O primeiro lote de vacina contra a Covid-19 – a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan junto à Sinovac – chegou ao Rio Grande do Norte na madrugada desta terça-feira (19). O esperado voo com as doses do imunizante desembarcou no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante por volta de 1h. Do aeroporto, as 82.440 doses foram transportadas para a Central de armazenamento e distribuição instalada na Unicat (Unidade Central de Agentes Terapêuticos), em Natal.

Desembarque aconteceu à madrugada dessa quarta-feira em São Gonçalo do Amarante (Foto: Elisa Elsie)
Este primeiro lote vai atender 39.258 potiguares com duas doses da vacina, aplicadas entre um intervalo de 28 dias, priorizando os grupos prioritários: trabalhadores de saúde e pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas).
Distribuição
Nas próximas horas, a Sesap vai separar os lotes que serão enviados à s seis centrais de distribuição instaladas nas Regionais de Saúde nos municÃpios de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu e João Câmara, além de Natal e cinco municÃpios da Região Metropolitana – Parnamirim, MacaÃba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim. O tempo de espera entre a chegada das vacinas à Unicat e sua saÃda para distribuição é estimado em 3 horas. A estas centrais, os secretários municipais de saúde devem enviar as equipes de saúde para receber os lotes de cada municÃpio. Estão previstas mais de 12 mil doses para a Natal, já a quantidade de doses a serem encaminhadas aos demais municÃpios não será divulgada de forma antecipada por motivos de segurança.
A expectativa é de que todas as doses de vacinas recebidas pelo Estado sejam distribuÃdas em até 12 horas para os locais de imunização e que a primeira vacina seja aplicada em até 72 horas.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalÃstico.























Faça um Comentário