sábado - 27/06/2026 - 17:04h
Mossoró

Ouvidoria-Geral divulga dados da pesquisa “Vozes da Escola”

Trabalho abrangente ouviu servidores, alunos e pais (Foto: Wilson Moreno)

Trabalho abrangente ouviu servidores, alunos e pais (Foto: Wilson Moreno)

A Ouvidoria-Geral do Município (OGM) entregou os relatórios da pesquisa “Vozes da Escola” à Secretaria Municipal de Educação (SME). A primeira etapa da ação itinerante esteve em 41 unidades da Rede Municipal de Ensino, no período de 17 de março a 21 de maio deste ano. O levantamento foi realizado em 30 escolas e 11 Unidades de Ensino Infantil (UEIs), das zonas urbana e rural.

A iniciativa integra a estratégia institucional da Ouvidoria-Geral do Município voltada ao fortalecimento da escuta qualificada e da participação dos servidores nos processos de avaliação e aprimoramento da educação municipal. O relatório apresenta a consolidação das informações coletadas com pais, alunos e servidores.

As ações ocorreram três vezes por semana, às terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, possibilitando maior abrangência da escuta ativa realizada junto à comunidade escolar.

A ouvidora Hubeônia Alencar destacou que os resultados da pesquisa “Vozes da Escola” mostram avanços importantes na Rede Municipal de Ensino e refletem o compromisso da gestão com a melhoria da qualidade da educação.

“Um dos destaques é que 100% das salas de aula mencionadas pelos participantes da pesquisa estão climatizadas, demonstrando investimentos que impactam diretamente o bem-estar e o aprendizado dos alunos. Essa climatização foi anunciada em 2022, com o ‘Mossoró Cidade Educação’. Hoje, uma realidade. Mais do que números, a pesquisa nos permite ouvir a comunidade escolar e identificar caminhos para continuar melhorando.”

Alunos

A pesquisa apontou ainda alta satisfação dos alunos com a unidade de ensino, com 96% dos entrevistados nas mais de 40 unidades de ensino participantes do levantamento respondendo que gostam de estudar na escola. Os estudantes também avaliaram positivamente as estruturas climatizadas. Segundo a pesquisa, os itens “Ótimo” e “Bom” registraram 80%.

Os alunos também avaliaram positivamente os serviços prestados pelas unidades de ensino. A merenda foi avaliada como boa ou excelente por 74,8%. Já 89,9% avaliaram o trabalho da direção da escola como bom ou excelente. O trabalho dos professores foi aprovado por 92,1%. Ainda de acordo com a pesquisa, 86,4% se sentem seguros na escola.

As maiores necessidades relatadas pelos alunos durante a pesquisa foi a estrutura física (com destaque para banheiros e espaços esportivos).

Pais

O relatório entregue à Secretaria Municipal de Educação também entrevistou os pais ou responsáveis pelos alunos da rede municipal. A participação na pesquisa foi predominantemente de mães. Os resultados indicam percepção amplamente positiva do ambiente escolar.

Pais ou responsáveis responderam que 97,1% dos filhos alunos da Rede Municipal de Ensino gostam de estudar na unidade de ensino. Já 89,5% deles avaliaram positivamente a unidade onde o aluno estuda.

Houve um alto nível de satisfação com os serviços oferecidos. 93,7% de pais e responsáveis avaliaram positivamente o atendimento da equipe escolar. A qualidade do ensino foi aprovada por 93,4%, enquanto 85,4% dos entrevistados entre pais e responsáveis avaliaram a qualidade da merenda escolar de forma positiva.

Os entrevistados disseram que estrutura, segurança e equipe escolar são as principais prioridades das famílias. Para 84,3% dos que responderam ao questionário, sentem segurança ao deixar seus filhos na unidade de ensino.

Servidores

A predominância dos servidores que participaram da pesquisa também foi feminina, assim como ocorreu no levantamento com os pais e responsáveis. A “Vozes da Escola” constatou que a maior parte dos servidores entrevistados disse que atua na unidade há mais de 1 ano. O percentual passa dos 60%. Mais de 23% atuam há mais de 10 anos no município.

O ambiente de trabalho e gestão da unidade foram avaliados positivamente pelos entrevistados. Percentual de 69,3% dos participantes avaliaram as condições de trabalho boas ou excelentes. Já 85,6% avaliaram positivamente o trabalho da direção. Para 88,4%, a relação entre servidores é positiva.

