• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 29/07/2014 - 08:30h
Campanha 2014

Vale tudo e qualquer coisa no fim de um ciclo

Como este Blog assinalou ainda no distante 2010, aquele ano marcava praticamente o fim de uma era. Era o adeus ao ciclo da polarização, do verde contra o encarnado, do “Bacurau contra o “Bicudo”.

Alves e Maia juntaram-se, numa composição química equivalente a “água e óleo”, que na verdade começara em 2006. Fora o primeiro ato.

Voltávamos aos primórdios do atraso político, com a exumação das candidaturas avulsas, do cada um por si e Deus por todos.

E, 2014, ratifica o que escrevemos, sem qualquer poder premonitório, mas simples capacidade de observação e estudo da conjuntura e história.

As forças tradicionais que dominam a arena política do Rio Grande do Norte – desde a segunda metade do século passado – passam por atribulações. Até elas procuram um norte, uma bússola.

Estão sem discurso, têm pouco a apresentar e enorme débito com a sociedade. E, o mais engraçado: todos pregam “mudanças”, “alternativa” e o “novo”. Ninguém assume a fatura do elefantinho que padece de maior zelo e competência.

O Rio Grande do Norte virou uma abarrotada Arca de Noé. Enquanto o dilúvio toma conta de tudo lá fora, num fenômeno que não é divinal, mas resultado dos desacertos dessa mesma elite política, faz-se qualquer negócio do convés aos porões dessa nau. O  importante é lançar âncora em porto seguro.

Os grupos que sobreviveram durante décadas, baseados num radicalismo laboratorial e, em certos casos, sob intrigas e inimizades de verdade, se ajoelham à conversão do bom-mocismo. Prevalece a liturgia dos conchavos e arrumações sem fronteiras.

Vale tudo e qualquer coisa. O feio e catastrófico é mesmo perder.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. fernando diz:

    Esqueceu a paz publica de 76.

  2. Francisco diz:

    O pior, Carlos, é que o discurso de todos gira em torno de alianças pra viabilizar a sobrevivência partidária, entenda-se como continuidade dos mesmos, velhas raposas e familias de sempre. Pouco ou nenhum deles apresentam planos de governo, propostas concretas, nenhum deles estudam os problemas e alternativas pro nosso estado.
    Como se animar pra uma eleição que não traz nada interessante?, penso que o voto em nomes novos que não sejam vinculados com os “mesmos de sempre” seria uma maneira de darmos oportunidades pra novos deputados, senador e governador, pois os mesmos tiveram suas oportunidades e nada ou quase nada fizeram positivamente pelo nosso pobre RN

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.