quinta-feira - 20/07/2017 - 20:06h
Dia 3 de Agosto

“Colaboração premiada” será tema da “Quinta Jurídica”


No próximo dia 3 de agosto acontecerá mais uma edição do projeto Quinta Jurídica, promovido pela Escola de Magistratura Federal no Rio Grande do Norte. Na pauta a colaboração premiada e o combate à corrupção.

Os palestrantes serão o Juiz Federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, titular da 14ª Vara Federal no Rio Grande do Norte, a Procuradora da República Cibele Benevides Guedes da Fonseca, autora do livro “Colaboração Premiada”, e o Procurador da República Rodrigo Telles de Souza.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.jfrn.jus.br

A Quinta Jurídica começará às 19h, no auditório da JFRN. A efetivação da inscrição acontecer com a doação, no dia do evento, de 2 quilos de alimentos não perecíveis, que deverão ser entregues na recepção do evento.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 20/07/2017 - 16:56h
Saúde e poder

Interesse político asfixia Hospital Regional do Apodi há tempos


O Relatório 661/2012 do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em que se baseia o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) 138, que dispõe sobre fechamento/readequação de sete hospitais regionais do Rio Grande do Norte, tecnicamente não aponta para o fechamento do Hospital Regional Hélio Morais Marinho (HRHMM). Mas na prática o governo estadual o incluiu na lista e trabalha há meses para fechá-lo.

O HRHMM, que no dia passado foi “defendido” vivamente pela população do Apodi em manifestação ruidosa e numerosa (veja AQUI), existe há 30 anos. Serve aos municípios de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú e algumas cidades do Ceará.

Sua demanda diária oscila entre 150 e 180 atendimentos. Cerca de 6% desse contingente humano é derivado de outros municípios. Possui 51 leitos que podem ficar em boa parte ociosos.

Movimento popular teve maciça participação popular e deu demonstração de força e revolta da população (Foto: PMA)

Os principais procedimentos oferecidos pelo hospital são os atendimentos aos casos de urgência e emergência, clínica cirúrgica, ambulatório, raios X, entre outros.

Nos últimos quatro meses, o Governo Robinson Faria (PSD) retirou quatro médicos de sua escala de trabalho, os transferindo para Natal e Mossoró. De um total de 17 médicos que chegou a ter, hoje só possui oito. Os insumos básicos também não chegam à medida da demanda.

Matar por “asfixia mecânica” o HRHMM é o que na prática já começou como ocorreu com o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia em Mossoró. Encerrou suas atividades em setembro do ano passado, apesar do governador reiterar – durante meses – que não o faria. Se não quer fechar ou empurrar o Hospital Regional do Apodi à municipalização, se eximindo de sua manutenção com caráter regional, por que o desmanche continuado?

ACOMPANHE O CASO

Leia também: Termo de Ajustamento vai levar governo a fechar sete hospitais AQUI;

Leia também: Enxugamento de hospitais regionais é medida corajosa e difícil AQUI;

Leia também: TAC é claro ao definir redução em número de hospitais AQUI;

Leia também: “Meu governo não fechará hospitais”, diz governador AQUI;

Leia também: Governo se esforça para convencer que fala a verdade AQUI.

A conversão do Hospital Regional do Apodi numa Unidade Básica de Saúde (UBS), por exemplo, pode ter como uma de suas mais graves consequências a sobrecarga (mais ainda) do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró. Para onde afluiria boa parte dos atendimentos do HRHMM? Claro que para o HRTM.

O estranho nesse enredo, é que o Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros (HRMAB), em São José do Mipibu – na Grande Natal, é que constava no relatório do TCE, como recomendação para ser extinto ou convertido noutro equipamento de saúde básica. Mas quem acabou içado a essa condição foi o do Apodi.

Talvez o fato de São José do Mipibu ser a principal base eleitoral do vice-governador Fábio Dantas (PCdoB) e de sua mulher e deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), explique essa substituição. Sem peso político direto, sem ninguém com musculatura para escudá-la nas entranhas do governo, Apodi seria presa fácil à operação governamental.

Em tese, sim.

Mas a demonstração de força popular do dia passado em Apodi, com presença maciça do do cidadão comum dos mais diversos matizes sociais e partidários, e apenas o deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”, com representatividade estadual, ecoou forte.

