domingo - 27/12/2020 - 23:56h

Pensando bem…

“Você nunca sabe o quão forte você é, até que ser forte é sua única escolha.”

Bob Marley

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 27/12/2020 - 19:20h
Série D

América goleia e se classifica; pênaltis derrotam Globo

O América goleou o Galvez de Rio Branco-AC e passou às quartas-de-final do Brasileirão da Série D – 2020. O jogo foi à tarde desse domingo (27) no Arena das Dunas, em Natal.

O time alvirrubro natalense fez 5 x 1 no time acreano.

Elias, Tartá, Edimar, Dico e Wallace Pernambucano marcaram os gols do América. Daniego chegou a levar seu time ao empate, mas o resultado final não deixou dúvidas quanto à classificação do time de Natal.

No jogo passado, entre ambas equipes, tinha ocorrido empate (veja AQUI) de 1 x 1.

Globo desclassificado

Já o Globo de Ceará-Mirim, outro representante potiguar que estava avançando na competição, acabou desclassificado nos pênaltis jogando nesse sábado (26), em Manaus, contra o Fast.

O placar foi de 1 x 0 para o Fast em tempo normal, gol de Régis. Como o Globo tinha vencido – 2 x 1 – na primeira partida jogando em seus domínios, o confronto de placares determinou a disputa classificatória nos pênaltis.

O time manauara levou a melhor com placar de 6 x 5.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 27/12/2020 - 09:48h

Desenvolvimento sustentável do rio Mossoró é viável

Por Josivan Barbosa

A futura equipe de secretários do prefeito  eleito Allyson Bezerra (Solidariedade) tem um grande desafio pela frente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável do Rio Apodi – Mossoró. Os recursos para o financiamento do projeto de recuperação do rio podem ser conseguidos com a elaboração de um bom projeto para ser apresentado à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

A AFD tem cerca de ¢ 500  milhões (mais de R$ 3 bilhões) pela taxa cambial atual – à disposição do Brasil para novos projetos públicos e privados no país em 2021.

Os recursos serão disponibilizados para municípios de médio e grande porte para obras de mobilidade urbana, aterros sanitários e iluminação pública. A AFD está negociando com dois bancos privados a possibilidade de financiar outras linhas e que possa disponibilizar os recursos para mais tomadores.Os empréstimos podem ser feitos com ou sem garantia soberana do Tesouro Nacional. Mas, se necessário, a Prefeitura Municipal de Mossoró não terá dificuldades de aprovação do Tesouro em função da sua margem de segurança para empréstimos dessa natureza.

A carteira acumulada da AFD no Brasil, um dos cinco países receptores de seus empréstimos no mundo, já chega a R$ 12 bilhões.

Os empréstimos da AFD são atrelados a projetos em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU para o período 2015 – 20202, o que  está perfeitamente ajustado com um projeto que contempla a recuperação do Rio – Apodi Mossoró.

Na região Nordeste a AFD já tem experiência com órgãos públicos através do financiamento de estudos com a Fundação Cearense de Meteorologia e com a Companhia de Saneamento do Maranhão.

Uma das exigências para que os empréstimos não necessitem de aval da União é a elaboração de projetos tecnicamente bem feitos, o que exigirá do secretariado do prefeito uma ação sincronizada para que logo nos primeiros dias do mandato abram  um processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada para elaborar o projeto de recuperação do rio Apodi – Mossoró.

Isso precisa ser feito com celeridade pois, em média, o tempo entre o primeiro contato com a agência e a aprovação do financiamento costuma levar em torno de 12 meses. Se não for elaborado um bom projeto, corre-se o risco de demorar muito na aplicação dos recursos, o que está acontecendo com RN cidadão, cujas obras já estão no terceiro governo.

Saneamento

Outra oportunidade que os secretários precisam aproveitar é o novo Marco Lega do Saneamento com a aprovação do decreto relativo ao apoio técnico e financeiro da União para a formação de consórcios intermunicipais. Esse decreto trará a oportunidade de disponibilizar para os municípios e estados quase R$ bilhões de reais.

O acesso a esses recursos exigirá do secretariado competência diferenciada para a elaboração de bons projetos, o que fará com que o prefeito eleito possa fazer a diferença na captação de recursos para as obras de saneamento, inclusive para a recuperação do Rio Apodi – Mossoró.

Cidade inteligente

A equipe de gestores do prefeito eleito Allyson Bezerra tem outro desafio importante no que diz respeito a projetos para avançar na área de inteligência digital. Se o município não crescer na área de tecnóloga, especialmente de IoT (inteligência artificial), na mesma velocidade em que cresce de tamanho, muitas dificuldades serão enfrentadas na hora de se transformar em local inteligente. Por isso, o planejamento nessa área ser tão crucial, o que exigirá do novo secretário de planejamento um esforço hercúleo.

Já que não temos uma cidade ubíqua (planejada a partir do nascimento) a saída será rever a relação entre moradores e espaço urbano, o que seria uma cidade inteligente (digitalizar estruturas já em operação).

A ilusão da duplicação da BR 304

Quem já viajou de automóvel particular ou de ônibus para o Sudeste do país, sabe muito bem do que estamos falando quando o assunto é duplicar rodovias federais. Se o Rio Grande do Norte espera que o projeto de duplicação da BR 304 possa ser feito no atual Governo, compare com a famosa `rodovia da morte` (BR 381 em Minas Gerais) que tem a sua previsão de ser concluído somente em duas décadas. E olhe que ela transporta muita riqueza entre o Nordeste e o Sudeste, bem diferente da nossa BR 304.

A equipe do Governo prevê o término da obra, mesmo se entregue à iniciativa privada somente em 2039. Aquele trecho (Belo Horizonte – Governador Valadares) é um corredor importantíssimo para o Estado e para o país como um todo e se tornou um sonho dos mineiros a muitos anos.

