• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 28/05/2012 - 19:11h
PT a bordo

Chapa de Larissa costura composição de alto risco

Articulação avançada para ter petista Josivan Barbosa, como vice, é carregada de senões à campanha

Há poucos dias, em entrevista ao programa “Cenário Político” da TV Cabo Mossoró (TCM), Canal 10, o sindicalista Gilberto Diógenes surpreendeu aos seus apresentadores e telespectadores com uma declaração ameaçadora.

Olhos esbugalhados diante de uma câmera aberta, no que se costuma definir como “plano americano”, dedo em riste, como se estivesse diante de alguém em especial, ele rugiu. Avisou que haveria represália se o pré-candidato a prefeito do seu partido, o PT, professor Josivan Barbosa, tivesse a postulação amputada:

Diógenes: "Elementos de destruição"

– Nós seremos elementos de destruição!

Garantiu que comandos do PT partiriam para o ataque, satanizando o grupo da pré-candidata a prefeito pelo PSB, deputada estadual Larissa Rosado, durante a campanha. Uma guerra-suja, digamos.

Agora, é o próprio PT de Gilberto Diógenes quem impõe de cima para baixo o fim da pré-candidatura de Josivan e ‘orienta’ a Executiva Municipal a articular aliança com Larissa e demais coligados. Mas o pior não é isso: Josivan admite – e já tem conversas bem-adiantadas – que “hipótese há” de ser o vice.

Quem escudava ferozmente o pré-candidato petista, como Gilberto e o ex-presidente da Fundação José Augusto, professor-jornalista Crispiniano Neto, estão desarmados. São vítimas do próprio veneno excessivamente expelido por uma causa que acreditavam.

Esse caso pode ser analisado por vários ângulos.

Do ponto de vista da postulação de Larissa, o desejada apoio do PT chega em condições lastimáveis. O agravante é que Josivan apresenta-se não como uma provável adesão, mas alguém com nítida característica de submissão. Está sendo anexado, como espólio de guerra.

Seria, numa analogia histórica, como se o faraó Ptolomeu VII entregasse a cabeça do general Pompeu ao seu inimigo, Júlio César. Não teve maior valia para esse general romano, que preferia a conquista em vez do mórbido presente. Segundo os escritos históricos, César ficou enfurecido e puniu o faraó, destituindo-o do alto da realeza egípcia.

Cláudia Regina

Josivan, hoje, será que soma ao projeto de Larissa Rosado? Pouco provável, sobretudo depois de ter passado meses reverberando que ela e a outra banda dos Rosado são um atraso à cidade. Além disso, sempre foi taxativo em afirmar que não tinha um plano “B”: seria candidato a prefeito ou nada.

Sob a ótica do governismo, a pré-candidata Cláudia Regina (DEM) tem motivos para sorrir. Depois de vários dias de escassas boas notícias e uma espécie de conspiração de acontecimentos favoráveis à adversária, tem nesse quadro uma sinalizador do que pode explorar em campanha.

Uma chapa Larissa-Josivan Barbosa passa a ser extremamente vulnerável, por tudo que setores do PT e o próprio Josivan disseram, repetiram e cristalizaram nos últimos meses. A acomodação burocrática, por força de resoluções cesaristas, que o petismo tomou nos últimos dias, não apaga o que foi dito.

Essa barafunda que enrosca PT e PSB, também afetando outros aliados partidários de Larissa, volta a dar nova aura de equilíbrio à disputa. E olha que a campanha ainda nem sequer começou. Entretanto, o gigantismo e a rede de alianças em formação pró-Larissa, pode lhe trazer muito mais desapontamentos do que alento.

Para Josivan, o açodamento que começa a revelar, nos últimos dias, em conversas secretas no rumo da chapa de Larissa, merece algumas ressalvas.

Será que ele perde a biografia de um vencedor, feito pelo próprio esforço e administrador público capaz, em face de iminente ‘rendição’ ou mudança de discurso? Claro que não. Isso até aqui é imutável, mas precisará passar uma campanha inteira dando explicações sobre o que vinha dizendo há alguns meses. Em pauta, então, o raríssimo valor da palavra.

O PT tem o dever de se reinventar. Começar do zero. Recomeçar. Josivan, como vice de Larissa, é o começo desse salto para o futuro ou uma recauchutagem sofrível? Há ônus e bônus na escolha.

O partido vem de sucessivos desempenhos pífios em eleições municipais. Em 2008, já tinha ousado ao fazer aliança com o PSB e à própria candidatura de Larissa a prefeito, indicando o vice Tércio Pereira.

