sexta-feira - 15/01/2021 - 21:26h
São Camilo

Casa de horrores de Rosalba é o retrato da psiquiatria de Mossoró

O que se faz contra doentes e servidores públicos de Mossoró, é um crime de lesa-humanidade

A Casa de Saúde São Camilo de Lellis (Hospital Municipal São Camilo de Lelis) é uma casa de horrores. Talvez, o retrato mais fiel da herança da saúde pública deixada pela ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Núcleo de tratamento de pessoas com problemas psiquiátricos, essa unidade sanitária (prédio alugado) está em escombros, segundo reportagem esclarecedora feita pela repórter Adriana Mendes e cinegrafista Júnior Alves, da Super TV. Mostraram em poucos minutos o terror para pacientes e funcionários, nesse ambiente insalubre, desequipado e semidestruído.

O Blog Carlos Santos apurou também, que há um surto de Covid-19 no local, com vários pacientes infectados.

Veja esse vídeo. Perceba como isso tudo estava escondido até o momento, sendo apenas conhecido por algumas centenas de pessoas doentes, profissionais da Saúde e familiares.

O que se promove contra enfermos mentais e servidores públicos da Saúde de Mossoró, é um crime de lesa-humanidade.

O discurso de “casa arrumada” que a ex-prefeita pregava em campanha e insiste em repetir, mesmo após derrotada e já fora da prefeitura, pode ser melhor compreendido num passeio pelo São Camilo. É uma forma de deboche da realidade. Por lá, claro, ela não anda nem andou. Tem juízo, mesmo sendo mitomaníaca.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Saúde
sexta-feira - 15/01/2021 - 20:06h
Saúde urgente

Mossoró apresenta detalhes de vacinação contra Covid-19

Secretária mostra prioridades (Fotos: Allan Phablo)

Secretária mostra prioridades (Fotos: Allan Phablo)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, cujo início depende do Ministério da Saúde, foi tema de reunião remota com prefeitos e seus representantes, na manhã dessa quinta-feira (14). Na ocasião o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, explicitou que para a primeira fase da campanha o Governo Federal distribuirá 8 milhões de doses da vacina contra a COVID-19, sendo 2 milhões de doses desenvolvidas pela Fiocruz, em parceria com a empresa Astrazenica e a Universidade inglesa de Oxford, e outras 6 milhões de doses da Coronavac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Em Mossoró, a Secretaria Municipal de Saúde, confirmou que os profissionais da área de saúde pública e privada, que estão entre os primeiros contemplados pelo Plano Nacional de Vacinação do Ministério, serão vacinados nas suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos de trabalho onde estão lotados, e que para agilizar a imunização do grupo prioritário definido pelo ministério, foram definidas unidades polos.

“Nós aguardamos ansiosamente pelo início da campanha de vacinação contra a Covid-19 e faremos tudo com muita segurança por termos a certeza dada tanto pelo Ministério da Saúde, quanto pelo Governo do Rio Grande do Norte, de que não faltarão agulhas e seringas”, diz a secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas.

Prioridade para vacinas

O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 estima trabalhar com 83 mil doses, tomando como base o que Mossoró costuma receber nas campanhas contra a Influenza. O plano do município se baseia no Plano Nacional e estipula como grupo prioritário nesta primeira fase:

1- Idosos (a partir de 60 anos) institucionalizados, ou seja, que estão em abrigos e casas de repouso, ou sob os cuidados do poder público (Instituto Amantino Câmara, Casa de Saúde São Camilo de Lélis, Cadeia Pública, Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio);

2- Idosos a partir de 75 anos de idade;

3- Trabalhadores da saúde.

No Plano Nacional, consta ainda o grupo de indígenas aldeados, que não se aplica a Mossoró.

Logística

As vacinas chegarão a Mossoró e municípios da região oeste através da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) e segundo o planejamento do governo do estado, em 72 horas a vacinação começará em todas as UBSs da capital do Oeste.

No município serão 7 unidades de referência para a vacinação contra a Covid-19: UBS Dr. Chico Costa (Santo Antônio); UBS Vereador Lahyre Rosado Neto (Alto do Sumaré); UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel); UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho nos Pintos; UBS Dr. Francisco Nazareno (Bom Pastor); UBS Dr. José Leão (Alto da Conceição) e UBS Dr. Lucas Benjamim (Abolição III).

