• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 26/02/2014 - 07:51h
Eleições suplementares

Rosalba e Cláudia Regina se desentendem em diálogo tenso

Governadora visita prefeita cassada para fechar apoio à chapa a prefeito e encara clima desfavorável

Tenso e conflituoso. Foi assim o reencontro ontem (terça-feira, 26), entre a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a prefeita cassada e afastada de Mossoró, Cláudia Regina (DEM).

Rosalba e Cláudia: um faz-de-conta que implodiu

A conversa entre ambas, na casa de Cláudia – residencial Portal do Sol -, mostrou a dimensão do fosso que existe entre elas. Estão em rota de colisão, cada uma com seus motivos para grandes diferenças.

Rosalba resolveu fazer uma “visita de cortesia” à Cláudia, a quem apoiou na campanha municipal de 2012. A prefeita convalesce de cirurgia a que se submeteu à semana passada, no Hospital Wilson Rosado.

O sorriso algemado de lado a lado, nos cumprimentos, deu lugar a rostos cerrados e princípio de bate-boca logo em seguida.

A governadora camuflou outro propósito na delicadeza da visita. Em sua estada em Mossoró para entrega de mais um viaduto do Complexo Viário da Abolição, à tarde passada, ela tratou realmente do que lhe interessa: eleições suplementares a prefeito e vice.

Foi aí que caiu o ‘encanto’ do encontro. A máscara desabou.

Rosalba, mesmo horas antes do Tribunal Regional eleitoral (TRE) baixar resolução marcando o pleito (veja AQUI, notícia dada em primeira mão por esta página), antecipou para Cláudia a necessidade de seu apoio para lançamento de uma candidatura do DEM a prefeito.

Contrariedade

Foi o suficiente para a prefeita cassada se contorcer e alargar olhar vítreo, de contrariedade, fitando a interlocutora.

Foi clara e sem rodeios. Avisou à “Rosa” que ela, Cláudia, será a candidata. Nenhum outro nome apoiado ou não pela governante.

Imprimiu seu desejo obcecado de voltar à prefeitura, sob contestação de Rosalba.

A governadora ponderou que intenção de Cláudia era um desatino. Mesmo com voz pausada, catando palavras e soltando frases em tom quase silábico, não parecia ser ouvida pela prefeita.

As duas não se entenderam. Não houve consenso.

Para a governadora, Cláudia Regina não obterá liminar para concorrer à prefeitura com esse precário direito. Assim, tornará ainda mais difícil o DEM retomar o poder, em que ficou aboletado por cerca de 17 anos, desde janeiro de 1997.

A prefeita cassada e afastada não aceita conversar sob esse hipótese. Insiste em ser candidata, mesmo com uma avalanche de cassações, não possuir controle do DEM e ainda precisar correr atrás de uma liminar, a partir de mandado de segurança na Justiça Eleitoral.

Rosalba está atordoada. Além de sitiada como governadora, com uma gestão reprovada em larga escala, sem rumo e sem prumo, também está sem o pleno comando do seu grupo político em Mossoró.

Ela quer fazer da secretária da Infraestrutura do Estado, engenheira Kátia Pinto (DEM), sua candidata a prefeito nas eleições suplementares. De Cláudia, espera a manifestação de apoio.

Sincera hipocrisia

As duas convivem há vários anos em nome de interesses políticos que disfarçam a antipatia mútua. Não se toleram. O que uma vomita sobre a outra, não é recomendável que seja postado.

O que há de mais verdadeiro nesse relacionamento é uma sincera hipocrisia.

O mal-estar de ontem, um dia iria aflorar. Aflorou. Aflorou sobretudo porque o momento é extremamente delicado para as duas e para o sistema político da qual fazem parte.

À saída da casa da prefeita cassada e afastada, Rosalba nem de longe ostentava pompa de autoridade. Nem parecia uma amiga da família. Pelo visto, não deixou saudades.

