Qual o destino de boa parte dos votos do chamado “formador de opinião”, nas eleições a vereador em Mossoró?
O formador de opinião – segundo as ciências sociais – é uma pessoa que tem a capacidade de influenciar e modificar a opinião de outras pessoas nos campos político, cultural, social, esportivo etc. São indivíduos com certa autonomia e que buscam – também na política – quem os represente.
A Câmara Municipal de Mossoró elegeu pelo menos três nomes com esse perfil nas eleições de 2008. Eles foram escolhidos, em grande parte, por segmentos da classe média mossoroense que desejavam um representante com capacidade de articulação, base moral e preparo à discussão de grandes temas do interesse público.
Em meio aos 13 eleitos da atual legislatura que vai ser concluída no próximo dia 31 de dezembro, a professora Niná Rebouças (DEM), a bacharela em direito Cláudia Regina (DEM) e o farmacêutico-bioquímico Genivan Vale (PR) emergiram com esse amparo. Tiveram muitos votos de classes menos abastadas, mas não a maioria.
Dos três, Genivan é o único que concorrerá à reeleição. Niná faleceu no exercício do mandato, Cláudia é candidata a prefeito pelo governismo.
Genivan tenta a reeleição em meio a consideráveis dificuldades. É um nome a ser derrotado pelo governismo, a qualquer preço e custo. Provocou a ira dos donos do poder, grupo comandado pelo agitador cultural Gustavo Rosado (PV), chefe de Gabinete do Município, considerado o prefeito de fato.
Filiado ao Partido da República, Genivan foi eleito em 2008 pela oposição e, apesar das dificuldades e dos convites para fazer parte da bancada governista, permanece entre os escassos oposicionistas na Câmara Municipal.
Paga um preço altíssimo pela chamada “coerência”. Não caiu na tentação do “canto de sereia” do governo.
Para complicar sua sobrevivência para novo mandato, ainda foi obrigado pelo comando estadual do seu partido a fazer parte da coligação governista na campanha em andamento. Na marra. Decisão de cima para baixo, para atender a conveniências que estão longe dos interesses municipais.
Rebelou-se contra a imposição e conseguiu, a duras penas, garantir sua candidatura no palanque adversário.
Seu desembarque no governismo era mesmo uma anomalia. Não teria discurso nem o respeito dessa classe média mais atenta e questionadora. Passara todo o mandato como combativo oposicionista, apontando falhas na gestão municipal, fiscalizando suas atividades e apresentando matérias de interesse público, que irritaram Gustavo e sua trupe.
Nesse período, ele foi alvo de campanhas difamatórias bancadas pelo governismo, que aparelhou setores da imprensa convencional e em redes sociais para “queimá-lo”. Chega à campanha ainda sob fogo-cerrado, mas agora de forma mais dissimulada e nos subterrâneos.
A ordem no Palácio da Resistência é “deselegê-lo” a qualquer preço e custo. Recursos e meios nem sempre republicanos passaram a ser empregados na tarefa.
Nogueirão
Em episódio recente, o vereador Genivan modificou e conseguiu aprovar artigo da lei que regulamenta a abertura de mais postos de combustíveis em Mossoró, contribuindo, assim, com o aumento da oferta do produto e lançando base para a livre concorrência. Havia um lobby endossado pelo governismo para derrubada de seu projeto.
Seu papel fiscalizador quanto à Saúde Pública, uma especialidade sua, também irritou o governo.
O mesmo vereador criou ainda mal-estar com o esquema governista no Estado, quando integrou comissão em busca de solução para as dificuldades de funcionamento do Estádio Nogueirão.
Defendeu permuta desse equpamento esportivo por um novo, com recursos totalmente da iniciativa privada, quando o esquema da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) desmanchou a ideia e prometeu reformar o Nogueirão antes do Campeonato Estadual deste ano. A competição terminou e nada foi feito. Nem uma “carrada” de arisco foi posta no local.
Agora, em plena campanha, a mesma governante apresenta uma maquete e projeto de restauração do estádio, ao custo de quase R$ 40 milhões com verba pública.
À época em que a proposta de permuta estava bem avançada, inclusive com apoio do Ministério Público, a imprensa ligada à governadora afirmava que iriam ser investidos R$ 8 milhões.
Como houve repercussão negativa devido crises na Saúde e Segurança Pública, por exemplo, a própria Rosalba tratou de negar a informação. Desmentiu seus próprios porta-vozes. No calor de uma campanha municipal dramática, ela queima a própria língua com cifras ainda mais superlativas para um empreendimento sem data para começar ou ser concluído. É mera peça de propaganda eleitoral subliminar.
