• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 19/01/2016 - 22:56h
Decidido

Aeroporto de Mossoró é fechado ao tráfego aéreo

Está no Diário Oficial da União deste dia 19 de Janeiro de 2016. Portaria da Gerência de Controle e Fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determina o fechamento do Aeroporto Dix-sept Rosado de Mossoró. Ela não tem efeito imediato e não trata de fatos recentes, mas até antigos.

Veja abaixo:

PORTARIA No – 92, DE 15 DE JANEIRO DE 2016

O GERENTE DE CONTROLE E FISCALIZAÇÃO, no uso da competência que lhe confere o Art., 5º, inciso X, da Portaria nº 1751, de 6 de julho de 2015, tendo em vista o parecer de análise contido na Nota Técnica n° 10/2016/GFIC/SIA, de 15 de janeiro de 2016, e considerando o que consta no processo n° 00065.172837/2015-90, resolve:

Art. 1º Aplicar medida administrativa cautelar ao aeródromo público Dix-Sept Rosado (SBMS), em Mossoró/RN, aberto ao tráfego por meio da Portaria nº 163/SIA, de 28 de janeiro de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 31 de janeiro de 2011, Sessão 1, página 13. § 1º A medida cautelar aplicada refere-se à proibição das operações aéreas, fechando o aeródromo ao tráfego.

Art. 2º A medida ora aplicada tem caráter provisório, sem prazo determinado, e será mantida até que o operador do aeródromo solicite sua revogação e demonstre cumprimento das condições para reabertura definidas no parecer que fundamentou esta decisão.

Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

RODRIGO OTAVIO RIBEIRO

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Diferenças entre Aeroporto e Aeródromo.

    AEROPORTO

    O aeroporto é efetivamente um aeródromo, mas conta com certas instalações, infraestrutura, pessoal e equipamento dedicado e destinado a brindar apoio operativo as aeronaves de embarque e desembarque de passageiros, mercadorias ou coisas, e também aeronaves militares em ocasiões. As comunicações, o acesso facilitado ao transporte e o tamanho ou superfície que ocupa são características diferenciais dos aeroportos.

    AERÓDROMO

    Um aeródromo é uma área que possui a infraestrutura e instalações adequadas para aterrissagem e decolagem de aeronaves, mas não necessariamente de transporte de pessoas e cargas ao nível de um aeroporto. Geralmente quando se chama de aeródromo é por seu menor tamanho, ou por ser de caráter privado. Os aeroportos são espaços públicos. Também pode se conhecer como CAMPO DE AVIAÇÃO.

    Outras diferenças entre Aeroporto e Aeródromo: para o aeroporto conseguir alcançar o status de aeroporto deve cumprir certo nível em quanto a instalações, facilidades, equipamentos e pessoal capacitado que possa atender e dar suporte a aeronaves comerciais de transporte de passageiros e cargas.

    Portanto, Mossoró não dispõe de um aeroporto, e sim de um aeródromo, ou se preferirem, um CAMPO DE AVIAÇÃO.

    De boa qualidade, apenas a pista de pouso e decolagem. O resto, pode tocar fogo. Inclusive, na cerca de arame farpado que cerca aquela área. Pensando bem, a cerca serve para os moradores da Quixabeirinha estenderem roupas para secar. Um imenso varal multicolorido. Portanto, não toquem fogo na cerca.

    Ah, não existe nenhum aeroporto em Natal, e nem campo de aviação.

    Quanto a postagem, ontem e hoje eu ouvi barulho de um monomotor sobrevoando em baixa altitude na região onde eu moro. Se o Campo de Aviação está fechado, a coisa decolou de onde e pousou aonde?

    Tá fechado de ”mêrmo mêrmo”, ou tão dando um jeitinho ”por fora”? Por debaixo debaixo dos panos. Duvido que a Lei de Gerson não esteja sendo posta em pratica nessas horas. Duvido.

    Pensando bem, já imaginaram se o presidente da T&FB Energy vier conhecer Mossoró neste final de semana abordo de um jatinho? Pense num vexame pai d’égua, né não?

    Tõ pena do Rob. Já imaginaram o tamanho do esforço que ele fará para vir e retornar ao Aracati em uma Hylux?

    Misericórdia. Ó Senhor, tende piedade dele.

  2. Lair Solano vale diz:

    Como médico a minha preocupação é maior com o fechamento do aeroporto de Mossoró, pois a qualquer momento um de nós pode precisar ser transferido em avião/Uti . Vamos ter que levar de ambulância um paciente grave por quase 100 km até a cidade de Aracati ? tudo indica que sim. Vai ficar assim mesmo governador ? do prefeito não vou nem cobrar, não adianta.

    • Genival Ferreira de Macedo diz:

      O que causa mais revolta e tristeza ,é lembrar que Rosalba passou 4 anos no Governo do Estado e não resolvei este problema neste campo de Aviação. Vale lembrar que ele tem o nome do Sogro dela, mesmo assim , não foi suficiente para sensibiliza-la. Quem está perdendo é a cidade de Mossoró que deixa de receber investimentos.

Trackbacks

  1. […] a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) baixa portaria (veja AQUI) vetando pouso e decolagem de aeronaves, devido a problemas técnicos que não foram sanados à […]

  2. […] notícia foi dada em primeira mão por este Blog (veja AQUI). A nota mostra a indignação dessas entidades representativas do setor produtivo mossoroense. […]

  3. […] aeroporto mossoroense está com sérias restrições (veja AQUI) para pousos e decolagens, além de não possuir qualquer voo comercial. Categoria(s): […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.