• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 27/02/2013 - 13:58h
Improbidade administrativa

Rosalba é condenada por Justiça

O Juízo da Vara da Fazenda Pública de Mossoró condenou a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) pela prática de ato de improbidade administrativa, previsto no art. 11 da Lei 8.429/92, durante a sua gestão como prefeita no município de Mossoró.

A condenação, determinada pelo juiz Airton Pinheiro, atendeu parcialmente pedido do Ministério Público em Ação Civil Pública. Rosalba Ciarlini deverá ressarcir os custos do Município com a confecção de placas publicitárias, objeto da ação, bem como deverá pagar multa civil no valor de R$ 30 mil.

De acordo com o MP, Rosalba Ciarlini e os então vereadores Francisco Borges e Janúncio Soares praticaram autopromoção nas placas de divulgação de obras do Município de Mossoró, constando nas mesmas a indicação de seus nomes, o que, segundo o Ministério Público, caracteriza improbidade administrativa, por ofensa ao princípio constitucional da impessoalidade.

Para o juiz, ficou demonstrado no processo que a então prefeita promoveu em favor de si e de terceiros promoção pessoal em placas de propaganda institucional, devendo, consequentemente, ser responsabilizada nos termos do art. 12, III, da Lei de Improbidade.

Este dispositivo prevê o seguinte rol de sanções:

a) ressarcimento integral do dano, se houver; b) perda da função pública; c) suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; d) pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente; e) proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

No entanto, o magistrado entendeu que houve “gravidade moderada dos fatos, uma vez que se tratou de propaganda pessoal por placa, apenas no local da obra e com visibilidade limitada (diferente do que alcance de um propaganda em televisão, por exemplo)”.

Veja detalhes na página do Tribunal de Justiça AQUI.

Nota do Blog – Esse caso mostra bem como é a Justiça desse país. Esse processo deve se arrastar há uns 20 anos.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. Gilmar Henrique diz:

    Já vimos muitos desses filmes antes. É, com certeza, hollywoodiano: “All is well that ends well”
    Bom, esse capítulo, que vai ter que se acabar no cenário mossoroense, contempla um dos pontos reivindicativos do Marcha por Mossoró, que será publicado logo após nossa próxima reunião, leiamo-lo:

    “Marcha por Mossoró é um movimento social de reforma com objetivos bidimensionais: de um lado pretende-se exigir da classe política mais compromisso com a coisa pública e, como corolário, desencorajá-la de políticas públicas impopulares, como por exemplo, usar dinheiro público para confecção de materiais personalizados a fim de fazer promoção de si próprio”.
    Por outro lado …

  2. chagas nascimento diz:

    Com uma demora desta para julgar uma questão tão simples, só tiro uma conclusão: O crime compensa em nosso País. Uma lástima…

    • CALIBRE 50 diz:

      E o mais grave há uma suspeita quase que evidente da relação de pessoas do alto escalão do Judiciário com grupos políticos tradicioanais,lastimável.

  3. Sebastião Almeida de Medeiros diz:

    Principalmente para os políticos, amigo Chagas!

  4. rocha diz:

    É uma vergonha a justiça se prender a pequenos fotos e deixar de lado outros casos atuais e serios como tanto roubo que é divulgado provado dos nossos parlamentares. Justiça seja justa e atuante

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.