Por 56 votos a favor, 18 contra, dois nulos e dois votos em branco, Renan Calheiros (PMDB-AL) vai comandar os trabalhos do Senado pelos próximos dois anos.
Mas terá muito a explicar: o novo presidente do Senado foi denunciado na última semana pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público, 2 a 12 anos de cadeia), falsidade ideológica (1 a 5 anos de cadeia) e uso de documento falso (2 a 6 anos de cadeia).
Renan apresentou ao Senado em 2007 – ano em que renunciou a Presidência da Casa – notas frias e documentos falsificados para justificar a origem dos recursos que o lobista da empreiteira Mendes Júnior entregava, em dinheiro vivo, à mãe de sua filha, a título de pensão.
Para a PGR, está provado que Renan não tinha condições financeiras de arcar com a pensão – e que não fez, de fato, esses pagamentos à mãe de sua filha.
Nota do Blog – Quem elegeu Renan? Os seus pares. Diga com quem andas que…
SEM COMENTÁRIOS PARA O SR. RENAN CALHORDA E SUA CORJA.
//secure.avaaz.org/po/ficha_limpa_no_senado_renan_nao/?aMLtGdb&s=
VAMOS DERRUBÁ-LO MESMO DEPOIS DE ELEITO! ASSINEM O ABAIXO ASSINADO ACIMA!
A eleição no Senado e as lições da conjuntura
Por Antônio David, mestrando em filosofia na FFLCH
Eleição para presidente do Senado em si mesmo é algo que pouco interfere na conjuntura, muito menos na luta de classes. Apesar disso, as movimentações e opções que os partidos fazem é sintomática de posições que, essas sim, têm importância na conjuntura.
A eleição de Renan mostra o obvio: a força que a direita fisiológica tem no Brasil. (Vale lembrar que provavelmente o presidente da Câmara será também do PMDB). O que não é obvio é: como o PT conseguirá avançar nas mudanças dependente que o governo é do parlamento e estando o governo preso a partidos como o PMDB?
Para refletir sobre isso, vale destacar um trecho da entrevista de André Singer ao Brasil de Fato: “Veja o que foi o papel do PMDB na campanha eleitoral de 2010: foi de brecar as medidas mais radicais que o PT tinha proposto em seu IV Congresso, como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho e a taxação das grandes fortunas. O PMDB brecou essas duas coisas, que no final não entraram no programa da presidente Dilma”.
Qual é o problema? O problema é que criticar a política de alianças do PT é fácil, sobretudo quando a crítica é no varejo. É fácil criticar o apoio a Renan eleição. Qualquer um critica. O problema é que crítica séria tem de ser no atacado – ou seja, o problema não é apoio, eleição, mas a estratégia do PT. E aí a coisa complica. Porque a estratégia que prevê alianças com a direita, que fortalece o agronegócio, que financia a imprensa golpista com publicidade etc., é a mesma que está aumentando o emprego e a massa salarial, diminuindo a pobreza e a desigualdade,viabilizando a expansão do ensino, cotas nas universidades etc.
É possível jogar fora alianças com a direita, e seguir avançando? É possível jogar fora a “governabilidade”, e seguir avançando? É possível corrigir os erros, mudar tudo o que tem de atraso na política do governo, e seguir avançando no que tem de bom, sem “governabilidade”, sem maioria no Congresso? Para a esquerda, essa é a questão central, ou uma das questões centrais. Não tenho resposta pronta no bolso. O que eu sei é que não dá para se acomodar, como se a estratégia de conciliação e de composição fosse boa, como também não dá para dar uma resposta simplista, como uma parte da esquerda faz.
A oposição (PSDB, DEM, PPS) não tem discurso. O governo FHC foi um fiasco e onde eles governam as coisas vão mal. Mas eles precisam fazer oposição, pois esses partidos representam o capital financeiro, que não apenas está insatisfeito com o governo, mas sabe que o desenvolvimentismo do governo fere seus interesses de classe. E como esses partidos não têm o que falar, qual é o discurso? Ética na política, moralidade, corrupção. Já vimos esse filme antes: UDN, Jânio, vassorinha…
Renan é sujo igual a todos os outros – inclusive o outro candidato – mas a diferença é que todo mundo (inclusive a classe média) sabe que Renan é sujo. Como o candidato do governo foi um candidato descaradamente sujo, a oposição aproveitou a oportunidade para posar de preocupada com a Ética e a moralidade pública. A imprensa ajudou, e eles de certa forma conseguiram o que queriam. O que eles queriam não era ganhar a eleição. O objetivo era alimentar, na classe média, a ideia de que eles são éticos, preocupados com a moralidade. E de fato saíram com pontos positivos junto à classe média. Graças a Deus, o povo não se preocupa com eleição de presidente do Senado.
O que falar do PSOL? Não surpreende a posição do PSOL, de apoiar a candidatura de Pedro Taques. Afinal, para quem o PSOL fala? Para a classe média. O povo nem liga para o PSOL, exceto em Belém e no Rio. Que ideias o PSOL alimenta? De que o grande problema do Brasil é a corrupção e de que o PT é corrupto. Portanto, não surpreende. Mas… ao embarcar na candidatura alternativa organizada pelo PSDB (sim, para os ingênuos que não sabem, a candidatura de Pedro Taques foi organizada pelo PSDB), o PSOL não fez outra coisa senão ajudar o PSDB a posar de arauto da Ética e da moralidade. Posição coerente nessa eleição teria sido votar nulo.
