• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 18/02/2016 - 11:43h
Auditoria

TCE recomenda fim de verbas indenizatórias para vereadores

Relatório de órgão fiscalizador atinge gestões de Alex Moacir e Francisco Carlos na Câmara de Mossoró

Em primeira mão: O Tribunal de Contas do Estado (TCE) concluiu relatório de auditoria na Câmara Municipal de Mossoró, referente ao exercício de 2014. Abrange gestões dos vereadores Alex Moacir (PMDB) e Francisco Carlos (PV). O relatório fechado/publicado no último dia 11 está disponível no site do TCE, sob o número 13822/2015-TC, podendo ser submetido a consultas públicas de qualquer cidadão.

Plenário votou matérias do interesse do prefeito (Foto: Valmir Alves)

O TCE assinala que “seja determinada, por decisão do Conselheiro Relator, independentemente de oitiva prévia do gestor responsável, MEDIDA CAUTELAR, a fim de que a Câmara Municipal de Mossoró/RN suspenda de imediato o pagamento das verbas indenizatórias, efetuados nos atuais moldes (verba para manutenção dos gabinetes), restringindo-se a fazê-lo tão somente nos casos em que ocorra, de fato, situação excepcional, apta a justificar o ressarcimento;”

E acrescenta ao final do relatório: “b.4) Que este Tribunal de Contas determine, com fulcro no art. 91, caput da Lei Complementar nº. 464/2012, que o atual gestor responsável, senhor Jório Régis Nogueira (PSD), providencie a suspensão dos pagamentos das verbas indenizatórias, efetuados nos atuais moldes (verba para manutenção dos gabinetes), restringindo-se a fazê-lo tão somente nos casos em que ocorra, de fato, situação excepcional, apta a justificar o ressarcimento;”

“b.5) Recomendar à atual gestão da Câmara Municipal de Mossoró/RN a adoção das medidas administrativas cabíveis para manutenção dos duodécimos recebidos pela Prefeitura, centralizados escrituralmente numa única tesouraria, em respeito ao princípio da unidade de caixa, centralizando-se também, na tesouraria ou pagadoria, o regime ou a forma de aplicação desses recursos, e que adote, também, as providências para o indispensável planejamento anual das aquisições e/ou prestação de serviços necessários ao funcionamento regular dos gabinetes dos vereadores, com vistas à realização do devido procedimento licitatório, ressalvadas as hipóteses excepcionais de dispensa e inexigibilidade;”

“b.6) Recomendar à atual gestão da Câmara Municipal de Mossoró/RN, para que, a fim de evitar a reiteração das irregularidades verificadas nas despesas com refeição/alimentação (item IX), adote as providências necessárias para sua normatização, observando, para tanto: o caráter extraordinário ou excepcional de despesas dessa natureza; que haja sempre a justificativa razoável revestida de finalidade pública e relacionada ao estrito exercício das atividades parlamentares; que não se deve incluir em tais gastos bebidas alcoólicas; que os beneficiários devem ser em número compatível com a natureza do evento, englobando apenas agentes públicos, não podendo incluir particulares estranhos ao serviço público e a comprovação, sempre por documentos idôneos, da realização da despesa e da sua finalidade pública, a exemplo de notas fiscais com os quantitativos e preços unitários, recibos, relação dos beneficiários com nome, matricula e cargo, ato de atesto assinado pelos beneficiários, motivação do encontro, entre outros elementos que permitam a adequada caracterização do gasto;”.

Veja relatório completo clicando AQUI.

Veja mais detalhes sobre o relatório na postagem a seguir.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter com notas em primeira mão clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    ” que o atual gestor responsável, senhor Jório Régis Nogueira (PSD), providencie a suspensão dos pagamentos das verbas indenizatórias, efetuados nos atuais moldes (verba para manutenção dos gabinetes), restringindo-se a fazê-lo tão somente nos casos em que ocorra, de fato, situação excepcional, apta a justificar o ressarcimento;”
    TÃO SOMENTE NOS CASOS EM QUE OCORRA DE FATO, SITUAÇÃO EXCEPCIONAL, APTA A JUSTIFICAR O RESSARCIMENTO.
    Viagens a Brasília para encontro com políticos justifica ressarcimento?
    Outdoors espalhados nas ruas de Mossoró para alavancar candidaturas justifica ressarcimento?
    Manter programas de rádio para divulgar trabalho e realizações justifica ressarcimento?
    Colocar gasolina para viagens a Natal e Tibau para encontro políticos justifica ressarcimento?
    A FARRA ACABOU!
    Cansei de gritar neste blog que o Brasil está mudando. Não acreditaram, riam e debochavam deste webleitor. Agora o prato está feito para o Ministério Público, que até afrontado foi quando disseram que seus membros não tinham coragem de enfrentar o prefeito, tomar as providências que a sociedade espera.
    Alguém ainda duvida do quanto este blog é lido? Alguém ainda é capaz de ignorar os meus comentários?
    ////
    NÃO ERRAMOS QUANDO DAMOS MUITO DE NÓS POR UMA CAUSA JUSTA. ERRAMOS QUANDO ESPERAMOS O RECONHECIMENTO DOS QUE NÃO SABEM VALORIZAR A NOSSA SINCERIDADE.
    Inácio Augusto de Almeida
    /////
    O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RN JULGARÁ ANTES DAS ELEIÇÕES OS RECURSOS SAL GROSSO?
    SE SAL GROSSO PRESCREVER COMO PODEREI DIZER AOS MEUS FILHOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA?

  2. rraimundo nonato sobrinho diz:

    Tem que acabar com verba de Assessoria, de Gabinete, e essa da Mordomia.
    Se quer servi ao povo que siva com seu próprio salário.
    Vereador tem que bancar seus assessores e seu gabinete.
    Uma sala na CM já está de bom agrado.

  3. rraimundo nonato sobrinho diz:

    O problema da CMM é o duodécimo gordo demais, e para queimar tanta gordura haja lenha queimando no rabo do contribuinte.

  4. Chagas Nascimento diz:

    Sobra dinheiro para os vereadores queimarem com mordomias, mas em compensação, falta dinheiro para o básico do serviço público. Esta é uma das causas das mazelas que nos atormentam tipo: ruas esburacadas, postos de saúde sem medicamentos, escolas sucateadas, salários de terceirizadas atrasados e etc. etc. etc.!!!

  5. rraimundo nonato sobrinho diz:

    É duro ouvi do presidente da CMM dizer: Nós fizemos muito na nossa gestão. Esbanjando dinheiro sem a devida preocupação de onde vem. Enquanto na UPA do Belo Horizonte o RAIO X está quebrado a 6 meses. 180 dias muito distante do que disse o prefeito em entrevista que os equipamentos público quando se quebrava durava 2 semanas para consertar. Será que o povo de Mossoró não sabe disso.

Trackbacks

  1. […] MPTC concordou com o levantamento feito por técnicos do TCE (veja matéria AQUI e AQUI) realizado dentro do Plano de Fiscalização Anual 2014/2015. “Conduzindo a instrução, a […]

  2. […] MPTC concordou com o levantamento feito por técnicos do TCE (veja matéria AQUI e AQUI) realizado dentro do Plano de Fiscalização Anual 2014/2015. “Conduzindo a instrução, a […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.