Construída nos anos 1950, a rodovia teve 2.218 acidentes com vítimas e 144 mortes no Estado apenas em 2019. Como exemplo da nossa BR 304, a BR 381 em Minas Gerais já foi prometida em vários governos. Pelo jeito vamos ter que esperar muito pela duplicação do trecho Mossoró – Reta Tabajara.

Lembremos que o projeto de duplicação do pequeno trecho da Reta Tabajara já completou 10 anos e ainda necessita de muitas obras para a sua conclusão.

Oportunidade para nossas frutas

A concretização de um novo acordo comercial do Mercosul com Cingapura e Coreia do Sul pode se transformar numa ótima oportunidade para as frutas do Nordeste, especialmente dos Polos de Agricultura Irrigada RN – CE e Juazeiro – Petrolina. O acordo está sendo trabalhado com a perspectiva de ser assinado até 2022.

Josivan Barbosa é professor e ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
domingo - 27/12/2020 - 08:56h

O predestinado e uma vitória histórica

Por Marcos Pinto

Dentre  o  processo  de  similaridades  históricas, há  que  se  concentrar  em  escoimar  e  compulsar  notas  e  efemérides  dos  fatos  relacionados   à  predestinação.   Nos  Anais   Históricos,  sobressaem-se,  com  acentuada   relevância, as  exponenciais  figuras  do   bíblico  José  do  Egito  e  o  célebre    Abraham  Lincoln.

José  do  Egito   foi  o  décimo-primeiro  filho  de  Jacó, nascido   de  Raquel, citado  no  antigo  Testamento,, em  Gênesis, 37. Considerado  o  fundador  da  Tribo de  José, constituída  por  sua  vez, da  tribo  de  Efraim  e  da  tribo  de  Manassés (Seus  filhos. A  figura  de  José  inspirou  vários  autores  e  artistas  ao   longo  da  história. Minudências  históricas  instigantes.

O  fenomenal  Abraham Lincoln  (12.02.1809- 15.04.1865)  tem sido  estudado  e  cultuado  por  todos  aqueles  que  interagem  com  a  história  dos  grandes nomes  que  marcaram  a    humanidade. Criado  em uma  família  carente  da  zona  rural,   na  fronteira  Oeste  dos  Estados  Unidos, exerceu  árduos   trabalhos – como  lenhador.Conta-se  que,   certo  dia,  cumprindo  o  seu   cansativo  trabalho   em  uma  fazenda   pertencente  a  opulento  comerciante, fora   interpelado  pelo  mesmo  nos  seguintes  termos: Como  o  senhor   vê  o  seu  futuro   sendo  um  simples  lenhador?

Revestido  de  sublime  postura  de  um  iluminado, o  jovem  lenhador  respondeu-lhe  fazendo  uma  emblemática  e  intuitiva  observação:  “Recomendo-lhe  que  guarde  e  zele  com  muito  cuidado  estas  toras  que  acabei  de   cortá-las, pois  no futuro  poderás  apontá-las  como  fruto  do  suor  de  um   pobre  lenhador  que  chegou  a  ser  eleito presidente da República dos Estados Unidos.

Dito  e  feito. A  história  universal  registra.  Autodidata, Lincoln lia  intensamente  nas  horas  vagas.  Predestinado  a  vencer,  abandonou  o  ofício  de  lenhador  e  mudou-se  para  a  cidade, onde  ingressou  nos  estudos  e  tonou-se  advogado.  Líder  de  Partido,  Deputado  Estadual   por  Illinois  durante  os  anos  de  1830  e  Membro  do  Câmara  dos  Representantes  por  um  mandato  durante  a  década  de  1840.

Sendo  um  moderado  de  um  Swing State  (Estado  decisivo), garantiu  a  postulação  para  a    candidatura presidencial  de  1860  pelo  Partido  Republicano.  Com  quase  nenhum  apoio  do  Sul,  ele  percorreu  o Norte  e  foi  eleito  Presidente.  Sua  brilhante  trajetória  política   foi  brutalmente  interrompida com  o  seu  assassinato  ocorrido   em   Whasington  D.C.   a  15  de  Abril de  1865, aos  56  anos  de  idade.

De  forma   emoldurada  em  paradigmas,  a  história  tem  evidenciado  fatos  análogos   que  se  repetem  ao  longo  do  tempo.

Heródoto  já  afirmara  que  “A  História  é  a  Mestra  da   vida”.  Guardadas  as  devidas  proporções, observo  no  jovem  Allyson  Bezerra  um aureolado  espírito  predestinado  à   bem-aventurança.  Alguém  já  disse  que  “O  homem  é  a  sua  história”.  A  exemplo  do  grande  Lincoln, o  jovem  Allyson  tem  a  sua  história  de  vida  vinculada  de  forma intrínseca  à  humilde  família  da  zona  rural.

É  certo que  todo o  conhecimento  do  passado  não  pode   ser  completo  ao  conhecimento  do  presente  de  modo  a  autorizar   a  dedução do futuro. O que  interessa   às  gerações  futuras, na  apreciação  dos  fatos  do  passado, é  menos  o  seu  conteúdo  material  do que os  motivos  de  sua superveniência, que  dão  aos  testemunhos  deixados  o  caráter   de  documento  marcado.

As  biografias  destes  três predestinados interrelacionam-se com  outros  fatos  históricos,  a  serem   minuciosamente  evocados  em  um  futuro relativamente  próximo, quando  for  estudada e elaborada a biografia do jovem Allyson  Bezerra.  O  terreno  é   fértil e o futuro é  alvissareiro  e  promissor.

Das variadas  expressões da curiosidade do homem pelo  que  há  de  humano, nas  suas  realizações, tem sido possível penetrar  na  razão de  ser de movimentos aparentemente explosivos e  subitâneos, de  iminente derrocada   política de uma família  oligárquica, que  há  cerca  de  70  anos comandava  os  destinos  políticos  e  administrativos  de  Mossoró.  Na  realidade,  precisava-se  de  um  jovem  predestinado  para  alavancar   uma  realidade  de  necessidade  de  mudança  que  vinha  sedimentada e avolumada na imperceptibilidade de um crescimento  ininterrupto.

