À semana passada, após cerca de um ano de estadia no Presídio Federal de Mossoró, o narcotraficante Fernandinho Beira-Mar foi levado para outro endereço no Norte do país.
Nesse tempo, não se soube de nada que tenha sido comandado por ele na cidade e região.
Mesmo assim, autoridades públicas e setores amestrados da imprensa divulgam desde a campanha eleitoral de 2010 que o presídio aumenta violência na cidade, satanizando o presidente Lula e aliados dele no Rio Grande do Norte. Enfim, mero joguete politiqueiro criminoso, nocivo ao real debate sobre questões da segurança pública e outras mazelas sociais.
Mossoró, com quase 200 homicídios em 2011, não tem uma Delegacia de Homicídios. O que concorre mais à violência: Presídio Federal ou essa deficiência?
Mossoró tem um déficit de cerca de 50% em suas necessidades de homens na Polícia Militar, mesmo com dois batalhões militares. E aí? Hein?
Esses mesmos senhores e senhoras esquecem que um governo Maia entregou a Mossoró a Penitenciária Agrícola Mário Negócio e outro, Alves, construiu a Cadeia Pública Manoel Onofre.
O hermético Presídio Federal ampliaria a violência e os frágeis presídios edificados por governadores, não?
Ah, vale lembrar! Em meados do ano passado, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) chegou ao Ministério da Justiça, levada pelo deputado federal Henrique Alves (PMDB), com projeto para que o Rio Grande do Norte ganhe mais duas penitenciárias. Será que vão atribuir a ela, pela iniciativa, a amplificação nos índices de violência urbana?
Por favor, parem de insultar a inteligência alheia com tanta má-fé. Dêem um tempo nessa politicalha porca e passemos a discutir essas e outras questões num nível elevado, sério e sem a deturpação voluntária de fatos e teses.
Pobre Mossoró! Pobre RN!
Caro Carlos,
Até que enfim um comentário lúcido sobre o Tema Presídio Federal… Faria o seguinte adendo:
“Quanto entra de dinheiro na economia de Mossoró através de salários e outros?”…
Alcindo Jr.
SAegunda a TN, aacaba de ser assaltada uma agencia do BB,no bairro candelaria, em Natal.
Vale resaltar que o Presídio Federal veio como alternativa, pois melhor seria a refinaria a qual perdemos para Pernambuco e a mesma já será entregue em meados do próximo ano e gera dezenas de empregos diretos e indiretos e passará a contribuir muito mais com a região quando for realizada sua entrega. Quando for inaugurada o numero de empregos aumentará tanto direta quanto indiretamente. (esses dados e outros mais especificos foram repassados ontem pelo próprio presidente da Petrobras, em entrevista a emissora Band). O mesmo mecionou que será acordado uma refinaria para o RN, já agora este ano, mas não será na mesma proporcão da que foi alojada no Pernambuco. Então mais pontos negativos em proporção acumulamos. Somos o maior produtor, em Terra, de petroleo como também sal marinho. Dos mais de 5 mil municípios existentes no nosso país, somos o 94º mais populoso (segundo ultimo IBGE). Possuimos uma posição geografica muito favorável para a produção deste ouro negro. Enfim, são vários dados que poderia passar horas e horas citando, mas para mais informações é bom um estudo apurado de quem desejar. Ontem, materia veiculada no jornal “o Mossoroense” o diretor do presidio afirmou que familiares mais proximos dos inquilinos do Presidio Federal, residem ou residiram em Mossoró ou região litoranea. Não fazendo opinião deturpada dos fatos, alguns questionamentos são válidos. É melhor um Presidio ou uma Refinaria? É melhor geração de emprego e renda ou aceitar familiares desse BANDIDOS morando em nosso território? Quem gera mais emprego um presídio ou uma refinaria? respondam-me se possível.
