“Melhoria contínua é melhor do que perfeição atrasada”.
Mark Twain
Jornalismo com Opinião
“Melhoria contínua é melhor do que perfeição atrasada”.
Mark Twain
Para dar início à vacinação das crianças de 5 a 11 anos, a governadora Fátima Bezerra (PT) e o secretário de Saúde Cipriano Maia estarão presentes no ato simbólico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Amarante, em São Gonçalo do Amarante, às 9h neste sábado (15).
Na ocasião, também estarão presentes o secretário de saúde do município de São Gonçalo Jalmir Simões e a coordenadora de Vigilância em Saúde Kelly Maia.
Na manhã desta sexta-feira (14), o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), recebeu 20.900 doses do imunizante da Pfizer específico para a vacinação das crianças nessa nova faixa etária.
Por ser um baixo quantitativo perto da quantidade estimada em aproximadamente 350 mil crianças, a orientação é que a vacinação comece por aquelas com comorbidades ou deficiência permanente. Para depois seguir escalonamento por idade crescente, iniciando com as crianças de 5 anos.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Após cinco sessões extraordinárias, nesta sexta-feira (14), o plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou o Projeto de Lei do Executivo 22/2022, referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.
Prevista para terça-feira (18), a votação foi antecipada para hoje, em acordo entre as bancadas. Uniu os parlamentares a necessidade de o município dispor de o orçamento deste ano aprovado, o quanto antes.
Segunda-feira (17), às 16h, o plenário lerá a redação final da LOA. Em seguida, a Câmara enviará o projeto para sanção da Prefeitura.
Normalmente, a LOA é aprovada em dezembro. Mas teve que ser ajustada para inclusão de emendas impositivas, conforme decisão judicial. Daí, o prolongamento da análise para janeiro de 2022.
Aperfeiçoamento
Estimado em R$ 851 milhões, o Orçamento recebeu outras 109 emendas. Destaque para a Saúde, para onde os vereadores remanejaram R$ 7,4 milhões. Também alocaram R$ 1,7 milhão para áreas diversas.
Cada vereador (a) remanejou R$ 400 mil em emendas impositivas. Conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), 50% dessas emendas devem ser para a Saúde. A Câmara foi além e destinou 80% para o setor.
Esforço concentrado
A Câmara aprovou a nova versão do Orçamento em 15 dias. Nas últimas duas semanas, também ajustou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA) 2022/2025.
“Parabenizo o empenho para aprovação da LOA, com rapidez”, reconhece o vereador Genilson Alves (Pros). “A garantia das emendas impositivas é um marco para Mossoró”, avalia a vereadora Marleide Cunha (PT).
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Do Blog Carol Ribeiro
Dois meses após assumir a gerência da atenção básica, o ex-vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil pediu para deixar o cargo. Segundo ele, por “falta de disponibilidade de tempo”.
O enfermeiro explica que não queria abrir mão de ocupação exercida todos os dias à tarde no Hospital Wilson Rosado. Por este motivo, não podia se dedicar exclusivamente à atenção básica na saúde municipal.
“Quero deixar claro que não houve rompimento nenhum com o prefeito. Vou continuar dando meu apoio na hora que ele precisar. Foi por opção que resolvi, por este momento, entregar o cargo”, garantiu Ozaniel ao Blog Carol Ribeiro.
Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Ozaniel não se reelegeu em 2020, mas foi o mais votado do DEM (hoje União Brasil), partido adversário do então candidato a prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), atual governante. Mesquita teve uma atuação relevante como vereador na legislatura passada.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A gente vai estar no programa Cenário Político da TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom) – Canal 10 – nessa sexta-feira (14), para conversarmos sobre política, claro.
Programa começa às 19h25.
Prosa boa com a jornalista-âncora Carol Ribeiro, mas já lamentando a ausência do também jornalista Vonúvio Praxedes, que está em férias.
Acompanhe pelo Canal 10 da TCM, pelo App TCM10Play, ou no Site www.tcmplay.tv.br.
