• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 25/04/2013 - 08:07h
Sindiserpum

Colegiado diz que sindicato mente sobre merenda escolar

Na última sexta-feira (19), às 10h45, o Blog publicou postagem sob o título “Sindicato denuncia falta de merenda escolar“, em que a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), Marilda Sousa, apontava situações delicadas envolvendo prefeitura e alunado de escolas municipais.

A prefeitura pronunciou-se, no mesmo dia, com nota de esclarecimento assinada pelo jornalista Julierme Torres, secretário da Comunicação do município, que contestou veeementemente a notícia que o título da postagem resumia. O Sindiserpum preferiu o silêncio,  sem sustentar o que informara ou fazer tréplica ao secretário.

Marilda não usou de rodeios para fazer a denúncia:

“Sem merenda, as escolas e Unidades de Educação Infantil (UEI) têm enfrentado dificuldades para alimentar os alunos. “É uma crime o que a prefeitura está fazendo porque muitas dessas crianças e jovens têm a merenda como única fonte de alimentação”, destaca a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), Marilda Sousa. “Um dia desses uma criança passou mal, e ao chegar ao médico foi constatado que era fome”, acrescenta.

“Questionamos a denúncia, apontando que a mesma era inverídica. Hoje (quarta-feira, 24), recebi ofício do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que só confirma a falta de sustentação na denúncia. Repasso para você o ofício do CAE e, assim, espero colocar um ponto final nessa polêmica desnecessária e frágil”, afirma novamente Julierme Torres.

Marilda chegou a ponto de declarar que tinha feito contato com o CAE, o que é desmentido por esse colegiado fiscalizador. O mesmo colegiado enviou ofício à Marilda, com cópia para Julierme, em que cobra retratação da denúncia nos órgãos de imprensa em que fora publicada a notícia.

Além disso, assinala que tem feito inspeções regulares, sem identificar irregularidades na merenda escolar, como atestara a sindicalista.

O ofício desse órgão de caráter fiscalizador é assinado por sua presidente, Antônio Gerlúcia Aires.

Nota do Blog – O Sindiserpum, através de sua presidente, envolve-se numa situação embaraçosa e comprometedora. Representante do funcionalismo municipal e com autoridade institucional para formular denúncias, criticar e defender interesses de quem representa, poderia ter sido menos inconsequente.

A menos que tenha provas de que sua denúncia é, sim, verídica, contrariando o próprio CAE, poderá restituir parte de sua imagem arranhada neste episódio.

Até esse “capítulo”, o caso ganha status de pura leviandade.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    Amigo Carlos, pesa uma forte suspeição sobre esse colegiado denominado de Conselho de Alimentação Escolar (C.A.E), uma vez que 99% dele é composto por pessoas estritamente vinculadas ao executivo municipal, tendo, inclusive,alguns com vínculos ao poder municipal, pelo exercício de cargo comissionado na esfera administrativa desta comuna. Entre a denúncia da Presidenta Marilda, sobre a qual recai honrosa trajetória sindical e de probidade pessoal, e o colegiado eivado de ceticismo C.A.E., opto pela imprescindível denúncia do órgão que representa a classe funcional municipal. Tenho dito.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Meu caro Marcos, bom dia. Nós aguardamos que a sindicalista apresente comprovação do que denunciou, como nome e endereço de criança que teria passado mal devido falta de alimentação. Também interessante que ela revele protocolo da denúncia feita ao próprio CAE. Não pode é continuar em silêncio. Torço para que tudo fique translúcido. Nossas crianças merecem. Abração.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Carlos Santos
        Caso a senhora Marilda consiga os nomes e endereços de pelos menos duas crianças, acho que você deveria se prontificar a ir junto com ela ouvir estas crianças.
        Este caso não pode ficar neste disse me disse.
        Até porque o seu blog é acreditado e não pode deixar uma denúncia nele publicada sem total esclarecimento.
        Se a senhora Marilda permanecer calada a ela não restará outro caminho senão a renúncia.
        Caso consiga provar a denúncia, deve encaminhá-la a todos os órgãos de fiscalização.
        FUNDEB, FALE COM A PRESIDENTA, CGU e tudo o mais.
        Que Deus nos abençoe.
        HOJE, DIA 25 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
        A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

