• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 15/06/2011 - 11:03h
Linguagem confusa

A crise “babélica” de quem ainda não se encontrou no poder

Governo Rosalba Ciarlini "vende" três álibis para explicar problemas; sua postura irrita os servidores

 

Rosalba, na posse, enxuga lágrima. Choro mudou de lado (Foto: Canindé Soares)

Insofismável: o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) vive uma crise. Não é apenas financeira, além de administrativa, com inclinação para o descarrilamento político. Temos também uma crise “babélica”, de linguagem. De álibi.

O discurso não se sustenta. Começa de um jeito, passa para outro, pega atalho, dá uma pirueta e forma um oito.

Vejamos uma síntese desse emaranhado de argumentos e hipotéticos sofismas.

De saída, o Governo Rosalba Ciarlini alarmou: avisou que o Estado estava quebrado, por isso não poderia pagar as melhorias salariais a várias categorias de servidores. Era seria a razão. Faltaria dinheiro.

Depois, chegou a informar que o problema mais direto estava relacionado à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ou seja, admitia pagar, mas num tempo mais adiante, quando houvesse condições em caixa e dentro da obediência à LRF.

Agora, mais recentemente, o principal porta-voz do governo, chefe de Gabinete Civil Paulo de Tarso Fernandes, entra noutra seara. Fala sobre ilegalidade das leis que asseguraram novas remunerações aos servidores.

Mistura deputados da legislatura passada e ex-governadora Wilma de Faria (PSB), numa caldeirada indigesta. Todos teriam sido irresponsáveis, na aprovação de cerca de 15 projetos com essa mesma essência, sem um estudo de impacto na folha de pessoal.

Siga o Blog também pelo Twitter clicando AQUI

Em resumo: o Estado vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para sustentar a aspiração de simplesmente não pagar. Com ou sem limite prudencial da LRF, quebrado ou superavitário o Estado.

Quer zerar tudo.

Os efeitos colaterais desse comportamento oscilante, intempestivo e que alimenta o confronto, são ainda imprevisíveis.

Como há um fosso, um hiato, que novamente começou a separar sobremodo Estado dos servidores, tudo pode acontecer, em prejuízo ao administrado. Falo sobre o cidadão comum, que precisa de segurança, saúde, educação etc. a contento.

Claro que o Estado não pode arrecadar tão-somente para servir aos seus funcionários. Claro que é necessário uma sobra além do custeio, para investimentos.

Encontrar essa fórmula, pela via do confronto, é quase impossível.

A crise babélica revela que método e mentalidade desse governo são atrasados. Até o momento, apenas bota mais querosene na fogueira, vociferando em vez de falar.

Está ruim? Pode piorar.

O Estado não é a Prefeitura de Mossoró e o Rio Grande do Norte não é Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Jose Arimatéia diz:

    MEU DEUS, O ESTADO SE ACABANDO EM GREVE, O SERVIÇO PÚBLICO DEFINITIVAMENTE PARADO E A SUB-GOVERNADORA COM A SUB-PREFEITA FAZENDO CONCHAVOS POLÍTICOS. MEU DEUS E AINDA TINHA GENTE QUE PENSAVA QUE MUDARIA ALGUMA COISA. FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DA LENDÁRIA PERSONAGEM DONA BELA DA ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO: “SO PENSAM NAQUILO”.

  2. Jose Arimatéia diz:

    QUERIA VER SE OS NETOS OU FILHOS DESSE PESSAL ESTIVESSE SEM AULA, SE NÃO TIVESSEM PLANO DE SAÚDE E DEPENDESSEM DA SAÚDE PÚBLICA, SE NÃO TIVESSEM SEGURANÇAS PARTICULARES E DEPENDESSEM DA SEGURANÇA PÚBLICA SE ELES ESTAVAM PENSANDO EM CANDIDATURAS DO ANO VINDOURO. QUERIA VER. QUE PENA! A FALTA DE GESTORES PÚBLICOS BRASILEIROS É GRAVE, GRAVÍSSIMA. A NOSSA CIDADE PARECE A CIDADE DAQUELE FILME ESTRELADO POR MARLON BRANDOU: CAÇADA HUMANA. ASSISTAM E MUDARÁ A FORMA DE VOCES VEREM A CIDADE DE MOSSORÓ.

  3. Jose Arimatéia diz:

    ESSE PESSOAL NA RELAIDADE ERA PRA SEREM TODOS PRESOS, POIS EU SU UM CIDADÃO PAGO MEUS IMPOSTOS, POR SINAL A MAIORIA RETIDOS NA FONTE EO QUE TENHO EM TROCA: NADA. VEJO É DETERMINADOS POLÍTICOS ENRIQUESSEREM 20 VEZES EM 4 ANOS, VEJO UMA GREVE NA EDUCAÇÃO SEM EU TER ONDE DEIXAR MEUS FILHOS E A SUB-GOVERNADORA NEM AÍ. VEJO EU NÃO PODER SENTAR NUMA CALÇADA DA MINHA CASA PORQUE O SISTEMA DE SEGURANÇA, QUE PARA QUAL EU PAGO IMPOSTO, NÃO ME DÁ PRTEÇÃO ALGUMA. EQUANTO ISSO ESSES FIGURÕES PREOCUPADOS EM QUEM VAI CONTINUAR NO PODER. TENHO UMA SEGESTÃO PRA ESSE POVO IR PRESO. MANDA A ROSA, O PALOCCI, A FAFÁ E OUTROS POLÍTICOS DESSA QUALIDADE COLCOAREM UMA FARDA DE BOMBEIRO LA NO RIO QUE COM CERTEZA ELES VÃO SER PRESOS, POIS SERÃO CONFUNDIDOS COMO TRABALHADORES. AÍ COM CERTEZA A CHBATA TORAR NELES.

  4. luiz tomaz diz:

    Esse governo está que nem cachorro quando cai de caminhão de mudança,aliás todos eles,PERDIDOS,e com gente incompetente nos cargos de Secretários,como esse Paulo de Tarso Fernandes,que uma hor diz uma coisa,outra hora diz outra.Secretário,pede para cagar e sai de fininho,o seu tempo já passou.

    “PARA ROSALBA CIARLINI”: As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas… O tempo passa… e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!

    (Bob Marley)

  5. Carlos Andre diz:

    Boa tarde caro jornalista!

    Primeiramente, parabens pelo novo site, esta excelente!

    Agora sobre o governo estadual atual, está uma lastima, e politiqueiros não é sinônimo de bons gestores, com certeza, mesmo assim o ELEFANTE BRANCO DA COPA, ainda esta nos planos, dinheiro para isso existe, e o fraco argumento que a copa vai trazer investimento para o estado é balela, então se assim fossem, os estados que não iram sediar a copa vão para no inferno do abandono. Esta conversa de não ter dinheiro para o EXCESSIAL DO SERVIÇO PUBLICO no RN é má vontade política, e descaso com as reais necessidades do povo potiguar.

  6. Ronaldo diz:

    Essa grana acumulada vai aparecer na campanha para prefeiro e vereador, ah se vai. É o jeito rosado de fazer política.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.