• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 22/07/2012 - 10:15h

Estou pensando que não voto mais em oligarquias

Por Honório de Medeiros

Estou pensando que não voto mais em oligarquias, bem como não voto mais em quem apóia ou é apoiado por oligarquias. Qualquer oligarquia.

Na “Ciência política”,  oligarquia é a forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número de pessoas identificáveis por interesses particulares tais como riqueza, laços familiares, empresas ou poder militar.

Estados em que isso acontece são muitas vezes controlados por poucas famílias proeminentes que repassam a sua influência ao longo de gerações.

Ressalvo, desde já, que já votei e, até mesmo, já trabalhei para algumas oligarquias. Assumo meu erro. O que eu não quero é continuar a errar.

Nada há de pessoal contra quem quer que seja nessa tomada de posição. Ela decorre de uma percepção amadurecida do processo político.

Trata-se de não mais crer que alianças táticas com o inimigo ideológico permitam algum tipo de avanço na luta pelo fortalecimento da Democracia e do bem-estar da Sociedade como um todo.

Ao longo dos anos foi essa minha crença, minha ilusão acalentada desde os bancos da Faculdade de Direito onde ingressei convicto da nossa possibilidade de mudar o mundo por dentro, jogar o jogo da elite política: torná-lo menos injusto.

Hoje, essa crença não existe mais.

A história demonstrou e demonstra, a cada dia, que os inimigos da Sociedade são muito mais perigosos do que supõe a nossa pretensão de entendê-los e combatê-los. Tais inimigos acreditam estarem certos em fazer, por si, e pelos seus, apenas, o possível e o impossível para sobreviverem no caos social no qual vivemos.

Nada pior que combater quem crê no que está fazendo, mesmo quando essa crença é uma distorção, um equívoco.

São eles, esses inimigos, predadores. Não têm consciência do mal que causam, ao longo do tempo, a si, aos seus, e aos outros, e quando o têm, cedem ávidos e velozes aos argumentos que pretendem legitimar suas ações equivocadas.

São elos de uma estrutura manipuladora, voraz, amoral, que os gratifica, aliena e lhes dá o amparo intelectual para seguirem em frente em sua cegueira existencial.

Os avanços que esses inimigos apresentam como progresso são armadilhas, apenas armadilhas para os desassistidos, que aparentam tudo mudar, para que tudo continue igual ao que era antes, no quê, aqui, parodio o Príncipe de Salinas, esse personagem canônico fundamental de Lampedusa e da literatura ocidental.

Não quero mais fortalecer essa estrutura.

Claro que meu gesto é uma gota d’água no Oceano da política, do jogo do poder. Demasiadamente pequena gota insignificante. Não importa. Convido outros a compartilharem, se for o caso, esse pequeno gesto.

Pode não resultar em nada, mas faz com que eu, hoje, me sinta mais limpo.

Honório de Medeiros é professor, escritor e ex-secretário do Natal e do Estado do RN.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. carla marcia diz:

    então vote nulo. aqui é tudo da mesma família!

  2. Bruno Batista diz:

    O professor esta certissimo em sua linha de raciocino politico. Micarlinha de Souza é uma vitima ou melhor a grande vitima das oligarquias politicas do RN. Micarla derrotou até a candidata de Lula. Em 4 anos os seus adversarios a derrotaram foi dado as costas a ela quem não sabe disto em Natal. Não sou de defende-la mais quem ousar vai ser assim, é um jogo de cartas marcadas na politica do RN não ver quem é cego de guia.

  3. Lucimar Costa diz:

    Nem eu. Parabéns pelo excelente texto! Nele, o Sr.expressou, de forma muito peculiar, a sua indignação com essa chaga tão retrógrada da política no Brasil e, especificamente, aqui em Mossoró. Concordo em tudo que falastes, sem restrições nem mesmo às vírgulas, e junto-me ao Sr. nessa empreitada de não mais contribuir para o fortalecimento dessa perversa estrutura. É inadmissível que no contexto atual uma cidade no porte de Mossoró ainda permita que uma única família fique se revezando no poder há décadas. Se somos apenas gotinhas d’água na imensidão do oceano, isso pouco importa; importa, sim, a grandeza de não calar, de soltar a voz e dizer: chega já dei minha parcela de contribuição para vocês chegarem aonde estão. Cansei não aguento mais, vou sair de cena CHEGA DE OLIGARQUIAS ! Os tempos são outros…

    • Francy Granjeiro diz:

      Não é só isso aqui em Mossoró não, veja o caso em MG SP RJ CE NTL…não mudam, sao os tradicionais velhos candidatos de 1900 e antigamente

  4. Williams Rebouças diz:

    Concordo Honório com o seu texto.Ás vezes eu penso se é certo agente conhecer nossa cidadania,pois dói muito saber que tantos grotôes estâo sendo enganados e permanecendo na mesmisse.È triste vê esse bando de políticos repetindo prá essa massa de ignorante ,a mesma promessa,a mesma blasfêmia.È triste ,mas é a nossa realidade,até quando meu Deus?Parabens.

  5. IVAN NOGUEIRA DE MORAIS diz:

    Muito oportuna essa reflexão. É chegada a hora de agirmos com inteligência e pensarmos em uma Sociedade mais igualitária. Somente o voto consciente será capaz de mudar e transformar. Estamos avançando. Quem poderia imaginar que o portal de acesso a informação fosse implementado. Precisamos desprivatizar o Estado Brasileiro. Avante !!!
    Respeitosamente,
    Ivan Nogueira de Morais.