Caro Souzaa Junior,
A governadora Rosalba teve praticamente seus três mandatos de Prefeito de Mossoró todos com o Governo Federal ao seu dispor,você sabe eu sei e todos sabem que o DEM(PFL) para não dizer os Rosados mandam em Mossoró levando-se em conta a geração de Carlos Augusto e Rosalba desde 1988,tiveram todo o Governo de Sarney,Collor,Itamar Franco e o Tucano de FHC nas mãos e você sabe a origem das verbas das construções do Teatro Dix-Huit e o Ginásio Municipal tendo todo esses Governos como parceiros você não acha que o com o pretígio de Agripino Maia e Betinho como Dep. Federal dava pra fazer um pouquinho mais,por que não trouxeram a tal Refinaria que o Sr. bem Frisou,o Sr. sabe que em uma das rebeliões de Alcaçuz fomentaram a transferência dos líderes da mesma para PAMN a hipótese foi imediatamente rechaçada pela Diretoria da mesma por que sua capacidade está estrangulada,sabe quem salvou a pátria amigo,o presído Federal,Gentilmente foi cedido para abrigar bandidos de alta periculosidade fabricados aqui mesmo no RN,meliantes frutos da falta de compromisso com a seguranaça pública do nossos Governos,então o presídio Federal não é tão ruim assim!E assim caminha a humanidade!É só!
O Rio Grande do Norte não tem nenhuma condição de ter uma refinaria de porte sem um porto de águas profundas. Melhor não se deixar iludir por quem diz o contrário.
Gostaria que alguns desses “inúteis” que profetizaram o caos em Mossoró e região, relacionassem qualquer um dos quase 200 homicídios de 2011, aqui em nossa cidade, ao fato de Beira-Mar ou qualquer outro bandido que está ou esteve no Presídio Federal.
Muito pelo contrário, ninguém sequer teve o que comentar sobre a estadia do “nobre” bandido durante a temporada que se “hospedou” na “metrópole do futuro”.
Conversando hoje com um senhor, morador da comunidade de Riacho Grande, que abriga o PF e a Penitenciária Mário Negócio, ele confirmou que nunca tiveram sequer um susto em relação ao PF, agora quanto a Mário Negócio, esta sim, causa verdadeiro pavor àquela comunidade, pois, segundo ele, e como todos sabem, são comuns as fugas, as bebedeiras além de outras aberrações. E até onde eu sei não foi Lula quem trouxe essa “coisa” aqui pra Mossoró.
Agora, quanto a Alcaçuz, o que os “inúteis” tem a dizer?
Será que assalto ao Banco Itaú em Candelária, hoje de manhã, já foi “obra” de Fabiano Atanázio, o FB, que está no PF de Mossoró? Será!!??
Prezado Carlos Santos,
Parabéns pelo brilhante artigo!
A imprensa que reverbera o “prejuízo” do presídio federal poderia fazer o mesmo para cobrar dos administradores públicos estaduais a nomeação de mais delegados da polícia civil, que praticamente inexistem no interior do estado. O resultado são inquéritos mal feitos e impunidade. Há mais de 70 delegados esperando a caneta da governadora para tomarem posse. Seria um imenso favor ao esquecido interior potiguar.
Aos “compententes” que leram o que eu escrevi não entenderam ou não tiveram competência para tal. Mas não se preocupem vou tentar passar a mensagem na linguagem de vocês até mesmo os que me chamaram de “inúteis”. Vou escrever de forma coloquial para ver se consigo fazer com que me entendam. Ô sabios das palavras, verdadeiros “mestres” e dententores do conhecimento, eu somente me referi que é mais importante a construção de uma refinaria em relação ao PF ( entendam pela caridade Presídio Federal). Mostrei números concretos sobre as informações e gerações de emprego. Pedi para que, se possível, alguns dos “mestres” respondecem aos meus questionamentos (frases que terminam com este sinal (” ? “). Não vi nenhuma resposta sobre as tais perguntas. Não entenderem ou não tiveram competência para responder ? Mas ainda aguardo resposta, caso alguem saiba. Sobre os comentários da Alcaçuz, do sistema carcerario como um todo, o problema não vem somente de agora, mas se arrasta de longas datas e um problema arraigado como esse não se resolverá do dia para a noite. Mostre-me com dados concretos, quem gera mais empregos um PF ou uma refinaria ? Boa Noite a todos úteis e “inúteis”.