sexta-feira - 19/10/2012 - 10:59h
Valor Econômico

RN é campeão em reeleição e corrupção do voto

Do jornal Valor Econômico

Um amplo e minucioso estudo apresentado pelo jornal Valor Econômico (São Paulo-SP) mostra que o Rio Grande do Norte é o estado brasileiro com o melhor índice de reeleição de prefeitos. A fragilidade na fiscalização do voto, a falta de melhor instrução do povo e a dependência do cidadão do poder público explicariam a dificuldade de mudanças.

Nas últimas quatro disputas municipais, a taxa de reeleição no recordista Estado potiguar foi em média de 71,7% .

O cientista político Antônio Spinelli explica que o cenário do Rio Grande do Norte é emblemático.  Há uma extrema pobreza e dependência de recursos do governo. Mossoró, a propósito, é apontda como destaque negativo nesta prática política.

“Nestas cidades prefeitos costumam fornecer ambulâncias para o transporte de doentes para hospitais da capital e que outros veículos são contratados a particulares, por fora, sem licitação. O exemplo ilustraria a rede de empregos temporários que são criados em torno da prefeitura e que geram fidelidade política ao mandatário de plantão”, afirma o cientista político.

“Na época da eleição, os prefeitos colocam a máquina para funcionar de modo avassalador. Há um uso massivo e indiscriminado das finanças para se reeleger. A compra de votos é generalizada”, diz Spinelli.

Mossoró e corrupção

“Com pouca fiscalização, a véspera da eleição é tida como o dia mais importante de campanha, quando grupos de trabalho saem pela noite e varam a madrugada distribuindo cestas básicas, camisetas e outros agrados aos eleitores. Denúncias, geralmente, são feitas pelos adversários políticos, mas os processos não são concluídos e não há punição na maior parte dos casos”, narra.

“O grau de corrupção do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte é muito alto. A própria ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, ficou estarrecida quando veio aqui, pois até desembargador estava envolvido”, diz Spinelli.

O professor destaca que o índice de permanência no poder pelos mesmos grupos políticos é ainda maior se se somar, à taxa de reeleição, a proporção de prefeitos que conseguem fazer seus sucessores. Ele cita o caso de Mossoró, cidade natal da governadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM).

“Rosalba foi prefeita por três mandatos (1989-1992; 1997-2000; e 2001-2004), depois elegeu uma sucessora, Fafá Rosado (DEM), que já se reelegeu (2005-2008 e 2009-2012), e nesta disputa fez uma segunda sucessora, Claudia Regina (DEM). A hegemonia foi mantida mesmo com todos os esforços e da união de PSB e PT para tirar do DEM a única prefeitura que a sigla mantém hoje entre as 118 maiores do país. Será, na prática, o sexto mandato dela, Rosalba, ou delas, já que todas são mulheres”, ressalta Spinelli.”

Veja o Valor Econômico AQUI – para assinantes.

Categoria(s): Eleições 2012

Comentários

  1. Luiz Jr. diz:

    Infelizmente o nosso “RN” ainda, em grande parte existe os currais eleitorais.

  2. Francy Granjeiro diz:

    Em que candidato voce votaria para reeleger nas próxima eleição a prefeito no RIO GRANDE DO NORTE?
    ( ) ROSALBA CIARLINE – 78% DE REJEIÇÃO
    ( ) MICARLA DE SOUZA – 92% DE DESAPROVAÇÃO
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    .
    O AMIGO ILUSTRE DAS DUAS DAMAS DO RN O JOSÉ cERRA A FOIA CONSAGRA REJEIÇÃO A CERRA: 52%…O PIG e o PSDB nem precisam de adversários para acabar com eles; vão morrer vítimas do próprio veneno.
    Esse é o programa LUZ PARA TODOS.
    É Lula com seus postes iluminando o BRASIL!!!!
    Viva Lula!!!
    Viva Dilma!!!
    VOTAMOS EM HADDAD!!!!!

    • mb vasconcelos diz:

      e outra; respeite a ROSA , que ela pegou o RN fálido que sua vilma e seu ibere quebrou, mais tenho fé em Deus que ela vai mostrar a todos o que é governar com as mãos limpas, coisa que nem um NATALENSE fez.

      • Marcelo Salazar diz:

        Vasconcelos, Rosalba não depende só da paixão de Mossoró para se eleger! Como ela pegou um RN falido se o Estado bate recordes e mais recordes de arrecadação? Se ela estivessem bem nem fariam menção ao governo passado, mas como tudo esta dando errado por estar rodeada pela sua turma aproveitadora, ai colocam a culpa nos antigos governantes! Assim é fácil governar, se ta bom o churrasco fui eu que fiz, se não ta bom é a carne que não prestava, mas quem comprou a carne então?