As  hostes  governistas  lideradas  pelo  Carlus  Augustus  Rosadus tentaram   de  todas  as  formas    macular  a  imagem  do  jovem   predestinado, com o  intuito  exclusivo  de  abafar e  evitar a  expansão  do  perigo  iminente  de  uma  avassaladora  vitória  do  candidato  Allyson.

No tocante  à Rosalba  Rosadus, havia   superlativos  referenciais  em  profusão, destacando-se  a   rubrica  da  mesma  ser  considerada  ‘imbatível’.  E  faziam  questão  de  frisar  que ela  havia  tido  uma vertiginosa  ascensão   política, à  nível  de  estado,  saindo  da  prefeitura  de   Mossoró para  ser  eleita senadora e   logo  a  seguir  governadora.

Olvidaram  que  existia  um  jovem   arrojado  construtor  do  futuro, respaldado  em  seu  popularíssimo  mandato  de   deputado  estadual,  eleito que  fora, enfrentando  poderosas  estruturas  econômicas da  oligarquia  político-familiar  numerada  de  Mossoró.  O  novel  político  trazia  consigo  um  discurso  coerente  traduzido  em  linguagem  clara  e  precisa.

Com  o  desenrolar  da  campanha  política,  constatou-se  estranho  acirramento  no  acampamento   rosadista.  Os  mandatários  do   poder  municipal  pensavam  e  agiam   como  semideuses,  espécies  iluminadas  à  força  dos  cifrões  de  origem   duvidosa.  Alardeavam   nos  quatro  cantos  da  cidade  que  a   prefeita  seria  reeleita,  não  com   grande  maioria, mas  que  seria  a  vencedora  do  pleito. Isto  tudo  com  objetivo  único  de  desencadear  um  processo  de  descrença  na  vitória  do  ‘Menino pobrezinho’.

Havia  um  elemento-base  e  eivado  de  surpresa  a  ser  configurado  pelas  asas  do  destino,  durante  o  segundo  grande  debate  televiso   entre  os  candidatos  a  prefeito  de  Mossoró.  Há  um  ditado  popular  que  diz  que o  uso  do   costume  faz  a  boca  torta.  Pois  bem.

Durante  o  tão  esperado debate, o  candidato  Allyson  formulou  uma  pergunta  à  candidata  Rosalba  Rosadus  a  respeito  da  malversação  de  12  milhões  de  Reais, do período em que ela era a governadora  do  Estado, respondendo a demandas judiciais.

Surpresa  com  a  pergunta  sobre  a   destinação  dos  tais  12  milhões,  a prefeita  sapecou  uma  humilhante  frase  voltada  ao   candidato  Allyson:  “O  candidato  é  tão  pobrezinho…”

Como  os  componentes  das  classes  sociais  mais  humildes  sentem-se  como  “pobrezinhos”, revoltaram-se  com  o  humilhante  tratamento  ao  candidato  Allyson e passaram a manifestarem o voto  no  já  famoso ‘Menino Pobrezinho’.   Até  hoje  a  oligarquia  político-familiar  não  se  conforma  com  tão   retumbante  vitória  deste  menino  egresso  da  zona  rural  mossoroense.

Inté mais ver.

Marcos Pinto é advogado e escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 27/12/2020 - 07:50h

Continuemos a sonhar, apesar de 2020!

Por Odemirton Filho

O ano de 2020 entrará para a história. Um ano sofrido. Estamos, sem dúvida, sendo protagonistas de uma página dolorida da humanidade.

A constante higiene das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social parecem ser coisa de filmes de ficção. Um simples aperto de mão e um abraço tornaram-se um risco.

Entretanto, é uma realidade nua e crua. Infelizmente, parte da população comporta-se como se a pandemia tivesse acabado. E não acabou.

Os Centros de Pesquisa mundo afora correm contra o tempo em busca de uma vacina segura e eficaz. Para variar os países ricos saíram à frente. Todos querem a vida de antes, não o chamado “novo normal”.

E mais: o fechamento das atividades não essenciais quase quebrou a economia mundial.

Em países como o nosso as consequências serão maiores. A desigualdade social aumentará. Dizem os economistas que levaremos anos para que haja a recuperação da economia. Ou seja, o que estava ruim, ficou pior.

No Brasil, em particular, tudo igual. Ineficiência dos serviços públicos e escândalos de corrupção aqui e ali. Sem falar nos constantes aumentos de preços.

As eleições foram como sempre. As velhas promessas. O povo nas ruas. A polarização entre a direita e a esquerda. Até a vacina contra a Covid-19 tornou-se uma disputa político-ideológica. Não há um pingo de bom senso.

Sim, estamos terminando o ano aos trancos e barrancos.

Contudo, apesar dos pesares, é preciso agradecer. Estamos vivos e com saúde. O resto a gente corre atrás.

Adeus 2020!

Um feliz ano novo, caro leitor. Continuemos a sonhar com dias melhores em 2021.

“Os sonhos não envelhecem”, como diz uma antiga e bela canção.

Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 26/12/2020 - 23:56h

Pensando bem…

“Tudo está na mente. É onde tudo começa. Saber o que você quer é o primeiro passo na direção de conseguir.”

Mae West

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 26/12/2020 - 22:50h
Governo Allyson

Auditor fiscal será secretário de Finanças de Mossoró

Edmilson Júnior está há 28 anos na PMM (Foto: divulgação)

Do Blog da Chris

O prefeito eleito e diplomado, Allyson Bezerra (Solidariedade), anunciou agora à noite ao blog, nesse sábado (26), mais um nome que fará parte de seu secretariado: Edmison Freire Júnior.