É recomendado que os cidadãos baixem em seus celulares o aplicativo conecteSUS e o RN Mais Vacina para fazer o registro das vacinas aplicadas.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Banner - Lion Brasil - 04-09-20
sexta-feira - 15/01/2021 - 16:00h
Comunicações

Fábio Faria apresentará projetos de ministério para o RN

Fábio esteve no RN segunda-feira (Foto: divulgação)

Fábio esteve no RN segunda-feira (Foto: divulgação)

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), convida a imprensa para a apresentação das políticas públicas do Ministério das Comunicações (MCom), dentre elas, o programa Wi-Fi Brasil nos municípios do Rio Grande do Norte.

O evento MCom no RN – As Políticas Públicas em Telecomunicações e Radiodifusão será na próxima segunda-feira, 18/01/2021, às 8h30.

Acontecerá no Holliday Inn, próximo ao Arena das Dunas, em Natal.

Na segunda-feira (11), ele já inaugurou (veja AQUI) uma unidade desse programa na Reta Tabajara, onde há trabalho de duplicação desse trecho rodoviário.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Comunicação / Política
sexta-feira - 15/01/2021 - 15:22h
Adjuto Dias

Álvaro Dias nomeia filho secretário de seu governo

Pai e filho em prefeitura (Foto: arquivo)

Pai e filho em prefeitura (Foto: arquivo)

Do Saiba Mais

O prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) nomeou nesta sexta-feira (15) o próprio filho, Adjuto Dias, para o cargo de secretário de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) do município. Até dezembro do ano passado, a função era ocupada por Andréa Dias, irmã de Álvaro e tia do novo titular da Semtas.

Adjuto Dias nasceu em Caicó, é delegado de polícia civil no município de Patos (PB) e suplente de deputado estadual. Ele recebeu 28.697 votos, mas não conseguiu a vaga em razão do coeficiente eleitoral.

Nota do Blog Carlos Santos – Álvaro vai pela segunda vez consecutiva apostar no filho Adjuto para ocupar um lugar na Assembleia Legislativa, onde já esteve e foi presidente. Em 2018, acabou passando vexame, mesmo com toda estrutura da municipalidade a serviço do rebento.

O desempenho de Adjuto Dias (no MDB) foi tão pífio, que acabou apenas como 12º candidato mais votado em Natal, com 7.939 votos. Ficou atrás até de nomes como da eleita Isolda Dantas (PT), nona colocada na capital. Ela empalmou 9.172 votos – puxada por Natália Benevides (PT), eleita deputada federal.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Banner - Lion Brasil - 04-09-20
sexta-feira - 15/01/2021 - 07:44h
Defur

Polícia Civil localiza em Guamaré trator furtado em Mossoró

Equipe da Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró encontrou o trator furtado à madrugada da segunda-feira passada (11), da sede da Secretaria de Agricultura de Mossoró, área conhecida como “Feira do Bode”, no bairro São Manoel.

Equipamento do município estava em Guamaré, em perfeito estado de conservação (Foto: cedida)

Equipamento do município estava em Guamaré, em perfeito estado de conservação (Foto: cedida)

O veículo foi localizado por volta de 21h dessa quinta-feira (14), no município de Guamaré (155km de Mossoró), por policiais comandados pelo delegado Rafael Arraes. “O trator (marca/modelo Budny, BDY-7540B, ano 2020, cor laranja) estava escondido em um galpão, em perfeito estado de conservação”, informou a municipalidade através de Nota Oficial (veja mais abaixo).

As investigações, sigilosas, deverão apontar detalhes do crime, como os envolvidos direta e indiretamente no caso.

O deputado estadual Beto Rosado (PP) chegou a criticar o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) pelo sumiço desse equipamento, usando redes sociais próprias. Em sua ótica, a falta de efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) teria contribuído decisivamente para o furto do trator.

O comandante da GCM, Thiago Fernandes, contrariou o argumento do parlamentar, autor de emenda que garantiu a aquisição do trator no ano passado. Fernandes lembrou que mesmo antes da posse do atual prefeito em 1º de janeiro, o local já não tinha segurança.

Salientou ainda, que dezenas de casos de furtos, roubos e depredações foram registrados ao longo dos últimos anos em repartições públicas municipais, com o silêncio cúmplice de alguns críticos de hoje. Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e escolas foram alvos frequentes de criminosos.

Veja abaixo, Nota Oficial do município:

NOTA OFICIAL

Agentes da Delegacia Especial de Furtos e Roubos (Defur) de Mossoró localizaram, em Guamaré, por volta das 21h desta quinta-feira (14), o trator agrícola furtado há três dias do Parque de Exposições Armando Buá (Feira do Bode), sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Mossoró.