Sabatina também colheu queixas e apontou carências (Foto: Wilson Moreno)

Sabatina também colheu queixas e apontou carências (Foto: Wilson Moreno)

Um total de 74,5% dos servidores se sentem valorizados no ambiente de trabalho. Os entrevistados responderam que as habilidades são bem aproveitadas. O percentual neste item chega a 82,6%. Já 87,8% disseram que nunca presenciaram ou sofreram assédio e 73,7% sentem-se seguros em trabalhar.

Estrutura, inclusão e apoio das famílias são os principais desafios. Elogios predominam, mas criticas e sugestões apontam para necessidades de melhorias estruturais e recursos humanos.

Os infográficos da pesquisa “Vozes da Escola” podem ser acessados através do link: //prefeiturademossoro.com.br/ouvidoria/relatorios.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação
sábado - 27/06/2026 - 16:30h
Economia

Crescimento do e-commerce amplia o mercado de galpões

Complexo Logístico Nacional em Mossoró é exemplo de tendência (Imagem reproduzida)

Complexo Logístico Nacional em Mossoró é exemplo de tendência (Imagem reproduzida)

The News e BCS

No primeiro trimestre deste ano, o mercado de galpões ocupou o equivalente a 1 milhão de metros quadrados — o maior resultado desde 2022.

O que está causando essa alta? Basicamente, a chegada e o crescimento de e-commerces como Mercado Livre, Shopee e Amazon têm impulsionado esse setor — tanto de aluguel como de construção.

A vacância de galpões está no menor patamar da história (6,4%), com forte influência das empresas de e-commerce: nove das dez maiores transações do trimestre foram fechadas por players do segmento.

Na prática, para superar a concorrência, as empresas precisam de mais galpões — modernos e bem localizados. Os investimentos recentes mostram isso:

A Shopee realizou o maior contrato de locação já registrado no setor no Brasil.

O Mercado Livre anunciou R$ 500 milhões para um complexo de 300 mil metros quadrados.

A Amazon inaugurou um centro de distribuição em Salvador e passou a oferecer entregas no mesmo dia em toda a Bahia.

Essa disputa ajudou a elevar o preço médio de galpões em R$ 5,47/m² desde o primeiro trimestre de 2024, chegando em R$ 30,62/m².

Quem tem liderado a disputa é o Mercado Livre. A empresa acumula 1,19 milhão de m² de galpões locados desde o ano passado — mais que o dobro da Shopee e 6x mais que a Amazon.

Mas nem tudo são flores. Os juros altos e a Guerra do Irã tornaram as operações mais difíceis. Uma das principais empresas de logística do país estimou um aumento nos custos de quase 10% nos próximos meses devido ao conflito.

Mossoró 

Mossoró faz parte desse cenário. O grupo liderado pelo empresário Júnior Rebouças aposta no Complexo Logístico Nacional, equipamento de grandes proporções às margens da BR-304, saída para Fortaleza-CE. Pelo menos 32 galpões de 1,160 m2, cada um, estão sendo edificados. Nele, por exemplo, como adiantamos em primeira mão em postagem do dia 24 de março deste ano (veja AQUI), já está instalando-se a Shoppe. Outras grandes marcas tomam o mesmo caminho.

Em 2 de novembro de 2023 o BCS já antecipava o investimento: Empresário prepara complexo logístico de grandes proporções.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 27/06/2026 - 15:50h
Divaneide Basílio

Deputada sofre violência em evento de luta contra violência

Divaneide durante o evento, sentada, próxima à Janja (em pé, falando), em espaço da Arena das Dunas (Foto: Divulgação)

Divaneide sentada próxima de Janja (em pé, falando), durante evento (Foto: Divulgação)

A deputada estadual Divaneide Basílio (PT) viveu momentos de pânico e embaraços nessa quinta-feira (25) à noite, em Natal, ao final do evento denominado “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência” (veja AQUI). Seguranças federais da primeira-dama do país, Rosângela Lula da Silva (Janja), teriam fechado sua passagem de forma brusca e ela foi atingida por uma porta. Recebeu socorro no pronto-atendimento da Arena das Dunas, local do ato político, e depois foi transportada para o Hospital do Coração.

A própria deputada e ninguém do seu partido tinham se manifestado. Depois da crescente repercussão do episódio na mídia, com versões até desencontrada, sua assessoria e o PT de Natal emitiram notas neste sábado (27).