Edmilson é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do RN (UERN), auditor fiscal do município há 28 anos e ex-chefe do Departamento de Fiscalização, Departamento de Arrecadação, Departamento de Assuntos Transitórios e conselheiro do Tribunal Administrativo de Tributos Municipais (TATM).

Veja abaixo os nomes até aqui anunciados pelo prefeito eleito e diplomado para seu primeiro escalão, num total de 15:

– Auditor fiscal Edmilson Freire Júnior – Finanças

– Consultor contábil Ivo Franklin de Moura Bezerra – Fazenda

– Enfermeira Morgana Dantas – Saúde

– Professor-doutor Almir Mariano – Desenvolvimento Social

– Economista Franklin Filgueira – Desenvolvimento Econômico

– Professor Etevaldo Almeida – Cultura

– Advogado Raul Santos – Procuradoria-Geral

– Advogado Humberto Fernandes – Consultoria-Geral

– Advogado Paulo Linhares – Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ-Mossoró)

– Jornalista Regy Carte – Comunicação Social

– Desportista Júnior Xavier – Esporte

– Professora Hubeônia Alencar – Educação

– Engenheiro Brenno Queiroga – Infraestrutura

– Sargento PM Cledinilson Morais – Segurança

– Veterinário Faviano Moreira – Agricultura.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
sábado - 26/12/2020 - 10:24h
Estamos de olho

Obra da Praça da Convivência poderá ser judicializada

Concorrência está marcada para três dias antes do fim de mandato de Rosalba e é cheia de suspeitas

Marcada para ocorrer às 9h do próximo dia 28 (segunda-feira), três dias antes do fim do mandato da prefeita não reeleita Rosalba Ciarlini (PP), a concorrência 15/2020 para obras de reforma e recuperação da Praça da Convivência está marcada por tensões nos bastidores.

Praça da Convivência está situada no centro de Mossoró, chamado Corredor Cultural (Foto: autor não identificado)

A demanda poderá ser judicializada, devido situações estranhas em seu andamento processual, inclusive com impugnação de edital em sua fase de habilitação.

Determinadas exigências dão a entender que existiria direcionamento para hipotético vencedor. Eis o “xis” da questão. Tivemos acesso a cópias de vários documentos, laudos, pareceres e outras manifestações no campo administrativo.

A celeuma não está superada.

O caso promete render mais, desaguando na nova gestão do prefeito eleito e diplomado Allyson Bezerra (Solidariedade).

Esse angu tem caroço, claro.

Anote, por favor.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 26/12/2020 - 09:20h
Em Mossoró

Jornalista Solange Santos enfrenta Covid-19 em UTI

Solange: Super TV e Difusora (Foto: Web)

Do Blog Saulo Vale

A repórter Solange Santos, da Super TV/Rádio Difusora de Mossoró, está com Covid-19.

Ela deu entrada na madrugada deste sábado (26) na UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Seu quadro inspira cuidados.

O blog deseja rápida recuperação.

Vai dar certo, Sol.

Nota do Blog Carlos Santos – Torcemos demais por sua recuperação plena. Essa semana noticiamos (veja AQUI) que ela e o diretor de Jornalismo da Difusora, jornalista Emerson Linhares, estavam com a Covid-19. Ele está com sintomas leves e em recuperação.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Saúde
sexta-feira - 25/12/2020 - 23:58h

Pensando bem…

“O que é um adulto? Uma criança de idade”.

Simone de Beauvoir

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 25/12/2020 - 23:30h
Fazenda

Prefeito eleito divulga nome do seu 14º auxiliar de governo

Ivo já faz parte da equipe de transição (Foto: divulgação)

Ivo Franklin de Moura Bezerra, consultor contábil graduado em ciências contábeis e direito, será secretário da Fazenda de Mossoró no Governo Allyson Bezerra (Solidariedade).

É o 14º nome apresentado pelo prefeito eleito e diplomado, para compor seu primeiro escalão a partir de janeiro de 2021. Até aqui, ele já aparecia como componente da equipe de transição de Allyson Bezerra.

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (25) pelo prefeito diplomado Allyson Bezerra (Solidariedade), em entrevista ao portal Mossoró Hoje.

Currículo

Graduado em ciências contábeis pela Universidade do Estado do RN (UERN), direito pela Universidade Potiguar (UnP), pós-graduado em contabilidade pública e planejamento tributário UNP, ele também é mestre em Auditoria e Perícia Tributaria pela Pontifícia Universidad Católica da Argentina (UCA) e doutor em Ciências jurídicas e sociais pela mesma instituição.

Veja abaixo, a relação de todos os 14 futuros auxiliares de Allyson Bezerra, divulgados até essa sexta-feira:

– Consultor contábil Ivo Franklin de Moura Bezerra – Fazenda

– Enfermeira Morgana Dantas – Saúde

– Professor-doutor Almir Mariano – Desenvolvimento Social

– Economista Franklin Filgueira – Desenvolvimento Econômico

– Professor Etevaldo Almeida – Cultura

– Advogado Raul Santos – Procuradoria-Geral

– Advogado Humberto Fernandes – Consultoria-Geral

– Advogado Paulo Linhares – Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ-Mossoró)

– Jornalista Regy Carte – Comunicação Social

– Desportista Júnior Xavier – Esporte

– Professora Hubeônia Alencar – Educação

– Engenheiro Brenno Queiroga – Infraestrutura

– Sargento PM Cledinilson Morais – Segurança

– Veterinário Faviano Moreira – Agricultura.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
sexta-feira - 25/12/2020 - 22:48h
Transição difícil

Juiz obriga Rosalba a passar documentos municipais a Allyson

Em processo por desvio de milhões do Hospital da Mulher, ela ficou mais de um ano sumida da Justiça

O juiz Cláudio Mendes Júnior, plantonista da Região IV do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), determinou nessa sexta-feira (25) que a prefeita não reeleita Rosalba Ciarlini (PP) entregue, em até 72h, uma série de documentos e informações solicitadas pela equipe de transição do prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade).