O telespectador pode participar enviando mensagem para: WhatsApp (84) 98802-8979, mas também tem opção de de acompanhamento pelo Facebook facebook.com/cenariopoliticotcm, Twitter twiter.com/cenariopoliticotcm ou Instagram //www.instagram.com/cenariopoliticotcm/.
Até lá.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Em 2014, a senadora Fátima Bezerra (PT) e deputado federal Henrique Alves (PMDB) estiveram a ponto de fazer dobradinha ao Senado-Governo do RN.
Foi por pouco que não houve chapa consensual entre eles, que estavam na base da gestão Dilma Rousseff (PT).
Em campanha, cada um marchou pro seu lado, com Fátima fazendo parceria com o então vice-governador Robinson Faria (PSD) e até ganhando o apoio da desgastadíssima governadora Rosalba Ciarlini (DEM, hoje no PP), em Mossoró.
Política é dinâmica mesmo. A vida em si.
Alguém sabe ou lembra desses detalhes? Se não sabe ou não lembra, fique ciente agora.
O presidencialismo, sistema que adotamos na forma de governo republicana desde fim do século XIX, estende a estados federados e municípios vícios com as mais improváveis e esdrúxulas alianças. São coalizões à vitória e à gestão, quando duram até aí, que nem sempre prezam pela coerência.
É de nossa cultura de poder. É uma herança multissecular até. O mundo real é do “Centrão” e não do purismo utópico que encontramos à esquerda ou à direita.
Alguns não gostam, muitos não querem. Mas, acabam engolindo, mesmo que vomitem depois.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Do Blog do Barreto
Após anunciar rompimento (veja AQUI e AQUI) com o ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves (MDB), o ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB) disse, ao ser questionando no Foro de Moscow (nessa quinta-feira, 13), se o primo teria legenda para ser candidato em 2022.
“Não sei dizer porque isso está entregue à direção do MDB que tem Walter Alves como presidente e no plano nacional Baleia Rossi”, informou.
Ele se disse “frustrado e decepcionado” com a atitude de Henrique de não votar em Walter Alves em 2018.
O Foro de Moscow é apresentado pelos jornalistas Bruno Barreto e William Robson em canal próprio na plataforma YouTube.
Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Garibaldi afirmou na entrevista que “o assunto está encerrado. Cada um vai cuidar das suas pretensões”.
À nossa página, Henrique manifestou posição diferente sobre a relação política com o primo Garibaldi Filho. Deu a entender que os dois estarão juntos (veja AQUI).
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
“Aquele que discute usando gritos e imposições mostra que o seu argumento é fraco.”
Michel de Montaigne
Deputado estadual do MDB, Nelter Queiroz não gostou nadica de nada da entrevista da deputada estadual Isolda Dantas (PT), em que ela mostrou repugnância de possível aliança de seu partido com o emedebismo.
– “Posso engolir, para cuspir amanhã” – engulhou a parlamentar.
Em comentário que fez à postagem do Canal BCS (Blog Carlos Santos), em nossa plataforma no Instagram, Queiroz vomitou:
– “Eu também estou fora dessa bandidagem aqui do estado do PT“.
Isolda foi entrevistada pela Super TV de Mossoró, no programa PodFalar Beach, que foi ao ar nessa quarta-feira (12), com apresentação do jornalista Saulo Vale e do advogado Jaílton Magalhães (veja AQUI).
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta quinta-feira (13), indica que as reservas hídricas superficiais do RN somam 1.644.270.375 m³, correspondentes a 37,57% da sua capacidade total de acúmulo.
Na última segunda-feira (10), as reservas hídricas eram de 1.642.966.262 m³, equivalentes a 37,54% da capacidade total do RN.
Maior reservatório do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 1.066.278.837 m³, correspondentes a 44,93% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. O manancial estava com 1.064.021.687 m³, equivalentes a 44,84% da sua capacidade.
O reservatório Boqueirão de Parelhas recebeu águas das últimas chuvas e acumula 9.309.601 m³, percentualmente, 10,98% da sua capacidade total, que é de 84.792.119 m³. No início da semana estava com 8.657.895 m³, equivalentes a 10,21% da sua capacidade total.