O governo precisará ser muito cínico e extremamente covarde, para empurrar uma população regional em torno de 70 mil pessoas para o deus-dará da saúde pública, ao mesmo tempo em que promete publicamente o contrário. Com o Hospital da Mulher foi assim. Vai repetir?

Medo

O TAC 138 é uma recomendação assinada pelo governo estadual, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público do RN (MPRN), a partir de estudo iniciado no Governo Rosalba Ciarlini (PP), que teve medo de levá-lo a termo. Contudo não tem poder de lei, não é impositivo e irrevogável.

Está contaminado pelo conceito de “estado mínimo”, mas é sobretudo um documento frio, calculista e impiedoso por olhar a saúde pelo o que lhe parece mais fácil: números. Ele carece sobretudo de humanidade.

A propósito, nenhum dos seus autores costuma usar a saúde pública. Não precisam.

CLIQUE AQUI e confira a íntegra do Termo de Ajustamento de Conduta.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Repet
quinta-feira - 20/07/2017 - 15:13h
Ciro Leandro Costa da Fonseca

Aluno de doutorado da Uern ganha prêmio literário nacional


Do Blog da Chris

O Prêmio Literário Escritor Universitário Alceu Amoroso Lima, promovido pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e pela Academia Brasileira de Letras (ABL), teve, pela primeira vez, um potiguar entre os vencedores.

Aluno do doutorado em Letras no campus de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Ciro Leandro Costa da Fonseca ficou em terceiro lugar na 17ª edição do prêmio, que neste ano teve como tema “A inspiração literária em Lygia Fagundes Telles”.

Ciro, para realizar o trabalho, pesquisou sobre a vida e os trabalhos da autora.

Para Ciro, o prêmio representa um reconhecimento por seu trabalho e por sua linha de pesquisa. “Eu vejo como um incentivo para que eu participe de outros prêmios e para que outros estudantes participem também”, destaca.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Cultura
quinta-feira - 20/07/2017 - 14:53h
Vagas

TRT-RN resolve realizar concurso público para servidor


Os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) aprovaram, durante sessão do pleno, realizada nesta quinta-feira (20), a proposta de realização de concurso público para servidor.

Com essa decisão, o TRT-RN iniciará os estudos para definir um cronograma de providências a serem tomadas. Ainda não há uma data para a realização do certame.

Vários Tribunais do Trabalho do país estão realizando concurso para servidores. O TRT-RN tem atualmente 650 servidores lotados na capital e no interior do estado e 24 cargos vagos.

A previsão é de que, até o final de 2018, com a aposentadoria de muitos servidores, 121 desses cargos estejam vagos.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
quinta-feira - 20/07/2017 - 14:29h
Mossoró

Estado usa aeroporto com delicado risco após vandalismo


Avião do RN, um Embraer 110, tem autorização especial para voo (Foto: arquivo)

Vândalos aproveitando a falta de segurança no Aeroporto Dix-sept Rosado, de Mossoró, quebraram mais de 15 lâmpadas balizadoras fixadas às margens da pista de pousos e decolagens.

Em face dessa nova situação delicada, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) pediu sua interdição para operações noturnas por 24 horas, mesmo dentro dos critérios de exceção (aviões oficiais e militares).

O caso foi identificado na segunda-feira (17). Mesmo assim, àquela noite e ontem (quarta-feira, 19), avião do Governo do RN operou na pista do aeroporto em horário noturno, assumindo os riscos a mais que o caso oferece.

Governador e secretário

Na segunda, o governador Robinson Faria (PSD) esteve em Mossoró para participar de reunião com o Sindicato da Indústria da Extração do Sal no Estado do Rio Grande do Norte (SIESAL). Ontem, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, engenheiro Flávio Azevedo, pousou às 17h20 e decolou às 22h20, após participar de evento de lançamento do “Aquece Mossoró” (veja AQUI).

Segundo recomendação da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), com sede em Recife-PE, o limite de lâmpadas balizadoras com defeito não pode ultrapassar 15% em toda a pista ou 5% em sequência.