Larissa e Tércio, em 2008, somaram

Tércio e Larissa em 2008: Sem sucesso

A partir de 2011, emergiram novos ventos e a expectativa de candidatura própria, viável, com Josivan.

Quando tudo parecia caminhar para esse fim, a cúpula nacional do partido desmancha tudo. Faz de conta que nunca houve prévia partidária que aprovou postulação própria, além de mandar seus filiados locais para nova acomodação com o PSB.

As urnas podem até consagrar uma chapa Larissa-Josivan. Porém é pouco provável que os dois passem incólumes a uma campanha que promete ser bastante renhida.

A menos que prevaleça uma velha máxima da política do pindorama nacional: “brasileiro tem memória curta”.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial

Comentários

  1. Sebastião diz:

    Caro Carlos Santos, não vejo essa possível adesão do Sr. Josivan como submissão, vejo sim, muita inteligencia de sua parte. Acho que esse momento é de realmente começar do zero e tomar diretrizes para o pleito vindouro. O que passou, passou e daqui por diante os partidos tem que se afinarem para fomar uma chapa capaz de derrotar a ala azul. Bem inteligente o possível posicionamento de Josivan Barbosa.

    • Sérgio Rocha diz:

      Devemos pensar no melhor para nossa cidade, chega dessa administração atrasada, larissa e jônicas juntos são formam realmente o melhor para Mossoró.

  2. alfredo diz:

    Acho uma boa composição. Larissa e Josivam representa a união em prol de Mossoró.

  3. Diego Melo diz:

    Realmente é o melhor nome para vice de Larissa Rosado, temos que deixar as arrogancias de lado e decidirmos o melhor para Mossoró, Larissa é uma excelente deputada escolheida 2 vezes melhor do RN, Josivan um otimo Reitor. Com certeza Mossoró estara em otimas mãos e com o apoio de Dilma entao nem se fala

  4. hermiro vieira gurgel filho diz:

    Carlos,
    As escaramuças do poder tem essas passagens. Nesses tempos, muitos sobrevivem exclusivamente de cargos comissionados e são obrigados com unas e dentes a seguirem um ritual, ou seja, defender sem querer uma bandeira que não lhes convém.
    Coisa de um pais em que uma das culturas é: se segura quem poder.

  5. Wilpersil diz:

    Ao povão não interessa nada antes da campanha, só se ligam quando começam o foguetório, as visitas noturnas, as promessas mirabolantes (mesmo sabendo que é mentira), as discussões vazias, a ilusão de que quem são bons aqueles que fazem praças, unidades de saúde, asfaltos… Tudo isso que acontece agora o povão tá nem aí. Quem sofre com estes acertos e desacertos são aqueles que sabem o que realmente é um movimento de esquerda, uma ideologia, uma verdadeira consciência política definida. Tudo que eles acordarem será aceito por quem decide a eleição, A MASSA IGNARA.

  6. Wilpersil diz:

    É verdade que, em dia de eleição, mesmo a burguesia mais orgulhosa, se tiver ambição política, deve curvar-se diante de sua Majestade, a Soberania Popular. Mas, terminada a eleição, o povo volta ao trabalho, e a burguesia, a seus lucrativos negócios e às intrigas políticas. Não se encontram e não se reconhecem mais. Como se pode esperar que o povo, oprimido pelo trabalho e ignorante da maioria dos problemas, supervisione as ações de seus representantes? Na realidade, o controle exercido pelos eleitores aos seus representantes eleitos é pura ficção, já que no sistema representativo, o controle popular é apenas uma garantia da liberdade do povo, é evidente que tal liberdade não é mais do que ficção.
    A Ilusão do Sufrágio Universal – Mikhail Bakunin
    //orientacaomarxista.blogspot.com.br/2008/03/iluso-do-sufrgio-universal-michael.html

