• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 14/08/2018 - 09:30h
Corrupção

Prefeito, vereador e lobista são presos na ‘Operação Tubérculo’

Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) prendeu nesta terça-feira (14) o prefeito de Caicó, um vereador da cidade e ainda um lobista suspeitos de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e dispensa indevida de licitação.

"Lobão" e "Batata": problemas (Foto: Web)

A Operação Tubérculo cumpriu três mandados de prisão, e outros seis mandados de busca e apreensão na cidade seridoense e em Natal.

Além de presos preventivamente, o prefeito Robson de Araújo (PSDB), o “Batata”, e o vereador Raimundo Inácio Filho (MDB), o “Lobão”, foram afastados dos cargos.

O lobista Edvaldo Pessoa de Farias teve prisão temporária decretada.

A Operação Tubérculo (referência à batata) é desdobramento das operações Cidade Luz, deflagrada em julho de 2017 e que desvendou um esquema criminoso instalado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal através da constituição de cartel, entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade; e Blackout, realizada em agosto do mesmo ano e que apurou superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó.

Ao todo, 12 promotores de Justiça, 22 servidores do MPRN e 28 policiais militares participaram da operação Tubérculo.

Os gabinetes do prefeito e do vereador foram alvos dos mandados de busca e apreensão. Pelo que foi apurado pelo MPRN, o envolvimento de Robson de Araújo com o esquema fraudulento começou antes mesmo de ser empossado prefeito de Caicó, ainda em novembro de 2016.

Operação Cidade Luz

A investigação sobre a participação do prefeito foi iniciada após os empresários Allan Emannuel Ferreira da Rocha e Felipe Gonçalves de Castro, presos na Operação Cidade Luz, firmarem termo de colaboração premiada com o MPRN. Allan Emannuel e Felipe Gonçalves admitiram e apresentaram provas que negociaram com Robson Batata a continuidade da prestação dos serviços de manutenção da iluminação pública mediante pagamento de propina.

Eles batizaram de “lâmpada” cada pagamento de R$ 1 mil que era efetuado.

Segundo decodifica o MP do RN, o padrão monetário de Batata não é o Real, mas a "Lâmpada" (Reprodução)

Os empresários apresentaram provas que mostram que foi estabelecido até mesmo um cronograma para o repasse da propina. Os empresários, a mando de Robson Batata, também negociaram com o lobista Edvaldo Pessoa de Farias.

Pelo “serviço”, Edvaldo recebia uma “mesada” de R$ 3 mil dos empresários. Para o MPRN, há indícios de que o prefeito Robson Batata recebeu aproximadamente 70 “lâmpadas” pela manutenção de contratos para execução de serviços de iluminação pública com as empresas Real Energy Ltda e Enertec Construções e Serviços Ltda.

Prisões “necessárias

Na decisão pelas prisões preventivas de Robson Batata e Lobão Filho, o desembargador Gilson Barbosa frisa que elas são necessárias por causa do “risco considerável de reiteração de ações delituosas por parte dos investigados”.

Operação Tubérculo começou cedo e cumpriu determinações judiciais até na Prefeitura de Caicó (foto) e outras cidades

Ele entendeu ainda que “caso permaneçam em liberdade, Robson de Araújo e Raimundo Inácio Filho, por se encontrarem nos cargos eletivos, tendo acesso às repartições públicas e em contato com outras pessoas envolvidas, continuarão a delinquir, no intuito de permanecer com os favorecimentos pessoais e na tentativa de obstar a cassação do prefeito”.

Por fim, o desembargador destacou que é “importante não olvidar que podem os detentores dos cargos tentar escamotear as provas dos possíveis ilícitos, com a destruição de documentos, apagando conversas em aparelhos celulares e e-mails, cooptando outras pessoas etc”.

Para decretar a prisão temporária de Edvaldo Farias, o desembargador ressalta que ele agia com o objetivo de cumprir as ordens do prefeito de Caicó, “bem como se locupletar do dinheiro público”.

Os três ficarão presos em Natal.

Confira aqui o pedido de prisão do MPRN, a decisão pelas prisões e a decisão pelas buscas e apreensões.

* Aguarde mais informações.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Luiz Sérgio diz:

    Não faltou a “Nota do Blog” na postagem?

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Não, mil vezes não, não pode estar acontecendo…Mesmo porque o PSDB é o Partido reconhecidamente honesto e dos Santos. Assim se fez e se faz conhecido através da nossa maviosa imprensa escrita, radiofônica e principalmente televisada,. Não esqueçamos, imprensa essa que jamais recebeu suborno, propina, dinheiro por fora etc (A REVISTA VEJA E A REVISTA QUANTO É…DIGO ISTO É NÃO NOS DEIXA MENTIR).

    Portanto, que até o mundo mineral sabe, a dita imprensa tupiniquim realiza seus trabalhos ditos investigativos e jornalísticos sob a mais impávida, profunda e pública isenção e imparcialidade, não cometendo jamais o pecadilho da omissão,nem do facciosismo político quando faz, desfaz, manda e demanda na conformação da dita opinião publica…publicada, e, nos traz notícias em forma de propaganda como muitos tentam acusar sob o signo da inveja…!!!

    Tanto que no no PSDB, temos a nível nacional vários santos: como, o Santo do Serra, Santo do Alquimin,o Santo do Dória, e, mais ainda do inimputável Príncipe da Privataria, sociólogos dos sociólogos a que o Deus mercado, desde sempre faz consultas para saber os caminhos e descaminhos dos “investimentos” , bem como o atual estágio do entreguismo na Terra de Pindorama.

    Por fim, tenho que deve estar ocorrendo um grave e mastodôntico equivoco de parte dos nossos cândidos jornalistas que captaram essa mensagem em forma de notícia, que pode definitivamente, claro, vir a manchar a inenarrável, inescondível indefectível e conhecida honorabilidades de todos quanto fundaram e ainda hoje são partícipes da SIGLA a representar…suposta Social Democracia Brasileira, tanto através dos seus eleitores ditos intelectuais, tanto quanto dos eleitos insertos na sigla do PSDB…NÉ NÃO…JOÃO CLÁUDIO SEM NÚMERO….!!!???

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.