• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 24/11/2011 - 15:49h
Operação Sinal Fechado

Voracidade por dinheiro levou Consórcio Inspar à derrocada

No dia 30 de dezembro de 2010, o Blog do Carlos Santos fazia um alerta. Era uma das primeiras vozes a apontar distorções no programa de inspeção veicular ambiental do Estado, que seria executado pelo Consórcio Instar.

O título da postagem era mais do que claro, revelando a voracidade desse grupo, mas sem imaginar que algo de muito mais torpe estava por trás do negócio, conforme apuração do Ministério Público (veja postagens mais abaixo).

“Rio Grande do Norte tem inspeção veicular mais cara do que SP” – dizia a postagem.Veja clicando AQUI, a matéria na íntegra.

A inspeção começaria a ser feita no dia 10 de janeiro, já dentro do Governo Rosalba Ciarlini (DEM). Mas pressionada a partir de mobilização na Internet (redes sociais como Twitter e blogs), que puxou a mídia convencional, o governo decidiu suspender o serviço por 45 dias.

Os promotores de Justiça do Patrimônio, Consumidor, Cidadania e Meio Ambiente expediram uma recomendação à governadora Rosalba Ciarlini, ao Idema, Detran e ao Consórcio Inspar pedindo a suspensão da inspeção veicular.

A partir daí, uma série de acontecimentos e investigações desaguaram na “Operação Sinal Fechado”.

Ficou claro, vendo o caso a partir do seu nascedouro,  que a “mamada” terminou desmanchada em face da voracidade dos seus autores. A cobrança exagerada pela inspeção revoltou a opinião pública, que provocou o Estado e o MP, órgão fiscalizador da lei e dos interesses da sociedade.

Porém o enredo não está completo. Os bastidores fervem. O escândalo mexe com os mais diversos segmentos da elite política do Rio Grande do Norte, suprapartidariamente. Ninguém está interessado em atirar “pedra” no outro.

Se o MP aprofundar apuração, pode chegar ao subsolo do pântano em que se transformou, há tempos, a política do RN. Uma missão extremamente difícil, pois passa a surgir – informalmente – um consórcio de silêncio e em nome da impunidade.

VEJA AQUI algumas matérias que foram publicadas sobre o assunto, desde o início do ano.

Acompanhe bastidores também pelo Twitter: www.twitter.com/bcarlossantos

 

 

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Hermiro Vieira Gurgel Filho diz:

    Carlos Santos,
    Enquanto isso, segundo o Blog Carinha da Net, O município de Janduís recebeu no final da tarde de ontem (23), uma viatura Tipo Parati usada pela policia militar do estado do Rio Grande do Norte. Infelizmente o veículo encontra-se sucateado. De acordo com o blogueiro Romário Dantas há informações que mais de 40 viaturas da policia militar estão paradas levando sol em frente ao comando geral da policia militar, veículos que poderiam está sendo usado no policiamento do interior.

  2. Ricardo Felix diz:

    Esse Lauro Maia é uma das pessoas mais atuantes do RN. Atua em todas as frentes de corrupção. Que coisa, que cara mais ambicioso. Qualquer dia desses deve estar tomando posse na AL e recebendo vivas dos outros deputados. Devem até condecorá-lo. Esse RN tá lascado, pra não dizer fudido.

  3. vicente Venancio diz:

    Carlos, boa tarde. Sob o caso da “operação sinal fechado”, estou lendo na imprensa pela leitura da ação do MP que a participação da Ex – Governadora Wilma de Faria é pelo fato dela ter enviado projeto de lei à AL que originou a Lei nº 9.270/09. Se for assim, qual a participação dos senhores deputados que a aprovaram. Precisa esclarecer se referida lei é danosa aos interesses do povo do RN ou se a fraldaram, pois, tudo começou com ela – Lei Estadual nº 9.270/09. Fica à reflexão.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.