• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 09/01/2017 - 12:20h
Segurança

Polícia Militar encolhe; Mossoró e região seguem desprotegidos

Em entrevista ao programa RPC Debate da AM RPC, de Mossoró, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) – major Maximiliano Fernandes – disse hoje que dispõe de tão-somente 297 homens à sua disposição.

Desse total, 208 ficam lotados e atuando em Mossoró e os demais (89) estão distribuídos em sete municípios. Com as folgas, licenças, férias, atuação administrativa etc., o que se vê nas ruas é um contingente ainda bem menor, acrescentou ao apresentador Agenor Melo.

Maximiliano falou com Agenor Melo hoje em programa da RPC em Mossoró (Foto: cedida)

O comandante não soube precisar, mas informação do Blog indica que o déficit de homens nos dois batalhões locais passa de 700 policiais. Em 1975, há 42 anos, o efetivo passava dos 600, numa realidade de violência urbana infinitamente menor do que os dias atuais.

– Muitos foram entrando na reserva, outros falecendo, sem que esse quadro fosse substituído – disse ele.

No 12º Batalhão, localizado após a Polícia Rodoviária Federal (PRF), saída para Natal, a informação é de que não passa da 60 homens o quantitativo acantonado no local.

Precariedade

Sua missão é cobrir o Grande Alto de São Manoel e adjacências, além de Areia Branca, Caraúbas, Tibau, Grossos, Serra do Mel, Porto do Mangue e Upanema.

A estimativa era de começar com cerca de 80 homens, mas isso nunca aconteceu. Já nasceu errado, como arranjo, um embuste que gera até hoje mais despesa pro Estado, sem efeito prático.

Foi inaugurado no dia 30 de setembro de 2011 na gestão da governadora Rosalba Ciarlini (PP), com muita pompa e propaganda oficial que assegurava: teria 600 homens. Está instalado num imóvel alugado desde então e na prática, nasceu da “costela” do 2º BPM, que já tinha déficit de 60% de homens.

Com dois batalhões nessas condições e enorme precariedade para custeio, deixando muitos policiais e oficiais em situação humilhante, a Polícia Militar faz milagres em Mossoró. Não há como se exigir muito mais para proteger Mossoró e região. Salve-se quem puder.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.