domingo - 28/12/2025 - 11:24h

Impostores

Por Marcelo Alves

Tartufo de Molière (Reprodução)

Quadro “A leitura de Tartufo”, de Jean-François de Troy, pintor francês (Reprodução)

O que é um “tartufo”? Socorro-me do bom e velho dicionário “Aurélio” (edição da Nova Fronteira, impressa e pesadona, de 1986), para apresentar duas definições: (i) “homem hipócrita” e (ii) “devoto falso”.

Mas o mesmo “Aurélio” relaciona o verbete à peça “Le Tartuffe ou l’Imposteur” (1669), do escritor francês Molière (1662-1673). E é por esse autor e por esse clássico da dramaturgia, até para dar um quê de elegância à coisa, que inicio a crônica de hoje.

Jean-Baptiste Poquelin, dito Molière, nasceu em uma família de comerciantes parisienses. Recebeu excelente educação. Ainda jovem se meteu com o teatro e percorreu o país com a sua trupe de então. Voltou a Paris e tornou-se protegido do rei Luís XIV (1638-1715). Foi dramaturgo, diretor e ator (diversas vezes no papel principal). Sobretudo escreveu bastante, para lá de trinta peças, sendo um dos fundadores da dramaturgia francesa. Seu forte era a comédia satírica, criticando os costumes da época (que, de resto, vão e voltam na história dos homens). Desgostou a muitos, claro. Faleceu, aos 51 anos, na Paris de seu nascimento e glória.

O legado de Molière é enorme. “L’école des femmes” (“Escola de mulheres”, 1662), “Dom Juan ou le Festin de Pierre” (“Don Juan”, 1665), “Le misanthrope” (“O Misantropo”, 1666), “L’avare” (“O Avarento”, 1668), o citado “Tartuffe” (“Tartufo”, 1669), e “Le malade imaginaire” (“O doente imaginário”, 1673), entre outros textos, são obras-primas, lidas e encenadas em toda a terra redonda.

Lembro-me da maravilha que foi assistir a “O Avarento”, com o nosso Jorge Dória no papel principal (saudade do tempo em que podíamos aglomerar no teatro). A celebrada Comédie-Française tem Molière como patrono espiritual, assim como o têm os atores franceses. Para se ter uma ideia do lugar de Molière na francofonia e nas letras, o francês é comumente designado como a “língua de Molière”, assim como se faz, quanto aos respectivos vernáculos, com os gigantes Shakespeare, Dante, Goethe, Cervantes e Camões.

O enredo de “Le Tartuffe” gira em torno da casa e da família de Orgon, um rico burguês parisiense que toma Tartuffe – a personagem-título, mas que só aparece no terceiro ato da peça – por um santo devoto. O “piedoso” Tartuffe conquista a confiança de Orgon ao ponto de este recebê-lo em casa. A família se divide. A confusão está armada.

Uma secretária da casa, Dorine, e a esposa de Orgon, Elmire, decidem desmascarar Tartuffe. E, assediando até a dona da casa, Tartuffe se mostra o que quase todo/a vestal, sobretudo o que brada contra uma tal “bandidagem”, a corrupção (mas apenas a dos outros) e os “maus costumes” (seja lá o que isso for), é: um hipócrita impostor.

E aqui volto às definições do nosso “Aurélio”. Vocês já atentaram que fomos tomados por “homens hipócritas” e (terrivelmente) “falsos devotos”? Eles nos assombram diariamente com notícias sabidamente falsas. Paridos pela ditadura e pela tortura, eles pagam de “defensores da liberdade”. Aglomeram em verde e amarelo mas ofendem e passam a mão em pretos, pardos e índios. Pedem morte para todos os supostos “bandidos”, mas confraternizam e até homenageiam a outra banda da “bandidagem”.

Mandam o povo para as ruas e templos, explorando suas necessidades, sem dar-lhe as mínimas condições e as vacinas necessárias. Nos costumes, pregam um ultraconservadorismo quando sequer cumprem o dever em casa. Têm mil bocas para orar, mas nenhuma mão para ajudar.

Dizem que Luís XIV, aquele que disse “o Estado sou eu”, proibiu a representação da primeira versão do “Tartuffe”. Molière escreveu ao Rei e obteve o “placet” (a aprovação régia) para a sua obra.

Mas o que faria hoje um grande dramaturgo em relação àquele que afirma “eu sou a Constituição”? Um Molière ou mesmo um Paulo Gustavo (1978-2021), que perdemos em meio a essa pandemia e a essa impostura genocida. Talvez simplesmente lhe dedicasse a peça.

Marcelo Alves é procurador Regional da República, doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 28/12/2025 - 11:00h
Nosso tempo

Brinquedos se transformam em “âncoras emocionais” de adultos

Do The News (especial para o BCS)

Adultos mergulham no universo dos brinquedos em meio ao caos da vida (Foto: Reprodução)

Adultos mergulham no universo dos brinquedos em meio ao caos da vida (Foto: Reprodução)

Imagine o quarto de alguém na casa dos vinte e poucos anos… A decoração, os objetos, os desenhos espalhados pelo espaço. Agora repare em um detalhe que parece fora de lugar: um ursinho de pelúcia. Pode soar estranho, mas não é incomum.