Outro que continua tendo aumento de volume acumulado é o açude público de Marcelino Vieira, que está com 8.524.650 m³, correspondentes a 76,11% da sua capacidade total, que é de 11.200.125 m³. No dia 10 de janeiro, o açude estava com 8.437.406 m³, equivalentes a 75,33% da sua capacidade.
O reservatório Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas, acumula 2.223.759 m³, correspondentes a 26,05% da sua capacidade total, que é de 8.538.109 m³. No início da semana, ele tinha 2.197.360 m³, equivalentes a 25,74% da sua capacidade total.
O açude Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo, acumula 962.780 m³, percentualmente, 12,77% da sua capacidade total, que é de 7.537.478 m³. Na última segunda-feira, o manancial estava com 896.108 m³, correspondentes a 11,89% da sua capacidade.
O reservatório Rio da Pedra, localizado em Santana do Matos, acumula 1.691.091 m³, percentualmente, 12,43% da sua capacidade total, que é de 13.602.215 m³. No dia 10 de janeiro, o açude estava com 1.635.485 m³, correspondentes a 12,02% da sua capacidade total.
Pequeno acréscimo
Outros reservatórios que receberam pequeno acréscimo de volume foram Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, que acumula 5.295.065 m³, correspondentes a 64% da sua capacidade total, que é de 8.273.877 m³, o açude público de Pilões, que acumula 1.493.225 m³, equivalentes a 25,3% da sua capacidade total, que é de 5.901.875 m³ e o açude Campo Grande, localizado em São Paulo do Potengi, que acumula 6.765.242 m³, percentualmente, 29,24% da sua capacidade total, que é de 23.139.587 m³.
Os mananciais monitorados pelo Igarn, que acumulam mais de 70% da sua capacidade são: Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 71%; Flechas, localizado em José da Penha, com 79,96%; o açude público de Marcelino Vieira, com 76,11%; Riacho da Cruz II, com 71,31%; e Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, com 72,33%.
Nível de alerta
Os reservatórios, que permanecem em nível de alerta, com menos de 10% da sua capacidade, são: Brejo, localizado em Olho-d’Água do Borges, com 7,79%; Tourão, localizado em Patu, com 4,92%; Itans, localizado em Caicó, com 0,82%; Caldeirão de Parelhas, com 4,69%; Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 0,05%; Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, em Acari, com 9,89% ; o açude público de Cruzeta, com 1,91%; Dourado, localizado em Currais Novos, com 9,37%; Zangarelhas, localizado em Jardim do Seridó, com 0,51%; Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, com 5,33%; e Japi II, localizado em São José do Campestre, com 7,76% da sua capacidade total.
Os reservatórios monitorados pelo Igarn que permanecem secos são: Trairi, localizado em Tangará, e Inharé, localizado em Santa Cruz.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública é o ‘coração’ da força-tarefa (Foto: Allan Phablo)
Visando reduzir os impactos causados pelas fortes chuvas que atingem o município, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) tem em atividade há alguns dias a força-tarefa para auxiliar às equipes da Defesa Civil. A operação envolve a Guarda Civil Municipal, agentes de Trânsito e Waze (aplicativo baseado na navegação por GPS), para monitorar tráfego, áreas alagadas e pontos ameaçados.
Com a antecipação do período chuvoso, o monitoramento do cenário meteorológico é acompanhado todos os dias pelas equipes da Defesa Civil. A região ribeirinha da cidade recebe atenção especial de profissionais diariamente.
Tecnologia
A novidade é a utilização do sistema de georreferenciamento e videomonitoramento, tecnologias que passaram a ser utilizadas pela Defesa Civil Municipal. Com o uso das ferramentas, as equipes vão trabalhar em conjunto com o trânsito municipal, acompanhando em tempo real os pontos de bloqueios de vias em caso de grande acúmulo de água.
A população pode acionar o Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS), através dos números 153 (Guarda Municipal), 156 (Trânsito) e 199 (Defesa Civil). A central de atendimento funciona todos os dias da semana. A ligação é gratuita.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O senador Jean-Paul Prates (PT) largou essa semana o estilo professoral e fidalgo que o caracteriza. Agora, o ataque é a melhor defesa do seu próprio nome à reeleição.