Em tempo: o grande problema do Brasil não é a corrupção, mas a desigualdade.
Não vai explicar nada!
Vai é comemorar e muito.
Este negócio de explicar ROUBO fica para ladrão pé de chinelo.
Quando eu digo que o congresso (minúscula proposital) está totalmente DESMORALIZADO acham que eu estou exagerando.
O pior é que se não colocam este Renan iriam colocar quem?
Calígula já morreu faz um “bom bocado”, como diz o matuto.
Nem a esperança de termos um incitatus lá podemos alimentar.
Mas o povo não morreu.
E o povo para mostrar todo o seu desprezo pela classe política pode colocar um ROXINHO lá em Brasília.
Se eles reclamarem, dificilmente reclamam, já que os que não tem espinha nunca ficam indignados com nada, o povo troca.
Coloca BRANQUINHO.
No pé de laranjeira do meu quintal tem um passarinho que não se cansa de dizer:
ISTO NÃO VAI ACABAR BEM.
///////////////////
Participe da MARCHA POR MOSSORÓ.
Você com a sua omissão é o maior responsável por tudo isto que está acontecendo.
VAMOS LEVAR ÀS RUAS A NOSSA INDIGNAÇÃO.
REUNIÃO DIA 17, ÀS 10 HORAS NA PRAÇA DO PAX.
TODOS LÁ.
Nós sabemos fazer a hora.
Nós iremos fazer a hora!
Que Deus nos ajude.
.
A culpa da eleição de Renan é da população brasileira que não váo ruas protestar. Agora se for uma greve em busca dos seus/nossos direitos, a população chamam os grevistas de vagabundos e muita mais… etc… Enquanto isso o congresso deita e rola, ou seja, deita e rouba.
Se os covardes do Senado elegeram Renan Calhorda Presidente sob a indignação popular, como fica a reeleição dos mesmos; ou será que o povo não está nem aí. É bom saber quem votou neste fraudadou aliado do governo, apoiado pelo governo, e seus 40, 400 estelionatários eleitorais.
Gente, o povo não tem nenhuma opção.
Quando as eleições chegam quais são os candidatos a senador?
Os mesmos.
E quando aparece uma liderança emergente logo a imprensa amestrada procura desqualificá-lo.
Viram e reviram o passado do “atrevido” que teve coragem de peitar os poderosos buscando o calcanhar de Aquiles do que só deseja mudar a maneira de fazer política no nosso país.
Eles montaram um esquema tão perfeito que somente eles ganham.
Dividem-se em ramos e FINGEM fazer oposição.
Exemplo disto foram as últimas eleições em Mossoró.
Larissa ROSADO disputou com a Cláudia Regina a prefeitura de Mossoró.
Um mais apressado irá imaginar que finalmente Mossoró teve uma opção de não eleger uma Rosado.
Ledo engano.
Cláudia Regina estava apoiada pelos ROSADOS.
Inclusive pela Prefeita Fafá ROSADO.
E sem este apoio não teria sequer condições de ser candidata a prefeita.
Notaram que a opção dada aos mossoroenses foi eleger uma ROSADO ou uma apoiada pelos ROSADOS?
E no desespero preferiram eleger a apoiada pelos ROSADOS sonhando com um rompimento futuro da Cláudia Regina com a família ROSADO.
Sonhar é tudo o que resta aos mossoroenses.
E isto só mudará quando mudar a maneira de se fazer política neste país.
Infelizmente os que estão à frente dos pequenos partidos tem muita culpa no cartório.
Monopolizam o partido, sentem-se donos do partido, agem de acordo com o modelo dos que controlam os grande partidos. Dão a impressão de que tem medo de perder o controle do partido, como se partido político fosse um meio de vida, de se conseguir favores, etc.
Não aceitam apoiar em hipótese alguma outra pessoa.
Não ajudam sequer qualquer outra pessoa a despertar a consciência política do povo.
Tem que ser eles e somente eles e eles.
E assim o grupo político dominante continua navegando em águas calmas.
Mas isto está perto de mudar.
////
Participe da MARCHA POR MOSSORÓ.
Você com a sua omissão é o maior responsável por tudo isto que está acontecendo.
VAMOS LEVAR ÀS RUAS A NOSSA INDIGNAÇÃO.
REUNIÃO DIA 17, ÀS 10 HORAS NA PRAÇA DO PAX.
TODOS LÁ.
Nós sabemos fazer a hora.
Nós iremos fazer a hora!
Que Deus nos ajude.
.
O povo de Alagoas tem culpa quando o elegeu Senador e os seus paras no senado têm culpa quando o elegeram presidente da casa. Como o Renan é cheio de culpas, não foi difícil a sua volta a presidência do senado. Parece até que o mais preparado é aquele que tiver mais culpa. Sendo assim, elegeram o Renan.
Uma grande merda, mas fazer o que, se não significamos porra nenhuma neste senado de faz de conta?
O senado ratificou o que o povo fala dele.Quadrilha.
A eleição do RENAM me conduz a vergonha em ser brasileiro.