Nos últimos meses, imagens de jovens adultos exibindo pelúcias, bonecos Labubu e personagens “fofos” tomaram o TikTok e o Instagram. O que poderia ser visto apenas como trends com data de validade revela algo maior.

Um relatório recente da Circana mostra que 43% dos adultos no Reino Unido compraram brinquedos para si mesmos ou para outros adultos neste ano. Entre consumidores de 18 a 34 anos, esse número salta para 76%.

Na prática, adultos passaram a sustentar uma fatia relevante da indústria dos brinquedos, enquanto crianças trocam bonecas e carrinhos por telas e tablets.

Nostalgia como resposta ao caos

Segundo dados do GWI,15% dos jovens preferem pensar no passado em vez do futuro, e quase metade demonstra apego emocional a referências culturais que antecedem o próprio nascimento. Os números ajudam a dimensionar esse movimento:

As vendas de discos de vinil cresceram, em média, 18% ao ano nos últimos cinco anos, e cerca de 60% dos jovens afirmam comprar discos, segundo o relatório Audio Tech Lifestyles, da Futuresource Consulting. Em 2024, os vinis superaram os CD’s. Passaram a representar 76,4% das vendas de mídias físicas, consolidando o formato como um “novo velho hábito” entre consumidores jovens.

O mesmo acontece com tecnologias consideradas ultrapassadas: as buscas por câmeras digitais cresceram até 563% em 2024, com a Geração Z liderando esse resgate.

O que realmente é interessante: Mais do que consumo ou estética, tudo isso funciona como âncora emocional. Em contraste com uma vida hiperconectada e performática, o analógico passou a cumprir um novo papel: o de regulação emocional coletiva. O foco é desacelerar e criar algum pertencimento.

Vinil virou uma febre com mercado crescente (Foto: Getty Images)

Vinil virou uma febre com mercado crescente (Foto: Getty Images)

Rir para não surtar

A Geração Z já ganhou o rótulo de the unserious generation (A geração duvidosa). Mas o tom leve engana. Na prática, o humor vira um mecanismo de sobrevivência ou de fuga dos desafios da realidade — a velha lógica de rir para não surtar.

Vídeos dançando na chuva durante furacões, piadas sobre uma possível Terceira Guerra Mundial, prepare-se comigo para o apocalipse, são bons exemplos.

O que diz a ciência

Outro estudo recente da Universidade de Cambridge apontou que o cérebro humano permanece em “fase adolescente” até os 32 anos. É o período de maior eficiência neural, mas também de maior sensibilidade emocional. Ou seja, do ponto de vista biológico, muitos jovens adultos ainda estão consolidando identidade, vínculos e sensação de segurança, justamente em um mundo que oferece cada vez menos estabilidade.

Amor, trabalho e o medo de se comprometer

Esse atraso simbólico da vida adulta aparece também nos afetos. Noutra pesquisa, 75% dos jovens estavam solteiros e não se relacionavam durante a pandemia — um dado que ajuda a entender a ruptura afetiva que se consolidou nos anos seguintes.

Desde então, o termo burnout amoroso ganhou força, representando uma aversão aos aplicativos de namoro, medo de se apegar e uma vigilância constante sobre “red flags” e “icks”.

Relacionar-se virou um campo minado: muita expectativa, pouca entrega e alto custo emocional.

No trabalho e no dinheiro a lógica é parecida. Dados recentes mostram isso:

27% da Geração Z têm mais dívidas do que economias, reflexo de um consumo mais imediato e da descrença no longo prazo;

58% dos jovens aceitam um emprego sem intenção de permanência;

46% dos jovens concorda com a afirmação: “Não importa o quanto eu trabalhe, nunca serei capaz de comprar uma casa que eu realmente ame”.

Infantilização ou adaptação

A geração claramente demonstra dificuldades de lidar com frustrações inevitáveis da vida adulta. Como consequência, surge esse “escapismo” da realidade, que se materializa através do consumo e dos comportamentos. O ursinho de pelúcia aos 20 e tantos anos é só a ponta do iceberg…

Brinquedinho de criança também é atração para adultos (Foto: reprodução)

Brinquedinho de criança também é atração para adultos (Foto: reprodução)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 28/12/2025 - 09:20h

Velho ditado

Por Bruno Ernesto

"Rouquinho", com um monte de coisas para não fazer, segue espichado (Foto: Bruno Ernesto)

“Rouquinho”, com um monte de coisas para não fazer, segue espichado (Foto: Bruno Ernesto)

Por acaso você notou que o rosto do outro desmonta qualquer discurso natalino e que não celebrar o Natal é uma escolha e fingir é uma atitude de má-fé?

Liev Tolstói sintetizou uma palavra numa única frase, quando disse que é mais fácil escrever dez volumes de princípios filosóficos do que pôr um deles em prática.

Se bem que Nelson Rodrigues, sem protocolos, diria a vida como ela é.