Usando-se uma expressão que ele mesmo cunhou numa das entrevistas à imprensa do RN nesses dias, o senador saiu do plenário do Congresso Nacional diretamente pro “ringue”.
Andou dando jabs (golpes, linguagem do boxe) no ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT) e esmurrou verbalmente o ministro do Desenvolvimento Regional e ex-deputado federal Rogério Marinho (PSDB). Daqui para frente, marca posição assim e tem discurso que é respaldado por muitas vozes no petismo potiguar.
A mudança de estilo de Jean-Paul, ou “Jean”, como o marketing lhe resumiu na campanha municipal de Natal, em 2020, é parte da estratégia que passa a ser encetada para firmá-lo como candidato do partido ao Senado.
No programa “Boa Noite, Cidade”, da Rádio Difusora, nessa terça-feira (11), foi para cima de Carlos Eduardo Alves, deixando claro que a hora é de confronto mesmo: “Sou o senador com o cinturão dentro do ringue. Para tirá-lo, tem que vir para dentro”.
Já nessa quinta-feira (13), Jean-Paul Prates contra-atacou Rogério Marinho, que em entrevista à FM 98 do Natal desdenhou dele e dos outros dois senadores potiguares, Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia (Pros), vendo-os “sem relevância”.
– Rogério Marinho é o pai do desemprego (…). Ele deve acreditar que boa atuação parlamentar é tirar direito dos trabalhadores, como ele fez com a reforma trabalhista. Deve achar que boa atuação é atacar a aposentadoria, como fez com a reforma previdenciária. Prometeu geração de emprego e só entregou desemprego e desespero ao povo – socou o senador petista.
Jean sai das cordas e deixa claro que não vai jogar a toalha. Está inteiro na luta.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Vereadores da bancada da situação na Câmara Municipal de Mossoró devem destinar quase 100% das emendas impositivas ao Orçamento 2022 à Saúde. O prazo para emendas termina nesta quinta-feira (13).
Com a decisão, os parlamentares governistas vão incrementar em mais de R$ 6 milhões o Orçamento da Saúde de Mossoró para este ano. Por lei, 50% das emendas impositivas têm que ser para a Saúde.
“Mas, por entendermos a prioridade que exige a Saúde no atual contexto, decidimos destinar quase 100% das nossas emendas para essa área”, informa o líder do governo, vereador Genilson Alves (Pros).
Segundo ele, Covid-19, gripe e outros agravos reforçam o alerta à Saúde. “Diante disso, podemos contribuir ainda mais, direcionando emendas impositivas para esse setor tão importante”, conclui.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Em entrevista ao PodFalar Beach, programa da Super TV, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) reprovou a possível aliança entre PT e MDB.

”Posso engolir, para cuspir amanhã”, adiantou de forma clara a deputada aos entrevistadores (Foto: Matheus Felipe)
Jornalista Saulo Vale, um dos âncoras do programa, insistiu: “Mas a senhora vai ter que engolir essa aliança, uma vez que a costura começou com Lula”.
Isolda retrucou: “Posso engolir, para cuspir amanhã”.
Recado dado.
O PodFalar vai ao ar todas as quartas-feiras, às 20h, na Super TV – canal 14.1 da tv aberta em Mossoró e 173 da Brisanet.
É apresentado pelo jornalista Saulo Vale e pelo advogado Jailton Magalhães.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O governo da província canadense de Québec, segunda mais populosa do país, resolveu partir pro tudo ou nada na luta contra os que não querem se vacinar.
Pessoas não vacinadas estão proibidas de comprar bebidas alcoólicas e maconha, que é legalizada (veja AQUI).
O efeito veio de bate-pronto: a procura por imunização cresceu 400%, informa a imprensa internacional.
Em nosso país jamais daria certo.
Rapidamente, o câmbio negro da bebida faturaria bilhões, todo mundo continuaria ‘viajando’ e milhões de doses vacina iriam boiar, sem uso.