“A primeira-dama Janja da Silva manifestou solidariedade à deputada, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, prestou apoio e acompanhou pessoalmente a situação. A deputada agradece a atenção e a solidariedade da ministra, bem como as inúmeras manifestações de apoio, carinho e acolhimento recebidas de mulheres de todas as regiões do Rio Grande do Norte”, disse a assessoria da deputada. ““O episódio foi esclarecido entre os envolvidos e está superado”, encerrou.

O PT natalense solidarizou-se com a deputada e assinalou: “Ressaltamos a agressão decorreu de agente externo a organização partidária do evento e que medidas foram e estão sendo tomadas pelo nosso Partido. A primeira-dama, assim que foi informada, prontamente repudiou o ocorrido e afastou o agente dos eventos seguintes. Os covardes que cometem esse tipo de brutalidade e os que propagam mentiras sobre a situação merecem todo nosso repúdio.” Mais adiante, sublinhou: “O PT não naturaliza nenhum tipo de violência e foi criado para combater todo tipo de opressão.”

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ProMulher/RN) divulgou nota de solidariedade, pediu apuração dos fatos e disse ver o caso com “profunda preocupação.”

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 26/06/2026 - 23:52h

Pensando bem…

“Não me preocupo com o julgamento de quem eu não admiro.”

Edgard Abbehusen

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 26/06/2026 - 16:06h
Pré-campanha

“Endireita RN” é o “primeiro passo de uma caminhada”, diz Álvaro

Santa Cruz sediou evento de Álvaro e Babá Pereira (Foto: Assessoria)

Santa Cruz sediou evento de Álvaro e Babá Pereira (Foto: Assessoria)

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias (PL), lançou na noite desta quinta-feira (25), em Santa Cruz, o movimento “Endireita RN”, com objetivo de percorrer todas as regiões do estado. Ao lado do vice Babá Pereira (PL), anunciou que era o momento de virada de chave e salto à frente de sua pré-campanha

Esse primeiro encontro teve como anfitrião o deputado estadual Tomba Farias (PL), que recebeu Álvaro Dias e diversas lideranças políticas em Santa Cruz.

”Nós estamos aqui agora dando o primeiro passo de uma caminhada. Escolhemos Santa Cruz para dar início a essa jornada. Escolhemos Santa Cruz porque é aqui que temos o companheiro de partido que é exemplo para todos nós: o deputado Tomba Farias. Eu vi a cidade de Santa Cruz mudando, crescendo, avançando. Vi bairros inteiros aqui crescendo. Aqui foi erguida a maior estátua religiosa do Brasil, a Estátua de Santa Rita de Cássia. Tomba foi prefeito duas vezes, a Dra. Fernanda também. Vamos seguir o exemplo de Tomba, vamos seguir o exemplo do que fizemos em Natal. Vamos fazer as mudanças necessárias que o Rio Grande do Norte precisa. Com esse time aqui é que vamos fazer as mudanças necessárias no Rio Grande do Norte”, afirmou Álvaro Dias.

O encontro contou com a presença dos Senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos); do pré-candidato a vice-governador Babá Pereira (PL); do pré-candidato ao Senado Coronel Hélio (PL); do deputado federal Sargento Gonçalves (PL); da pré-candidata a deputada federal Nina Souza (PL); da vice-prefeita de Natal Joana Guerra; e do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, vereador Glauber Bezerra. Também participaram prefeitos, vice-prefeitos, vereadores de Santa Cruz e de outros municípios das regiões Trairi e Agreste.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 26/06/2026 - 15:30h
MCJ 2026

“Chuva de Bala” tem sua última apresentação nessa sexta-feira

Espetáculo começa às 21 horas (Foto: Wilson Moreno)

Espetáculo começa às 21 horas (Foto: Wilson Moreno)

Agende-se.

Nesta sexta-feira (26) acontece a a última apresentação do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, nesta temporada. A encenação é realizada ao ar livre, no adro da Igreja de São Vicente, a partir das 21h.

Encenação faz parte da programação do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2026.

O espetáculo retrata a resistência do povo mossoroense à invasão ao bando de Lampião, no ano de 1927. A narrativa destaca aspectos históricos de bravura, coragem e resistência de um povo contra a investida dos temidos cangaceiros.

Com figurinos e cenários que remetem à década de 1920 do século passado, atores e atrizes dão vida a personagens como o prefeito Rodolfo Fernandes e o cangaceiro Lampião. São cerca de 70 atores e bailarinos envolvidos no projeto, além de equipes técnicas.

