Integrante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o juiz Verlano Medeiro foi entrevistado hoje do programa “Jornal da Cidade”, da FM 94. Foi sabatinado pelo âncora do noticioso, jornalista Alex Viana.
Ele fez um alerta à sociedade, candidatos, próceres políticos e militantes partidários: “A justiça eleitoral estará atenta à compra de votos e à transporte de valores para atender compromissos políticos, com fiscalização em estradas”. Adiantou que “já constam denúncias no TRE acerca desses fatos e a Policia Federal está apurando”.
Assegurou que o Rio Grande do Norte terá tropas federais em 37 zonas eleitorais, inclusive Mossoró. Quanto ao tempo estimado para o eleitor votar, “há perspectiva de que fique em 1 minuto e 14 segundos como média”.
Verlano disse acreditar que por volta de 21h do domingo (5), “já deveremos saber se teremos governador eleito ou segundo turno.”
O TRE terá 1.560 locais de votação, com 6.963 seções eleitorais em todo o estado, em 69 zonas.
Biometria
Com o serviço de biometria do eleitorado, houve redução de 1,19% no número de eleitores que passou de 2.355.539 em 2012 para 2.327.451 em 2014. O RN detém 1,63% do eleitorado total do país. No Brasil são 142.822.046, sendo que 354.184 votam no exterior.
Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 49 vão utilizar o sistema biométrico nas eleições deste ano. Em todo o país, mais de 22 milhões de eleitores serão identificados pelas digitais. No RN este número é de 1.116.495 eleitores. Representam 48% do eleitorado.
Verlano fez convocação para o eleitor votar de forma limpa e consciente. “Somente assim iremos escolher o melhor para o estado. Temos que exercer a democracia”, pregou.
O juiz do TRE lembrou que Comícios e outras movimentações de rua na campanha “só podem ser realizados até sexta-feira (3) e a propaganda normal até sábado (4), véspera do pleito.
Acompanhe bastidores políticos em nosso Twitter clicando AQUI.
A propaganda no rádio e TV na quarta feira (1º de outubro).
* A maioria do eleitorado do RN é composto por mulheres (52,57%). Em relação à faixa etária, o RN tem 24,46% de eleitores entre 25 e 34 anos.
e 22,56% entre 45 a 59 anos de idade.
Nota do Blog – Conversei ao telefone com o magistrado. Reiterou informações e a disposição do TRE de evitar excessos e distorção da vontade popular.
Diz-se no Sertão, há muito tempo, que quando se quer pegar galinha não se diz xô. Esse alerta presta serviço aos alertados. Quem fará mais esse transporte? Pelo menos, dessa forma? Aqui no Sertão também se diz: tem jeito pra tudo, menos pra morte. E uma coisa é certa, não estão mortos os compradores nem os vendedores de votos. A bufunfa chegará de outra forma. Tem coisa que não consegue ser explicada. Esse alerta é uma delas.
NOTA DO BLOG – Kkkk! Minha santa mãezinha sempre falava: “Quem quer comer galinha não diz xô!” Também repetia: “Só não tem jeito pra morte!” A propósito, cabra: por esses dias esbarro por aí, no “topo do mundo”, para botarmos a prosa em dia e irrigar a garganta com uma boa branquinha. Bote a bicha no pé do pote que ajuda. Inté!
Pelo histórico dos últimos 20 anos, últimas 10 eleições, nem com greve de banco, banco fechado ou aberto, os políticos deixam de guardar dinheiro antecipadamente para a compra de votos a cada eleição!!! Tem vendedor de voto que já se programa ansioso para com essa “ajudinha bienal” reformar algumas peças do guarda roupa do casal, comprar aquele eletrodoméstico novo que “passa na TV”, comprar um toca CD com controle remoto, novo, pro seu Fiat, bem como fazer aquele puxadinho tão necessário em sua casa. Isso é regra em toda eleição, só a deusa Themis é que não enxerga o que está acontecendo em sua volta por ter seus olhos vendados…
Carlos na eleição suplementar o eleitorado de Mossoró foi de 140 mil eleitores, ou seja, votaram apenas os que fizeram a biometria. Ouvi dizer que agora o nº de eleitores aptos a votar é de 160 mil, pois aqueles eleitores que não fizeram o recadastramento da biometria poderão votar. Pergunto-lhe, é verdade que quem não se recadastrou poderá votar? Se for verdade, por que a imprensa nem o TRE está divulgando?
Teodósio, creio que aqueles que não fizeram a biometria não poderão votar. Os que não fizeram o recadastramento durante toda aquela campanha puderam fazer depois e estão aptos a votar, mas, os que não fizeram não poderão.
O melhor REMÉDIO para COMBATER a compra de VOTOS, continuo acreditando que seja a EDUCAÇÃO. O cidadão CONSCIENTE não VENDE seu VOTO por DINHEIRO NENHUM.