  7. Danillo Lima diz:

    Não vejo por esse lado. Acredito, que de todas, a melhor posição de Josivan foi mesmo essa. É como sempre disse: a ousadia do reitor é interessante, mas a cautela é fundamental. É preciso esperar o tempo certo… Josivan precisa amadurecer no PT e alinhar-se com o partido. Todos nós sabemos que ele caiu de “gaiato” no PT, pois sempre esteve aberto ao diálogo com TODOS os partidos (inclusive ao DEM), o que demonstra que não se afina (até agora) com o discurso esquerdista, o que te interessa é o plano pessoal de conquistar o executivo municipal. Josivan soma e muito à candidatura de Larissa. Penso, agora, que essa composição é imbatível. Se Larissa já estava com todo o favoritismo, com a chegada de Josivan, ela consolida ainda mais a vitória (claro que existe toda uma campanha pela frente que precisa ser vivenciada, como se favoritismo não existisse, política é isso). E mais, temos que ter cuidado com as nossas avaliações e não criar discursos favoráveis à essa ala do DEM (que é um governo imundo). Quando a Executiva Nacional decidiu pela retirada de Josivan, eles (do DEM) se utilizaram da notícia para culpar a dep. Sandra Rosado, tentando denegrir a imagem da candidatura de Larissa. Chegaram ao ponto de demonstrar compaixão e sentimentalismo ao momento de “desmanche” vivenciado pelo Reitor. Esse povo do DEM é crueeeel… Vamos ver agora, com a decisão sábia de Josivan de aceitar a postulação a vice, o que eles vão dizer…

  8. herbenia ferreira diz:

    boaaaaaaaaaa, muito boaaaaaaaaaaaa!!!! é isso aí,interesses particulares deixados de lado em prol de algo maior, caso o nosso querido reitor josivan barbosa venha compor a chapa que vai destronar o DEM(o) em mossoró, está de parabéns pela deliberação e devemos analisar pelas vias dos interesses coletivos e o reitor como grande gestor que foi e é, certamente só virá a somar em prol da cidade de mossoró e quem vive de passado é museu, picuinhas que ficaram para tráz em nada contribuem para colocar nossa cidade no rumo de desenvolvimento a que se destina, vamos todos juntos, sem ressentimentos, sem perda de tempo rumo ao destronamento do DEM(o) na nossa cidade!!! valeu Reitor Josivan!!!!

    • Monaliza Trigueiro diz:

      Deixar interesses particulares e ir em busca de algo maior? Hmm… Acho que não. De toda maneira, a decisão de Josivan é uma pena, pois apesar de não ganhar a campanha agora, ele fortaleceria seu nome para o futuro. Nosso “Marina Silva” ficou pelo caminho…

    • CALIBRE 50 diz:

      É,o cara a 72 horas atrás não valia um juá podre,críticas e achincalhes de toda ordem por parte de seguidores das duas Bandas Rosado,agora o cara é marvilhoso,sensacional é o ideal para satisfazer os desejos da Deputada Sandra Rosado,que coisa horrorosa estão perdendo a vergonha na cara,se é para ele ser vice por que tanto lenga-lenga? A executiva Nacional do PT simplesmente cuspiu JOSIVAM para fora da Bandeja Oligárquica,lhe impondo uma humilhação já mais vista,argumentaram que o PT estava dividido e metade deste era favorável a uma aliança com o PSB,chegaram a simular o PROFESSOR ASSIS como o eventual vice alijando JOSIVAM totalmente da disputa,agora o cara é o IDEAL para que? Para satisfazer os desejos dos Déspostas Centralisadores do poder? Creio em Deus e tenho Jesus como meu guia e mestre e tenho plena certesa que ele não compactua com seboseira política desta estirpe.A política de Mossoró é da gente tapar as narinas!É só!

  9. Camilla Vasconcellos diz:

    Chegou a hora de discutirmos o melhor para Mossoró e com certeza uma chapa Larissa-Josivan, é fortissima. Larissa com toda sua habilidade politica e de negociação, Josivan com seu lado Administrativo. Chapa perfeita para discutir uma campanha.

  10. paulo diz:

    Acho interessante quando falam com propriedade de “luta para manter cargos comissionados”, “luta para derrotar a ala azul”, “temos que derrotar o DEM”. Acho que as prioridades deveriam serem outras, bem mais importante. EDUCAÇÃO,SAÚDE. SEGURANÇA, EMPREGO, ruas bem asfaltadas, projetos contra as drogas, sao tantas coisas.
    O PT so fala em derrotar o DEM, O PSB so pensa em chegar ao poder a qualquer custo, não interessando nem o direito que um cidadão tem de ser candidato legitimo. Acho que a história do PT é bem maiot do que essa mesquinharia que está ocorrendo, esse revanchismo, uma revolta.
    A oposição é tão importante quanto a situação, não esqueçam disso, querer eliminar um partido, uma ala, isso não existe(pelo menos não deveria).
    Nunca votei em partidos, mais sim em pessoas que EU ACREDITO ser a ideal, ou próximo a isso. Entendo que cada partido tem suas ideologias, mais ja vi várias “ideologias” como essas que venho escutando que não me agradam.
    Voltar atras e reconhecer o erro é muito importante e salutar, sempre deveríamos ser assim! mais quem disse que josivan estava errado em querer ser candidato(legitimo) e não querer ser vice???

