Do Blog Conjur
Morreu nesta sexta-feira (30/10) um dos constitucionalistas mais respeitados do país, Paulo Bonavides, aos 95 anos.O reitor da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque, anunciou que a entidade está de luto pela morte de Bonavides, que era professor emérito. “O mundo perdeu o seu maior constitucionalista! A Universidade Federal do Ceará está de luto!”, afirmou.
Além de jurista, Bonavides era cientista político, jornalista e membro da Academia Cearense de Letras. Nasceu em 10 de maio de 1923, em Patos, na Paraíba. Iniciou seus estudos jurídicos, em 1943, na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde bacharelou-se em 1948. Durante a graduação, foi também Nieman Fellow Associate na universidade de Harvard, entre 1944 e 1945.
Bonavides era presidente Emérito do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC); presidente de Honra do Instituto de Defesa das Instituições Democráticas (IDID); e fundador e diretor da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais (2003).
Sua influência no pensamento jurídico nacional e internacional rendeu uma série de condecorações, como o título de doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Fortaleza.
Saiba mais clicando AQUI.
Nota do Blog – Conheci a legenda Bonavides na faculdade, estudando Direito. Foi admiração à primeira vista. A ciência política ficou ainda mais nítida para mim, com um interesse além de minha profissão.
Que descanse em paz!
* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube ( AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Bonavides tem uma doutrina consolidada na academia. Uma perda irreparável para quem estuda direito constitucional. Que descanse em paz.
Grande jurista cearense, deixou grande obra, sobretudo na órbita do direito constitucional.
Vivemos em nosso país turbulento e obscurantista ciclo histórico e político, infelizmente , com seguidas e manifestas tentativas da quebra da ordem legal, institucional e do estado democrático de direito. O fato deve nortear e servir, em, especial aos novos alunos e advogados, consultar,pesquisar e ler a fecunda obra de Paulo Bonavides….!!!
Um baraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
Meus sinceros sentimentos à família, amigos, à Justiça e ao Direito.