Enfim, pode ser dito que Genivan não é o queridinho do governo municipal. Também não morrem de amores por ele na Governadoria.
Sua cabeça está a prêmio.
É meu amigo muitas cabeças estão a premio no palacio azul.Mais ti digo uma coisa eles vão perder essa e o vereador Genivan Vale vai conseguir vencer esses desafios, pois é um cara gente boa, que realmente é atuante na camara municipal. Vamos pra frente meu vereador.
“Um povo consciente é o maior medo de um governo mal intencionado”. Quando um governo tem uma oposição com capacidade de discordar e argumentar, esses tornam-se uma pedra no sapato. Nessa eleição podemos temos nomes como; Genivan Vale, Gilberto Diógenes, Luiz Carlos e outros, com esse perfil, com capacidade de discordar com Argumento. Sorte para eles.
UMA REDE CRIMINOSA E CORRUPTA DE COMPRA DE VOTOS COM O INTUITO DE SABOTAR A LEGITIMIDADE DO PLEITO ELEITORAL DO DIA 07 DE OUTUBRO DE 2012(AMANHÃ) ESTÁ ATUANDO PRINCIPALMENTE NA PERIFERIA,CASO VOCÊ TENHA ALGUMA PISTA OU SUSPEITA DE MOVIMENTAÇÕES ANORMAIS EM RESIDÊNCIAS DE CANDIDATOS LIGUE PARA O TELELFONE:3318-3629,NÃO SE OMITA,DENUNCIE,QUEM COMPRA VOTOS É CRIMINOSO.
CALIBRE 50, adoro essas confusões…kkkkkkkkkkk
Não tem mais jeito não, ganhamos com o 40 de rombo
Meu caro carlos,isso e paranoia,genivam e nome certo a retornar a camara municipal,nao tem como descontruir
a campanha dele,espero ancioso para votar amanha cedo,que vença o melhor.
Carlos Santos,
Espetacular esse comportamento do vereador Ginivan Vale, voz autêntica, procurando corrigir defeitos da atual administração e ao mesmo tempo, lutando por mais um mandato na câmara municipal de Mossoró. Agora, o discurso do governo estadual de última hora está fragilizado querendo ludibriar o eleitor prometendo investimentos em Mossoró escancaradamente quando o pleito eleitoral está encerando. Como esse governo tem tanto dinheiro para investir em Mossoró e ao mesmo tempo alega que nesse momento não poderá assumir o aumento dos PCCRs da educação por que o estado não tem recursos suficientes? Como tem tanto dinheiro e á saúde do estado está caindo aos pedaços, povo morrendo a míngua? Como tem tanto dinheiro se uma nova delegacia foi assaltada em Mossoró? Como tem tanto dinheiro se o povo de Mossoró está em peso clamando por água? Como tem tanto dinheiro se os funcionários da educação não receberam o Passep? Como tem tanto dinheiro se quase todos os dias alguém na terra do sal está morrendo em virtude de arma de fogo? Como tem tanto dinheiro se está acontecendo greve em cima de greve? Da para acreditar nesta atual gestão se os próprios corregilionários não aceita à mesma em hipótese alguma em nenhum palanque eleitoral? Etc. Enfim, É mera peça de propaganda eleitoral subliminar.
Emeri Costa sempre diz: É o que eu penso.
Merece ser vereador novamente… Homem inteligente, articulado e competente. Espero q não fique de fora para outro burrico assumir. Não votarei nele, mas torço pela sua vitória. Boa sorte, Genivan.
Amigos, é aí onde a gente se engana! Na quinta-feira presenciei a “olho nu” a comitiva do nobre Ver. Lairinho Rosado tentando converncer os votos de uma numerosa família no Bom Jardim qu até então votariam em Genivan Vale. Já passei lá em frente, os cartazes do bioquímico foram de lixo a dentro!
Genivan até que merece confiança, mas o problema grave que pode prejudica-lo e não ser rieleito é devido ao seu irmao covarde e articulador politico, este é maior obstaculo dificil de ser superado.
De qual irmão você fala Rene? Especifique!!
eu o vi na câmara, é sério, espero que ele volte sim, porque é íntegro e não é um vendido!
Genivan mostrou coragem e coerência, quando seu Partido passou a apoiar o governismo e ele muito sabiamente, optou por permanecer na sua condição de oposição, lugar em que esteve durante todo seu mandato. Com uma atitude\desta grandeza, Genivan garante sem nenhuma dúvida seu retôrno a Câmara Municipal, onde ele realmente nos representa e muito bem, lutando pelos interesses da população. Parabéns Genivan e conte com nosso voto.