Com 104 equipamentos desses instalados, a situação do aeroporto mossoroense estaria próxima de extrapolar esse limite, após o vandalismo, que acontece principalmente devido a precariedade da segurança no local.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 20/07/2017 - 14:10h
Mossoró

Prefeitura promete retomada de cirurgias e câmeras em UBS


A gerente executiva da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Mossoró, Joaniza Vale, falou hoje (quinta-feira, 20) à Rádio Rural de Mossoró, que a Prefeitura pretende instalar câmeras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para intimidar assaltos e arrastões a essas estruturas.

Também destacou que será realizado um processo seletivo para contratação de agentes comunitários de Saúde.

Leia também:

A realidade cruel que mutila e mata gente sofrida e indefesa AQUI

Suas informações foram passada ao programa Jornal da Tarde da emissora.

Sobre a retomada das cirurgia eletivas, que estão paradas há meses, a entrevistada pontuou que a Secretaria de Saúde de Mossoró e a Secretaria Estadual de Saúde estão em diálogo para o retorno do serviço na cidade.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Saúde
quinta-feira - 20/07/2017 - 10:30h
Comércio

“Aquece Mossoró” terá auditoria para garantir promoções


O “Dia sem Imposto”, o “Feirão de Queima de Estoque” e o “Sorteio de Encerramento” são algumas das ações planejadas para estimular o consumo no período do “Aquece Mossoró”, programado para ocorrer na cidade entre 13 e 30 de setembro deste ano. O lançamento aconteceu à noite dessa quarta-feira (19), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Comércio mossoroense terá tentativa de fomento entre os dias 13 e 30 de setembro (Foto: CNM News)

Outra novidade, é que para dar maior margem de segurança ao consumidor quanto ao ambiente promocional diferenciado do período, com descontos reais, auditores vão visitar as lojas cadastradas antes do início da campanha para fazerem um levantamento dos preços dos produtos. Com o início do “Aquece Mossoró” haverá nova visita para constatar os percentuais de descontos e o cumprimento das normas da campanha pelas lojas cadastradas.

Presenças

A iniciativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejistas (SINDIVAREJO), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró (SINDUSCON) e Associação Comercial e Industrial de Mossoró.

Prestigiaram a iniciativa a prefeita Rosalba Ciarlini (PP), presidente do sistema FIERN Amaro Sales e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Flávio Azevedo e presidente da Câmara Municipal de Mossoró Izabel Montenegro (PMDB).

Nota do Blog - Iniciativa da “auditoria” é imprescindível e passa mais credibilidade ao consumidor que em outras promoções do gênero questionava muito supostas adulterações de preços, como no “Liquida Mossoró”.

Mas a maior auditoria é do próprio consumidor, que sabe bem o que é ou não promoção e anda com smartphone à mão, filmando e fotografando tudo.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Economia
quinta-feira - 20/07/2017 - 09:42h
Mossoró

Festas dos Ex-alunos do Diocesano será lançada domingo


Este ano, a Festa dos Ex-alunos do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) será a Feijoada do Dió. O evento terá seu lançamento oficial no próximo domingo, 23, a partir das 16h, no Partage Shopping Mossoró.

A apresentação deste fim de semana marca também o início das vendas dos acessos para a feijoada, que acontece dia 12 de agosto ao lado do Ginásio Carecão. A entrada será através de camisa personalizada do evento.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Gerais
  • Lion, Moda Masculina, de João Paulo Araújo - 11-08-15
quinta-feira - 20/07/2017 - 09:22h
Livro

“Por isso não provoque” será lançado hoje à noite


É hoje às 18h30 no foyer do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, o lançamento do livro “Por  isso não provoque”, assinado pelas repórteres sociais Marilene Paiva e Rafaella Costa.

A publicação tem  uma coletânea de histórias de vida de 50 mulheres.

“Há uma variedade incrível de pensamentos, de histórias, de amores, de força, bravura, doçura… de pensamentos incríveis”, escrevem as autoras no convite do livro.

Parte da renda arrecada com a venda do livro será revertida para instituições de caridade de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Cultura
quarta-feira - 19/07/2017 - 23:50h

Pensando bem…


“É bom aprender a ser sábio na escola da dor.”