Em 2026, a resistência de Mossoró ao bando de Lampião celebra 99 anos de história.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 26/06/2026 - 15:00h
Apoio

À espera de Ezequiel Ferreira

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Por Vicente Cerejo, Cena Urbana (Tribuna do Norte)

Os defensores da candidatura de Álvaro Dias ainda parecem convencidos de que ele terá o apoio do presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira.

Quando quebrar o silêncio.

Os defensores da eleição de Álvaro continuam arrimados na ideia de que é a melhor opção de Ezequiel para fazer o seu sucessor na presidência da Assembleia por não ter candidato.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 26/06/2026 - 07:56h
Natal

Janja participa de ato pelo fim da violência contra a mulher

Samanda, Janja, Fátima e Isolda: mulheres mobilizadas (Foto: divulgação)

Samanda, Janja, Fátima e deputada estadual Isolda Dantas: mulheres mobilizadas (Foto: divulgação)

A primeira-dama do país, Rosângela Lula da Silva (Janja) participou nesta quinta-feira (25), em Natal, do encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, que reuniu lideranças políticas, parlamentares, representantes de movimentos sociais e militantes em defesa do enfrentamento à violência contra as mulheres e do fortalecimento da democracia. Promovido pelo Partido dos Trabalhadores, o evento foi realizado no Espaço Bossa Nova, na Arena das Dunas, e contou com a participação da governadora Fátima Bezerra (PT).

“Em 2022 foram as mulheres que ajudaram a eleger o presidente Lula e tenho certeza de que novamente teremos um papel fundamental. Mas essa luta vai além das eleições. Precisamos transformar a cultura da violência, enfrentar a masculinidade nociva e envolver toda a sociedade nesse debate, das escolas às igrejas”, afirmou. A primeira-dama também ressaltou a necessidade de ampliar as políticas públicas de proteção diante dos altos índices de feminicídio registrados no país.

“Nosso governo vai entrar para a história”

A governadora Fátima Bezerra destacou a ampliação da rede estadual de proteção às mulheres, citando a criação de sete Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a implantação da primeira Casa de Proteção para mulheres vítimas de violência e seus filhos, além do fortalecimento das políticas de prevenção. “Mesmo diante de tantas dificuldades, nosso governo vai entrar para a história como o que mais avançou na defesa da vida das mulheres. Jamais vamos nos calar. Em vez do silêncio, oferecemos proteção, acolhimento e políticas públicas”, declarou.

“Reunir tantas mulheres comprometidas com a transformação social fortalece a certeza de que enfrentar a violência contra as mulheres exige coragem, investimento em políticas públicas e mobilização permanente. Não basta indignação. É preciso fortalecer a rede de proteção e enfrentar uma cultura que ainda naturaliza a violência. Esse compromisso precisa estar presente todos os dias, porque nenhuma mulher deve viver com medo e nenhuma violência pode ser tratada como normal”, destacou a presidente estadual do PT, vereadora e pré-candidata ao Senado Samanda Alves (PT).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 26/06/2026 - 07:42h
Teresa Leitão

Senadora de Pernambuco é a nova líder do governo Lula

Postagem de Lula na rede social X (Reprodução do BCS)

Postagem de Lula na rede social X (Reprodução do BCS)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado, em substituição a Jaques Wagner (PT-BA), que deixou o cargo após ser alvo da Operação Compliance Zero (veja AQUI).

Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que Teresa terá a missão de conduzir a articulação política da base governista e viabilizar a aprovação de projetos considerados prioritários pelo Planalto, como o fim da escala 6×1 e a PEC da Segurança Pública.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 26/06/2026 - 07:22h
Banco Master

PGR rejeita delação de ex-presidente do Banco de Brasília

Gonet quer mais de Paulo Henrique Costa (Fotos: Leobark Rodrigues/MPF e Divulgação PF)

Gonet quer mais de Paulo Henrique Costa (Fotos: Leobark Rodrigues/MPF e Divulgação PF)

Do Canal Meio e outras fontes para o BCS

A vida não está fácil para os acusados de envolvimento no escândalo do Banco Master. Nesta quinta-feira, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, rejeitou a proposta de acordo de colaboração premiada apresentada pela defesa do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. A Polícia Federal aponta o envolvimento de Costa em operações suspeitas para salvar o Master, que só não foi comprado pelo banco estatal do Distrito Federal devido a um veto do Banco Central.

