• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 01/03/2013 - 17:23h
Mossoró

Rosalba e uso de máquina pública são base de cassação

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) de número 313-75.2012.6.20.0033, em desfavor da prefeita mossoroense Cláudia Regina (DEM) e do vice Wellington de Carvalho Costa Filho (PMDB), assevera que houve “abuso do poder econômico, abuso do poder político e uso indevido dos meios de comunicação”.

A inicial protocolada pela coligação ““Frente Popular Mossoró Feliz” aponta um extenso e contundente repertório de excessos com utilização da coisa pública, que teria sido encabeçado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), em favor dos então candidatos Cláudia e Wellington.

Veja abaixo, a base das denúncias acatadas pelo juiz da 33ª Zona Eleitoral de Mossoró, José Herval de Sampaio Júnior, para sentença cassando prefeita e vice, além de determinar realização de novas eleições em Mossoró:

Rosalba e Cláudia no dia 30 de junho de 2012: convenção partidária (Carlos Costa)

1. Da utilização de carros de som, usados na campanha eleitoral dos representados, para a transmissão de mensagem da Sra. Governadora do Estado, apregoando feitos da administração publica estadual, com a intenção de favorecer – segundo à representante -, os candidatos ora representados (paginas 14/21 e 224).

2. Do comparecimento da Sra. Governadora para inauguração e/ou a anunciação de obras públicas semanalmente, inclusive, aliado ao retardamento, ou o anúncio de futuras ações da administração publica estadual, obtendo farta cobertura dos meios de comunicação, bem como fazendo campanha pessoal, aliada ao corpo a corpo com eleitores, em favor dos investigados, utilizando-se tanto do anúncio como da realização de obras pelo Governo do Estado para a promoção dos mesmos, o que configuraria claro abuso de poder político (paginas 21/22).

3. Da realização de campanha em favor dos investigados, através de meios midiáticos, cooptados a partir da utilização dos poderes político e econômico, decorrentes do emprego de verbas publicas, pela Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, bem como o fato da mesma supostamente ter “reaproveitado” fatos dantes anunciados, como se novos fossem (paginas 22/28).

3.1. Superexposição da movimentação da governadora, bem como de obras do governo estadual e, ainda, propaganda em prol dos investigados, como também, de forma associada, criticas e veiculação de noticias desabonadoras à candidata adversária e a políticos ligados a ela, através de blogs e jornais impressos, ligados à corrente política da governadora (paginas 28/2 e 227 à 1204). Destaque especial dado ao Blog do César Santos, sobretudo postagem do dia 14 de Agosto de 2012 (paginas 31/33), segundo a coligação investigante.

3.2. Declarações em entrevistas, comícios e outros, dando a entender, segundo os proponentes, que Mossoró só continuaria a avançar, ou que ela (Rosalba) e o governo do Estado só faria parceria “com quem é amigo, quem é leal”, assim, sua parceria “é com Cláudia na Prefeitura”, bem como diversos anúncios de obras realizadas ou a serem realizadas, inaugurações e afins, na cidade de Mossoró a cada fim de semana (paginas 33/36), com destaques de trechos de entrevistas e discursos, entre eles, “eu preciso dessa prefeita para fazer mais por Mossoró” (paginas 36), o que, segundo dar-se a entender pela argumentação acusatória, se referia às obras anunciadas durante os dias anteriores.

4. Das Práticas de favorecimento nos comícios e atos públicos, com o uso de obras do Estado como assunto de campanha, bem como o uso de avião do poder público para deslocar-se para evento (páginas 38/66).

4.1. Dos acontecimentos do dia 24 de Setembro de 2012, como exemplo das supostas condutas que estariam sendo praticadas durante o período eleitoral, como uso de obras do governo do Estado para promover a campanha dos ora investigados, bem como uso de recursos e bens públicos (Avião) para tal.

4.2. Outros exemplos de abuso do poder econômico, político e midiático, encabeçados pela governadora Rosalba Ciarlini com o intuito – segundo se afirma – de favorecimento pessoal e desequilíbrio eletivo/político (páginas 46/66).