A Polícia Civil encontrou o veículo (marca/modelo Budny, BDY-7540B, ano 2020, cor laranja), escondido em um galpão, em perfeito estado. As circunstâncias do furto ainda estão sendo investigadas.

Em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) de Mossoró, a operação contou com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito.

Tão logo tomou conhecimento do desaparecimento do trator, a Secretaria Municipal de Agricultura comunicou o fato ao prefeito Allyson Bezerra, que de imediato determinou providências, como registro de Boletim de Ocorrência (BO). O veículo retornará a Mossoró nesta sexta-feira (15).

A Prefeitura de Mossoró agradece o empenho e o comprometimento da Guarda Civil Municipal e da Polícia Civil nas diligências, e assegura que atos lesivos ao patrimônio público não ficarão impunes e que os responsáveis serão submetidos aos rigores da lei.

Prefeitura Municipal de Mossoró – Secretaria de Comunicação Social

P.S – 15h44 – O trator chegou à cidade e foi entregue à municipalidade à tarde dessa sexta-feira (15). Um guincho fez o seu transporte.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Segurança Pública/Polícia
quinta-feira - 14/01/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo.”

William Shakespeare

Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet
quinta-feira - 14/01/2021 - 19:06h
Manaus-AM

Falta oxigênio e vários pacientes virão para o Rio Grande do Norte

Situação de calamidade na capital amazonense leva governo a transferir pacientes com Covid-19

Do Saiba Mais, Correio Braziliense e Blog Carlos Santos

A situação está caótica em Manaus desde a manhã desta quinta-feira (14), quando acabou o oxigênio nos hospitais. Por essa razão, diversos estados receberão pacientes com Covid-19 transferidos da capital amazonense.

O Rio Grande do Norte vai acolher 10 pacientes no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que possui gerência federal, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Outros estados também vão dispor de leitos para cobrir essa carência na capital amazonense.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP-RN) na tarde desta quinta-feira (14), por meio de nota. Ainda não existe data para a chegada desses pacientes.

“Ressalta-se que, levando em consideração o alerta epidemiológico de registros de casos de uma nova variante da Covid-19 no Amazonas, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesap e o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (LACEN) se organizam para execução de ações que conduzirão o processo de sequenciamento genético das amostras dos pacientes que tiverem coletado RT-PCR no estado de origem”, diz a nota da Sesap.

Relatos dramáticos

Em vídeo divulgado pelo Portal Único (veja AQUI), o médico e presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Viana, descreve a situação nos hospitais de Manaus e pede uma ação das autoridades para restabelecer, de forma imediata, o abastecimento na região.

“Vários hospitais já estão com falta de oxigênio e pacientes que necessitam do oxigênio estão sendo ‘ambuzados’ (prática médica que usa um animador manual para simular uma respiração mecânica), mantidos vivos pelo esforço dos profissionais médicos, técnicos e enfermeiros”, disse Viana.

Outro relato emocionante veio de uma moradora de Manaus, que expressa o desespero sentido pela população local. “Nós estamos em uma situação deplorável. Simplesmente acabou o oxigênio de toda uma unidade de saúde. Não tem oxigênio, é muita gente morrendo”, afirmou (veja vídeo constante dessa postagem).

Até página passou a se identificar em redes sociais com o título “Oxigênio para Manaus” (veja AQUI), apelando à doação de oxigênio.

Tantos meses depois da eclosão da pandemia, parece inacreditável que essa situação esteja acontecendo no Brasil.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política / Saúde
quinta-feira - 14/01/2021 - 15:44h
Fernando Luiz

Cantor-compositor ganha alta após 42 dias internado

Fernando: agora, bem (Foto: reprodução BCS)

Fernando: agora, bem (Foto: reprodução BCS)

O cantor e compositor potiguar Fernando Luiz ganhou alta hospitalar nessa quarta-feira (13).

Passou 42 dias internado na Casa de Saúde São Lucas, em Natal, acometido pela Covid_19.

Gravou mensagem dizendo estar em casa, recuperado, além de agradecer apoio médico e orações.

Amém!