No parecer, Gonet afirma que a proposta não apresenta elementos capazes de contribuir de forma efetiva para o avanço das apurações. Segundo o procurador-geral, a colaboração possui “reduzida utilidade e débil eficácia potencial”. (Metrópoles)

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência de Daniel Vorcaro, ex-controlador do Master, para a Papudinha, no Complexo da Papuda, onde o ex-banqueiro já passou a noite. Preso preventivamente desde março na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, Vorcaro havia permanecido no local para facilitar as negociações de um acordo de delação premiada. As propostas apresentadas pela defesa, no entanto, foram rejeitadas pela PF e pela PGR. (g1)

Mendonça determinou ainda que sejam adotadas as “providências administrativas necessárias” para assegurar que Vorcaro não se comunique com Costa, do BRB que também está preso na Papudinha. (Jota)

Ao mesmo tempo, Mendonça voltou a impor sigilo às investigações que envolvem Henrique e Felipe Vorcaro, pai e primo de Daniel Vorcaro, após a Segunda Turma do STF confirmar a manutenção das prisões preventivas dos dois no âmbito da Operação Compliance Zero. As peças do inquérito haviam sido tornadas públicas pelo relator horas antes do julgamento. (Globo)

Filme sobre Bolsonaro

Ainda no Supremo, o presidente da Corte, Edson Fachin, determinou que a relatoria da investigação sobre o filme Dark Horse, sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, passe do ministro Alexandre de Moraes para Mendonça. Há suspeitas de que o dinheiro dado por Daniel Vorcaro para a produção tenha sido desviado para pagar despesas do ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos EUA e nega as acusações. Fachin considerou que os fatos da denúncia coincidem com outras investigações sob a responsabilidade de Mendonça. (Folha)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 26/06/2026 - 06:30h
Teatro Lauro Monte Filho

BNB Cultural celebra música instrumental com Márcio Rangel

Banner de divulgação

Banner de divulgação

Músico, compositor e instrumentista com trajetória nacional e internacional, tendo realizado apresentações e festivais na Inglaterra, Itália e outros países da Europa, além de parcerias com importantes nomes da música instrumental mundial, o mossoroense Márcio Rangel apresenta-se às 18 horas desta sexta-feira (26). Será no Teatro Lauro Monte Filho, Centro de Mossoró.

Petar e Daniel (Sérvia) também vão estar nessa apresentação, uma noite especial de música instrumental reunindo artistas de diferentes países e culturas, com bastante sonoridade.

Banco do Nordeste Cultural Mossoró fica à Rua 30 de Setembro, s/n, Centro – Mossoró/RN.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
quinta-feira - 25/06/2026 - 23:50h

Pensando bem…

“A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos.”

Hannah Arendt

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 25/06/2026 - 21:20h
Generosidade

Motoboy se emociona com gesto de humanidade de cliente

O entregador (motoboy) Bruno Camillo saiu para realizar uma entrega em uma noite muito fria e acabou vivenciando um momento de profunda humanidade que mudaria a sua trajetória.

O cliente, chamado Matheus, desceu para buscar o lanche e, de forma muito atenciosa, perguntou se Bruno já havia jantado. Ao ouvir do entregador que não — pois a lanchonete onde trabalhava só liberava a refeição dos funcionários a partir das 23h, sendo que ele iniciava o expediente às 18h -, Matheus tirou R$ 25 do bolso e entregou a Bruno para que ele comprasse algo para comer.

Como estava com muita fome, Bruno foi até à lanchonete ali perto, comprou um cachorro-quente, retornou e comeu em frente ao prédio do morador. A fome era tanta e o gesto foi tão nobre que o entregador chorou de emoção e gratidão.

Reprodução: @ainegoamor | @dommedia.br”. @sgnoticia

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 25/06/2026 - 16:28h
Leucemia

RN perde a jornalista esportiva Helga Oliveira

Helga Oliveira tinha 48 anos (Foto: Reprodução)

Helga Oliveira tinha 48 anos (Foto: Reprodução)

Após vários dias internada, faleceu nesta quinta-feira (25), em Natal, a jornalista Helga Oliveira, 48. Era casada com o jornalista, professor e palestrante Luís Henrique e mãe de Pedro e Caio.

Helga remete-me há muitos anos, na telinha da TV Cabugi, em coberturas esportivas, numa época que era incomum uma mulher mergulhar nesse universo tão masculino e machista.