Exatamente, Carlos Santos. Irei votar em Genivan Vale por sua coerência em seu primeito mandato de vereador. Além de você, tenho como amigo no Facebook esse esplêndido vereador e compartilho com meus amigos e minhas amigas a propaganda eleitoral do parlamentar nota 10.
Se eu fosse eleitor de Mossoró, votaria nele só pela sua coerência.
Eitaaaa!!! é um desses que deveriam ter LAAAA dentro da Câmara.Porreta Genivan homem de coragem,heróico de bravura sem medo que enfrentou e poderá enfrentar a gestora municipal e estadual.Mais num liga pra eles não, estão derrotados..que bom que Gustavo Rosado apodreceu sem chances mais,um homem preocupado com a melhoria e o bem estar de seus tentáculos.OOOuuu você aí..ja arrumou as malas? kkkk
Vamos LAAA Genivan..!!tu és homem corajoso e tem valor..é um homem que sabe sem medo… tu és bravo à frente de seu exércio,não enfrenta mais o teu inimigo, eles estão mortos e caídos.Não esmoreça capitão, tenta prever as manobras de seu inimigo e foi o que fizestes, sem mede de errar.Tem aquela frase” ABRA A BOCA CIDADÃO parabéns a você em não ter engolido cobras,lagartos jacares e lobos.
Foi por essas suas controvérsias Genivan, que voce passou o RODO,deu NANUCA e estao ABATIDOS….he he he
Para a grande maioria dos candidatos a vereador,o liseu,é o seu grande PERSIGUIDOR
Meu caro Carlos Santos, eles não querem de forma alguma serem fiscalizados por isso fazem esse tipo de manobra, mas creio sim que ele será reeleito para continuar o seu belo trabalho na câmara, chega de tantos capachos sem compromissos com o povo basta, precisamos fazer uma varredura na quela corja maldita, quando os vejo da vontade de vomitar.( não vou citar nomes para não sujar seu blog ok abraços.)
Vereador Genivan
Faz um contato comigo.
91397139
Genivan se preocupe não Deus é pai você fez a coisa certa vindo para o 40 você vai ser eleito.
Xeiro!
Cara Macia
Gostaria de fazer um contato com o Genivan
Se você souber, passe-me o telefone dele.
Caso não saiba, telefone para mim, 91397139.
Mas isto tem que ser feito até amanhã.
É que segunda eu viajo.
Vou enviar o número do celular dele por mensagem para você.
eu ja tenho o meu candidato,mas,se nao,com certeza ele seria a minha opçao.acho ele um vereador,que sabe defender os interesses da populaçao,sem temer a bancada governista!!se expressa muito bem.pra mim ele é um ótimo vereador e se o povo votar com consciencia,ele é um bom candidato.desde ja quero parabeniza-lo pelo o seu trabalho na CMM e assim,como o meu vereador,espero que ele seja reeleito!!
Que coincidência, matéria sobre Genivan e o banner da Farmafórmula logo abaixo.
NOTA DO BLOG – Kkk!!! Como você é observador, meu caro. Eureca! Falta só agora contestar todas as informações contidas na matéria em tela. ABração e obrigado por sua leitura diária, sucessiva e fiel.
Não entendi o motivo da risada, foi apenas uma constatação. Grande abraço.
NOTA DO BLOG – Minha risada não é de escárnio, Alex. Sou uma pessoa leve, que vivo de bem com a vida. Abração
Incrivél está avaliação daria um ótimo estudo de caso.
Genivan, o meu partido é o BEM DE MOSSORÓ, portanto amanhã sairei de casa alegre e satisfeito para votar em LARISSA para prefeita e VOCÊ para vereador. Vocês merecem.
Um abraço e fiquem com DEUS.
RENE GENIVAN NAO SOBREVIVE DE POLITICA, NEM DE SAFADESAS COMO TEM LA NO DEM, ELE VAI SER REELEITO PQ TEM COMPETENCIA.
Efetivamente, meu caro Carlos, com a reeleição de Genivan Vale, também assim com o retorno à Câmara de outros políticos sérios – histórica, ideológica e fielmente comprometidos com os seus respectivos partidos, como o professor Luiz Carlos (PT) e o advogado Tomaz Neto (PDT), Mossoró demonstrou que ainda há esperança para a democracia participativa; e que as próximas eleições prometem cada vez mais avanços significativos.