        • Jean diz:

          Ouvi da boca de um ex secretário do governo Wilma , que Rosalba recebeu um estado quebrado e endividado. Não acreditava muito nessa estória, mas depois desse depoimento me conformei que era verdade mesmo.

        • vallery diz:

          a primeira coisa que um político corrupto e que não tem nenhum compromisso com o povo diz quando se elege é que pegou o barco quebrado, estado quebrado??? Conversa fiada as vésperas da eleição aqui em Mossoró confirmam isso, afinal o derrame de dinheiro foi gigantesco!!!

  3. chagas nascimento diz:

    O Caldeirão em janeiro de 1938 diz tudo. 75% dos miseráveis que estavam lá, eram oriundos do nosso pobre RN. O povo do nosso estado está acostumado a viver na miséria absoluta.

  4. Monaliza Trigueiro diz:

    Lamentável… O povo não enxerga mesmo.

  5. Francy Granjeiro diz:

    A baiana Eliana Calmon do MJ deveria vir fazer uma varredura no RIO GRANDE DO NORTE como fez em SÃO PAULO…uma mulher etica, corajosa.Ia incendiar o RN…kkkkkkkk

  6. José Nildo diz:

    O povo Mossoroense é livre para prostituir seu voto!
    Por falta de uma liderança mais postada o povo aposta em quem tem mais dinheiro domado emprestado…
    A ilegalidade eleitoral faz do eleitor partícipe de um bando de devedores.
    Quem vende seu voto à vista pagará a prazo.

    • mb vasconcelos diz:

      não se i porque vc diz isso e os natalenses que só pensão em praia e em Carlos EduardoLadrão igual a todos. e simples otário: na proxima eleição tente bota outro ladrão no governo. quer sói o que vcs sabem fazer de verdade.

  7. CANINDÉ SILVA (SANTO ANTONIO) diz:

    E LIDERANÇA AGORA MUDOU DE NOME, MAIS UMA VEZ, VEIO A TORNA QUEM TEM LIDERANÇA É A ROSA, SEGUNDO AS URNAS………….

  8. lauro lucio diz:

    Quando a notícia é negativa, nosso estado sempre está presente.

  9. Ernande diz:

    Não é à toa que o RN,apesar da riqueza do petróleo,
    é um dos Estados mais atrasados do Brasil.Aqui não existe
    oposição…

  10. Samir Albuquerque diz:

    Caro amigo Carlos Santos, estava assistindo um otimo documentário (adoro documentários) sobre a II Grande Guerra (Especialmente sobre as Grandes Guerras), e postei uma serie de Twitters sobre a educação, vendo que ficou interessante, converti em um pequeno texto postado em minha pagina do Facebook.
    Pois bem, a realizar minha visita periódica aqui ao blog, deparei-me com esse post e, embora não fosse o tema de minha publicação, percebo a ligação que há entre os maus “políticos” e a falta de investimento na educação. Enfim, analisem caros Jornalista e leitores e tirem suas conclusões…

    Veja o que é a Educação…
    A Alemanha perdeu 2 guerras mundiais em menos de 40 anos, e em menos de 20 anos, já era novamente um dos mais ricos e poderosos do mundo.
    O grande detalhe é que perdeu a 2° Grande Guerra em grande parte, pelos cientistas que exportou (fugiram) para os países aliados.
    Os alemãs foram pioneiros no desenvolvimento de misseis balísticos e aviões a jato, entre muitas outras tecnologias que foram “Roubadas” pelos aliados após a Guerra.
    A Alemanha é uma das 3 fontes da Filosofia ocidental e terra natal de grande parte dos maiores génios dos ultimos 4 séculos.
    Hoje, pouco mais de 60 anos após o fim da Segunda guerra, temos a Alemanha, juntamente com o Japão, paises completamente devastados, um dividido por quase 29 anos e o outro atingido por duas bombas atómicas, hoje teem respectivamente a 4° e a 3° maiores economias do mundo e a 13° (ALE) e 1° (JAP) no rankink da qualidade da educação no mundo.
    Em ambos, corruptos, bem como, a própria compra de votos e outros vícios que temos a farta por aqui, são combatidos e punidos severamente.
    Enquanto isso, o Brasil é a 6° ou 7° (há divergências) o pais do Futebol (Ou pelo menos foi) e o RN é o 26° colocado no ranking da qualidade da educação nacional que por sinal, já não é lá grande coisa, sendo apenas o 127° no ranking mundial.
    Diante disso nos perguntamos: existe alguma relação nisso, ou seria apenas mera coincidência?