Que descanse em paz.

Força, Luís, Pedro e Caio.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 25/06/2026 - 15:34h
Classes D/E

Brasileiro melhora de vida, mas ascensão é muito frágil

Gráfico do Valor Econômico

Gráfico do Valor Econômico

A parcela da população brasileira nas classes D/E caiu para 19,4% em 2025 e atingiu o menor nível desde 2012. Isso significa que cerca de 41 milhões de brasileiros vivem em domicílios com renda de até R$ 760 por pessoa.

Por que isso aconteceu? Os dois principais fatores apontados como responsáveis pela queda são a melhora no mercado de trabalho e os programas de transferência de riqueza, como o Bolsa Família.

Apesar do crescimento, essa ascensão pode ter acontecido de forma frágil.

Na prática, muitas pessoas não conseguiram acumular patrimônio suficiente para sustentar essa melhora de forma independente. Esse grupo ainda fica sujeito aos auxílios do governo e à taxa de juros, por exemplo.

Desigualdade

Em meio a esse cenário, a diferença de renda média por pessoa é expressiva: nas classes D/E fica em R$ 453, enquanto na classe A fica em R$ 14.214 — 31x maior.

A maior parte da população brasileira (56%) está agrupada na classe C (C1 e C2). A renda média por pessoa ficou em R$ 1.921 para a C1 e R$ 1.104 para a C2 em 2025. O principal vetor de melhora foi o mercado de trabalho, que conseguiu absorver boa parte dos trabalhadores pouco escolarizados.

No fundo, houve uma ascensão das classes mais baixas, mas que ainda precisam ser validadas com o tempo e com os diferentes cenários econômicos.

“Boa parte das famílias que saíram recentemente da pobreza ainda vive em vulnerabilidade financeira elevada,” aponta Flávio Ataliba, estudioso da Fundação Getúlio Vargas (veja AQUI). Segundo ele, o Bolsa Família foi o principal vetor de melhora.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
quinta-feira - 25/06/2026 - 11:30h
2 de julho

Leilão do TRT-RN terá imóveis de Natal, Mossoró e Parnamirim

Banner de divulgação

Banner de divulgação

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) vai realizar o segundo leilão do ano no dia 02 de julho (quinta-feira), a partir das 9h, no Depósito Judicial do TRT-RN, localizado na Rua Dr. Nilo Bezerra Ramalho, nº 1790, Tirol. Acontecerá na modalidade híbrida, permitindo a participação tanto presencial quanto online.

Para participar, é necessário realizar o cadastramento prévio no site do leiloeiro oficial (//www.fidelisleiloes.com.br/).

O edital do leilão foi expedido pela Central de Apoio à Execução (CAEX), sob a coordenação da juíza do trabalho Stella Paiva de Autran Nunes, com bens penhorados nas Varas do Trabalho e na CAEX. Estarão disponíveis para arrematação apartamentos, terrenos, veículos, salas comerciais, equipamentos de academia e itens de ótica.

Natal

Em Natal, o destaque de maior valor é um apartamento no Edifício Mansão Georgina, no bairro de Petrópolis, com 208,26 m² de área privativa, avaliado em R$ 1.732.000,72. Também na capital, há um apartamento no Mirante das Dunas Residencial, em Candelária, avaliado em R$ 1.000.000,00, além de um prédio comercial no Bairro Nordeste, na Avenida Felizardo Firmino Moura, onde funcionava uma marmoraria, avaliado em R$ 420.000,00.

Mossoró

Fora de capital, há um apartamento no Condomínio Spazio Di Mônaco, em Mossoró, com três suítes e varanda gourmet em uma área de 207,0450 m², avaliado em R$ 1.193.000,00, sendo o valor mínimo para arrematação em R$ 357.900,00.

Parnamirim

Em Parnamirim, está em oferta um terreno de 4.000,00 m² no Loteamento Parque das Árvores, avaliado em R$ 800.000,00, enquanto em Caicó, encontra-se disponível um terreno urbano de 1.000,00 m² na Rua Emídio Félix, avaliado em R$ 300.000,00, sendo o valor mínimo para arrematação em R$ 120.000,00.

Entre os itens leiloados, tem também óculos de marcas variadas, principalmente de grife, máquinas de academia, de uma antiga unidade da Arena Fitness, além de veículos que vão de caminhões pesados como o VW/24.280 a automóveis em estado de sucata.