Fernando Luiz é um artista de muito carisma e há décadas trabalha continuamente no universo musical do estado e além de suas divisas.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Cultura / Saúde
  • Repet
quinta-feira - 14/01/2021 - 14:20h
Covid-19

Solange Santos acena para a vida com sinais de recuperação

Do Blog Saulo Vale

Solange: consciente (Foto: arquivo)

Solange: consciente (Foto: arquivo)

O boletim mais atualizado do quadro de saúde da nossa amiga jornalista Solange Santos (Super TV/Difusora) traz boas notícias, mas a situação dela ainda inspira cuidados.

Solange está intubada na UTI do Hospital Tarcísio Maia desde o dia 26 de dezembro, por complicações da Covid-19.

Nessa semana, ela abriu os olhos e se mostra consciente.

Confira o informativo na íntegra, enviado pela irmã dela:

“Conversa com o médico. No momento ela se encontra estável, saturando bem, gasometria boa, sem febre, consciente, respondendo com a mão, em uso de medicação pra dor. Fazendo fisioterapia secretiva. Precisando melhorar reflexo de tosse e força muscular para se manter bem sem o tubo. Ainda sem previsão pra extubação, que deve ser em breve”.

Vamos manter a corrente de oração e vibrações positivas.

Não vejo a hora de noticiar que Sol teve alta hospitalar e que vai pra casa, recuperada.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Comunicação / Saúde
quinta-feira - 14/01/2021 - 12:28h
Estado de Calamidade

Procuradora fará investigação preliminar em Prefeitura de Mossoró

TCE-RN instala Procedimento Instauratório Prévio (PIP) com base no decreto de calamidade administrativa e financeira do Governo Allyson Bezerra - 13-01-21O Ministério Público de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (MPC-RN) instaurou Procedimento Instauratório Prévio (PIP). Órgão auxiliar do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), o MPC-RN

Assinada pela procuradora do Ministério Público de Contas, Luciana Ribeiro Campos, a portaria de instauração (01/2021 – GAB-PROC-LRC, de quarta-feira, 13) foi publicada Diário Eletrônico do TCE/RN.

Para instaurar a investigação preliminar, a Procuradoria do MPC-RN considerou o estado de calamidade administrativa e financeira de Mossoró, decretado pela gestão Allyson Bezerra (Solidariedade) em 2 de janeiro de 2021 (decreto nº 5.939/2021).

O PIP vai identificar se o caso tem indícios de irregularidades, como herança deixada pela ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP). A partir daí, o MPC-RN pode abrir um inquérito civil ou procedimento de investigação criminal. Entretanto, há hipótese de apenas contribuir com sua experiência à boa prática administrativa, através de orientações e recomendações.

Em média, o MPC/RN leva 30 dias à conclusão do PIP, renováveis por mais 30.

Nota do Blog – A procuradora Luciana Ribeiro Campos tem trabalho muito amiúde e consistente sobre processos de contratação de empresas à limpeza pública em Mossoró. Conheça AQUI a íntegra em 102 páginas do que ela levantou. Mas, infelizmente, arrasta-se há anos no TCE/RN – sem desfecho.

Uma pena.

Leia também: MP aponta indícios de fraudes e danos em limpeza pública.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Banner - Lion Brasil - 04-09-20
quinta-feira - 14/01/2021 - 05:10h
Economia e política

Setor de eventos pede apoio para continuar sobrevivendo

Reunião ocorreu nessa quarta-feira (Foto: Edilberto Barros)

Reunião ocorreu nessa quarta-feira (Foto: Edilberto Barros)

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Lawrence Amorim (Solidariedade), e a vereadora Larissa Rosado (PSDB), se reuniram com representantes da área de eventos para discutir soluções para a crise que o setor enfrenta. A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (13).

Na ocasião, os empresários e trabalhadores do setor expuseram as dificuldades que estão enfrentando por causa das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus.

“Estamos há quase um ano parados. Queremos voltar à trabalhar, obedecendo todas as medidas de segurança, assim como os outros setores como comércio, bares e restaurantes fizeram”, afirmou o promotor de eventos Elânio Tinoco.

Além do pedido para que o último decreto municipal, assinado em dezembro de 2020, seja flexibilizado, outro ponto levantado pelos empresários foi a necessidade de medidas para aliviar o setor, como a redução ou suspensão da carga tributária e taxas.

“Quase não arrecadamos no ano passado, não temos como pagar as taxas. Mas o que mais queremos mesmo é poder realizar eventos, obedecendo as medidas de biossegurança”, justificou Tácio Garcia.

