segunda-feira - 30/09/2013 - 20:34h
Joaquim Barbosa afirma

Juízes não combatem corrupção temendo perda de promoção


Por Bruno Bochinni – Portal EBC (Agência Brasil)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse hoje (30) que parte dos juízes brasileiros não aplica devidamente as leis de combate à corrupção devido a relações políticas com aqueles que poderão influenciar sua promoção na carreira.

“Não há mecanismos que criem automatismos, permitindo que o juiz, passado determinado tempo, seja promovido sem ter que sair por aí, com um pires na mão, para conseguir essa promoção. Por isso é que digo: ‘deixe o juiz em paz, permita que ele evolua na sua carreira, de maneira natural, sem que políticos tenham que se intrometer.’ Essa é uma das razões pelas quais muitos juízes não decidem [em ações de combate à corrupção]. Vamos atacar o problema na sua raiz”, defendeu o ministro.

Juiz medroso

Barbosa destacou que o Brasil tem leis de combate à corrupção, que não são perfeitas, mas não estão sendo aplicadas.

“Eu acredito firmemente que, quando o juiz quer, ele decide. Ele aplica. Só não aplica a lei aquele juiz que é medroso, é comprometido, ou é politicamente engajado em alguma causa, e isso o distrai, o impede moralmente de se dedicar a sua missão”, disse Barbosa, ao falar sobre produtividade, em encontro promovido pela revista Exame.

O magistrado ressaltou, porém, que parte dos juízes consegue agir independentemente de influências políticas.

“Desconfie de juiz que vive travando relações políticas aqui e ali”, recomendou Barbosa. Para ele, ninguém quer ter aspectos importantes de sua vida nas mãos de juízes com tal característica. “Infelizmente, nosso sistema permite que esse tipo de influência negativa seja exercida sobre determinado juiz, mas é claro que há juízes que conseguem driblar isso muito bem.”

O ministro voltou a criticar o sistema político brasileiro, que permite a existência de muitos partidos. “Isso é péssimo, isso não é bom para a estabilidade do sistema político brasileiro. Nenhum sistema político funciona bem com dez, 12, 15, muito menos com 30 partidos. [É necessário] algo que existe em outros países, que é a cláusula de barreira. Este é o caminho, o da representatividade, só sobrevivem aqueles partidos que continuam a ter representatividade no Congresso”, afirmou.

 

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Não há mecanismos que criem automatismos, permitindo que o juiz, passado determinado tempo, seja promovido sem ter que sair por aí, com um pires na mão, para conseguir essa promoção.”
    ISTO FOI DITO PELO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
    Parece mentira?
    Parece!
    E ele disse mais:
    “Eu acredito firmemente que, quando o juiz quer, ele decide. Ele aplica. Só não aplica a lei aquele juiz que é medroso, é comprometido, ou é politicamente engajado em alguma causa, e isso o distrai, o impede moralmente de se dedicar a sua missão”,
    PARECE MENTIRA!
    O pior é que o povo sabe que é VERDADE!
    O povo sente na própria pele que é verdade.
    O povo sofre com tanta injustiça.
    QUANDO A NOITE SE TORNA MAIS ESCURA É PORQUE O DIA ESTÁ PERTO DE AMANHECER.
    Sempre foi e sempre será assim.
    /////////////
    VISITE UMA ESCOLA MUINICIPAL HOJE E PROVE CUSCUZ COM OVO FRITO SEM CAFÉ.
    DUVIDO QUE VOCÊ DÊ AO SEU FILHO EM SUA CASA CUSCUZ COM OVO FRITO SEM CAFÉ.
    DUVIDO.

  2. Raimundo nonato sobrinho nonato diz:

    Depois dessa declarações do presidente do STF fica mais difícil continuar ; mais é preciso. Alguém tem que resistir; depois vão dizer que é radicalismo. Sou radical e preconceituoso com corruptos. Você não é.

  3. Raimundo nonato sobrinho nonato diz:

    Tem corrupto que pensa que mudando de partido ficará em paz com Deus. Eu não acredito, e você?

  4. Raimundo nonato sobrinho nonato diz:

    Todas as desgraças deste país tem origem no Congresso Nacional. Cuidado para não reeleger um corrupto. Você sabe quem está lá; ou não?

  5. Raimundo nonato sobrinho nonato diz:

    Os corruptos mudam de partidos mais não mudam o modus operante; não se deixe enganar mais uma vez. seria burrice.

  6. Raimundo nonato sobrinho nonato diz:

    É revoltante pagar tão caro a um magistrado para ele se esconder por trás de uma capa preta. Pobre nação brasileira.

  7. jesus esta voltano diz:

    comentei por varias vezes neste consetuado blog mas não foi publicado os comentarios. agora entendo que não agradei . mas é meu ponto de vista do que penso dos que fazem a política do Brasil . e isso ninguém vai tira de me. nos outros blog os comentarios foram publicados . continuarei comentando aqui e nos outros blogs.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Meu caro “Célio”, boa noite. Leia as regras do blog e verás o porquê de cortes. Outro detalhe: entre as regras, pedimos que seja identificado o autor do comentário com nome e sobrenome. Só mais uma observação: o correto é “Jesus está VOLTANDO” e não “VolTANO”. Desse jeito, Jesus não vai chegar nunca.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.