Os bens poderão ser arrematados em conjunto ou individualmente. O preço mínimo de venda em segunda praça é, em regra, de 50% do valor da avaliação. Não serão aceitos lances vinculados a qualquer condição adicional às disposições do edital. O pagamento do valor total da arrematação (para quitação à vista) ou o pagamento do sinal (para os casos de parcelamento) deverá ser realizado pelo arrematante no dia do leilão (02/07/2026). Confira o edital completo atualizado (clique AQUI).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 25/06/2026 - 09:26h
7 anos e 9 meses

Autor de atropelamento fatal é condenado para regime semiaberto

Netão, a vítima, tinha intenso trabalho social em Mossoró; julgamento foi nessa quarta-feira (Foto: Mossoró Hoje/Alexandre Pinto)

Netão, a vítima, tinha intenso trabalho social em Mossoró; julgamento foi nessa quarta-feira (Foto: Mossoró Hoje/Alexandre Pinto)

O professor Lucas Vinicius do Vale Lopes, 24, foi condenado a 7 anos e 9 meses de prisão, em regime semiaberto, pelo atropelamento e morte do servidor público José Martins Veras Neto (Netão Veras), 58. A vítima, tinha intenso trabalho social em Mossoró, trabalhando como voluntário para instituições filantrópicas.

O júri popular ocorreu nessa quarta-feira (24), no Fórum Dr. Silveira Martins, em Mossoró, julgou por homicídio doloso, caso ocorrido dia 22 de março de 2025, na Avenida Coelho Neto no Conjunto Abolição III em Mossoró. Lucas dirigia carro em alta velocidade e bateu na traseira da moto pilotada por Netão Veras.

Sua condenação acabou sendo uma vitória pessoal e de sua defesa, feita pelos advogados Otoniel Júnior, Nilton Filho e Bruna Vidal. Pelo Ministério Público atuou o promotor Ítalo Moreira, enquanto os advogados Marcos Freitas e Rafaella Xavier reforçaram a acusação.

O júri foi presidido pelo juiz Vagnos Kelly de Figueiredo, que após 15 anos na função se afasta do trabalho ligado à 1ª Vara Criminal. Assumirá outra vara na comarca local.

Dia passado, a família da vítima emitiu uma “Carta aberta à sociedade mossoroense” (veja AQUI) em que pedia justiça.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Segurança Pública/Polícia
quinta-feira - 25/06/2026 - 09:02h
MCJ 2026

Um show nos céus

O céu brilhou mais forte com o show de drones comandando pelo DJ Alok no Mossoró Cidade Junina (MCJ), à noite dessa quarta-feira (24).

Foi lindo. Foi impactante.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 25/06/2026 - 08:30h
Jacques Wagner

Líder do Governo Lula diz que se afasta de função em “comum acordo”

No App "X" (antigo Twitter), Wagner deu sua versão sobre saída (Reprodução do BCS)

No App “X” (antigo Twitter), Wagner deu sua versão sobre saída (Reprodução do BCS)

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou seu afastamento da liderança do governo no Senado, seis dias após ser alvo da nova fase da Operação Compliance Zero, que investiga um esquema bilionário de fraudes envolvendo o Banco Master.

A decisão foi tomada após uma reunião de cerca de duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada. Em publicação nas redes, Wagner disse que o afastamento foi de “comum acordo” e afirmou que sua prioridade será concentrar esforços na própria defesa e nas campanhas pela reeleição de Lula, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de sua própria candidatura ao Senado ao lado do ministro Rui Costa.

O “comum acordo” é a versão espalhada por Jacques Wagner e governo. Mas, o fato é que sua permanência ficou insustentável e o presidente Lula teme mais desgastes num ano eleitoral, com esse escândalo envolvendo um aliado e amigo com mais de 45 anos de convivência com ele.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 25/06/2026 - 07:20h
Mais problemas

Vídeo de Michelle escancara crise na família Bolsonaro

Michelle tem forte influência no eleitorado feminino, onde Flávio enfrenta resistência (Foto: Reprodução de vídeo)

Michelle tem forte influência no eleitorado feminino, onde Flávio enfrenta resistência (Foto: Reprodução de vídeo)

Do Canal Meio e outras fontes para o BCS

Azedou de vez a relação entre o pré-candidato do PL à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), e sua madrasta, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em um vídeo publicado no Instagram, ela afirmou ter sido “maltratada”, “desrespeitada” e “apunhalada” pelo enteado durante uma conversa telefônica. Segundo Michelle, o episódio ocorreu horas depois de tornar públicas suas críticas às negociações do PL com Ciro Gomes (PSDB) no Ceará.