Rosalba, como atesta o juiz, dificulta o fornecimento de informações obrigatórias (Foto: arquivo)

Até aqui, quase nada que foi solicitado há semanas foi entregue pela administração de Rosalba. Daí, a iniciativa do prefeito eleito em entrar com mandado de segurança com pedido de liminar, atendido pelo magistrado. Cláudio Mendes Júnior foi convencido do prejuízo causado pelo governismo ao processo de mudança de gestão.

No mandato é relatada a dificuldade encontrada pela equipe de transição de Allyson Bezerra, comandada pelo advogado Raul Santos: “(…) Foram feitas duas reuniões (30 de novembro e 14 de dezembro) entre ambas as equipes de transição e enviados diversos ofícios solicitando os documentos e informações cujo acesso já estão normativamente garantidos por meio da Resolução nº 034/2016 do TCE/RN. Todavia, a equipe de transição da atual gestão municipal não vem cumprido com a sua obrigação legalmente imposta e reiteradamente solicitada pelo autor, o que vem prejudicando sobremaneira a transição da gestão municipal, atingindo reflexamente caros princípios da Administração Pública e, por conseguinte, a própria população.”

Em sua decisão, Cláudia Mendes Júnior atendeu plenamente o que é requisitado por Allyson Bezerra, sob amparo legal.

Em caso de descumprimento, Rosalba terá que pagar multa diária de R$ 10 mil.

Antecedente

Faltando seis dias apenas para posse do novo prefeito, o cabedal de informações solicitadas provavelmente não será entregue. Semanas passaram-se e praticamente nada foi atendido. E existem casos em que houve fornecimento de dados, mas não se apresentou senha para acesso (veja no boxe abaixo).

Relação de documentos e informações que juiz acatou, mas que devem chegar (se chegarem) com atraso (reprodução BCS)

Para que a ordem do magistrado possa começar a ser cumprida, a prefeita precisa ser intimada. A partir daí, três dias para fornecer tudo que é solicitado. Não haverá tempo hábil para que equipe do prefeito eleito consiga estudar todo o material, preparando meios à tomada de medidas mais urgentes pelo prefeito eleito e diplomado, após empossado.

Em seu histórico de dribles sincronizados na Justiça, em meio a dezenas de processos, Rosalba Ciarlini chegou a ficar mais de um ano ‘desaparecida’, em uma das demandas que trata do desvio de mais de R$ 12 milhões do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. Os oficiais de Justiça não conseguiam localizar seu endereço em Natal, Mossoró ou Tibau. Era como se tivesse sido abduzida por alguma nave intergaláctica.

Dessa feita precisará de bem menos tempo. Na verdade, se a intenção era dificultar a transição, embaraçando o sucessor logo nos primeiros dias e semanas de governo, a meta já foi plenamente atingida.

Allyson Bezerra que se vire! O problema é dele.

Nota do Blog – Aguardamos manifestação do governo municipal quanto à decisão judicial. O espaço está aberto para esse fim.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 25/12/2020 - 16:44h
Livro

“Não vou ser silêncio” será lançado segunda-feira, 28

Livro é o segundo do autor (Foto: divulgação)

Com o selo da Editora Sarau das Letras, Danielson Santos da Silveira vai lançar na próxima segunda-feira (28) o seu segundo livro. Graduado em engenharia têxtil, mas com incursões à produção cultura, o autor apresentará “Não vou ser silêncio“, às 16h, na loja da TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom), no Partage Shopping Mossoró.

Prefaciado pelo escritor e editor David Leite, o livro conta a história de José Batista dos Santos, o “Zé da Volta” (seu avô), de Maria do Socorro Rodrigues Santos, “Socorro da Volta” (sua tia), e da comunidade da Volta.

Não vou ser silêncio é um livro de memórias. Um resgate.

– “Foi-se o tempo em que as memórias de família ficavam restritas apenas a álbuns de fotografia. A ideia de desenvolver este livro é de preservar a história através de uma pesquisa histórica. Isso é uma tendência mundial que vem sendo cada vez mais utilizada aqui no Brasil. A preservação das histórias de famílias para as futuras gerações tem criado um novo nicho no mercado literário. Diante da nova realidade, o livro vem a atender a essa necessidade”, justifica.

A jornalista Lúcia Rocha colabora com a publicação, que tem ilustração de capa e contracapa de Nôra Aires, diagramação de Augusto Paiva, além de revisão de Carlos Adams.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
sexta-feira - 25/12/2020 - 15:54h
Carlos Augusto

Bem longe do Palácio da Resistência

Carlos Augusto: bye! (Foto: arquivo)

Do Blog da Chris

O líder rosalbista Carlos Augusto Rosado parece que surtou.

Tomou abuso do Palácio da Resistência, onde sempre teve uma sala contígua à de Rosalba Ciarlini (PP), sua mulher e prefeita até 31 de dezembro próximo.

Desde o fim das eleições em 15 de novembro, que Carlos não passa mais por lá.

Já se despediu do lugar bem antes do fim oficial.

Bye!

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 25/12/2020 - 08:14h
Crônica

O pastel de Tangará

Uma mordida pode nos fazer viajar para outros lugares, pratos e memórias

Por Zeca Camargo (Folha de São Paulo)

Teria sido mais simples começar o texto de hoje com o título “O peru de Natal”. Mas, fora a possibilidade de a coluna virar um meme, escolhi o pastel de Tangará para te levar por um itinerário menos óbvio —e talvez mais saboroso.

Ao mesmo tempo que falamos aqui de viagens, falamos também (e muito) de comida! E, sim, sei que você talvez esteja lendo isto naquela tensão pré-ceia, para não falar do almoço de Natal do dia seguinte.
Aliás, antes de seguirmos, um feliz Natal!

Mas voltemos ao pastel de Tangará. Acordei hoje pensando nessa iguaria que comi alguns dias atrás, quando viajava pelo Rio Grande do Norte e passei, justamente, pela cidade de Tangará.