Ao final da reunião, a vereadora Larissa Rosado e o presidente da Câmara Lawrence Amorim se comprometeram a levar a questão ao Poder Executivo.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Economia / Política
quinta-feira - 14/01/2021 - 02:22h
Xis da questão

Fátima persegue atualização salarial como fórmula mágica de 2022

Governadora recebeu 4 folhas em aberto de Robinson e tenta fechar débitos de olho em reeleição

O pagamento de mais uma folha remanescente da gestão estadual passada (de quatro que ficaram pendentes), anunciado (veja AQUI) dia passado pela governadora Fátima Bezerra (PT), é um alento para o meio circulante do RN. É um alívio também para mais de 105 mil servidores ativos e inativos, além de ser importante sinalizador político à própria governante.

Mesmo com um governo sem muito a mostrar, Fátima constrói favoritismo ao fazer o que antecessor negligenciou (Foto: Alexis Régis/arquivo)

Mesmo com governo modesto, Fátima constrói favoritismo ao fazer o que antecessor negligenciou (Foto: Alexis Régis/arquivo)

Seu antecessor, ex-governador Robinson Faria (PSD), em campanha para a reeleição em 2018, não conseguiu sequer chegar ao segundo turno, sobretudo pelo peso de meses e meses de salários em atraso.

Robinson deixou importante acervo de obras e ações governamentais por todo o estado. Seu desempenho foi infinitamente superior ao de Rosalba Ciarlini (PP), que lhe antecedeu, mas ficou marcado por uma obrigação basilar que não cumpriu e o condenou à derrota: o não pagamento salarial em dia.

O caso me remete a um diálogo com que tive em abril de 2018, com um secretário do então governador Robinson Faria, sobre seu potencial para concorrer à reeleição. Fui cético. Disse achar muito difícil que ele vingasse, inclusive a ponto de chegar ao segundo turno, caso fosse mesmo candidato.

“Mas, o governador tem muita coisa para mostrar e melhoramos a propaganda”, ponderou o secretário. “É verdade! Mas, se o salário não estiver em dia, isso não terá valor algum. Pode abrir um Restaurante Popular em cada município do estado e isso não adiantará nada”, sentenciei.

Fátima ao fim desse mês de janeiro de 2021 terá concluído a cobertura da terceira folha salarial herdada do ex-governador, além de estar assegurando até o momento a atualização salarial do período correspondente à sua gestão.

O suficiente

Ela e seu governo saíram arrasados das urnas no pleito municipal do ano passado, com reprovação popular em termos de avaliação administrativa. Nos maiores colégios eleitorais – Natal e Mossoró – os seus candidatos também tiveram baixo ou baixíssimo desempenho.

Mas, esses fatos não são determinantes ou antecipam o que ocorrerá em 2022, ano da próxima campanha estadual. Atualizar esse passivo que recebeu de Robinson Faria, sim, dirá muito.

E será o suficiente para credenciá-la à reeleição em 2022.

Hoje, claramente, ela não tem adversários. Nomes tradicionais seguem em queda livre – Alves, Rosado, Maia, Faria etc. – e nenhum emergente (eles existem?) parece estar pronto à contenda.

O bolsonarismo tem dois ministros – Fábio Faria (PSD) e Rogério Marinho (PSDB) – dando as caras com programações administrativas e políticas no estado, mas nenhum deles é individualmente uma força, no momento, para bater de frente com a governadora. Precisarão bastante que o próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) arraste para cima um candidato no RN, como fenômeno que ele particularmente foi em 2018.

Até aqui, a instabilidade político-econômica do país, o próprio humor e verborragia presidenciais não sustentam algo parecido para viabilizar Fábio ou Rogério. O básico, ou ‘cumprir a obrigação’ de pagar salário em dia, pode ser o suficiente para Fátima se reeleger.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política / Reportagem Especial
  • Repet
quarta-feira - 13/01/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Tenha cuidado com a tristeza. É um vício.

Gustave Flaubert

Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 13/01/2021 - 21:54h
Brasil

As dores da Covid-19

As histórias de mortes por Covid-19 são sempre dolorosas, porque mexem com famílias e amigos por dias ou várias semanas.

Mais de 200 mil vítimas da ‘gripezinha’ e parece que ainda estamos longe do fim desse drama.

Infelizmente!