4.2.1. Utilizações de expressões que buscariam fazer a ligação da campanha política e a propaganda institucional do município de Mossoró (páginas 46/54).

4.2.2, Referência, de forma subliminar, do número dos investigados em ato de assinatura de licitação para a construção de adutora (Páginas 54/56).

4.2.3. Utilização da exposição e amparo midiático decorrente de suas atividades políticas estatais para favorecer a campanha dos investigados, inclusive com o uso da estrutura de mídias e da influencia estadual e municipal sobre elas, bem como a intensificação desses meios para promover os investigados (páginas 56/66).

5. Da prática ilícita de cooptação de votos pela governadora, seus assessores e familiares, em prol dos investigados, à custa da influência política em função do cargo de Governadora (páginas 57/66).

6. Exemplo da utilização da máquina administrativa municipal em prol da campanha dos investigados. Inauguração de bem público em pleno evento político eleitoral, com discurso em que se utiliza obras públicas para favorecer a campanha dos investigados (páginas 67/74).

7. Propaganda irregular em favor dos investigados, através de outdoor em nome do governo do Estado e anuncio de obra pela governadora, como plataforma de campanha (páginas 74/78).

Nota do Blog – Acompanhe mais postagens sobre esse assunto neste Blog e através de nossa página no Twitter AQUI.

– Veja quais são os prováveis passos no labirinto jurídico eleitoral a serem trilhados por Cláudia e Wellington Filho;
– Cassados devem enfrentar ainda 11 processos referentes à campanha de 2012;
– MP lança mal de cabedal de denúncias contra cassados;
– E mais bastidores.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. josé gilvan da silva diz:

    a justiça tarda mais não falha

  2. JOSE diz:

    É minha querida cidade, não seria possível tanto abuso “econômico, politico, etc” por parte desta ala dos democratas, que acham que dominam Mossoró, que podem casar e batizar, que estão acima da lei, mas vamos observar e ter cuidado.

  3. Jackson diz:

    Isso não deve dar em nada. Fafá também foi cassada por motivos ainda piores e nem saiu. Na minha opinião também não é vantagem alguma convocar novas eleições, até porque o mandato de Cláudia não me parece ruim. Sem falar que nesse caso hipotético dificilmente Larissa não seria eleita. E eu não deposito confiança na estirpe dela.

  4. Francy Granjeiro diz:

    Cadê os tucanalhas de Mossoró???? Tome essa lapada coroné ZéAgripino Fafá Ravengar Gustavo Rosado e a imprensa mossoroense tcm de fato cesar santos neto queiroz o marqueteiro cearense Chico Teófilo o helicóptero…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. CALIBRE 50 diz:

    “Onde se quebrou o pote, aí é que se procura a rodilha.”
    Provérbio Português – Provérbio Português

  6. CABECINHA SAMPAIO diz:

    PARABENS DR. ERVAL SAMPAIO,O BRASIL PRECISA DE HOMENS COMO O SENHOR, SOU SEU ADMIRADOR.

  7. Jorge Lobo diz:

    Estamos no país da da impunidade, quando for julgado o último redurso acerca do tema, a prefeita já terá concluido o mandato!!!

  8. Jorge Lobo diz:

    Só acredito vendo!!!

  9. JONAS diz:

    AO INVES DE USAR O DINHEIRO DOS COFRES PUBLICOS ESTADUAIS, PARA FINS POLITICOS … DEVERIA TER USADO AGORA PARA AJUDAR NA SECA .. TANTO AGRICULTORES SOFRENDO .. E KD O GOVERNO ??? AE FAZ ESSA VERGONHA !!

  10. Victor diz:

    Todos Nois sabemos Quei Essa Eleiçao foii um Farsa, Muito Dinheiro Publico Jogado ,quanta ipocrisia.. Que Dessa Vez a Justiça Seja Feita ,, que acho muito dificil por motivos diversos, como diz o outro naum vai dar em nada !!!
    # vERGONHA …..

  11. FERNANDO fF diz:

    O poder tem que valtar pra familia Rosado.A cidade é um curral de bois marcados.