Foi-se o primeiro quartel do século XXI. Se não deu tempo para tudo, não se preocupe, pois ainda há tempo para muita coisa. Finado é apenas o ano.

A última semana do ano parece que anda aos solavancos. Ora lenta demais, ora acelerada demais, e tudo converge para o caos de final de ano.

Meu relógio é sempre adiantando mentalmente em dez minutos; para tudo. Especialmente se preciso sair apressado, pois é o tempo necessário para sair catando um a um os meus gatos, entorpecidos pela luz do dia.

Ao contrário do que você possa imaginar, o cochilo deles espalhados pela casa em verdade me dá um recado velado nessa correria diária. E se mesmo chamando para sair, não saem, aquele bocejo e aquela espreguiçada matinal deles apenas reforçam o recado.

Eles têm razão. Talvez seja esse o motivo pelo qual sempre preferi criar felinos.

Se você não pode contra o tempo, alie-se a ele.

Como diz o velho ditado: quem não tem cão, caça como um gato.

Bruno Ernesto é advogado, professor, escritor e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mossoró (IHGM)

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 28/12/2025 - 08:30h

Malandragem inofensiva

Por Marcos Ferreira

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Penso aqui com os meus botões (como diz aquele adágio) no que terão escrito os demais colaboradores deste prestigioso BCS — Blog Carlos Santos. É possível que algum ou outro, assim como eu, se encontre a esta hora quebrando a cabeça para honrar nosso compromisso dominical. Sim. O pensamento que tenho é este, o de que determinados escribas só conseguem enviar as suas produções literárias em cima da hora, já no próprio domingo. Isto a julgar pelo horário que nosso Editor libera as respectivas páginas desses meritórios manejadores do nosso alfabeto.

Tal detalhe, entretanto, não é nada da minha conta. O que importa é que são quinze horas e vinte e oito minutos deste sábado, 27 de dezembro de 2025, e eu (embora sendo uma coisa rara de ocorrer) não estou com minha crônica pronta. Encontra-se tão só em curso e, como se percebe, este sapateiro das letras vai descambando para a velha receita de escrever sobre as dificuldades com que volta e meia nos deparamos. Pois não existe ou existiu nenhum literato que não tenha recorrido a essa estratégia.

Mesmo os melhores entre os melhores se valeram deste recurso. Citando apenas dois cronistas de nossa freguesia, estou convicto de que os saudosos mestres José Nicodemos e Dorian Jorge Freire também lançaram mão desse artifício no intuito de construir uma página para os órgãos de imprensa com os quais colaboravam.

Especialmente José Nicodemos, que heroicamente sustentou a peteca de produzir uma crônica para o também heroico Jornal de Fato todo santo dia. Pois é. O Jornal de Fato, dando a César o que é de César, embora com uma tiragem mínima, deveras simbólica, é o único veículo deste município, quiçá do nosso estado, que ainda põe nas ruas uma edição impressa. Por último, Dorian era cronista dominical da Gazeta do Oeste. Claro que não ouso insinuar que estou ao nível desses dois beletristas. Nem na capacidade de criação nem na estilística.

Vamos em frente. No momento quem está em apuros sou eu. O Editor, há mais ou menos uma hora e meia, cobrou-me o envio desta sensaboria pelo WhatsApp: “Vai enviar texto?”, escreveu laconicamente.

O polígrafo Carlos Santos, além de jornalista, é um cronista meritório, um escritor de fôlego. O rapaz escreve diariamente, chova ou faça sol. Não raro fico basbaque com o poder de realização desse homem de imprensa e literato. Nunca me vi em maus lençóis, então não sei se eu conseguiria produzir uma crônica sem falhar uma só vez. Tenho para mim que não dou conta de tamanho desafio.

Difícil, contudo, é dar à luz uma crônica que caia no gosto de Natália Maia, minha sortuda noiva. Aqui no blogue, a propósito, o cronista preferido dela é o talentoso Odemirton Filho, autor de uma escrita leve e sintonizada com os temas do momento, ainda que escreva com regularidade acerca de acontecimentos pretéritos, memórias do arco-da-velha.

Imagino que é bom eu ficar por aqui. Afinal de contas, bem ou mal, estou chegando bem pertinho de uma página e meia com essa tática de redigir, na maior parte do tempo, sobre o próprio ato de escrever. Acho que o meu Editor e os pacientes leitores perdoarão esta malandragem inofensiva.

Marcos Ferreira é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
  • Repet
domingo - 28/12/2025 - 07:48h

Uma convivência pacífica e mais equilibrada – para nosso bem

Por Carlos Santos

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Participo de um experimento banal, mas que tem sido libertador. É fruto de escolha autônoma e particular. Veio a partir da percepção de que precisava cuidar mais de mim, para saborear melhor o privilégio de ser parte desse mundão. É saúde mental, é relaxamento físico. É paz.

A opção por viver e não apenas sobreviver tangido, é a essência da mudança. Livre para desfrutar do simples, pois quero ter um monte de coisas para não fazer.

Os primeiros resultados são empolgantes.