A ex-primeira-dama afirmou que o telefonema foi feito após uma tentativa de contato de sua parte e que Flávio adotou um tom ríspido, exigindo que não interferisse nas decisões partidárias. (Globo)

Na tentativa de conter o estrago provocado pelo vídeo, Flávio Bolsonaro publicou no fim da noite um pedido de desculpas. “Em nenhum momento ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se o fiz, peço desculpas. Tenho por ela respeito e reconhecimento pelo trabalho no PL Mulher, pelo cuidado com meu pai e por tudo o que representa para o Brasil”, escreveu em suas redes. Ele disse ainda que chegou a procurá-la pela manhã e não foi atendido. (g1)

Nos bastidores, porém, o vídeo caiu como uma bomba. Segundo interlocutores, Flávio e seus irmãos Carlos e Eduardo cobraram de Jair Bolsonaro um gesto que desautorize Michelle. O ex-presidente, que está em prisão domiciliar e só tem contato direto com a esposa, ainda não se manifestou. (Amado Mundo)

Outro efeito do vídeo foi rachar o PL. Como conta Bela Megale, uma ala expressiva defende que Michelle seja destituída da presidência do PL Mulher, com bolsonaristas afirmando que ela “jogou a eleição no colo de Lula”. Para outros, a mensagem obriga Flávio Bolsonaro a conversar com a madrasta e abrir espaço para ela na campanha.

A preocupação no partido é grande porque Michelle tem forte influência no eleitorado feminino, grupo no qual a candidatura de seu enteado enfrenta a maior resistência. (Globo)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 25/06/2026 - 06:00h
Futebol

Galvão Bueno bate recorde como narrador de Copa do Mundo

Bueno: marcas gigantes (Foto: Instagram)

Bueno: marcas gigantes (Foto: Instagram)

Galvão Bueno entrou para o Guinness World Records ao atingir a marca de 148 partidas de Copa narradas na televisão.

O jogo dessa quarta-feira (24), em que o Brasil venceu a Escócia por 3 x 0, rendeu outro feito histórico: ele narrou o 100º gol brasileiro na competição.

Bueno atua nessa copa como narrador do SBT e Nsports.

“Eu sou um narrador, eu sou um apresentador de televisão, mas eu sou um vendedor de emoções e ando no fio da navalha. De um lado tem as emoções que eu jogo para o telespectador, milhões e milhões, dezenas de milhões de telespectadores. Graças a Deus está sendo assim no SBT e Nsports, fantástico. Estamos muito felizes”, disse Galvão Bueno em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Esporte
quinta-feira - 25/06/2026 - 04:22h
Sábado, 27

Saiba o que pode e não pode levar para o “Boca da Noite”

Cláudia Leitte é uma das grandes atrações (Foto: divulgação)

Cláudia Leitte é uma das grandes atrações (Foto: divulgação)

A Prefeitura de Mossoró reforça as regras de segurança para o “Boca da Noite” 2026, que será realizado no próximo sábado (27) a partir das 18 horas. Para o encerramento da 29ª edição do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ), medidas serão adotadas para garantir a segurança de todos e a organização do evento ao longo da avenida Rio Branco, no Corredor Cultural e imediações.

Com o objetivo de garantir a segurança de todo o público, fica proibida a entrada de garrafa de vidro e objetos cortantes em todo o perímetro da festa. Ademais, no encerramento do MCJ 2026, mesas e cadeiras não poderão ser levadas.

No evento, será permitida bebida em lata e garrafa pet. Cabe ressaltar que também há possibilidade de entrada com cooler e bolsa térmica, mas nos portões haverá fila exclusiva para o acesso à festa, onde as equipes de segurança fazem a revista.

A medida busca prevenir acidentes e aumentar a proteção do grande público durante o evento, que começa às 18h.

PODE:

Bebida em lata;

Garrafa pet;

Cooler e bolsa térmica (entrada específica para revista)

NÃO PODE:

Garrafa de vidro;

Objetos cortantes;

Mesa e cadeira

Atrações

ATRAÇÕES DO “BOCA DA NOITE”:

Chicabana

Cláudia Leitte

Mozão

Muny Santos

Davson Davis

Nataly Vox

Maxson Comando e Forró Com Ella

Lucas Lima

Banda Bakulejo

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.