Ésquilo

Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 19/07/2017 - 22:32h
Prefeitura de Mossoró

Centro de Especialidades Odontológicas é reaberto


O Centro de Especialidades Odontológicas I (CEO I) teve suas atividades retomadas na última quarta-feira. O Centro está funcionando no prédio do Centro Clínico Governador Lavoisier Maia, conhecido como Hospital da Polícia Militar, localizado no bairro Aeroporto – Mossoró.

O Centro recebeu armários novos, equipamentos complementares para cadeiras odontológicas e ainda um motor cirúrgico de última geração. “São equipamentos de alta qualidade”, destacou Joel Escóssia, coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde do município.

O CEO I conta com 14 profissionais que atendem pela manhã e à tarde. Os pacientes recebem o encaminhamento nas Unidades Básicas de Saúde para diversas especialidades oferecidas pelo Centro como endodontia, periodontia, radiologia odontológica, próteses, entre outros.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Categoria(s): Administração Pública / Saúde
quarta-feira - 19/07/2017 - 21:04h
Dia 27

PEN fará Encontro Regional na região do Seridó


O Partido Ecológico Nacional (PEN) realiza no próximo dia 27 de julho o 1º Encontro Regional do Seridó para começar a discutir a participação do partido nas eleições de 2018.

O evento será realizado na Câmara Municipal de Caicó, a partir das 9h. Durante o Encontro Regional, também serão eleitos os presidentes do PEN Jovem e do PEN Mulher.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Política
quarta-feira - 19/07/2017 - 19:52h
Eleições

Aduern terá disputa interna para o seu comando


Duas chapas se inscreveram para a disputa das eleições da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN) no biênio 2017-2019. Na sexta-feira (21), às 9h a comissão eleitoral divulgará a homologação das candidaturas, após acolhimento de recursos, e dará largada oficial ao período de campanha.

Esta é a terceira vez, em 37 anos de história, que a Aduern terá disputa entre duas ou mais chapas.

Pela manhã foi registrada a chapa Sindicato é Para Lutar, encabeçada pela professora Rivânia Moura, que é lotada na Faculdade de Serviço Social (FASSO).

Os demais membros da chapa são: Alexsandro Donato – Vice-presidente; Márcia Maria Alves – Secretária; Ciclene Alves – Secretária Adjunta; Valdomiro Morais – Tesoureiro; Zacarias Marinho – Tesoureiro Adjunto; Ana Lúcia Gomes – Cultura, esporte e Lazer; Verônica Aragão – adjunta Cultura, esporte e Lazer; Felipe Caetano Oliveira – Diretor Aposentados; Taniamá Vieira – Diretora Adjunta de Aposentados.

Durante a tarde se inscreveu a chapa Unidos pela Aduern, que terá como candidato à presidência o professor Denys Tavares de Freitas, docente da Faculdade de Direito (FAD).

Também compõem a chapa Mademerson Costa – Vice-presidente; Antonia Liria Nogueira – Secretária; Lucirene Lopes – Secretária Adjunta; Janderson Dantas – Tesoureiro; Isac Nogueira- Tesoureiro Adjunto; Leonardo Rolim – Cultura, esporte e Lazer; Isaac Oliveira Filho – adjunto Cultura, esporte e Lazer; Luzinete Cabral – Diretora de Aposentados e Antonio Gomes Diretor adjunto de Aposentados.

As eleições vão ocorrer no dia 16 de agosto, para mandato no biênio 2017-2019.

O atual presidente é o professor Lemuel Rodrigues.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Gerais
quarta-feira - 19/07/2017 - 17:32h
Hoje

Secretário representa governador no “Aquece Mossoró”


Aeronave do governo estadual pousou há pouco no Aeroporto Dix-sept Rosado em Mossoró.

Nela, o secretário do Desenvolvimento Econômico do RN, engenheiro Flávio Azevedo.

Representará o governador Robinson Faria (PSD) no lançamento do programa de fomento comercial “Aquece Mossoró” (veja AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Economia
  • Repet
quarta-feira - 19/07/2017 - 16:10h
Acredite... se quiser!

Governo se esforça para convencer que fala a verdade


O governo Robinson Faria (PSD) chegou àquele estágio em que a todo instante emite Nota de Esclarecimento, Nota Oficial e dá entrevista, para explicar que não está mentindo. O benefício da dúvida não o favorece.