Jornalista fala do sabor que ele compara a outros pelo mundo, pela excepcionalidade ao paladar (Foto: autor)

Estava a caminho de Santa Cruz, para uma reportagem sobre a impressionante escultura de Santa Rita de Cássia, quando o carro parou e alguém disse: “Você tem que experimentar esse pastel!”. Fiquei curioso.

Cresci em São Paulo, onde as feiras livres educaram meu paladar com o melhor da massa frita recheada que, da maneira como consumimos, só experimentei no Brasil. Que pastel desafiaria a hegemonia paulistana?

Minha curiosidade foi saciada com um de frango e outro de carne de sol. E, de fato, que delícia! Merece a fama e toda a imagem que se construiu ao redor dela: gente do país todo passa por ali para provar a iguaria.

O pastel me fez viajar para outros lugares, outros pratos que, de tão bons, marcaram uma viagem. Ou mesmo um Natal.

Como a cabra-de-leque que foi servida para o meu grupo de familiares e amigos na ceia de 2011. Teve também o mil-folhas de aves de caça em Avignon, na França, em um almoço de Natal. E mais!

A leitoa “descadeirada” que minha tia Ordélia preparava orgulhosa para a família no dia 25. O bacalhau que o Lucas, chef do Brutos, cozinhou para nosso último Réveillon em Paris (e que estava uma delícia, mesmo depois de 80% do molho ter vazado no trajeto de bicicleta até o nosso encontro!).

Mas o roteiro não ficou só na época festiva. Lembrei-me de pratos específicos que, embora nem fossem típicos, já me fizeram voltar a determinados lugares só para saboreá-los.

Como a carne-seca com alho de Luang Prabang, no Laos. Ou o sorvete de matchá de um shopping em Bangcoc. Os dadinhos de tapioca do Picuí, em Maceió. Qualquer sanduíche do Chori, em Buenos Aires.
As pataniscas do Terroso, em Cascais, Portugal. O ceviche do Chez Wong, em Lima.

Cada delícia, uma lembrança. Ou melhor, várias! De um suco de manga para a acompanhar um suposto espaguete à carbonara no parque das montanhas de Siemen, na Etiópia, ao espetinho de carneiro do Karim’s, em Nova Déli.

É preciso, a esta altura, pôr um limite à memória sob pena de não escapar mais desse vórtice de lembranças e sabores. Acho que ele será uma pequena árvore-de-Natal de chocolate que está me esperando para o jantar de hoje.

Pequena mesmo, com pouco menos de 30 cm. Na descrição do site da loja de chocolates Alain Ducasse, seu charme parece desaparecer: seis hexágonos de chocolate, cereais “bio”, frutas secas e amêndoas caramelizadas —acompanha um par de luvas brancas para sua montagem.

Ah! No final do texto eles acrescentam: “Surprenant, ludique et gourmand” (surpreendente, lúdico e gourmand). Mas palavras para quê?

O que essa árvore me traz é a imagem de um canto onde cabem todas as pessoas queridas. Um “pé-de-terra” em Paris onde eu tenho a felicidade de reunir, ao redor dessa árvore, as pessoas que mais amo. Ou, pelo menos, reunia…

A pandemia quebrou uma tradição de quase uma década, mas não o registro de vários Natais felizes. Se agora não estou lá, certamente posso viajar para onde quiser na minha imaginação. Basta provar um pedacinho do chocolate que minha querida amiga Maria Fernanda fez a gentileza de trazer ao Brasil.

Um gesto doce. De amor. Que é tudo que a gente precisa neste Natal. Além de, talvez, um pastel de Tangará.

Zeca Camargo é jornalista e apresentador, autor de “A fantástica volta ao mundo”

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
quinta-feira - 24/12/2020 - 23:58h

Pensando bem…

“A inovação quase nunca fracassa por falta de criatividade. Quase sempre isso se deve à falta de disciplina.”

Larry Keeley

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 24/12/2020 - 23:30h
Primeiro os meus...

Prefeita gosta de garantir aposentadoria aos mais próximos

Em 2014, fim de governo estadual do RN, Rosalba apressou aposentadoria da sua irmã Ruth Ciarlini

Rosalba e Ruth: braço curto para ajudar irmã (Foto: arquivo)

Rosalba Ciarlini (PP) tem histórico de preocupação visceral com a previdência de quem lhe é próximo. Mas, é diametralmente oposta em relação às contas previdenciárias públicas – no Governo do RN e Prefeitura de Mossoró.

Além da ‘aposentadoria por invalidez (veja AQUI) concedida ao fiel auxiliar Yuri Tasso Duarte Queiroz Pinto, nesses últimos dias de administração municipal, entra para seu currículo o recorde no processo de aposentadoria da irmã e ex-deputada estadual Ruth Ciarlini.

Em 2014, últimos meses de sua gestão como governadora, ela garantiu proventos vitalícios da mana em ritmo burocrático ultrarrápido. Processos semelhantes de servidores comuns chegavam a durar até anos.

O requerimento à aposentadoria de Ruth Ciarlini tramitou em regime de urgência-mais-do-que-urgente, correndo-avexado na Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e outros setores.

Nesse mesmo ano, Ruth foi agraciada com uma licença prêmio de três meses por assiduidade (veja AQUI), mesmo com o benefício sendo proibido por decreto da própria governadora.

Rosalba saiu do Governo do RN implodindo o Fundo Previdenciário com saques em poucos dias de dezembro, de 2014, que passaram de 234 milhões. Daí em diante, nunca mais aprumaram as contas dessa autarquia.

Previdência pública que se lasque

Na Prefeitura de Mossoró, a herança para o sucessor a partir de janeiro de 2021, é o Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (PREVI-MOSSORÓ) com débitos a perder de vista, em anos. Durante quase todo o ano de 2020, o Previ-Mossoró sequer recebeu a parte patronal da prefeitura, para equilíbrio e garantia de proventos dos pensionistas e aposentados.