Em sua “quixotesca” inauguração de um viaduto entregue ainda parcialmente, ontem, não contou com nenhuma presença expressiva de aliados locais. Abriu caminho para projetar Kátia Pinto, ao lado de poucos circunstantes, um filho e um sobrinho.

Seguidores mais próximos de Cláudia foram orientados por ela à equidistância.

Carlos é comunicado

O episódio foi rapidamente passado para o líder do DEM em Mossoró, marido da governadora e chefe de Gabinete Civil do Governo do Estado, Carlos Augusto Rosado. Mal deixou a residência de Cláudia Regina, a governadora cientificou-o do constrangimento.

Rosalba abre caminho para Kátia Pinto (de branco), sem apoio de Cláudia e raros correligionários (Foto: Carlos Costa)

Mais problemas para Carlos, que é na prática o “governador de fato” do Rio Grande do Norte.

Daqui para frente, com o relógio e o calendário sendo também seus inimigos na política estadual e municipal, precisará reordenar peças, arrumar ‘tropa’ e montar chapas. Não é fácil.

No caso de Mossoró, ainda há a hipótese de uma composição com o grupo da prima e deputada federal Sandra Rosado (PSB), mesmo que de forma subliminar. A candidatura própria é o caminho natural, mesmo assim.

Porém é difícil saber, hoje, como domar Cláudia e fazê-la novamente servir ao casal, num papel meramente secundário – como sempre aconteceu.

Fera ferida, a prefeita cassada tem a oportunidade de se refazer em faixa própria e dissociada do casal, ou outra vez ser combustível aos projetos dessa banda do poder Rosado.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Reportagem Especial

Comentários

  1. vicente Venancio diz:

    Carlos, om dia.
    Enquanto isso, o prédio que abriga institucionalmente a vice-prefeitura de Mossoró – RN, segue aberto, consumindo energia, água e outros insumos, indevidamente. Deveria está fechado com suspensão das atividades ali existentes, ficando apenas a guarda municipal pretendo aquele patrimônio público, onde os funcionários seria m relocados à outras atividades no âmbito da administração municipal. Simples. Se não existe vice – prefeito constitucionalmente investido no cargo(atual está cassado/afastado) melhor suspender funcionamento do prédio e economizar recurso público, este tão maltratado pela incúria de determinados gestores.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A Governadora Rosalba Ciarlini paga hoje o preço de ter metido goela abaixo dos mossoroenses uma alpinista política sem nenhum compromisso com Mossoró.
    Antes a mais agradável e simpática de todas as pessoas, desfazia-se em gentilezas para com a Governadora e todos os mais próximos de Rosalba.
    Hoje, sentindo-se traída, achando que a Governadora poderia ter “segurado” a sua cassação, revolta-se e revela-se por completo.
    A mim nunca enganou.
    Pragmática, como todos os imediatistas, foi assim que me pareceu na única vez que falou comigo.
    Sabe que só poderá voltar a ser candidata a alguma coisa em 2024. Mas ameaça com candidatura para usar como moeda de troca, como se existissem tolos na política do RN.
    Pode se candidatar em 2022, mas sairá para Deputada Estadual?
    Não precisa Governadora Rosalba Ciarlini, sair em busca do apoio de ninguém.
    A senhora ainda é a política que em Mossoró tem maior prestígio pessoal.
    Aproxime-se do povo, Governadora Rosalba Ciarlini, ouça a voz das ruas, atenda aos reclamos populares.
    Poderia começar revogando o aumento absurdo que a CAERN empurrou em todos os norteriograndenses. Aumento de mais de 11%, quando a senhora sabe que o funcionalismo público não recebeu 7% de reajuste salarial.
    Digo que o aumento é absurdo porque existem mecanismos para revogá-lo sem perda de receita por parte da CAERN.
    Como o marido da candidata da Governadora na eleição suplementar foi o responsável por este aumento, isto será usado pelos outros candidatos nesta campanha.
    Se acontecer uma derrota da candidata da Governadora Rosalba Ciarlini em 4 de maio, a reeleição se transformará numa missão impossível.
    Ou se aproxima do povo ou pode enrolar a bandeira.
    Esta é a realidade.
    ////
    NUNCA TENTE COLOCAR SIRI NA LAMA OU CARANGUEJO NA AREIA. NÃO DÁ CERTO. COM OS HOMENS ACONTECE A MESMA COISA.
    Inácio Augusto de Almeida

