terça-feira - 14/06/2011 - 10:16h
Voz do povo

Câmara de Mossoró é pioneira em “Tribuna Popular”

Projeto de Resolução do presidente Francisco José Júnior leva cidadão a ter voz ativa e direta na Casa

Tribuna da Casa é cedida a qualquer cidadão para ele poder falar sobre temas da coletividade

A Câmara Municipal de Mossoró instituiu no início de 2011, a Tribuna Popular. Criada por Resolução de autoria do vereador Francisco José Júnior (PMN), presidente da Casa, a Tribuna Popular é mais um instrumento de que o cidadão pode fazer uso para manifestar suas idéias e posicionamentos, sendo um canal de expressão da comunidade para debater os assuntos que, direta ou indiretamente, digam respeito a interesses da comunidade.

Em cada Sessão Ordinária, um representante de conselho comunitário, associações, entidades, organizações ou populares que possam falar em prol do interesse coletivo, têm direito de utilizar a Tribuna, espaço antes só ocupado pelos vereadores, para reivindicar melhorias, fazer denúncias ou cobrar ações para as suas comunidades.

De acordo com o autor do projeto que instituiu a Tribuna Popular, essa é uma ação inovadora que tem feito diferença em Mossoró. “Antes, os líderes comunitários e representantes de entidades, ONGs, associações procuram os vereadores para apresentar suas reivindicações. Agora, eles mesmos apresentam a toda a sociedade de Mossoró, os pleitos para as suas comunidades, já que as sessões são transmitidas ao vivo pela televisão aberta.”, afirmou Francisco José Júnior.

Para utilizar a Tribuna Popular, os munícipes precisam se inscrever previamente e preencher alguns requisitos, como ser eleitor no município e apresentar requerimento junto à secretaria da Casa, subscrito por outros dez munícipes.

Portal da Transparência

Assim como os vereadores, os comunitários devem obedecer aos princípios éticos e morais aplicáveis aos Vereadores desta Casa, vedando-se o uso de expressões chulas e caluniosas, contra a moral e os bons costumes ou ofensivas a outras pessoas. “Esse é um espaço aberto pela Câmara Municipal para que os comunitários possam ter vez e voz. Recebemos a aprovação do Movimento Comunitário por sermos a primeira Câmara Municipal no Rio Grande do Norte a instituir esse projeto. O objetivo da Tribuna é muito claro. Não é um espaço para agressões ou ofensas” afirmou o presidente da Casa.

O líder comunitário Raimundo Nonato, conhecido popularmente em Mossoró como ‘Cinquentinha’, foi o primeiro a utilizar a Tribuna, e ele a ação da Câmara Municipal. “Esse é um momento histórico vivido pela Câmara Municipal, que pela primeira vez na história desta Casa, está abrindo espaço para representantes da comunidade possam participar da sessão e expor suas reivindicações através da Tribuna Popular”, afirmou o comunitário.

Após a implantação da Tribuna Popular, a próxima meta da atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mossoró é implantar os projetos “Câmara nas Escolas” e “Câmara nos Bairros”, com o objetivo de deixar a Câmara mais próxima da população.

“Uma das metas da atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mossoró era realizar ações para deixar a Câmara mais próxima da população. Todas as ações realizadas no município passam primeiro pela Câmara, mas a população não sabe disso. Com essas ações, nós esperamos tornar o Poder Legislativo também mais transparente. Para isso, nos próximos dias, estaremos colocando em prática mais um projeto que é a implantação do Portal da Transparência, onde a população terá acesso a todas as contas da Câmara”, afirmou o presidente.

Categoria(s): Informe Publicitário

Comentários

  1. Zé Roberto diz:

    Vixe! Bixim,quem esse na foto,na tribuna ? É MAIA (Luis Alves) ?

  2. Willian Pinheiro Galvão diz:

    Caro Carlos Santos… Gostaria que você registrasse que a Câmara Municipal de Currais Novos já dispõe desse serviço a população desde 1983. Portanto, nesse quesito a CMCN tem ouvido seus municipes a quase 30 anos. Mossoró seria a “pioneira” no Oeste do RN.

  3. José Emídio de Oliveira diz:

    Caro Carlos Santos, estou com dificuldade de acessar o seu blog, não sei se o mesmo ainda precisa de alguns ajustes, ou é a internet via radio daqui que é de péssima qualidade. Gostaria de lhe informar que, em 1989, há 22 anos, quando Presidente da Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado, em uma Resolução de minha autoria, foi criado à tribuna popular, um importante espaço, que continua até hoje, prestando relevantes serviços à comunidade local.
    Um grande abraço.

  4. Alessandro Chies diz:

    A notícia é que Mossoró, não é Pioneira em Tribuna Popular. Cidade de Farroupilha/RS já utiliza a tribuna desde 2004! Mas de toda forma é válido o projeto, seja aonde e quando for feito!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.