixa de arrecadar os recursos em troca da execução de compromissos que beneficiarão toda a população brasileira. Ao invés de R$ 50 bilhões, o leilão do 5G espera arrecadar R$ 9 bilhões para os cofres públicos. Por isso é que se diz que a licitação tem perfil “não arrecadatório”.

“Com o leilão do 5G, nós vamos conectar todo o Brasil e garantir condição mínima de inclusão digital e social a 40 milhões de brasileiros que ainda vivem no deserto digital”, assegura o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Todos os 5.570 municípios serão beneficiados com os investimentos feitos a partir do leilão do 5G.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Comunicação / Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.