  3. Roberto Santa Rosa diz:

    *correção* publique esse, Grato. Roberto
    Triste pelo fim da carreira de Cláudia Regina, sua carreira foi praticamente um meteoro passou repentinamente, e deixou marcas tristes de uma gestão onde saúde e educação nunca foi sua prioridade e sim a comunicação, onde recentemente vimos que o orçamentos de 2 secretarias era o da comunicação. Deixou de mão seus “amigos” vereadores, não deu a ajuda a quem lhe ajudou a reposta veio a cavalo, como nas últimas sessões em seu prematuro mandato, sendo botada a prova seu ilustre prestigio. Fez sua tão famosa claque, no qual dizia que não precisava, sua claque a maioria jovens enlouqueceram as “redes sociais” para defender seu nome, hoje, estão em sua maioria desempregados é ela se quer atende algum. Infelizmente fez um mandato baseado em mídia, na venda da sua figura, tentou entrar pela porta da frente do Palácio da Resistência mas logo em seguida optou pela rua de trás, assim como todos os seus auxiliares mais próximos e outros prefeitos (acabou o contato com o povo?). No seu governo apenas projetos populistas, sem nada de concreto, o que se viu na realidade foram inúmeros papeis e o aumento da “burrocracia”. Ao prefeito em exercício, desejo sorte e o “engodo” de tão famosa “herança maldita”, no qual Cláudia falou tanto, mas hoje mesmo cassada 12 vezes que saborear mais um pouco, enfim é o poder. Enquanto isso vejo um gestor alugar um carro por R$ 12.000 e vejo os pacientes de hemodialise (na época 2013 – na época do leite) terem seu beneficio de uma simples cesta básica, ser cortado então pela Secretária de Ação Social do município.

    Enfim, temos o governante que merecemos, votei com ela, infelizmente não vou mais as urnas nem por ela nem por ninguém. Quando os jovens foram as ruas pediam “reformas” uma delas é a politica e nada se foi feito, vou as urnas quando de fato acontecerem, mas lembro vou esperar deitado. Quando olho para o lado vejo Dilma Rousseff, quando olho para o outro Aecio Neves e olhando mais perto Eduardo Campos e meus olhos dizem que não valerá apenas ir as urnas em 2014. Santa Luzia proteja seus filhos… pobre Mossoró.

  4. Elizario diz:

    Como já comentado antes da eleição, agora fica mais claro e cristalino que Rosalba deveria ter lavado as mãos da eleição em Mossoró e ter se dedicado a salvar o seu governo enquanto ainda dava tempo, nos idos de 2012. Movida pelo provincianismo, decidiu encampar a candidatura de Claudia, sob as circunstâncias que todos conhecemos e deu no que está dando. Agora imaginem, Claudia derrotada se comporta assim, o que não estaria fazendo, caso continuasse no cargo? Cassada 12 vezes e ainda acha que tem o direito de exigir algo? Para Rosalba, seria menos danoso ter Larissa na prefeitura a passar pelo que está passando.

  5. Edward Bezerra de Oliveira diz:

    Não sei como uma governadora tem a coragem de inaugurar uma obra se os recursos são do governo federal,o estado entra com uma contra partida de 10% do valor total da obra, se não estou enganado.O mesmo está ocorrendo com outras obras como:Barragem de oiticica,adutoras,aeroporto de São Gonçalo e tantas outras.
    Um abraço e saudações tricolores.