Há pelo menos seis meses comecei a combater uma rotina doentia. O indivíduo plugado, conectado, cibernético, mantido vivo por “aparelhos”, ingressou em novo ritmo: a ordem e a marcha são de desaceleração e continuada distância do celular. Um passo para trás, para poder seguir em frente.

O costume de acordar e ter como segundo movimento físico, depois de abrir os olhos, o braço esticado para pegá-lo sobre o criado-mudo ou debaixo da rede, tem sido o primeiro combate diário. Sem pressa, sem ansiedade alguma, deixo essa maravilha tecnológica ‘descansar’ bem mais do que eu. Estou no comando, não o inverso.

Meu domínio sobre um dos maiores vícios da modernidade resgata-me para o controle da própria vida. Avanço, mas não é uma vitória suprema e irreversível. Cada dia é um dia de batalha árdua. E tudo me faz lembrar o hábito da bebida, período em que consumia a “víbora” em escala industrial; ciclo vencido com dores, renúncias e perdas.

Poder passar horas e horas com a leveza de outras escolhas, da leitura de um livro físico ao bate-papo de corpo presente, sem checar tela por dezenas de vezes, é uma conquista. Uh-huuu! Mas, desconfio sempre de mim mesmo. Não baixo a guarda. Posso fraquejar.

Digo-lhe: essa não é uma relação que abomino e tento exorcizar. Muito pelo contrário. Não é um caso de ingratidão ou repulsa gratuita. O celular e a Internet revolucionaram minhas apostas profissionais e relação com o mundo.

Mesmo agora quando mais preciso, é imprescindível estabelecer limites. Proponho-me a recuperar o máximo de senso de controle em meio ao caos.

Para nosso bem, é melhor assim.

Com licença… modo avião. ✈️

Carlos Santos é criador e editor do Blog Carlos Santos – BCS

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 28/12/2025 - 05:48h

Nó lógico

Por Honório de Medeiros

Arte ilustrativa Web

Arte ilustrativa Web

Atrás ocorreu o seguinte diálogo entre Bárbara, minha filha, ainda pré-adolescente e eu:

“Deus é Todo-Poderoso?”, iniciou ela.

“Isso.”

“Ou seja, Deus é Onipotente, não é?”

“É.”

“Se Ele é Onipotente, pode criar qualquer coisa, não?”

“Claro!”

“Ele pode, portanto, criar algo que o destrua, certo?”

“Pois é…”

Nesse preciso momento, eu já estou integralmente preocupado com o final da conversa.

“Se algo assim pode destruí-lo, então Ele não é Onipotente, pois não pode impedir que algo mais poderoso o destrua.”

De onde eu tirei a ideia de que deveria ensinar lógica à minha filha?

Restou-me apelar, lembrando-me de São Tomás de Aquino: “os desenhos de Deus não cabem na malha estreita da lógica humana!”.

Tomei uma vaia…

Honório de Medeiros é professor, escritor e ex-secretário da Prefeitura de Natal e do Governo do RN

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
  • Repet
domingo - 28/12/2025 - 03:46h

Gratidão

Por Odemirton Filho

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

É lugar-comum dizer que a gratidão é a memória do coração. No entanto, ao finalizar o ano de 2025, eu não posso deixar de agradecer por tudo que vivi neste ano que se encerra.

Como todo e qualquer ano de minha vida, enfrentei desafios, preocupei-me com as dificuldades do cotidiano. Chorei. Sorri. Ao lado da minha família vivenciei momentos de imensa felicidade; o nascimento do meu primeiro neto encheu o meu coração de amor, trazendo mais alegria ao nosso lar.

Não há nada melhor para os pais do que presenciar os filhos trilhando os seus caminhos, lutando e alcançando objetivos. Nesta vida, não se consegue nada sem uma batalha diária; viver, sabe-se, é uma peleja medonha.

Vencer na vida, entretanto, não é somente conseguir um bom emprego ou ser realizado profissionalmente. Vencer na vida, sobretudo, é ser um homem e uma mulher de bem, com caráter e honestidade, pautando-se por valores, cultivando-se bons sentimentos. “Na verdade, quem luta apenas na esperança de bens materiais não colhe nada que vale a pena viver”, disse o escritor Antoine de Saint Exupéry.

Assim, viver o presente é o que importa. Se ontem erramos o caminho, que hoje possamos mudar o rumo e seguir por uma nova rota. O futuro? Coloque-o nas mãos Deus.

Em um mundo repleto de desamor, intolerância, vaidade, egoísmo e violência, é preciso sabedoria e serenidade para se blindar e conduzir a vida. Cada um sabe muito bem o que enfrentou este ano. Com certeza, foram inúmeras batalhas, dificuldades de todos os tipos.

Porém, apesar dos pesares, estamos vivendo, construindo e narrando a nossa história e, o mais importante, com saúde.

Gratidão. Que 2026 seja repleto de bênçãos para todos nós.

Odemirton Filho é colaborador do Blog Carlos Santos

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
sexta-feira - 26/12/2025 - 23:52h

Pensando bem…

“Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã.”