Está difícil convencer alguém mais atento ou mesmo algum desavisado, de que não mente nem omite nada.

Passou meses dizendo, reiterando, afirmando e garantindo que não fecharia o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia em Mossoró.

Você lembra?

Em setembro do ano passado o hospital foi fechado, depois de “morto por asfixia mecânica” pelo próprio governo. A Nota Oficial (veja AQUI) transferia responsabilidade para a justiça e garantia que tudo ficaria melhor em Mossoró na saúde materno-infantil.

A realidade não é bem assim.

No dia 26 de janeiro de 2016, o Blog Carlos Santos postou essa matéria: Hospitais não são prioridades para Governo do Estado (veja AQUI). Oito meses depois, o Hospital da Mulher e o Hospital da Polícia Militar em Mossoró estavam fechados, como esta página tinha antecipado com segurança.

Planejamento nesse sentido já existia desde 2015, primeiro ano da gestão Robinson Faria.

Com o Hospital Regional Hélio Morais Marinho (HRHMM), do Apodi, o enredo é muito parecido.

O final caminha para ser o mesmo. Por isso é louvável o esforço da sua população (veja AQUI) para reagir a essa decisão.

Aguardem notas, mais entrevistas e promessas negando tudo.

Tudo encaixado à série “acredite… se quiser”.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog
quarta-feira - 19/07/2017 - 15:18h
Apodi se levanta

Cidade faz protesto com multidão nas ruas em favor de hospital

Termo de Ajustamento de Conduta que aponta fechamento de equipamento de saúde revolta população

Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, vestiu-se de preto e foi em grande número às ruas à manhã de hoje (quarta-feira, 19). Foi à pé, a cavalo, de carro, carroça, bicicleta, moto etc. A movimentação cumpriu trajeto entre o Hospital Regional Hélio Morais Marinho e o centro da cidade.

Multidão fez protesto e cobrou manutenção de hospital e seus serviços para a região do Apodi (Fotos: Blog Carlos Santos)

A mobilização foi contra a intenção do governo estadual de fechar o hospital, passando sua estrutura ao município para adequação como Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

A mobilização foi convocada pelo prefeito Alan Silveira (PMDB), mas se transformou num protesto interpartidário e suprapartidário, envolvendo os mais diversos segmentos do município e da região, inclusive aliados do governador Robinson Faria (PSD), alvo preferencial dos manifestantes. “Fora, Robinson”, chegavam a exprimir algumas faixas.

Cobrança de apoio

Com ponto facultativo decretado pelo prefeito, donas-de-casa, estudantes, profissionais liberais, servidores públicos, maçons, políticos, comerciantes, sindicalistas, professores, agricultores etc. saíram da Rua Projetada (endereço do hospital), cruzando a BR-405 até o centro, onde foi encerrada a movimentação.

Entre os participantes, apenas o deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), “Souza”, e o prefeito de Itaú Ciro Bezerra (DEM), reforçaram a iniciativa como políticos fora do universo local. O também deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) chegou já ao término.

Em cartazes, carros-de-som, camisetas, balões pretos e faixas, a população e segmentos organizados (como sindicatos de servidores da saúde) satanizavam o governador Robinson Faria e escudaram o hospital que tem 30 anos de existência.

População abraçou a causa e revelou conscientização do valor social do hospital (Foto: Sindsaúde)

Também empunhavam cartazes com fotos dos deputados estaduais, federais e senadores, cobrando-lhes apoio à causa.

Segundo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que o estado assinou com Ministério Público do RN (MPRN) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o HRHMM e outros seis devem deixar esse status e modalidade de funcionamento, como forma de contenção de despesas.

Leia também: Enxugamento de hospitais regionais é medida corajosa e difícil AQUI;

Leia também: TAC é claro ao definir redução em número de hospitais AQUI;

Leia também: “Meu governo não fechará hospitais”, diz governador AQUI.

Clique aqui e confira a íntegra do Termo de Ajustamento de Conduta.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Política
quarta-feira - 19/07/2017 - 14:26h
Geninho

Técnico do ABC deixa clube após sétima derrota consecutiva


Após um ano e cinco meses no comando do ABC de Natal, o técnico Geninho não resistiu à sétima derrota consecutiva do alvinegro na Série B do Brasileirão 2017.