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Saúde
  • Banner - Lion Brasil - 04-09-20
quarta-feira - 13/01/2021 - 16:50h
Caso Kerinho

Procurador dá parecer que favorece mandato para Fernando Mineiro

Mineiro e Beto travam mais uma batalha judicial, depois dos resultados das urnas em 2018 (Fotomontagem BCS)

Mineiro e Beto travam mais uma batalha judicial, depois dos resultados das urnas em 2018 (Fotomontagem BCS)

O Ministério Público Eleitoral (MPE/RN) apresentou um parecer favorável ao indeferimento do registro de candidatura de Kericlis Alves Ribeiro, que concorreu ao cargo de deputado federal em 2018, no Rio Grande do Norte. Kerinho, como é mais conhecido, disputou as eleições com seu registro “sub judice” e a posterior validação de seus votos permitiu um novo cálculo do coeficiente eleitoral, garantindo ao deputado federal Beto Rosado (PP) assumir a vaga que estava com Fernando Mineiro (PT) na Câmara Federal.

A depender da decisão da Justiça Eleitoral, este último pode reaver o cargo.

Inicialmente, Kerinho teve seu registro de candidatura indeferido por um suposto atraso na entrega de documentos, porém o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) modificou a decisão das instâncias inferiores e acolheu um relatório apontando que o erro havia sido no sistema da própria Justiça Eleitoral. No entanto, tais documentos não incluíam a comprovação de pagamento ou parcelamento de uma multa eleitoral, cujo prazo de apresentação se esgotou em agosto de 2018 sem ter sido cumprido.

Novas informações

O parecer do procurador Regional Eleitoral, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, aponta que, além dessa multa, novas informações surgiram dando conta de que Kerinho, já durante a campanha, ainda mantinha um cargo comissionado na Prefeitura de Monte Alegre, o que não é permitido pela legislação eleitoral. A Lei das Eleições obriga os candidatos a se desincompatibilizarem de cargos públicos três meses antes do pleito.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Monte Alegre confirmou (com envio inclusive dos contracheques) que Kericlis Ribeiro “ocupou o cargo em comissão de Coordenador de Apoio aos Conselhos, junto à Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social” de fevereiro de 2017 até 30 de dezembro de 2018, portanto durante toda a campanha eleitoral.

“(…) não houve a devida desincompatibilização em relação ao referido cargo de confiança, incidindo assim essa causa de inelegibilidade, o que também constitui óbice ao deferimento do registro de candidatura”, conclui Ronaldo Chaves.

Multa

O MP Eleitoral reforça que, somado a isso, a multa eleitoral cuja comprovação de pagamento ou parcelamento deveria ter sido apresentada até 31 de agosto de 2018 não foi entregue pelo pré-candidato dentro do prazo, o que por si só já deveria resultar no indeferimento do registro. “Essa comprovação do parcelamento da multa somente foi apresentada quando do oferecimento do recurso especial, ou seja, após esgotadas as vias ordinárias com o julgamento do seu pedido de registro de candidatura”.

Kerinho foi, inclusive, intimado pela Justiça Eleitoral a apresentar a comprovação do parcelamento da multa e o comprovante já estava disponível antes do prazo se esgotar, porém “quedou-se inerte, não tendo juntado a documentação pertinente antes do julgamento do registro de candidatura”.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
quarta-feira - 13/01/2021 - 16:40h
Covid-19

Vida de Solange Santos “segue em grande risco”

Solange: dificuldades (Foto: reprodução)

Solange: dificuldades (Foto: reprodução)

Segue bastante crítico o quadro de saúde da jornalista Solange Santos (Rádio Difusora de Mossoró/Super TV), internada desde o dia 26 de dezembro no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

O mais recente boletim médico causa mais aflição entre amigos, familiares e admiradores. Veja abaixo:

BOLETIM DE 13/01/21

Evolui grave com piora do quadro clínico pois voltou a apresentar febre alta constante, com exames laboratoriais em piora.

Hoje segue sem necessidade de manobras clínicas, com redução da necessidade de sedação profunda com desmame progressivo, despertar agotado.

Picos hipertensivos em uso de medicação de infusão continua para controle da pressão.

Intubada e em ventilação mecânica.

Solicitado traqueostomia, aguardando procedimento que será feito pela cirurgia.

Segue em grande risco sem previsão de alta.

Nota do Blog – Seguimos na torcida por sua recuperação.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Comunicação / Saúde
  • Repet
quarta-feira - 13/01/2021 - 15:53h
Estado

Governo começa a pagar 13º de 2018 na sexta-feira, 15

Em comunicado através de suas redes sociais, após reunião com representantes do Fórum Estadual dos Servidores, a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nessa quarta-feira (13) o pagamento da folha em atraso do 13º salário de 2018.