    • Antonia gerlucia filgueira aires diz:

      Caro Marcos pinto sou a atual presidente deste conselho o CAE e tenho um nome a zelar. Logo se ver que o senhor não conheçe nosso conselho quando fala que ele é composto de 99% de funcionáios da prefeitura, convido vossa senhoria a ir em nossas reuniões todos os meses que ocorre na primeira quarta feira de cada mes na GEED as 14 horas. Sim é la na gerencia pois de acordo com a lei do FNDE as prefeituras tem que dar meios para trabalharmos. E nosso colegiado é composto de 14 representantes de varios seguimentos e somente 2 do executico (1 titular e 1 suplente). Eu sou do seguimentos de pais de alunos e em nenhum momento desde 2011 quando assumi aceito ou aceitarei compactuar com qualquer coisa errada que eu ou os conselheiros venham a verificar em alguma unidade de ensino. Trabalho de forma transparente, todas nossas visitas tirarmos fotos e fazemos 3 relatorios (um para a professora Yeda,um para a diretora da unidade visitada e outro parar nossos arquivos). Nosso trabalho é voluntario NÃO ganhamos nenhum centavo por isso, e fazemos visitas regulares as unidades, neste momento já fiz e repassei para nossos conselheiros os dias de visitas de maio. Por tanto, gostaria que olhassem com bons olhos nosso trabalho, pois deixo meus filhos em casa varios dias na semana para ir fazer visitas tanto na cidade como na zona rural e não tenho onus por essam atividade, fazemos com AMOR e por que gostamos. Infelizmente para algumas pessoas que vivem buscando sempre ganhar dinheiro, nos do CAE somos EXEMPLOS de que existem outros valores em nossa vida. Sem mais agradeço ao dono do blog Carlos Santos por ser imparcial.

    • Ieda chaves diz:

      Senhor Marcos, acrescento as informações da senhora Antonia Gerlucia, que voce pode conhecer melhor sobre a constituição do CAE no portal do FNDE, CAE Virtual, e também com a leitura da Resolucao do FNDE No 38, de 28 de julho de 2009.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Senhora Marilda
    Isto é fácil de ser tirado a limpo.
    Basta ouvir as crianças dos colégios ou creches onde a senhora disse ter faltado merenda escolar.
    Crianças não sabem mentir.
    Eu muito me admiro do auxiliar da prefeita ser tão rápido no desmentir a senhora.
    Eu o desafio a dizer que já houve entrega do fardamento escolar.
    Eu o desafio a dizer qual o salário da prefeita.
    Eu o desafio a dizer por quanto a FALCONI foi contratada para prestar assessoria à prefeita.
    Eu o desafio a dizer se na viagem a Aracati a prefeita usou ou não veículo e gasolina da prefeitura.
    Eu o desafio a dizer que houve entrega aos alunos de um simples lápis nas escolas municipais de Mossoró.
    A estas perguntas ele não responde.
    Agora querer que esta senhora arranje duas testemunhas ligadas ao ensino para testemunhar que houve falta de merenda escolar numa cidade como Mossoró, onde a força do poder municipal é enorme, é duvidar da inteligência de todos.
    Senhora Marilda, grave o depoimento de algumas crianças, ouça estas crianças na presença de outras pessoas. Pessoas que tenham coragem de testemunhar.
    Ficar calada a senhora não pode.
    Eu descobri que a merenda é cuscuz com ovo perguntando as crianças na saída da escola o que tinha sido a merenda escolar. E todas as semanas eu ouvia a mesma resposta. Observe que o auxiliar da prefeita nunca teve o atrevimento de me desmentir.
    E se ele falar alguma coisa sobre a qualidade da merenda escolar, dizendo que iogurte é distribuído com duas bolachas, eu esclarecerei a todos não ser iogurte, mas sim uma bebida láctea de baixíssima qualidade o que é dado as crianças. Bebida láctea cujo litro custa pouco mais de 1 real. Certamente no cardápio consta ser iogurte. Por falar em cardápio, por que o auxiliar da prefeita não divulga o cardápio da merenda escolar?
    Todas as prefeituras com administração transparente fazem isto.
    Alguma coisa a senhora tem que fazer senhora Marilda.
    Se a senhora tem certeza de que faltou merenda escolar, vá até o fim.
    Caso opte por ficar calada, RENUNCIE ao cargo que ocupa.
    Que Deus nos abençoe.
    HOJE, DIA 25 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