Ele entregou o cargo à diretoria, que ainda anunciará seu substituto.

No ABC, ele conquistou dois campeonatos estaduais e acesso à Série B deste ano.

Ontem à noite (veja AQUI), o ABC perdeu outra vez no Estádio Frasqueirão. Dessa feita, o algoz foi o América-MG.

Eugênio Machado Souto, o Geninho, 68 anos, é natural de Ribeirão Preto-SP. Sua maior conquista foi a de campeão brasileiro da Série A, em 2001, pelo Atlético Paranaense.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Esporte
quarta-feira - 19/07/2017 - 13:42h
TJRN

Devido suspeições, julgamento de deputado vai para Supremo


Motta: afastamento que segue (Foto: AL)

Do G!RN

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) vai destinar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento do recurso do deputado estadual afastado Ricardo Motta (PSB). Ele está proibido de exercer atividade parlamentar na Assembleia Legislativa Estadual desde 8 de junho, por decisão do desembargador Glauber Rêgo.

A análise do plenário do TJ sobre o caso estava marcada para esta quarta-feira (19), mas não houve número mínimo de desembargadores para votar. Dos 15 magistrados, oito se declararam suspeitos.

Na sessão anterior, quarta (12), os desembargadores Amaury Moura, Judite Nunes, Cláudio Santos, João Rebouças, Saraiva Sobrinho, Virgílio Macedo e o presidente Expedito Ferreira haviam alegado suspeição. Na ocasião, o TJRN decidiu convocar um juiz para garantir o quórum mínimo de 9 julgadores na sessão seguinte.

Suspeição

Foi sorteado o juiz Alceu José Cicco, que compareceu à sessão desta quarta (19). Porém o desembargador Dilermando Motta também alegou suspeição e cancelou a votação pela segunda vez. Com isso, foi decidido que o caso será remetido ao STF. Para votação é necessário ter metade mais um dos juízes: um total de nove.

Ficaram aptos a votar apenas os desembargadores Vivaldo Pinheiro, Amílcar Maia, Zeneide Bezerra, Ibanez Monteiro, Glauber Rêgo, Gilson Barbosa, Cornélio Alves e o juiz Alceu José Cicco.

Operação Candeeiro

Por enquanto, Motta continua afastado. Não há prazo para julgamento do Supremo.

O deputado foi denunciado pelo Ministério Público do Estado após a Operação Candeeiro, que desbaratou uma suposta quadrilha que desviou R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Desse total, o deputado teria ficado com a maior parte: R$ 11 milhões.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • Repet
quarta-feira - 19/07/2017 - 12:56h
Martins

Festival Gastronômico e Cultural acontecerá em agosto


O 11º Festival Gastronômico e Cultural de Martins-RN está confirmado para os dias 4, 5 e 6 de agosto.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Martins, através da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente.

O festival terá exposição de artesanatos, tenda literária e lançamento de livros e revistas, além de pinacoteca itinerante.

Também estarão se apresentando diversos artistas e estilos musicais.

Brazuca Jazz, Samba Nobre, Danilo Nikson, Everton e Verônica, Khrystal, Isaque Galvão, Rodolfo Amaral, Boca de Sino, Frequência 2, Macaxeira Jazz e Everaldo Miguel estão confirmados.

A culinária estará em evidência com disputa culinária, cursos, mostra de doces etc.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Cultura
quarta-feira - 19/07/2017 - 06:10h
Senado

Seis em cada 10 senadores respondem a ações no Supremo


Do Congresso em Foco

Garibaldi e Agripino estão em lista (Foto: arquivo)

Levantamento exclusivo da Revista Congresso em Foco, que chega à sua 26ª edição, mostra que pelo menos seis em cada dez senadores são alvo de inquéritos, ações penais ou recursos de condenação em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Dentro desse universo, todos os representantes titulares de seis estados brasileiros no Senado estão às voltas com procedimentos criminais em andamento no Supremo. Acre, Alagoas, Amazonas, Minas Gerais, Rondônia têm todos os três senadores em exercício respondendo a procedimentos criminais.

Isso só não ocorre com São Paulo porque um dos senadores titulares (o ministro Aloysio Nunes, das Relações Exteriores), também com pendências no tribunal, está licenciado.