“Nossa proposta beneficiará 54% dos servidores o que representa mais da metade do funcionalismo, que receberá a integralidade do 13º salário de 2018 no próximo dia 30 de janeiro”, disse ela.

“Os que ganham até 3.500 e que são da Segurança Pública receberão nesta sexta-feira, dia 15, juntamente com a integralidade do salário de janeiro, como já vem sendo feito”, acrescentou.

Veja no vídeo constante dessa postagem e em texto abaixo, a íntegra do pronunciamento da governadora:

Meus amigos e minhas amigas, colegas servidoras e servidores públicos,

Conforme disse a vocês – e palavra é cumprida no nosso Governo – acabei de comunicar ao fórum de servidores sobre o início do pagamento das últimas folhas que herdamos da gestão anterior.

Diante das dificuldades, e com um passivo que bate na casa dos 900 milhões, preservamos os princípios da ISONOMIA e da SOLIDARIEDADE, já que contemplamos ativos e inativos em uma faixa salarial única e priorizamos os servidores com salários menores.

Nossa proposta beneficiará 54% dos servidores o que representa mais da metade do funcionalismo, que receberá a integralidade do 13º salário de 2018 no próximo dia 30 de janeiro.

Com os recursos que temos disponíveis, começaremos o pagamento para quem ganha até 3.500, líquidos.

Os que ganham até 3.500 e que são da Segurança Pública receberão nesta sexta-feira, dia 15, juntamente com a integralidade do salário de janeiro, como já vem sendo feito.

Isso foi possível graças aos recursos oriundos do Super Refis, ou seja, são fruto de esforço do nosso Governo.

Uma força-tarefa admirável da Secretaria de Tributação e PGE, que proporcionou aos cofres do estado 90 milhões.

Queridos servidores,

Eu gostaria de chegar aqui e dizer: vamos quitar agora as folhas que herdamos da gestão anterior. Mas não é simples.

Catamos moedas todos os dias para juntar recursos e dar a vocês o que lhes é de direito.

Além do pagamento sagrado do salário de vocês, que venho honrando desde que assumi, dentro do mês, temos também o compromisso com o custeio das funções sociais básicas do estado.

E ainda mais uma pandemia no meio do caminho!

Sem falar no descontrole financeiro e orçamentário brutal que encontramos o RN!

Estamos iniciando agora o pagamento da terceira das quatro folhas que herdamos.

E reafirmo: não sossegaremos e, até o final do mês de janeiro, o Comitê de Negociação Permanente – que inclui Governo e representações de servidores – se reunirá novamente para definir novas datas para os que recebem acima de 3.500 reais.

Neste Governo, palavra se cumpre!

Fiquem com Deus.

Nota do Blog – A gestão Fátima recebeu o governo com quatro folhas em aberto. Já conseguiu quitar o restante do 13º de 2017 e novembro de 2018. Fechando o 13º de 2018, ficará em aberto dezembro do mesmo ano, tudo deixado pelo então governador Robinson Faria (PSD).

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Política
quarta-feira - 13/01/2021 - 13:48h
Segunda-feira, 18

Sindicato dos Servidores será recebido por prefeito

Marleide tem pauta apresentada (Foto: Sindiserpum)

Marleide tem resposta a ofícios (Foto: Sindiserpum)

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) recebeu na manhã desta quarta-feira (13), comunicado da Prefeitura Municipal de Mossoró em atendimento aos dois ofícios protocolados no último dia 04. O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) receberá a diretoria da entidade na segunda-feira (18), às 7h30, no Palácio da Resistência.

A pauta é o passivo trabalhista deixado pela administração Rosalba Ciarlini (PP), além da pauta específica da Educação.

Segundo levantamento feito pelo sindicato através de informações repassadas pelos servidores, estão em atraso:

– O 13º salário de quem recebe acima de R$ 3 mil;
– 13º salários incompletos;
– Diárias operacionais e intrajornada da guarda municipal;
– Intrajornada;
– Insalubridade;
– Insalubridade Covid-19.

“Audiência com o prefeito agendada. Sabem o que faz isso acontecer? O impacto que a força dos servidores públicos unidos, organizados e mobilizados podem ter em uma gestão pública. Essa é a nossa única arma. Esperamos que o prefeito venha para a audiência com a compreensão de que o pagamento dos salários é prioridade máxima no município e que os servidores não têm mais condições de esperar. Já chegamos no limite do tempo que podemos suportar”, ressalta a presidente do Sindiserpum, Marleide Cunha (PT), que também é vereadora recém-empossada.

NSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Banner - Lion Brasil - 04-09-20
quarta-feira - 13/01/2021 - 08:38h
Emoção

Enfermeira vítima da Covid-19 é sepultada em Felipe Guerra

Foi sob forte emoção o sepultamento em Felipe Guerra-RN, à noite dessa terça-feira (12), da enfermeira Suely Veras Gurgel, 40 anos de idade. Ela morreu dia passado com Covid-19.

Natural de Felipe Guerra-RN, Suely foi internada no dia 23 de novembro de 2020 no Hospital São Luiz, em Mossoró-RN, onde foi intubada.

No dia 13 de dezembro de 2020 ela foi removida para o Hospital Regional de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Fortaleza-CE, onde veio a óbito.

Sua mãe, Ivone Gurgel, 73, também faleceu vítima da covid-19 em 9 de dezembro de 2020 (veja AQUI), no Hospital São Luiz, em Mossoró-RN, onde estava internada juntamente com a filha.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais / Saúde
quarta-feira - 13/01/2021 - 08:10h
Arthur Lira

Candidato a presidente da Câmara Federal terá agenda no RN

Bolsonaro apoio Lira (Foto: Web)

Bolsonaro apoio Lira (Foto: Web)

Concorrente à Presidência da Câmara Federal, em pleito interno que vai acontecer no próximo dia 1º de fevereiro, o deputado Arthur Lira (PP-AL), 51, vai estar sexta-feira (15) em Natal. Sua agenda é para cabalar votos na disputa contra o deputado paulista Baleia Rossi (MDB).

Às 8h30, ele toma café da manhã e participa de entrevista coletiva no restaurante Mangai.

Logo após a coletiva, Arthur Lira fará visitas ao prefeito Álvaro Dias (PSDB) e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

A agenda será finalizada em um almoço (local não divulgado ainda) do candidato com a participação do Ministro das Comunicações Fábio Faria (PSD), dos deputados federais Beto Rosado (PP), João Maia (PL), General Girão (PSL), Carla Dickson (Pros), além de outros líderes potiguares.

O deputado Arthur Lira exerce o terceiro mandato consecutivo como deputado federal. É líder do PP na Câmara. Já foi vereador em Maceió (AL) e deputado estadual. Participa das frentes parlamentares da Agropecuária e do segmento Evangélico.

Ele é nome apoiado pelo bolsonarismo, em contraposição à candidatura de Baleia Rossi, apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política
  • Banner - Lion Brasil - 04-09-20
quarta-feira - 13/01/2021 - 07:00h
Goiânia-GO

Ex-governador e prefeito licenciado morre com Covid-19

Do G1

O ex-governador de Goiás e prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), faleceu aos 71 anos, nesta quarta-feira (13). A informação foi confirmada pelo secretário de Comunicação da capital, Bruno Rocha Lima. O político estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulolutando contra uma infecção pulmonar, em decorrência da Covid-19, da qual já havia se recuperado.

Maguito perdeu duas irmãs para Covid-19 (Foto: divulgação)

Maguito perdeu duas irmãs para Covid-19 no ano passado (Foto: divulgação)

A nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da capital informou que “a família está providenciando o traslado do corpo de São Paulo para Goiás e ele deve ser sepultado em Jataí, sua terra natal”.

O Hospital Albert Einstein confirmou a morte do político. Segundo a unidade de saúde, ele faleceu às 4h10 desta quarta-feira e estava internado na unidade de saúde “desde o dia 27 de outubro para tratamento da Covid-19”.

Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em agosto de 2020 com menos de dez dia de diferença. No dia 19, morreu Nelma Vilela Veloso, de 76 anos, que tinha diabetes e problemas pulmonares, comorbidades que agravaram o quadro. Já no dia 28, a irmã mais velha, Nelita Vilela, de 82 anos, também faleceu.

Maguito passou por vários cargos públicos em Goiás: vereador, prefeito, governador e senador. Ele ainda foi professor e advogado; relembre a carreira dele.

Rogério Cruz (Republicanos), vice-prefeito de Maguito, deverá assumir oficialmente a titularidade do cargo de prefeito.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política / Saúde
terça-feira - 12/01/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Grandes almas sempre encontraram forte oposição de mentes medíocres.”

Albert Einstein

Categoria(s): Pensando bem...
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.