  6. CALIBRE 50 diz:

    Aqui em Mossoró ainda não foi o tempo certo mas está mais do que na hora de escolhermos pessoas diferentes, chega de ROSAS,BORBOLETAS,BACURAUS,BICUDOS,JAJÁS e outros Epítetos ridículos dados a determinadas figuras políticas ou grupos,o tempo se aproxima,não aguentamos mais tantas mentiras e falácias vazias!É só!

  7. Elves Alves diz:

    Pena que o doutor Honório age cedo e pensa tarde.

  8. Marcelo Salazar diz:

    Chega de Rosados aqui, eles não têm mais nada a oferecer, já deram o que tinham que dar e hoje mais tiram do que dão. Uma pergunta que ninguém responde, juntando todos os cargos que eles têm, quanto eles recebem da gente por mês, ano? No RN e Mossoró existe mais politicagem do que um governo pelo povo, sei que nosso Brasil tem muito a melhorar, mas já tive a oportunidade de conhecer muitos estados, e sei que estamos muito atrasados em muitas coisas, “ah Mossoró é uma das melhores cidades para se viver, uma dos 20 grandes centros em expansão”! É realmente por causa dos Rosados, oi grande parte foi por um belo presente que o Pai nos deu, o ouro negro que inunda nossas terras? Todo Brasil cresceu e Mossoró esta no embalo. Agora vamos ver as coisas do governo; como anda a saúde, como anda a UERN, como são as ruas de nossa cidade? Construir postos, reformar prédios e inaugurar projetos é fácil, difícil é fazer uma saúde de qualidade, um ensino publico digno e um estado sem politicagem, este ultimo (politicagem) é o grande câncer desta amada cidade!

  9. Marcelo Salazar diz:

    No Brasil não existe liberdade de voto, existem cães sarnentos que entram na politica e se abastecem de poder e poderio, ferindo a população com espadas afiadas, espadas de dois gumes, um deles é a liberdade do voto, o outro gume é o dinheiro do próprio votante. Deveria haver duas formas de ditadura, a explicita e a IMPLICITA, sendo que a ultima é o grande câncer deste país!

  10. Marcelo Salazar diz:

    Claudia ou Larissa, quem quer que seja eleita delas, será um grande erro em Mossoró, um mandato de fachada da mesma forma quando vamos ao circo e vemos os fantoches, rimos com deles, mas sabemos que não são reais, que existe alguém por trás. Mossoró perde muito com esta briga desenfreada pelo poder, eles entretanto só se enriquecem cada vez mais, adquirindo jornais, canais de televisões e muito dinheiro vindo das centenas de cargos públicos que possuem os Rosados, todos pagos com nosso dinheiro, e quanto ao povo, só relaxa, Mossoró é uma das melhores cidades para se viver! Não podemos dizer como é o sabor da mudança, ele é estranho aos nossos lábios!

  11. Ìtalo Martins diz:

    Dificil é convencer a população de Mossoró a mudar essa filosofia, esse pensamento, conceito politico. Com todo respeito ao assinante desse comentário, esse preceito filosófico não coaduna com o povo dessa terra. Me diga qual o fenômeno apresentado sem esses adereços ? Oligarquia,ou não sem apoio oligárquico ? Nem aqui e nem em parte nenhuma deste país. Maranhão por exemplo, os “Sarney”. No Ceará os ” Ferreira Gomes” Os “Cals” . No Rio os “Maia” “Garotinhos”. Minas Gerais , os ” Neves”. Alagoas os “color” e outros, No rio Grande do Norte, os “maia” Rosado, Rosado, Rosado, e Rosado, Alves, Alves e Alves. Tá muito dificil vc votar. Pregue o voto em Branco, o voto nulo, uma coisa é certeza, seu título de agora por diante, será apenas assinado, e nunca mais votaras em ninguém. Não sou contra o seu comentário, entretanto 0,0% pensa dessa maneira. Belo e irreal comentário.

  12. Marcos Pinto. diz:

    Por isso que ratifico: LARISSA REGINA Versus CLÁUDIA ROSADUS = VOTO NULO.

  13. Francy Granjeiro diz:

    Ainda existe??? na minha cabeça ha tempo que deixou de existir

  14. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    O Elves resumiu e bem, o “decantado e brilhante” comentário do Douto Honório.

    Depois de servi e se servir das oligarquias como ele própios afirma…
    Datíssima Vênia ao pensamento e a posição do Doutor Honório Medeiros, mas, eis que surge inapalável pergunta que não quer calar, o que será, que nesta quadra da vida vivenciada vida do Emérito Prof. Honório de Medeiros o fez repentinamente mudar de opinião sobre o Status quo do Rio grande sem norte…???

    Com a resposta… à devida reflexão dos senhores Web-leitores.

    Um Abraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  15. Jose de Arimateia diz:

    Ainda temos uma opçao Josue Moreira, Nao e canidato dos Rosados nem tao pouco e da familia Rosado, Merece o voto

  16. Marcos Pinto. diz:

    Mesmo pertencendo à tradicional família oligárquica, repudio todo e qualquer concentração de poderes nas mãos de uma só família ou de seus prepostos. Sou, também, visceralmente contra o instituto da reeleição.

    • CALIBRE 50 diz:

      Na minha opinião extendo-se um único mandato de 06(seis) anos por que 4(quatro) anos é pouco para se por em prática um projeto de Governo!

      • Marcelo Salazar diz:

        Concordo cm você Calibre, mandatos de 6 anos seriam ideais para se fazer um bom trabalho, depois disso o candidato deveria se afastar da vida publica, dando espaço para caras nomes novos. Quanto mais um politico consegue se eleger mais ele fica amarrado (deve favores) e ai começa a se corromper.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.