Nicolau Maquiavel

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 26/12/2025 - 19:20h
2026

Liga de Mossoró tem Programas de Residência Médica aprovados

Uma das unidades da Liga de Mossoró, em Mossoró (Foto: divulgação)

Uma das unidades da Liga de Mossoró, em Mossoró (Foto: divulgação)

A Liga de Mossoró – Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), por meio da Comissão de Residência Médica (COREME) e do Departamento de Ensino e Pesquisa, teve aprovados novos Programas de Residência Médica, ampliando sua atuação na formação de especialistas e no fortalecimento da assistência em saúde na região.

Foram aprovadas vagas para as seguintes especialidades:

Oncologia Clínica – 2 vagas

Cirurgia Geral – 2 vagas

O ingresso dos residentes está previsto para março de 2026, reforçando o compromisso institucional com a formação médica qualificada, baseada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, e com o desenvolvimento da assistência especializada no interior do Rio Grande do Norte.

As inscrições ocorrerão no início de janeiro de 2026, e o edital do processo seletivo será publicado ainda no mês de dezembro.

Mais informações estarão disponíveis nos canais oficiais da Liga de Mossoró.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
sexta-feira - 26/12/2025 - 17:50h
Mossoró

“Estação Natal” segue com programação especial

Estação Natal está em sua quarta edição (Foto: Wilson Moreno)

Estação Natal está em sua quarta edição (Foto: Wilson Moreno)

A Prefeitura de Mossoró desenvolve programação especial para os próximos dias no “Estação Natal”. Até domingo (28), há uma série de apresentações culturais para todos os públicos na Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania, Centro da cidade.

Nesta sexta-feira (26), às 19h, tem Show com New Metal Cristo – Contrapulso. Já às 20h30, o evento recebe o Ministério Fé – Especial de Natal levando através da música uma mensagem de paz, esperança, milagre e fé, tocando corações e fortalecendo almas.No sábado (27), às 18h, acontecerá apresentação do Ministério de Música da Comunidade Católica Shalom, dedicado à evangelização e ao anúncio do amor de Deus, utilizando a música como instrumento para alcançar corações. Na sequência, a programação traz Solange Santos e Banda Yves, às 20h.

Encerrando o fim de semana, no domingo (28) haverá show com a cantora Joyce Alves, a partir das 18h. No repertório, canções que atravessam gerações e tocam o coração, como “We Are the World”, “Canteiros”, “Noite de Paz”, entre outras, unindo tradição, mensagem e atualidade.

O “Estação Natal”, em sua quarta edição, tem programação até o próximo dia 6 de janeiro de 2026. O espaço é totalmente ambientado no clima natalino, como túneis, presépio, fábrica de brinquedos, casa do Papai Noel e a tradicional Árvore de Natal. A entrada é gratuita.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 26/12/2025 - 16:38h
Trama golpista

Ex-diretor da PRF é preso em tentativa de fuga no Paraguai

Silvinei Vasques estava com passaporte e receita médica falsos (Fotos: Polícia do Paraguai)

Silvinei Vasques estava com passaporte e receita médica falsos (Fotos: Polícia do Paraguai)

Da CNN, UOL, G1 e outras fontes

O ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, preso no Paraguai na madrugada desta sexta-feira (26), já está a caminho da fronteira com o Brasil e deve ser entregue para a Polícia Federal nas próximas horas. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a sua prisão preventiva, após tentativa de fuga.

“Agora mesmo ele está saindo de Assunção. Não quero dizer por qual caminho ele vai, mas ele está indo para o lugar habilitado para a expulsão, na fronteira com o Brasil”, disse à CNN Carlos Duré, chefe do Comando Tripartito, departamento de cooperação policial entre Brasil, Argentina e Paraguai.

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal foi preso na madrugada ao tentar abordar um voo no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, na região metropolitana de Assunção.

Segundo as autoridades paraguaias, ele embarcaria em um voo da Copa Airlines que passa pelo Panamá com destino a El Salvador. Tinha uma receita médica e passaporte falsos.

Sem tornozeleira

A tornozeleira do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques deixou de emitir sinais de localização na madrugada do Natal — horas antes de ele ser preso no Paraguai com um passaporte falso.

Segundo informações da Polícia Federal, após a falha no início da quinta-feira (25), os sinais de geolocalização do equipamento deixaram de ser enviados completamente na tarde daquele dia. Ao Supremo Tribunal Federal (STF), a PF atribuiu a falha à ausência de bateria na tornozeleira.

Condenação

No início deste mês, ele foi condenado, pelo STF, a 24 anos de prisão por participação na trama golpista. A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirma que o ex-diretor da PRF atuou para impedir o trânsito de eleitores em locais nos quais o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava à frente de Jair Bolsonaro (PL).