  12. João Paulo Santos diz:

    Que houve uso abusivo da máquina isso é mais que claro, entretanto precisa-se de provas para comprovar, e elas mais que existem. O ‘Rosalbismo’ e o ‘Fafaismo (vamos assim chamá-los)’ jogaram pesado para eleger Cláudia, era tudo ou nada, principalmente pra Carlos Augusto e seu sedento grupo, e lógico que se utilizou de todos os meios possíveis para vencer esse trincado jogo eleitoral. No dia da votação mesmo trabalhando como mesário e não podendo observar muito o movimento da cidade já sabia que daria Cláudia. A máquina e a força de Rosalba ainda dentro de Mossoró junto com alguns poucos eleitores que votaram em Cláudia pela sua pessoa e não por apoios foram os ingredientes para sua apertada vitória nas urnas. Se o ‘Rosadismo’ estivesse no poder e na mesma situação que os dois grupos citados no início desse comentário com certeza usariam das mesmas artimanhas políticas-eleitorais. Tudo isso é uma pena pra Cláudia, apesar de não ter votado nela, reconheço as boas condutas de sua pessoa, uma mulher sensata e com outros bons atributos que passa por tudo isso por causa de seus líderes e apoiadores, e também porque se sujeitou a se submeter a todo esse jogo, entretanto não a condeno, pois o jogo é jogado dessa maneira, as cartas são o início de trunfos que muitas vezes são intermináveis. O ‘Rosalbismo’ venceu em Mossoró, e precisava ganhar mesmo pra ressaltar essa cidade como seu bastião de enorme força político-eleitoral. O ‘Rosadismo’ mais que ciente que poderia ter levado essa disputa sangrou e ainda sangra, Sandra Rosado, obstinada como ela só levaria tudo às últimas instâncias, e assim fez como líder de um grupo político e também como uma mãe que não conseguiu engolir a terceira derrota consecutiva de sua filha nas urnas de solo mossoroense. São dois grupos políticos de uma mesma família lutando por um mesmo objetivo, mas que de vez em quando se entendem nos sub-bastidores do mundo político porém jogam pra ansiosa platéia que anseia ver tudo de perto e que não vê a hora de começar a dar seu auto-show particular. Essa é a fervente política mossoroense.

  13. João Paulo Santos diz:

    Ah, e sim, quero ver a cassação, e não como um eleitor que ainda não conseguiu engolir a derrota de sua candidata, no caso Larissa Rosado, até porque não vivo de bobo da corte (os babões) e muito menos sou um eleitor alienado, mas desejo ver a cassação de Cláudia e seu vice (porque será que na maioria absoluta das vezes esquecemos que temos um vice também na parada ?) por questões judiciais. Apesar de crer que tudo pode acontecer, penso que essa cassação não passará de mais um episódio dessa novela que ainda deve nos render bons capítulos.

  14. Junior diz:

    Agora só fica uma pergunta: ISSO TUDO SÓ VAI IMPLICAR EM CLAUDIA REGINA OU A GOVERNADORA ROSALBA CIARLINE VAI SER CHAMADA PARA SE EXPLICAR A JUSTIÇA TAMBÉM, SEM FALAR NUMA ESTÓRIA (VERÍDICO OU NÃO) DE UNS 3 MILHÕES QUE “SUMIRAM DO NADA” DAS CONTAS DO GOVERNO DO ESTADO PRÓXIMO AO DIA DAS ELEIÇÕES.

  15. Ana diz:

    Espero que a justiça realmente seja feita, e que outra eleição realmente aconteça, mais que seja “mais limpa” (pois sei que se tratando de politica é impossivel total transparência). E parabéns as promotoras eleitorais Ana Ximenes e Karine Crispim que fiscalizaram e denunciaram essa corja que é esse pessoal que são capaz de TUDO para não perder o poder. Cláudia você podia até ser uma pessoa digna da confiança do povo Mossoroense, mais foi se juntar com Rosalba, José Agripino e os demais do DEM, se sujou ai.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.