O Brasil não é para principiantes, já avisava Tom Jobim.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Do Canal Meio
Chegou nesta madrugada o primeiro lote de 1, 2 milhão de doses da vacina pediátrica da Pfizer, que permitirá a estados e municípios iniciarem a imunização de crianças entre cinco e 11 anos. Até o fim do mês, o laboratório deve entregar 4,3 milhões de doses ao país. O governo de São Paulo abriu um pré-cadastro para a imunização dessa faixa etária. (g1)
E não é sem tempo. Segundo a Fiocruz, a variante ômicron voltou a lotar UTIs país afora. Quatro capitais têm ocupação acima de 80%, o que é considerado crítico: Recife (80%), Belo Horizonte (84%), Fortaleza (88%) e Goiânia (94%). (Metrópoles)
Escassez de insumos
Além de sobrecarregar os sistemas de saúde, a disparada da ômicron no Brasil está provocando uma escassez nos insumos para testes. Por conta disso, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED) recomendou aos laboratórios que priorizem os exames para pacientes graves, trabalhadores da saúde e outros profissionais essenciais. (g1)
Também por causa da nova cepa, o governo de São Paulo determinou a redução do público em jogos do campeonato paulista a 70% da capacidade dos estádios e recomendou que as prefeituras adotem a mesma medida para situações de aglomeração, como shows e feiras. (Estadão)
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O consultor em controle interno Claudemberg Dantas, atual titular da Controladoria-Geral do Município de Mossoró (CONTROL), deverá formalizar pedido de afastamento do cargo nos próximos dias. Retomará a rotina de suas atividades na iniciativa privada e em consultorias públicas.
Claudemberg tem mais de 25 anos atuando nos segmentos estatal e privado, inclusive como controlador-geral e assessor técnico junto a órgãos de estado, como os tribunais de contas do RN e da União.
Ele fez parte da equipe de transição do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e foi nomeado à Controladoria-Geral em janeiro do ano passado. Seu compromisso ao assumir a função foi de que ficaria de seis meses a um ano nesse trabalho estratégico na municipalidade.
O seu substituto deverá ser anunciado até o início da próxima semana. Procuramos maiores informações com o secretário municipal da Comunicação, Bruno Martins, que confirmou a notícia, mas sem adiantar quem ocupará o cargo.
Leia também: Veja outras mudanças na equipe de Allyson Bezerra AQUI, AQUI e AQUI.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
“Quer ser experiente? Comece já”.
Provérbio Árabe
O ABC venceu sua segunda partida consecutiva no Campeonato Estadual 2022. Depois de fazer 4 x 2 no Globo domingo (9), no Frasqueirão, nessa quarta-feira (12) o alvinegro de Natal passou pelo Potyguar de Currais Novos por 2 x 0, também atuando em seu estádio.
O primeiro gol foi de Wallyson, de pênalti, no início do segundo tempo. O segundo foi de Richardson. O ABC lidera a competição com 6 pontos, seis gols a favor e dois contra.
Potiguar
No Estádio Nogueirão em Mossoró, o Potiguar ganhou sua segunda partida na competição. Domingo levou a melhor sobre o Santa Cruz de Natal com placar de 1 x 0. Hoje à noite a vítima foi o Assu. Goleou: 3 x 0.
Harrisson abriu o placar e Narcílio ampliou ainda no primeiro tempo. No segundo, já nos minutos finais, Jefinho deu números finais à partida.
O Potiguar é o vice-líder do campeonato com seis pontos, quatro gols a favor e nenhum contra.
América
Jogando à tarde dessa quarta-feira na Arena Desembargador José Vasconcelos da Rocha, seu estádio ainda em construção, em Parnamirim, o América venceu o Santa Cruz de Natal por 1 x 0.
O gol do time alvirrubro foi marcado Zé Eduardo, no segundo tempo.
É a primeira vitória do América, que domingo passado foi derrotado em Currais Novos, pelo Potyguar, por 3 x 2. Já o Santa Cruz amarga segundo insucesso, pois no domingo também foi vencido pelo Potiguar, em Mossoró, por 1 x 0.