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, José Agripino (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB) têm  problemas no âmbito do STF.

Garibaldi Alves Filho (PMDB)

Inquérito 4440. Delatores da Odebrecht na Lava Jato afirmam que a empreiteira repassou, na forma de caixa dois, R$ 200 mil para a eleição do senador em 2010.

José Agripino (DEM)

Presidente nacional do DEM, é acusado por um delator de receber R$ 1 milhão de um esquema de fraudes no Detran-RN (inquérito 4011). Ainda é alvo dos inquéritos 4141 e 4184, por corrupção, e 4399. No primeiro, é suspeito de ter recebido propina de executivos da OAS em troca de favores na construção do estádio Arena das Dunas, em Natal. No segundo procedimento, responde por peculato pela contratação de um funcionário fantasma em seu gabinete. Já no último inquérito, baseado nas delações da Odebrecht na Lava Jato, é suspeito de ter recebido da empreiteira R$ 100 mil para sua campanha eleitoral. O caso também envolve seu filho, o deputado Felipe Maia (DEM-RN). O relator do inquérito, Edson Fachin, pediu à Procuradoria-Geral da República que se manifeste sobre a eventual prescrição dos crimes atribuídos ao senador.

A assessoria do senador disse que ele não faria, a respeito do tema, nenhuma manifestação nova. O senador tem negado todas as acusações lançadas contra ele.

Especificamente sobre a questão envolvendo o Detran-RN, em nota à imprensa, Agripino afirmou não entender as razões que levaram à “reabertura deste assunto” no STF. Ele diz que o próprio acusador já o havia isentado de participação no esquema. A fraude, de acordo com delação de empresário, envolvia o pagamento de propina a integrantes do governo do Rio Grande do Norte entre 2008 e 2011.

Ao todo, são pelo menos 48 os senadores com procedimentos abertos no STF, dos quais 34 estão sob investigação na Operação Lava Jato. Trata-se de um recorde, de acordo com o acompanhamento que este site faz desde março de 2004. Nunca foi tão grande o número de senadores formalmente colocados sob suspeita de terem praticado crimes.

No último levantamento realizado, em abril deste ano, eram 42 os senadores investigados, o que já era um recorde na ocasião.

Renan e Aécio

De Alagoas, o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) aparece com 12 inquéritos e uma ação penal; seguindo-se Valdir Raupp (PMDB-RO), com sete inquéritos e quatro ações penais, e Aécio Neves (PSDB-MG), com nove inquéritos, o que faz dele um recordista de investigações decorrentes da Operação Lava Jato.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Veja lista completa dos implicados AQUI, com citações e síntese por estado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Política
  • Lion, Moda Masculina, de João Paulo Araújo - 11-08-15
terça-feira - 18/07/2017 - 23:56h

Pensando bem…


“Um bom mestre tem sempre esta preocupação: ensinar o aluno a desenvencilhar-se sozinho.”

André Gide

Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 18/07/2017 - 23:48h
Série B

ABC é penúltimo colocado com a sétima derrota consecutiva


Do Globo Esporte

O América-MG fez jus à sua boa fase com um bom jogo no Frasqueirão nesta terça-feira em jogo válido pela 15ª rodada da Série B. O time venceu o ABC por 1 a 0 com gol de Ruy já no final da partida, mas dominou o confronto principalmente no segundo tempo, quando conseguiu anular as ações ofensivas do rival.

O Alvinegro, por sua vez, ainda teve o azar de perder, lesionado, o zagueiro Oswaldo e não poder mais fazer substituições àquela altura. Assim, se defendeu nos minutos finais e buscou jogadas em cobranças de faltas alçadas na área.

O time mineiro, por sua vez, encontrou no talento do meia Ruy a eficácia necessária para bater o rival, igualar o número de pontos do líder Guarani e chegar a nove jogos de invencibilidade na competição. O ABC segue o drama: perdeu os últimos sete jogos na Série B.

Com a vitória fora de casa, o América-MG assumiu a 3ª colocação na tabela com os mesmos 27 pontos do líder Guarani e do vice-líder Juventude. Já o ABC estacionou nos 13 pontos conquistados e está penúltima colocação da competição, na frente apenas do Náutico, que tem 7 pontos.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Esporte
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.