    Pensem nisso.

  11. CALIBRE 50 diz:

    Em resumo o que isso significa? Se perguntarem a min,defina Mossoró?A resposta é simples,Mossoró é a cidade de ROSALBA e AGRIPINO,cercada de cidades de DILMA e LULA por todos os lados! O povo aqui ainda na sua maioria infelizmente não tem acesso a informação e o uso político das redes sociais,agora teimou de novo em não eleger a oposição,resultado disso!? Hegemonia do Grupo Político conservador e centralizador tanto de poder como concentrador de renda!Isso é extremamente nocivo a democracia,as democracias mas sólidas do mundo,são fincadas e bem alicerçadas por que?É simples!Alternância de poder!Como podemos consolidar gestões que cheguem ao patamar de ótimas,se o excluído social se contenta com gestões que vão de ruim a medianas em nossa URBE,se no inconsciente do cidadão da periferia ainda impera o que o senador Agripino Maia/microDEM,no escândalo Rabo de Palha,denomina de APELO MAIOR,nós sabemos que esse APELO MAIOR é um adubo vital para suas eleições,reeleições e eleições de seus sucessores e aliados,em quanto esse método servir pra eles,é fato que já mais iram mudar,se engordo meu curral eleitoral com miséria,fome e concentração de renda nas mãos de uma minoria e sempre dá certo,por que mudar? O fomento da desigualdade Social,além de concentrar a renda,provoca outros malefícios que dispensam comentários,consequentemente promovem projetos de poder longos e as vezes até o fim da vida,repassando assim para seus sucessores na linhagem familiar,impedindo a alternância de poder,já que concentram-no vorazmente,travando assim o amadurecimento democrático e fragilizando também o pilar democrático das instituições,em quanto a Justiça Eleitoral não inibir certas práticas “ILÍCITAS” com mais rigor,nossa democracia não passará de um embrião,ainda!É só!

  12. João diz:

    O CARA LÁ DOS CAFUNDÓ DO JUDA CONSEGUE VISUALIZAR A CORRUPÇÃO E COMPRA DE VOTOS NA POLÍTICA DE MOSSORÓ, POR QUE SERÁ QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO LOCAL NÃO ENXERGA NADA DISSO ????? ESTRANHO NÃO ???

  13. Ramilson diz:

    Infelizmente todos sabemos das compras de votos, menos a justiça! E permanece a IMPUNIDADE seguindo em frente. VERGONHA!

  14. Kassia lima diz:

    Acho que merecemos respeito esses poderoso so nos fazem se envergonha nessa policia so o que teve compras de votos .ligavamos pro tre e nada o vergonha o paiz de mossoro fora rosa .

  15. JUNIOR diz:

    NÃO É ATOA QUE QUASE TIVEMOS A CAPITAL E O ESTADO INTEIRO INTERDITADO PELA FEDERAÇÃO. FALAR DE POLÍTICA AQUI ENVOLVE MAIS DOGMAS QUE VERDADES. DIZER QUE O VOTO É SECRETO É “PEDIR PRA SER PERSEGUIDO”. PIOR DE TUDO É QUANDO UM POBRE ABRE A BOCA PRA FALAR A VERDADE E TEM SEMPRE 10 COM DESCULPAS E XINGAMENTOS EM FORMA DE IRONIA. ENFIM, NADA DE DIFERENTE NUM PAÍS ONDE SEMPRE SE FALA DE EDUCAÇÃO E POUCO SE FAZ E VIVER NUM ESTADO ONDE A PALAVRA GESTÃO PÚBLICA ENVOLVE MAIS A NOMENCLATURA DE UM CARGO QUE UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS A SEREM SEGUIDOS.

