terça-feira - 29/10/2019 - 23:26h
Natal

Pichação marca vandalismo no Instituto Câmara Cascudo


Localizada na Avenida Câmara Cascudo, 377, Centro, Natal/RN, a casa onde o escritor Câmara Cascudo viveu grande parte de sua vida, sempre foi um endereço de referência da cultura do nosso estado. Nesse fim de semana, acabou sendo vítima de pichação. O autor (autores) certamente não têm a noção do valor cultural do lugar e do seu antigo ocupante.

O advogado Arthur Dutra fez registro com imagens desse vandalismo, relatando o problema.

A casa foi construída na forma de um chalé, em 1900, pelo industrial Afonso Saraiva Maranhão e adquirida, em 1910, pelo futuro sogro de Cascudo, Desembargador Dr. José Teotônio Freire (1858-1944), quando da transferência do antigo proprietário de Natal.

Restauração

Em 1947, Cascudo comprou o chalé da sua sogra Dona Maria Leopoldina Viana Freire, e lá ele viveu até o fim de seus dias, em 1986. Em 1990, ela foi tombada a nível estadual através da Portaria No. 045/90, como forma de preservação e conservação histórica.

Após o falecimento de Cascudo (1986) e de sua esposa, Dáhlia (1997), a casa permaneceu aos cuidados da filha, Anna Maria Cascudo Barreto, e, em 2005, encontrava-se seriamente comprometida por uma infestação de cupins no seu telhado.

Para solucionar este problema foi realizada uma criteriosa restauração, a cargo do Engenheiro Civil Camilo de Freitas Barreto, marido de Anna Maria, iniciada em dezembro de 2005 e concluída em dezembro de 2009, toda realizada com recursos próprios.

A casa foi aberta à visitação pública, a partir de janeiro de 2010, abrigando o Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo – e possibilitando a todos os interessados, oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o mestre potiguar que virou uma figura universal.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Cultura / Gerais

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.