Mais informações AQUI.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Segurança Pública/Polícia
sexta-feira - 26/12/2025 - 14:52h
Governo do RN e Ipern

Desembargador revoga decisão para pagamento de 13º ainda este mês

Sindsaúde reagiu à decisão judicial desfavorável às suas pretensões (Reprodução do BCS)

Sindsaúde reagiu à decisão judicial desfavorável às suas pretensões (Reprodução do BCS)

Foi derrubada nesta sexta-feira (26), a decisão prolatada no último dia (19) que determinava ao Governo do RN e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN (IPERN), o pagamento ainda este mês, do 13º salário dos servidores da Saúde. Dia 19, o  Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (SINDSAÚDE/RN) tinha obtido vitória judicial (veja AQUI) em ação coletiva que ajuizou.

Hoje, o desembargador do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), João Batista Rebouças, suspendeu a liminar concedida. Em seu entendimento, manutenção do que tinha sido decidido em primeiro grau levaria governo e autarquia previdenciária a terem dificuldades em “reaver os valores.”

Reação

O Sindsaúde/RN reforça que o 13º salário não é empréstimo, mas remuneração garantida por lei, fruto de um ano inteiro de trabalho. Para a diretora do Sindsaúde/RN, Rosália Fernandes, o arrazoado utilizado é inaceitável. “Esse argumento de desequilíbrio é um absurdo, até porque o pagamento do 13º salário deveria ser feito a todos os servidores até o fim do mês de dezembro, como determina a lei. Isso geraria mais economia para o estado, porque se reverte em mais dinheiro para os cofres públicos e para o comércio”, afirmou.

“Enquanto se fala em “perigo da demora”, ignora-se a realidade dos trabalhadores da saúde, que têm contas vencendo e necessidades básicas a garantir. O Estado teve todo o ano para se planejar. Tratar salário como risco fiscal é desumanizar quem sustenta o SUS (Sistema Único de Saúde) no RN”, reagiu.

Servidores da Administração Direta e da Segurança Pública também possuem decisão favorável. Mas ainda não saiu posição do TJ nos casos específicos. A tendência é que se repita a suspensão.

Leia tambémSinte anuncia ação por pagamento do 13º “dentro do prazo”

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público
  • Repet
sexta-feira - 26/12/2025 - 14:34h
Proteínas

Exame de sangue pode revelar risco de morte

Arte ilustrativa da Axios

Arte ilustrativa da Axios

Por décadas, pesquisadores buscaram marcadores que antecipassem o risco de morte. No entanto, a precisão era limitada, baseada em fatores como idade, IMC e histórico de tabagismo. Agora, um novo estudo sugere que a resposta pode estar em algo que já circula pelo nosso corpo: as proteínas sanguíneas.

Pesquisadores analisaram o sangue de 38 mil adultos, com idades entre 39 e 70 anos, participantes do UK Biobank, um dos maiores bancos de dados de saúde do mundo.

Foram examinadas quase 3 mil proteínas por pessoa, correlacionando os níveis dessas substâncias com mortes ocorridas nos cinco e nos dez anos seguintes.

Após ajustar fatores de risco já conhecidos, como idade e estilo de vida, o estudo identificou centenas de proteínas associadas ao risco geral de morte.

“Painéis de proteínas”

Com base na análise, os cientistas criaram dois conjuntos de proteínas com maior poder preditivo. Um painel com dez proteínas indicava risco de morte em dez anos, enquanto outro, com seis proteínas, mostrou-se eficaz para estimar o risco em cinco anos.Antes de chegar à prática clínica, os painéis proteicos precisam ser testados em populações variadas — com diferentes idades, etnias e condições de saúde.

Se confirmadas, essas descobertas poderão adicionar uma nova camada à medicina preventiva: não para substituir, mas para ampliar o olhar clínico sobre cada paciente.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
sexta-feira - 26/12/2025 - 10:30h
Não estava escrito

Lembrança da ‘desavença’ entre Aluízio Alves e Agnelo Alves

Aluízio Alves em seu apartamento em Natal: convite aceito e bastidores da 'desavença' com o irmão Agnelo (Foto: Arquivo Pessoal)

Aluízio em Natal: convite aceito e bastidores da ‘desavença’ com o irmão Agnelo (Foto: Arquivo Pessoal)

O telefone fixo toca numa mesinha na sala do apartamento em que sou estranho em Natal. Porém, bem-vindo, que se diga.

“Com licença, Carlos Santos“, pondera o ex-governador Aluízio Alves, antes de se levantar para atender à ligação.

Do outro lado, o jornalista e seu irmão Agnelo Alves, ex-prefeito de Natal e prefeito de Parnamirim. A conversa entre ambos é breve, mas com direito a sorriso do lado de cá. Do lado de lá, também, creio.

De volta ao sofá, retomamos conversa sobre a política e um convite que lhe fiz para lançamento do seu livro, “O que eu não esqueci”, em Mossoró, num evento patrocinado pelo Jornal de Fato. O ano? 2001, se eu não esqueci.

Proposta aceita, solto essa para o jornalista, advogado, político e escritor Aluízio Alves:

– “E há quem diga por aí na imprensa, que você e Agnelo estão sem se falar, hein?”

Braços cruzados sobre o peito, leve sorriso, Aluízio graceja: “É, sempre tem disso; a gente não dá importância.”

E o bate-papo retoma sua trilha.

Lembro desse episódio que não estava escrito.