A bomba está armada para o futuro prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Problema dele.

Já os amigos mais chegados e familiares da “Rosa”, não têm do que reclamar.

A prefeita não reeleita é o encaixe perfeito para uma assertiva de Ignazio Silone (escritor e político italiano):

– “O governo tem um braço comprido e outro curto: o comprido serve para apanhar e chega à toda a parte; o braço curto serve para dar e só alcança os mais chegados.”

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 24/12/2020 - 21:50h
Fim de governo

Rosalba garante ‘aposentadoria por invalidez’ para auxiliar fiel

Previ-Mossoró vai pagar mais de R$ 13 mil por mês para Yuri Tasso, que é investigado pelo MP do RN

Yuri Tasso acompanha Rosalba em suas várias gestões, inclusive no Governo do Estado (Foto: Agora RN)

A menos de uma semana de deixar o cargo, a prefeita não reeleita Rosalba Ciarlini (PP), através do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (PREVI-MOSSORÓ), garante “aposentadoria por invalidez” a um de seus mais longevos e fiéis auxiliares: engenheiro civil Yuri Tasso Duarte Queiroz Pinto. Está no Jornal Oficial do Município – edição 593C (veja AQUI).

Ele vai receber mensalmente R$ 13.362,88 (treze mil, trezentos e sessenta e dois reais e oitenta e oito centavos) de proventos.

A boa nova para Yuri, que é subordinado na Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos à sua mulher, engenheira Kátia Pinto, acontece também em meio à investigação aberta em agosto desse ano pela 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, justamente sobre as remunerações pagas a ele. Foi aberto um inquérito civil público (veja AQUI).

No início de 2017, quando Rosalba Ciarlini assumiu a prefeitura de Mossoró, após vencer as eleições do ano anterior, a remuneração fixa de Yuri Tasso era de R$ 1.941,85. Além disso, ele recebia R$ 6.322,98, referentes a vantagens de natureza pessoal. Nesta época, ele estava no cargo de secretário executivo de Infraestrutura.

Aposentadoria garantida (Reprodução BCS)

Em maio deste ano, agora ocupando o cargo de engenheiro, o servidor recebeu R$ 8.993,40 de remuneração fixa e outros R$ 13.527,42 de vantagens.

Outros embaraços

Não é primeira vez que Yuri Tasso é citado em apuração do Ministério Público Estadual. Em março de 2017, ele foi exonerado do cargo de secretário executivo de Infraestrutura, após recomendação ministerial.

Foi caracterizado que havia nepotismo, em face de ligação dos cargos dele e da mulher (veja AQUI).

Outro imbróglio foi logo em seguida, maio do mesmo ano (veja AQUI).

O MP instruía que ele devolvesse espontaneamente, em 30 dias, os valores recebidos indevidamente da Prefeitura de Mossoró no período de novembro de 2011 a julho de 2013. Nesse período, Yuri Tasso havia sido cedido ao Governo do Estado para exercer cargo em comissão de dirigente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN).

Nepotismo foi visto em 2017 (Reprodução BCS)

Foi içado ao cargo pela então governadora Rosalba Ciarlini (PP), hoje prefeita mossoroense pela quarta vez.

Yuri Tasso é engenheiro estatutário da Prefeitura de Mossoró desde 1988. Ele sempre ocupou cargos de confiança em gestões de Rosalba Ciarlini, tanto na prefeitura quanto no período em que ela foi governadora do Estado – entre 2011 e 2014.

Inclusive, presidiu a Caern na era Rosalba no Governo do RN.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 24/12/2020 - 19:56h
Governo Allyson

Doutora Morgana Dantas será titular da Saúde de Mossoró

Nome para a pasta do Desenvolvimento Social e Juventude também é informado para a imprensa

Morgana: currículo consistente (Foto: cedida)

O prefeito eleito e nomeado de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), anunciou há poucos minutos o nome da futura secretária municipal da Saúde de Mossoró. É a doutora Morgana Dantas.

Nomearei a Dra. Morgana Dantas para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró. Enfermeira, Doutora em Terapia Intensiva, MBA em Gestão em Saúde e Hospitalar, Especialista em UTI com Extensão em Urgência e Emergência, Especialização em Auditoria de Serviço em Saúde, atuando no segmento da saúde suplementar e hospitais de média e alta complexidade, ela também é expertise em técnicas de gestão avançada, com 14 anos de experiência”, definiu.

Desenvolvimento Social

Horas antes, a jornalista Carol Ribeiro noticiou em blog que leva o seu nome, quem será o secretário do Desenvolvimento Social e Juventude de Mossoró: professor-doutor Almir Mariano, dos quadros da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Pesquisador atuante em políticas públicas, ele possui destaque em ações de Regularização Fundiária de Interesse Social, “possibilitando a comunidades carentes o acesso legítimo ao direito real de uso de suas moradias”.

O professor já assumiu diversos cargos de gestão, tendo sido Gerente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN) e Pró-reitor de Extensão da Ufersa.

Todos os anunciados

Veja abaixo a lista de todos os futuros secretários da gestão Allyson Bezerra que foram anunciados até o momento.

São 13 até o momento:

Mariano: Desenvolvimento Social (Foto: cedida)

– Enfermeira Morgana Dantas – Saúde

– Professor-doutor Almir Mariano – Desenvolvimento Social

– Economista Franklin Filgueira – Desenvolvimento Econômico

– Professor Etevaldo Almeida – Cultura

– Advogado Raul Santos – Procuradoria-Geral

– Advogado Humberto Fernandes – Consultoria-Geral

– Advogado Paulo Linhares – Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ-Mossoró)

– Jornalista Regy Carte – Comunicação Social

– Desportista Júnior Xavier – Esporte

– Professora Hubeônia Alencar – Educação

– Engenheiro Brenno Queiroga – Infraestrutura

– Sargento PM Cledinilson Morais – Segurança

– Veterinário Faviano Moreira – Agricultura.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
quinta-feira - 24/12/2020 - 12:44h
Governo Allyson

Economista é escolhido para Desenvolvimento Econômico

Filgueira: já na transição (Foto: reprodução BCS)

Da Rádio Difusora de Mossoró

O prefeito eleito e diplomado de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), confirmou na manhã desta quinta-feira (24), o nome do professor Franklin Filgueira para assumir a Secretária de Desenvolvimento Econômico do município a partir de 1° de janeiro de 2021.