  6. Pedro Victor diz:

    Cláudia ainda acha que vai voltar à prefeitura? O poder realmente embreaga…

  7. Samir Albuquerque diz:

    Permita-me dizer, quem dá causa a ocorrência de eleições suplementares dela não participa. A liminar que Cláudia pode obter é para impedir a realização do pleito até decisão do TSE – improvável, praticamente impossivel a essa altura -, nunca para concorrer nelas.

    Outro ponto é que, é uma pena uma pessoa tão qualificada como a Sra. Cláudia Regina se encontrar nesta condição, em parte por sua culpa, diga-se, pois poderia ter se posicionado contra aquela farra de abusos, sobretudo praticados pela Sra. Governadora, advogada que é, deveria imaginar que isto iria acontecer.

    Não se posicionou pelo que todos sabem, dificilmente conseguiria virar aquela eleição como virou sem aquela avalanche comandada pela Governadora.

    Uma pena mesmo, tanto ela como Larissa são pessoas serias, seriam no meu sentir, ótimas gestoras para nossa cidade, mas, infelizmente, foram prejudicadas pelos seus aliados, Cláudia de fato, teve – se é que pode ser comparado a isso – metralhadoras ponto 50 e calibres doze em suas costas. Seus “aliados” praticamente puseram fim a uma carreira politica que caminhava para a grandeza.

    Em meio a essas reflecções é que me vem aquela ideia passada em alguns lugares, de que Rosalba – na verdade, Ravengart – sabia muito bem o que iria acontecer com Cláudia depois das eleições, só não cotava com a condenação da Governadora.

    Longe de partidarismos – de fato não me tenho envolvimento com nenhum dos lados desta muvuca eleitoral -, minha solidariedade a ela, bem como a Dep. Larissa, pois as nuvens no horizonte são densas e negras.

  8. lair solano vale diz:

    Nenhum cidadão deve ser omisso em relação as próximas eleições. Que se candidatem todos que se sentem no direito e com capacidade para governar a nossa capital do oeste. Logo mais saberemos quais os nomes, as chapas, se não tivermos uma ótima composição de nomes para votar, com certeza teremos uma menos ruim. Tenho dito.

  9. Ivo Lopes Júnior diz:

    Realmente tá na hora de nossos governantes olhar mais pela nossa cidade. Não podemos mais conviver com os descasos e com certas picuinhas que não levam a lugar nenhum. Viva Mossoró, vamos as urnas e que vença a melhor alternativa para a cidade e para o tão sofrido povo que aqui habita.

  10. Francy Granjeiro diz:

    ‘Deixar rastro de destruição quem mesmo se prejudicou???Governo prejudicou prefeito e/ou prefeito prejudicou governo, ou as duas por si só se prejudicaram?????????????
    Tudo isso pelo poder.Ambição pessoal é doença. Em política não pode haver projetos pessoais.

    A mente ambiciosa não consegue meditar, tornaram-se quase como os czares
    Palavras de Osho

  11. Jean Torquato diz:

    Fico intrigado com a riqueza de detalhes do encontro. O nobre comunicador estava lá ou tem um informante? Se for informante, meus parabéns. Muito eficiente. kkkkk

  12. Elizario diz:

    Samir, concordo com você. Claudia não precisaria estar passando por isso, dada a sua notória capacidade, desenvoltura. Entrou nessa por omissão. Por aceitar o que estava sendo feito. Porém não é inocente. Sabia o que acontecia e resolveu apostar na impunidade, nos costumes nada republicanos, mas tão corriqueiros de se fazer política aqui entre nós. Vamos ver como serão essas eleições suplementares. Será uma oportunidade de atestar até que ponto os competidores aprenderam com o rescaldo de 2012. Tomara que lembrem-se que, mesmo com o desgaste de realizarem-se eleições suplementares, ainda existirão juízes em Mossoró.

Trackbacks

  1. […] ela garante que outras serão retiradas do caminho. Contesta postagem do Blog, veiculada hoje (veja AQUI), em que fora relatado conflito de ideias e desentendimento com a governadora Rosalba Ciarlini […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.