Lançamento do livro "O que eu não esqueci em Mossoró" (Foto: arquivo)

Lançamento do livro “O que eu não esqueci em Mossoró” (Foto: arquivo pessoal)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Memória do BCS
  • Art&C - PMM - PAE - Outubro de 2025
sexta-feira - 26/12/2025 - 08:28h
Filho meu

“Carta aos Brasileiros” de Bolsonaro fala de “continuidade” na política

Carta manuscrita reforça escolha pelo filho (Reprodução do BCS)

Carta manuscrita reforça escolha pelo filho (Reprodução do BCS)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escreveu à mão uma “CARTA AOS BRASILEIROS”, que foi praticamente um presente de Natal ao seu filho mais velho — o “zero um”, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Nos cinco parágrafos, ele confirmou e defendeu a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro para a Presidência da República em 2026.

Na carta, Bolsonaro diz que Flávio representa a continuidade de seu projeto político, uma vez que está impedido de concorrer após condenações no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O documento foi lido pelo senador em frente ao Hospital DF Star, em Brasília, pouco antes de Bolsonaro passar por sua cirurgia de correção de hérnia, nessa quinta-feira (25).

Falando nisso… A esposa de Jair, Michelle, confirmou que a cirurgia foi um sucesso, tendo sido finalizada sem intercorrências. Foram cerca de 4h de operação.

Com informações do The News.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 26/12/2025 - 07:42h
Serviços sociais e acadêmicos

UniCatólica do RN registra mais de 11 mil atendimentos à população

Cobertura alcança milhares de pessoas em Mossoró e outros municípios, em serviços diversos Foto: Divulgação)

Cobertura alcança milhares de pessoas em Mossoró e outros municípios, em serviços diversos (Foto: Divulgação)

A UniCatólica do RN, por meio do Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa, alcançou em 2025 um marco histórico em sua atuação social e acadêmica, com a realização de 11.266 atendimentos gratuitos à população, consolidando-se como uma importante promotora do cuidado, da cidadania e do desenvolvimento social em Mossoró e região.

Somente no semestre 2025.2, foram contabilizados 6.991 atendimentos, número significativamente superior ao registrado no semestre 2025.1, que somou 4.275 atendimentos.

As ações são desenvolvidas por meio de projetos de extensão e estágios supervisionados dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, integrando a formação prática dos estudantes com a prestação de serviços essenciais à comunidade.

Entre os destaques do semestre 2025.2 estão os atendimentos nas áreas da saúde, especialmente nos cursos de Psicologia, com 4.165 atendimentos, e Fisioterapia, que realizou 1.995 atendimentos. A área de Nutrição contabilizou 579 atendimentos, enquanto o Núcleo de Prática Jurídica, do curso de Direito, realizou 172 atendimentos jurídicos, incluindo orientações, mediações e acompanhamento processual. Já os cursos de Administração e Ciências Contábeis contribuíram com serviços de apoio empresarial, consultorias e atendimentos ao Microempreendedor Individual (MEI).

Os dados do relatório apontam ainda que 81,8% dos atendimentos realizados no semestre 2025.2 correspondem a retornos, evidenciando a continuidade do cuidado prestado. Os serviços alcançaram praticamente todos os bairros de Mossoró, além de municípios vizinhos.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 25/12/2025 - 23:50h

Pensando bem…

“Um profissional é aquele que faz o seu melhor trabalho quando menos vontade tem de o fazer.”

Frank Lloyd Wright
Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quinta-feira - 25/12/2025 - 08:22h
Governo do RN

Sinte anuncia ação por pagamento do 13º “dentro do prazo”

Anúncio do Sinte ocorreu nessa quarta-feira, véspera natalina (Reprodução do BCS)

Anúncio do Sinte ocorreu nessa quarta-feira, véspera natalina (Reprodução do BCS)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do RN (SINTE/RN) anuncia que acionou sua assessoria jurídica para entrar com uma ação judicial cobrando o pagamento do 13⁰ ainda este ano. A medida acontece após o governo do estado divulgar nessa quarta-feira (24), que só pagará o décimo em 9 de janeiro de 2026 (veja AQUI).

A manifestação oficial do governo estadual é que levou o Sinte/RN a se pronunciar. Inclusive, dia 15 último o sindicato já tinha comunicado aos seus associados em todo o RN, que entre o dia 18 deste mês e 6 de janeiro estará de recesso.

Bruno Vital, um dos coordenadores-gerais do Sinte/RN, gravou e publicou vídeo (veja AQUI ou abaixo) em seus endereços em rede social, nessa quarta-feira, anunciando que haveria reação judicial, além de advogar luta para “pagamento dentro do prazo.” O prazo-limite para o pagamento é dia 20 de dezembro – só lembrando.

Outros sindicatos já agiram

Dia 11 deste mês, a própria governadora Fátima Bezerra (PT) já tinha informado em evento natalino, com servidores, que o 13º seria pago em janeiro de 2026 (veja AQUI). No mesmo dia, o  Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do RN (SINSP-RN) protocolou mandado de segurança com pedido de liminar, para pagamento dentro do mês de dezembro  (veja AQUI).