Globo
O Globo recuperou-se da derrota para o ABC na estreia do campeonato, domingo passado, quando perdeu por 4 x 2. Jogando nessa quarta-feira em seu estádio, o Barretão, passou pelo Força e Luz por 2 x 1. Fez 2 x 0 no primeiro tempo com Victor e Rômulo e Ketson diminuiu para o adversário no segundo tempo.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Abordo o ex-deputado federal Henrique Alves (MDB) há poucos minutos e disparo duas perguntas em sequência:
– Como o senhor viu a nota (veja AQUI) do MDB-RN adiantando que Garibaldi Filho será candidato a deputado federal?
– Teremos Garibaldi x Henrique no MDB?
Depois de algum silêncio, a reação sem mais delongas vem com palavras telegráficas e símbolos que marcam seu sistema política ao longo de décadas, e um leve sorriso:
– Discordo totalmente!
– Como assim – insisto?
Numa mensagem textualizada na rede social WhatsApp, o primo de Garibaldi Filho, companheiro dele durante mais de 50 anos de vida pública, dribla a ‘entrevista’ que eu tentava entabular:
– Garibaldi + Henrique! Coisas boas da democracia..! O povo decide! 💚👍
“Tá bom por hoje (Kkk!!)”.
Então, tá!
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Nos últimos dias, em conversas nas redes sociais (principalmente), é raro não me deparar com alguém com relatos sobre surto de Covid-19 e gripe Influenza.
Esse é um período comum de viroses que lotam hospitais públicos e Unidades Básicas de Saúde, mas o quadro agora é agravado com nova onda da Covid-19.
Hospitais privados também estão recebendo levas de pacientes em busca de tratamento.
Quem não tiver se prevenindo, que se cuide.
A Influenza, por exemplo, é uma infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco.
Tudo pode piorar mais ainda.
Busque vacinação.
Eu tomei vacina H1N1 em julho do ano passado e já estou com três imunizações contra a Covid-19, além de me prevenir com outras medidas.
Ainda assim estou apreensivo.
Cuide-se.
Veja também: Cientista diz que nova variante pode ser muito letal.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
As vendas de cimento no Brasil em dezembro somaram 4,8 milhões de toneladas, um crescimento de 1,6% em relação ao mesmo mês de 2020, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC). Mas ao analisar a venda de cimento por dia útil, onde é considerado o número de dias trabalhados e tem forte influência no consumo, o volume em dezembro foi de 205,5 mil toneladas, queda de 15,6% comparada com o mês anterior.
Com esse resultado, o setor termina 2021 com um total de 64,7 milhões de toneladas de cimento vendidas, um aumento de 6,6% sobre o ano anterior, e volta ao patamar de comercialização de dezembro de 2015.
Os principais indutores do crescimento da atividade foram a continuidade das construções e reformas através da autoconstrução, as obras imobiliárias e uma incipiente retomada de obras de infraestrutura.
Perspectivas sombrias
O setor da construção começa 2022 num cenário bem mais desafiador. A economia está em recessão técnica, a taxa de juros está em ascendência impactando os financiamentos imobiliários, já o poder de compra dos consumidores está diminuindo (a combinação de renda mais baixa e inflação alta é maléfica para a população, que passa a focar suas despesas em bens essenciais como alimentação e vestuário, sobrando menos dinheiro para outras gastos como construção da casa ou reforma).
Se em 2020 a região que mais cresceu foi a Nordeste, impulsionada principalmente pelo auxílio emergencial, em 2021 essa foi aquela com o pior desempenho. A redução do auxílio, tanto em valor quanto em abrangência, impactou diretamente esse resultado. O destaque positivo foi a região sul que teve o maior crescimento, e onde percebemos uma movimentação em construções de infraestrutura, principalmente em rodovias estaduais e pavimento urbano.
Com a reabertura da economia, a renda da população foi redirecionada para outros gastos, diminuindo a alocação em construção e reformas. Serviços como entretenimento e viagens, altamente impactados pela pandemia, voltaram a fazer parte dos dispêndios das famílias e disputar uma parcela da sua renda.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.


