• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 12/05/2012 - 22:10h
Prefeito

Dix-huit Rosado ‘chega’ aos 100 anos com exposição

Dix-huit: 14 anos como prefeito

A Prefeitura de Mossoró promove agora à noite a “Solenidade de Abertura da Exposição Celebrativa ao Centenário de Nascimento do Ex-Prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia”. Ele nasceu em Mossoró no dia 21 de maio de 1912.

O evento tem a presença da governadora e ex-adversária Rosalba Ciarlini (DEM), além de outros políticos dos mais diversos matizes, no Memorial da Resistência, Centro da cidade.

Deputado estadual constituinte, deputado federal (dois mandatos), senador da República (um mandato), Dix-huit foi o político que governou Mossoró por mais tempo. Foram quase 14 anos em três mandatos. Foi eleito pela primeira vez à prefeitura em 1972, depois em 1982 (com mandato de seis anos) e por último em 1992, quando faleceu no exercício do cargo no dia 22 de outubro de 1996.

Assumiu em seu lugar, no dia seguinte, a sobrinha e vice-prefeita dissidente Sandra Rosado (Hoje deputada federal pelo PSB, mas à época no PMDB).

Depois de Dix-huit, quem mais administrou Mossoró foi Rosalba Ciarlini (DEM), hoje governadora do Estado, casada com o sobrinho e ex-deputado estadual (quatro mandatos) Carlos Augusto de Souza Rosado (DEM). Ela foi eleita em 1988, 1996 e reeleita em 2000 (graças ao instituto da reeleição, uma faculdade até poucos meses inexistente na legislação brasileira). Foram 12 anos na gestão municipal.

Antes dela, coube ao padre Luís Ferreira da Cunha Mota, o “Padre Mota”, o 3º maior período de administração como prefeito do município. Ele ficou por quase nove anos e três meses. Assumiu interinamente no dia 18 de janeiro de 1936, com a renúncia inesperada do prefeito Duarte Filho.

Foi eleito em março do ano seguinte, mas com o golpe político de Getúlio Vargas, implantando a ditadura do chamado “Estado Novo”, foi destituído. Mas logo em seguida foi nomeado pelo interventor estadual Rafael Fernandes, ficando até 3 de abril de 1945 – quando renunciou ao cargo.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. fatinhaq diz:

    GUSTAVO DESPRESTIGIADÍSSIMO NA NOITE DO CENTENÁRIO DO TIO.
    A PRIMA SECRETÀRIA EXTRAORDINÁRIA DE CULTURA DO RN IZAURA ROSADO NÃO SE FEZ PRESENTE AO EVENTO.
    ACHÉPOUCO

  2. Marcos Pinto. diz:

    O velho alcáide amargou o fato de nunca ter sido governador do estado, assim como o maquiavélico Aluísio Alves morreu sem nunca ter realizado o sonho de ter sido SENADOR, ao contrário de Dix-Huit, que foi Senador e nunca foi governador. Desígnios do destino – esse senhor implacável.

  3. naide maria rosado de souza diz:

    fatinha.
    Gustavo foi bem prestigiado naquela noite linda e bem organizada. Agradeci a ele da melhor maneira que o meu coração conseguiu falar. Suponho que você não tenha ido à solenidade. Isaura Amélia estava lá, sim. Permaneceu até o final. Respondo só agora pq me falta tempo. De todo modo, agradeço as suas observações.
    Uma boa noite.
    Naide Maria Rosado. (Continua…)
    Marcos.
    Meu pai foi um homem imensamente feliz. Ele trazia Mossoró no coração. O destino foi bondoso com ele porque o colocou diante de um povo que o amou e o elegeu sempre!!! Tudo o que ele foi deve ao povo potiguar especialmente ao povo de Mossoró, sua paixão, que o conduziu três vezes à prefeitura, melhor lugar do MUNDO !
    Boa noite e obrigada.
    Naide Maria Rosado.

  4. naide maria rosado de souza diz:

    Carlos.
    Onde estava você??? Procurei, procurei e nada….Levou falta! Risossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
    Um abraço.
    Naide

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Bom-dia, Naide. Realmente levei falta. E tem mais. Tenho uma preciosidade. Uma fita-cassete com uma das últimas grandes entrevistas concedidas por seu pai. Eu estava no Gazeta do Oeste à época e o ouvi ao lado de Mário, no Palácio da Resistência. Quando eu esbarrar pelo Rio, ligo para você. Saúde e paz.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.