  3. RAIMUNDO NONATO SOBRINHO diz:

    Esse disse me disse entre o SINDSERPUM e o executivo Mossoroense merece um basta; os leitores continuar sendo enganados. Qual é a verdade. Respeito.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Cinquentinha
      Não, não pode ser dado um basta nesta história sem antes tudo ser esclarecido.
      Alguém está mentindo.
      Ou a senhora Marilda ou os que afirmam não ter faltado merenda escolar.
      Esclarecer é preciso.
      E como o ônus da prova cabe a quem acusa, só resta à senhora Marilda provar através de testemunhas que houve falta de merenda escolar.
      Eu só faço denúncias que posso comprovar.
      Daí sempre citar a fonte da notícia.
      No caso da não distribuição do fardamento escolar a própria Secretária de Educação confirmou em um comentário/resposta que ainda não havia sido entregue. E para comprovar que até hoje ainda não foi entregue em Mossoró o fardamento escolar basta ficar na porta de um colégio na hora da saída das crianças. É de cortar o coração o estado das sandálias japonesas que elas calçam. Isto para não se falar nas camisas puídas, algumas até rasgadas.
      É UMA VERGONHA isto acontecer numa cidade rica como Mossoró.
      Será que as outras cidades receberam verbas para a compra do fardamento escolar e Mossoró não?
      Responda auxiliar da prefeita:
      MOSSORÓ RECEBEU OU NÃO RECEBEU VERBA PARA A COMPRA DO UNIFORME ESCOLAR?
      Que Deus nos abençoe.
      HOJE, DIA 25 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
      A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

  4. paulo eduardo diz:

    Acredito que o conselho também tenham pessoas ligadas ao executivo, mais sabemos que os sindicatos em sua maioria, são extensões do Partido dos Trabalhadores(PT), onde os mesmos também usam de suas ideologias politicas partidarias em suas decisões e atitudes.

  5. Anderson leandro diz:

    Essa mulher não defende os servidores e sim o PT, como é que uma mulher pode representar tanta gente. Nos canais de TV quando aparece mostra a incompetência em alguns argumentos. Tudo isso é porque o PT perdeu a eleição. Senhora Marilda a eleição já acabou.

  6. Carlos diz:

    E PRECISA LOCALIZAR DUAS CRIANÇAS QUE ” PASSARAM MAL ” POR NÃO TER MERENDA PARA PROVAR OU NÃO A FALTA DE MERENDA ??? EXISTEM MEIOS MAIS CONCRETOS. EM MOSSORÓ CRIANÇAS PASSAM MAL ATÉ POR NÃO TER ONDE NASCER !!!

  7. Francy Granjeiro diz:

    FESTAS
    Sherloquinho afirma que as festas realizadas em Caicó e Mossoró, terminariam em situação semelhante a Macau e Guamaré, caso fossem investigadas pelo Ministério Público.
    *
    É Marilda, só indo as escolas e perguntar as crianças longe das Diretoras Supervisoras Merendeiras, etc etc.Não sei se em todas as escolas a merenda escolar é cuscuz com ovo.Conheço uma escola de renome que a merenda é feita por cardápio de boa qualidade.O SETAS/CRAS distribui muito mal a alimentação em certos bairros.