Dia 19, o  Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (SINDSAÚDE/RN) obteve vitória judicial determinando que a gestão estadual pague essa obrigação dentro da lei (veja AQUI).

Pelo visto, o Sinte/RN despertou um pouco atrasado para o problema.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - PAE - Outubro de 2025
quinta-feira - 25/12/2025 - 07:00h
Brasília

Bolsonaro passa por cirurgia às 9 horas desta quinta-feira

Arte produzida pelo Poder 360

Arte produzida pelo Poder 360

Do Poder 360

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passará por uma cirurgia para retirada de hérnia nesta 5ª feira (25.dez.2025), às 9h da manhã. Os médicos da equipe de Claudio Birolini declararam na 4ª feira (24.dez.2025) que o procedimento deverá durar 4 horas.

Segundo eles, com a recuperação do pós-operatório, Bolsonaro só deve ter alta de 5 a 7 dias depois do procedimento. O ex-presidente está internado para realizar cirurgia de hérnia inguinal bilateral, autorizada pelo Supremo depois da manifestação favorável da PGR (Procuradoria Geral da República). Bolsonaro saiu da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, na manhã desta 4ª feira (24.dez.2025), véspera de Natal, e está internado no Hospital DF Star para realizar o procedimento.

A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, está acompanhando o ex-mandatário. Segundo os médicos, Bolsonaro está ansioso com a cirurgia e, em decorrência da prisão, está deprimido.

Moraes permitiu as visitas dos filhos Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Carlos Bolsonaro (PL-RJ), inicialmente solicitadas pela defesa, e estendeu a autorização a Jair Renan Bolsonaro e Laura Bolsonaro. As visitas deverão seguir as regras gerais estabelecidas pelo hospital para todos os pacientes. O ministro, no entanto, reiterou as restrições impostas em decisão anterior, de 23 de dezembro.

Está proibida a entrada no quarto hospitalar de computadores, telefones celulares ou quaisquer dispositivos eletrônicos. Outras visitas só poderão ocorrer mediante autorização prévia do STF.

Veja íntegra AQUI.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 25/12/2025 - 06:32h
Natal

Uma doce mensagem para o Senhor

A Polícia Militar de Minas Gerais, através do Centro de Atividades Musicais e Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (CERCAT), gravou uma mensagem mais do que especial, em parceria com o Shopping Del Rey.

Policiais-músicos do coral da corporação se dirigiram sobretudo a um público de pessoas especiais e seus familiares, com a música “My sweet Lord” (Meu doce Senhor) de George Harisson.

O vídeo é ainda de fins de 2024, mas atemporal.

Maravilha!

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 24/12/2025 - 23:56h

Pensando bem…

“Uma mente negativa nunca terá uma vida positiva.”

Immanuel Kant

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 24/12/2025 - 22:48h
Janeiro de 2026

Bandeira tarifária verde garante energia sem custo extra

Bandeira verde poderá continuar até o fim deste ano (Foto ilustrativa)

Bandeira verde é um alívio para o consumidor que sofreu com elevações em 2025 (Foto ilustrativa)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou que não haverá cobrança extra nas contas de luz em janeiro de 2026. A bandeira tarifária será verde, o que sinaliza recuo no custo tarifário para o consumidor.

O sistema de cores da Aneel sinaliza as condições de geração de energia. Se chove pouco e as hidrelétricas geram menos, é preciso acionar usinas termelétricas, que são mais caras.

Histórico

Veja abaixo o histórico mensal do sistema de bandeiras tarifárias de energia elétrica neste ano:

Janeiro: A bandeira tarifária foi verde, indicando condições favoráveis de geração de energia e sem custo extra na conta de luz.

Fevereiro: A bandeira foi verde.

Março: Bandeira Verde.

Abril: A bandeira foi verde. Além disso, houve uma redução média de 0,32% para consumidores da Neoenergia Cosern no Rio Grande do Norte, a partir de 22 de abril.

Maio: Foi amarela, resultando em um custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Junho: A tarifa de energia ficou mais cara devido ao acionamento da bandeira tarifária vermelha – patamar 1 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa que houve uma cobrança adicional de R$ 0,04463 por quilowatt-hora (kWh) consumido.

Julho: Foi mantida a bandeira vermelha – Patamar 1 em vigor para o mês de julho de 2025. Houve cobrança extra de R$ 0,04463 por kWh consumido.

Agosto: Houve acionamento da bandeira tarifaria vermelha, no maior patamar, o 2, anunciou nesta sexta-feira (25) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Custo extra de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Setembro: A bandeira foi vermelha patamar 2, o nível mais alto do sistema, com acréscimo de R$ 0,07877 a cada kWh consumido.

Outubro: A bandeira permaneceu vermelha patamar 1, com custo adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.

Novembro: A bandeira foi mantida em vermelha patamar 1, seguindo o mesmo acréscimo de outubro. 

Dezembro: A bandeira tarifária é amarela, com o consumidor pagando R$ 1,88 a cada 100 KW/h.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.