  11. luis lula diz:

    TEM COMENTARIO Q SAI DA CABEÇA DE GENTE DOIDA OU RETARDADA…D EIXA PRA LA; O IMPORTANTE É O QUE EXPLICAVA O DEPUTADO JUSTO VERÍSSIMO: EU QUERO É ME ARRUMAR…E POBRE. CAVA UMBURACO FUNDO E JOGA TUDO DENTRO.. KKK LAMPIÃO HOJE SERIA PREFEITO!

  12. Ronaldo Soares diz:

    Larissa-Josivan, chapa forte para campanha e boa para administrar Mossoró.

  13. zepaula diz:

    “Otavinho”,ainda é o melhor nome,depois de Emery,ambos,foram testados nas urnas.
    pode?

  14. Alison diz:

    Bom, muito bom, se Josivan aceitar ser vice de Larissa, une cada vez mais o partido, fortalece a chapa de vereadores do partido, sua votação e fortalece também a chapa majoritária da aliança, PSB/PT e aliados, assim
    conseguiremos de vez derrotar o DEM em Mossoró.

  15. Jadson Arnaud diz:

    Caro Jornalista Carlos Santos:
    Sou membro da corrente política interna do PT EPS (esquerda Popular Socialista). Articulador político dessa tendência juntamente com os Companheiros Assis Filho e Marilda Sousa. Temos o Companheiro Gilberto Diógenes como uma das importantes lideranças dessa corrente, além de outros valorosos Companheiros (as). A citada entrevista tão polêmica de Gilberto Diógenes, representa um pensamento próprio, principalmente nos pontos mais polêmicos mencionados ( – Nós seremos elementos de destruição!), embora também possamos concordar em outros. No PT e nas suas Tendências, as questões ideológicas e táticas políticas eleitorais, são debatidas e discutidas exaustivamente, embora respeitemos também as posições individuais de cada Companheiro(a). Entretanto as deliberações e resoluções da corrente, são frutos desse mesmo exaustivo debate político. Portanto a EPS entende que nesse contexto, em que pese desde o primeiro momento termos defendido uma candidatura própria do PT , tendo a frente o Prof. Josivan Barbosa como candidato a prefeito, respeita as deliberações do partido, que é de coligar com a base aliada da Presidenta Dilma, tendo aqui em Mossoró a pré candidatura da Deputada Larissa rosado do PSB. Assim, reafirmos, o apoio a esse projeto que é de derrotar o DEM, que na nossa ótica expressa ainda resquício do conservadorismo na administração e na política brasileira, especialmente na nossa cidade e Estado, sendo um dos últimos redutos de manutenção de poder. Sendo assim, a EPS compreende que o nome do Prof. Josivan Barbosa, por tudo que ele representa no cenário político local e regional e principalmente para o fortalecimento do PT, deve ser indicado para compor a chapa da Dep. Larissa Rosado como candidato a Vice Prefeito. Pedimos por favor que o Senhor publique na íntegra esse texto em seu Blog mostranto com clareza a posição dessa corrente política EPS. SAUDAÇÕES PeTistas.

  16. Everton diz:

    É, Carlos Santos, a turma aqui aprovou a chapa Larissa-Josivan. Mas é como dizia um técnico de futebol: “Jogo é jogo, treino é treino”.

  17. lair solano vale diz:

    Sempre fiz politica desde os tempos da UFRN, portanto,acho que todos os brasileiros deveriam se preocupar mais e se envolver mais com o tema. Não sou eleitor na cidade de Mossoró, mais aqui trabalho, torço para que tenhamos uma campanha de bom nivel . Sobre o professor JOSIVAN e os seus pusicionamentos, entendo que neófito na política partidária sofre muito.Se pudesse dar um conselho; vice não tem microfone, não dá mídia, vereador sim, esse é o caminho para chegar na ASSEMBLEIA em 2014. Vereador tem independência.

    • Danillo Lima diz:

      Talvez em Mossoró não seja bem assim. Cláudia Regina saiu da cadeira de vice (2004) para ser a vereadora mais bem votada da cidade (2008). Vice não tem microfone, não tem voz e vez, se não quiser. Temos um exemplo nítido no nosso estado: o vice Robinson Faria não se absteve e não coadunou com o (des)projeto de Rosalba, olha no que deu… Foi notícia no Brasil inteiro! E ainda continua dando o que falar…

  18. Gilvandro Alves diz:

    Lastimável à posição do PT em Mossoró. Derrotar o DEM e ficar submisso ao rosadismo, eterno dominador da cidade.