A informação em primeira mão foi dada por Allyson ao radialista Joãozinho GPS, durante o programa Super Manhã Difusora, apresentado por Haroldo Jácome.

Filgueira é professor, economista, oriundo da Universidade do Estado do RN (UERN), além de consultor empresarial e especialista em Administração Financeira e Administração de Produção. Também é palestrante bastante requisitado e já faz parte da equipe de transição de governo.

Ele é o 11º nome da equipe de Allyson Bezerra, que foi anunciado até o momento.

Veja a lista completa abaixo:

– Economista Franklin Filgueira – Desenvolvimento Econômico

– Professor Etevaldo Almeida – Cultura

– Advogado Raul Santos – Procuradoria-Geral

– Advogado Humberto Fernandes – Consultoria-Geral

– Advogado Paulo Linhares – Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ-Mossoró)

– Jornalista Regy Carte – Comunicação Social

– Desportista Júnior Xavier – Esporte

– Professora Hubeônia Alencar – Educação

– Engenheiro Brenno Queiroga – Infraestrutura

– Sargento PM Cledinilson Morais – Segurança

– Veterinário Faviano Moreira – Agricultura.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 24/12/2020 - 12:00h
Nessa quinta-feira

Morre no RJ, Alcides Dutra Dantas

Alcides: 83 anos (Foto: redes sociais)

Alcides Dutra Dantas, 83, faleceu nessa quinta-feira (24) no Rio de Janeiro-RJ, em consequência de problemas cardíacos.

Seu corpo deverá ser transladado para Mossoró nessa sexta-feira (25).

Reformado da Aeronáutica, Alcides é o filho mais velho da numerosa prole de Vivaldo Dantas de Farias, nome célebre da esquerda de Mossoró e do Rio Grande do Norte no século passado.

Alcides  completaria 84 anos no próximo dia 1º de janeiro e residia no bairro Santo Antônio, na rua que leva o nome de seu pai.

Detalhes quanto a velório e sepultamento serão anunciados adiante.

Que descanse em paz!

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 24/12/2020 - 11:24h
Futebol e política

Municipalização de estádio volta à tona para temporada 2021

Do Blog Larissa Maciel

Nogueirão fechado, eleições da Liga Desportiva Mossoroense (LDM) adiadas para 2021 e tudo isso significa uma tremenda preocupação para o futebol mossoroense na próxima temporada. O campeonato, digamos, já está batendo na porta e até agora não se sabe da situação da praça esportiva.

O que se sabe é de muita briga em bastidores, documentos que falam em ilegalidades da própria Liga ou dos filiados, gerando uma celeuma sem tamanho e uma agonia no torcedor, que não tem anda com isso.

Nogueirão segue interditado e é uma incógnita do ponto de vista legal e também operacional para 2021 (Foto: Wilson Moreno)

Não à toa, a interdição pelo Ministério Público e a necessidade de uma reforma cara, que beira os R$ 150 mil, traz a tona as discussões sobre a municipalização do estádio. Este ano, o secretário de esportes, Aldo Gondim, comentou o assunto. Veja link:

Agora, o documento da lei nº 265, do dia 30 de dezembro de 2014, assinado pelo então prefeito Francisco José Júnior, o “Silveira”, baliza a fala do secretário, uma vez que foi aprovada na Câmara Municipal de Mossoró, neste ano, a reversão do terreno doado à Liga Desportiva Mossoroense sob o qual foi construído o Nogueirão, colocando-o nas mãos da Prefeitura.

Em contato com o atual presidente da Liga, Marcos Antônio, ele explicou o debate da época:

“Tivemos uma reunião com os vereadores e o procurador da mesma e eles viram que faltavam as assinaturas dos fundos que está regularizado, é isso eles não têm”.

Imóvel e posse

Perguntei: essa lei não dá o estádio à Prefeitura?

Lei tem conteúdo bastante claro (Reprodução BCS)

“Por completo, não. Só o terreno, porque eles fizeram a doação e tomaram na época dele (Silveira)”.

Quem tem este documento em mãos é o vereador reeleito Raério Araújo (Raério Cabeção), PSD, que explica o que este representa em sua visão.

“Realmente essa lei, eu peguei na Câmara, autoriza o poder executivo a promover a reversão do imóvel doado à Liga e incorporá-la ao patrimônio do município. É interessante isso, pois muita gente diz que o prefeito não sancionou, mas foi sancionado, estou com o documento em mãos. É uma situação crítica porque existem dois donos e o Nogueirão, que é do povo, está se acabando por falta de responsabilidade. Na minha opinião, é para o município tomar conta.”.

Essa lei deve ser assunto em 2021 na gestão Alysson Bezerra, que promete olhar para o esporte amador, mas é ciente da demanda Nogueirão. Raério é braço direito do prefeito eleito dentro da Câmara e pode aproveitar o documento para fomentar este debate.

Nota do Blog Carlos Santos – Se os integrantes da Liga Desportiva Mossoroense quiserem, logo vão resolver todos esses impasses. Mas, hoje, não creio que boa parte deseje isso. O Nogueirão sob controle e gestão da PMM causará profundos prejuízos a algumas pessoas que fazem dele um eterno ganha-pão. A prioridade não é o futebol, que fique claro.

Passa da hora de acabar essa panelinha e o Nogueirão servir a vários propósitos, do esportivo, educacional e social. A nova gestão municipal, com vontade política, dará um jeito.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte / Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.