  16. Charles Nascimento diz:

    ESSA POSTAGEM É RICA EM DETALHES E DESCREVE MUITO BEM TUDO QUE ACONTECE POR AQUI. NÃO BASTASSE A FRAGILIDADE NA FISCALIZAÇÃO, QUANDO SE CONSEGUE PROVAR ALGUMA IRREGULARIDADE, ALGUNS JUÍZES, SUPOSTAMENTE BENEFICIADO COM ALGO, DÃO PARECER FAVORÁVEL PARA POLÍTICO INFRATOU. EXEMPLO: DIZ NA LEI ELEITORAL QUE PREFEITO CANDIDATO À REELEIÇÃO NÃO PODE PARTICIPAR DE INALGURAÇÃO E NEM DISCURSAR, SOB PENA DE PERDER O MANDATO. POIS É ISSO ACONTECEU EM MOSSORÓ E PASMEM! O JUIZ VOTA CONTRA A PUNIÇÃO DO CANDIDATO E AINDA DIZ QUE É PORQUE O CASO NÃO TEVE REPERCUÇÃO. OUTRO FATO VERGONHOSO É A MOROSIDADE DALEI. DETERMINADO CANDIDATO EM AREIA BRANCA ELEGEU-SE VÁRIAS VEZES, CUMPRIU SEUS MANDATOS, SÓ DEPOIS DE MORTO É QUE VEIO PUNIÇÃO P/ELE. QUE PAIS É ESSE?

  17. miguel alves diz:

    a corrupçao e gigantesca nesse pais, e nesses municipios brs
    asileiros e grande demais mudar pelo voto e muito dificil.

  18. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Bem que o Piromba me avisou de que seríamos campeão.
    Quando eu disse que o Fluminense estava dispara na liderança ele apenas riu.
    Agora eu entendo a que campeonato o Piromba se referia.

  19. Jean diz:

    Me delicio com esse espaço, kkkk. É uma verdadeira terapia para os que não conseguiram êsito nas eleiçoes. Aqui destilam seus venenos, suas raivas, suas frustrações. Aqui todos são cientistas políticos, se acham e se tornam um Jabôr. Todo aquele que é contra o seu pensamento é burro, encabestrado, é alienado, é vendido, é comrrompido e corrupto, tudo que vem do outro lado é fétido, podre, mesquinho, imoral. Tudo que vem do meu lado é legal, moral, ético… Muito bom, muito bom mesmo. Acho até que se nã fosse esse espaço teriamos altos índeces de suicídios pós eleições.

  20. João Cirino Gomes diz:

    Eo FGTS que esta sendo usando para construir estádios como fica?

    E as verbas que Lula doou aos amiguinhos como fica?
    E os 25 milhões de euros que a amante do Lula depositou em um Banco de Portugal como fica?

    E as verbas que a Dilma doou?

    E as verbas que Lula usou para construir estradas, redes de hotéis, e portos em Cuba como fica?

    A ganancia torna boa parte dos integrantes dos três poderes uma cambada de cínicos!
    Mas não torna toda a população tola!
    Alem dos políticos brasileiros terem o maior salário do planeta, exercessem vários cargos ao mesmo tempo; tem direito a bateladas de mordomias, e aposentadorias, duas férias por ano, décimo terceiro, décimo quarto, décimo quinto, com direito a vestimentas, verbas para combustível, verbas para moradia, cartão corporativo, e tem a “lei de imunidade e o foru privilegiado” para se acobertarem e roubarem, desviarem, superfaturarem a vontade!
    Não fossem estas discrepâncias; seriamos o país mais rico do universo em todos os sentidos!

    Vamos lutar pelo fim da imunidade e do foru privilegiado, só assim teremos uma verdadeira democracia e justiça social!

    Precisamos de renovações, com novos partidos e novos políticos!
    Toda a população deveria saber que o voto pertence ao partido e não ao candidato

    Desta maneira, boa parte dos eleitores nem percebem que são obrigados a votar, e eleger sempre os mesmos corruptos!

    Abaixo-assinado pelo fim da imunidade e impunidade.
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron

    ESTE É O PRIMEIRO PASSO PARA TERMOS UM PAÍS DEMOCRÁTICO, COM DIREITOS IGUAIS E JUSTIÇA SOCIAL!

  21. Vinicio claudino dos Santos diz:

    e lamentavél que o povo ainda não aprendeu a lição. reclamam dos podres politicos e na hora H. acham que a urna e um VASO SANITÁRIO. E AGORA ESTÁ DIFICIL DE VOLTAR A TRÁZ.vamos ter uma cambada de vagabundos em brasilia comendo do bom e do melhor e dando bananas ao povo. na hora de votar a favor deles tudo e mais fácil.na hora de votar a favor do povo nem água. mas nos temos a justiça que merecemos. a final de contas quem faz as leis deste pais num é a CAMBADA DE VAGABUNDOS, eleitos por nós. BRASIL MOSTRA A TUA CARA…………….

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.