    A cúpula do PT nacional que engendrou essa esdrúxula situação, só esqueceu de combinar com o povo.

    É bom lembrar, que aqui em Natal na eleição passada fizeram uma “arrumação” desse tipo e no dia da eleição o povo deu o troco, elegendo a patricinha Micarla, para a infelicidade geral da população natalense.

    Eu, que sou eleitor dos candidatos do PT desde a sua fundação, torço para que o tiro saia pela culatra, assim como ocorreu em Natal, onde Lula gritou em praça pública que queria derrotar Zé Agripino, transformando a eleição em um caso pessoal e não em propostas que tragam melhor qualidade de vida à população.

  19. Crispiniano Neto diz:

    Meu caro colega Carlos Santos:

    Concordo com quase tudo que você expôs nesta nota, porém devo esclarecer o que se refere à citação do meu nome.
    Não sou vítima do meu veneno porque não destilei veneno algum. Apenas expus de forma veemente, como é do meu feitio, argumentos políticos com dos quais continuo inquestionavelmente codefensor;
    Não posso ser taxado de “radicaloide” (sei que o termo não foi usado por você) porque protagonizei as duas tentativas dignas de formar uma frente ampla de oposição com partidos da base do governo Lula. A primeira, em 2004 quando fomos vergonhosamente traidos no Forum Avança Mossoró, a segunda em 2008 quando construimos a aliança e também fomos muito maltratados, seja na campanha, seja no período político posterior, quando este PSB que ora nos puxa à força com a conivência de dirigentes locais e nacionais do meu partido, não nos tratou como aliados, sevindo mais ao DEM a quem agora se diz combater, que ao PT e ao próprio PSB. Basta que se veja os votos dos candidatos dos candidatos deste partidos nas urnas de 2010 e
    tenho motivos para não querer a alinça com o PSB em 2012 e os expus será facilmente constatado o que afirmo. Defendi minhas propostas com veemência, mas sem ódio e sem basbaquices. Em 56 anos de vida não tenho um únicio inimigo péssoal por razões políticas;
    Não sou vítima de nada, tampouco sou algoz de alguém. Nem posso ser taxado de incoerente, porque diante desta nova postura do partido que difere por demais do que vínhamos defendendo nos últimos onze meses, retirei-me das negociações, confrontos e articulações, também estou me retirando do Diretório Municipal do PT que caminha sem pernas e sem rumo, bem como também estou me afastando da corrente CNB – Construindo um Novo Brasil, por discordar das suas posições nacionais que interferiram a meu ver, muito negativamente sobre Mossoró e, no momento, também discordo da orientação local.
    Não votarei nesta chapa, independete de quem seja o vice da deputada Larissa Rosado.
    Tenho muito o que fazer e deixo a política para os que acham que política é isso aí que Mossoró está vendo.
    Pretendo manter os amigos que quiserem continuar meus amigos. Pois amigos a gente não escolhe, assim como os inimigos, é a vida quem os determina.
    Continuo filiado ao PT, pois entendo que os partidos, que se querem partidos de fato, duram séculos. E como todos os aglomerados humanos, os partidos cometem erros e injustiças, assim como dão contribuições impórtantes para a história. Em 32 anos de dedicação, encontro muitos motivos de orgulho de ser petista. As decepções mesmo quando grandes, como esta, não representam o todo da obra histórica de um partido importante como o PT. Portanto, como investi no passado, devo acreditar no futuro, até porque, apesar de tudo que ora me dói no PT, não vejo nenhum partido que chegue nem à ponta de uma das cinco pontas da sua estrela.
    No mais, parabéns pela cobertura dessa tragi-comédia política que não me impõe lágrimas, mas me roubou o riso. Mas pode crer, como cidadão bem humorado, vou continuar rindo. E espero que não seja por último, pois não vou perder muito “emburrado”. Livre e leve, sem liderar ninguém e sem ser liderado, me sentirei à vontade para não peder tempo esperando para rir por último.
    Muito grato e bom trabalho.

    Crispiniano Neto

    • CALIBRE 50 diz:

      É isso ai Crispa,a veradade tem que ser dita e JOSIVAM se tiver que ser vice que seja,mas fica com a certeza que é decepcionante se tomar essa decisão!É só!

  20. FRANCISCO SILVEIRA diz:

    O que o PODER não faz ………………. MEU DEUS, livrai Mossoró desse povo. Mossoró não merece isso !!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.