  8. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A impressão que tenho é que cada escola gerencia a sua própria merenda escolar.
    Imagino que a prefeitura repassa os recursos, não tenho certeza se funciona assim, e a direção da escola elabora o cardápio.
    Imagino isto por achar que se o sistema fosse centralizado ao faltar merenda numa escola faltaria em todas.
    O problema é que a prefeitura não tem transparência, não informa como funciona nada. Fecha-se completamente. Esta administração Cláudia Regina passará para a história política de Mossoró como a administração PANO PRETO.
    Não se sabe o valor da contratação destas empresas de assessoria, não se sabe sequer se houve licitação nestas contratações..
    Não se sabe se houve licitação na compra da merenda escolar nem os valores pagos para se comparar aos preços de varejo.
    Não se sabe sequer quanto a prefeita já recebeu a título de diárias este ano e referente a que viagens estas diárias foram pagas.
    Não se sabe sequer o salário da prefeita.
    Quando se trata de valores, nada se sabe.
    Só sabemos que o fardamento e o material didático ainda não foram distribuídos nas escolas municipais. E só sabemos isto porque as crianças estão praticamente descalças, maltrapilhas e sem material escolar distribuído pela prefeitura.
    Será que Mossoró não recebeu verbas para a compra do fardamento escolar e do material didático?
    Está faltando à Prefeita Cláudia Regina dar satisfações aos mossoroenses.
    Até porque ela é uma simples gestora.
    Cláudia Regina não é a dona de Mossoró.
    E Mossoró não é uma fazenda.
    Que Deus nos abençoe.
    HOJE, DIA 26 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

  9. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Não entendo o silêncio dos religiosos neste caso do fardamento escolar.
    Religiosos que tem emissoras de rádio e que se calam.
    Por que os padres não fazem um apelo durante as missas pela distribuição do fardamento escolar?
    Por que os padres não fazem apelos na emissora de rádio católica de Mossoró?
    Não entendo também o silêncio dos pastores, pastores que se calam diante deste absurdo e que não tocam neste assunto nos cultos, que não usam a emissora de rádio evangélica de Mossoró para levantar este problema.
    Será que não era dos pequeninos que Jesus mais gostava?
    Se vocês se calam diante desta injustiça, não mais condenem Pilatos por ter lavado as mãos.
    Que Deus nos abençoe.
    HOJE, DIA 26 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

  10. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Eu quero ver é aparecer alguém para justificar a NÃO entrega do fardamento escolar.
    Eu quero ver é aparecer alguém para justificar a NÃO entrega do material didático.
    As prefeituras do Maranhão já fizeram este ano a entrega do fardamento escolar e do material didático.
    Eu quero ver é aparecer alguém para justificar o fardamento escolar em Mossoró ter sido no ano passado apenas duas blusas.
    Todos sabem que em cidades muito mais pobres o fardamento escolar se constituiu de DUAS BLUSAS, UMA CALÇA, UMA BERMUDA, DUAS MEIAS, UM TÊNIS E UM BONÉ.
    Eu quero ver é aparecer alguém para justificar a merenda escolar ser de tão baixa qualidade.
    A Presidenta do CAE disse: “neste momento já fiz e repassei para nossos conselheiros os dias de visitas de maio. ”
    E como ela mesma afirmou que dois dos conselheiros são do executivo, quem pode garantir que os colégios não sejam avisados com antecedência dos dias da visita do CAE?
    Que a merenda no dia a dia é de baixa qualidade, isto é inegável.
    Que ainda não foi entregue este ano o fardamento escolar, isto é inegável.
    Resta saber se a Secretária de Educação já tem o número de alunos matriculados para poder fazer a licitação do fardamento escolar.
    Afinal, as aulas tiveram início no dia 18 de fevereiro. Praticamente entramos no mês de maio. Certamente, para a Secretária, quase três meses é muito pouco tempo para ela já saber o número de alunos matriculados na rede municipal de ensino.
    Por que a Secretária de Educação não afirma com todas as letras que cuscuz com ovo não faz parte do cardápio da merenda escolar em Mossoró?
    Por que a Secretária de Educação não dá a conhecer o cardápio da merenda escolar?
    Por que a Secretária de Educação não diz quando será entregue o fardamento escolar.
    Prefeita Cláudia Regina, o desgaste para a sua administração está sendo enorme.
    Ano que vem teremos eleições.
    E 2016 é logo ali.
    Pense nisto.
    Que Deus nos abençoe.
    HOJE, DIA 26 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
    A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.