• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 25/07/2015 - 13:22h
Hoje

Ex-governador Fernando Freire é preso no Rio de Janeiro

Portal G1 RN

O ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire foi preso na manhã deste sábado (25) por agentes da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), segundo informações da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) do Estado Rio de Janeiro.

Freire foi preso hoje após trabalho de inteligência (Foto: Tribuna do Norte)

Freire foi abordado na orla de Copacabana, área nobre na Zona Sul da cidade, e tinha quatro mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Ele estava foragido desde 2014.

Fernando Freire foi condenado a 13 anos e quatro meses de reclusão, além de 400 dias-multa por desvio de recursos públicos. Segundo as investigações, a prática dos delitos ocorreu entre fevereiro e novembro de 2002, quando Freire foi vice-governador e, depois, governador do Rio Grande do Norte.

A decisão é da 7ª Vara Criminal de Natal, do juiz, José Armanda Ponte Júnior, e pede que a pena seja cumprida em regime fechado.  Durante a ação penal, Freire não foi encontrado e o magistrado ordenou a prisão preventiva do acusado. O ex-governador foi ainda condenado a pagar metade das custas processuais.

De acordo com os autos do processo, Fernando Freire desviou recursos públicos mediante o pagamento de 83 cheques-salários em favor de 14 parentes e correligionários do então vereador Pio Marinheiro, contemplando-lhe interesses pessoais e político-eleitorais.

No entanto, os beneficiários não eram servidores públicos e não guardavam qualquer vínculo funcional com o Estado e os pagamentos foram feitos sem qualquer respaldo legal e realizados sempre sob a intermediação direta do réu. O prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 57.832,13 em valores da época.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Será que agora, com a prisão deste ex-governador e o encaminhamento a uma penitenciária de donos de empreiteiras, os corruptos pés de chinelo vão passar a respeitar mais o povo e deixar de dar risadas e afirmar que recurso é assunto de preocupação para advogados.
    Será que agora vão começar a desconfiar que o final da novela será no xilindró?
    LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA.
    ////
    BREVE, MUITO EM BREVE, OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
    O PROCESSO DA OPERAÇÃO VULCANO JÁ FOI CONCLUÍDO.
    UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR NÃO FORAM ENTREGUES EM MOSSORÓ.

  2. Marcos Pinto. diz:

    Não consigo entender como é que a justiça apresenta dois pesos e duas medidas. A Rosalba ROSADUS foi incursa em desvio de 32 milhões de reais de empréstimos consignados feitos pelo funcionalismo público estadual no ano de 2014, cujos empréstimos foram objeto de descontos nos contra-cheques dos funcionários e não repassados pela então governadora Rosalba aos bancos credores. Resta a indagação: O que está ocorrendo nos bastidores processuais que o MPE e MPF não solicitou, ainda, a prisão preventiva da ex-chefe do executivo estadual ? Isso sem falar na particularidade da vultosa quantia sacada da Previdência estadual IPERN, sem destinação específica, feito quando faltava apenas 11 dias para o término da desastrosa e incompetente gestão ROSADUS. É aí onde a justiça deixa a desejar.

  3. pilistrika diz:

    O que me chama a atenção nas publicações sobre a prisão do ex governador, é que nenhum órgão de imprensa citou em qual partido este bandido é filiado e disso dá para se ter uma certeza; no PT é que não é! se fosse, coitado! estava sendo execrado a tal ponto que até pessoas da sua família, mesmo sem term culpa nenhuma seriam atingidos! mas vou dizer aqui; quando ele foi eleito deputado, depois vice governador e depois governador, ele era filiado ao PFL, hoje DEM, isso explica as pequenas notas publicadas sobre sua prisão!

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – “Pilistrika”, boa noite.

      Não é filiado a qualquer partido.

      Já foi ao PP e ao PMDB.

      O caso de corrupção no Brasil não é partidário, mas quase que multipartidário.

      Defender o PT, acusando outros partidos, é uma antiga estratégia que na prática não limpa a cara de um nem torna os outros piores.

      Estamos vivendo um período em que sujos e mal-lavados fedem da mesma forma.

      O PT não é vítima. Nem o anonimato deveria ser utilizado para uma defesa tão primária.

      No caso de Fernando Freire, o que ele teria supostamente desviado, mesmo em valores atualizados, não daria para comprar um apartamento de luxo em Natal.

      Já o que tem sido descoberto, como rapinagem de políticos, executivos de estatais e de grandes construtoras, é um montante de PIB de muitos países.

      Lamentável.

      Abração, “Pilistrika”.

      Do seu blogueiro favorito, que diariamente mostra a cara, o nome e os textos, sem utilizar qualquer tipo de disfarce.

    • ROBERTÃO diz:

      Na lista da LAVA JATO o partido que tem o maior número de citados é o PP,o PMDB também com peixes graúdos como Renan e o irmão Cunha,mas o alvo preferido da imprensa é o PT,quando chamamos essa imprensa de PIG,fascista e mentirosa vão dizer que somos esquerdistas caviar e outras rotulações babacas,ou seja,para essa parcela da população que odeia Lula com nove dedos acha que a rampa da Papuda é só para Zé Dirceu,Jenoino,Vaccari e outros expoentes do PT.

  4. FRANCISCO OTAVIANO MERLI DO AMARAL diz:

    Afinal, Fernando Freire foi eleito governador por qual partido? Por que essa informação está sendo escondida?

    • Carlos Santos diz:

      Nota do Blog – Ele não foi eleito governador.

      O grande problema é, primeiramente, a desinformação cavilosa e o segundo, a necessidade de informação satisfatória.

      Fernando é um personagem político menor, na história política do RN, apesar de quase 2 metros de altura.

      Abração.

Trackbacks

  1. […] ex-governador Fernando Freire (veja AQUI) estará em breve num xilindró no Rio Grande do […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.