sexta-feira - 02/08/2013 - 09:41h
Relato

Aquele médico humano, de carne e osso, existe…

Caro Carlos Santos,

Usuário do SUS e cidadão atento aos meus deveres, mas defensor dos meus direitos, tenho sempre feito intervenções em seu Blog. Na maioria das vezes, é verdade, com informações dando conta dos vários problemas que acometem a Saúde em Mossoró.

Por dever de justiça e para que casos como o que vou relatar se repitam, vou fazer o registro de público:

Ontem, 1º de agosto, às 17h, na UPA do Alto de São Manoel, entre os muitos pacientes e profissionais que ali trabalhavam, se destacava a figura do médico Aguinaldo Segundo N. Pereira.

Chamou-me a atenção a forma serena e tranquila com que atendia os pacientes. Mais ainda: a alegria com que desenvolvia o seu ofício. A felicidade com que consultava as pessoas.

Fui informado que o citado médico sequer estava no seu horário de expediente. Havia ido àquela unidade de pronto-atendimento para ver uma escala médica e, observando o elevado número de pessoas que aguardavam atendimento, resolvera oferecer sua contribuição para minimizar a situação.

Caso raro. E que se repita.

Márcio Alexandre – Webleitor, professor, jornalista e servidor público.

Nota do Blog – Meu querido Márcio, você dignifica a atividade jornalística, o nobre ofício da docência, o elevado papel do servidor público e enriquece a raça humana.

Seu relato, como sempre muito seguro, é duplamente bonito: fala do outro lado, o lado bom do serviço público, não se detendo apenas a fazer crítica e resmungar problemas.

E, também, enaltece a figura do médico bom, o profissional do bem, aquela figura que parece um demiurgo, colocado para muitos de nós, simples mortais, como um representante de Deus na terra, em face do seu poder de intervir em favor da vida.

Ah, que venham outros Aguinaldo Segundo… brasileiros, cubanos, marcianos, mas acima de tudo humanos. Gente de carne e osso, gente que se sensibiliza com a dor alheia e não apenas com o “ter”.

P.S – Posso estar enganado, se o estiver, que alguém me informe e aos nossos webleitores, mas creio que esse médico é filho de Aguinaldo Pereira, médico e ex-prefeito de Caraúbas, não?

Categoria(s): Crônica / E-mail do Webleitor / Saúde

Comentários

  1. Joana D'Arc diz:

    Sim, é filho de Dr. Agnaldo Pereira que como o pai, um ser humano espetacular.

    • GRAÇA LIMA diz:

      CONHECI O PAI E NÃO CONHEÇO O FILHO AINDA, MAIS TEREI PRAZER DE CONHECER SER É GENTE COMO AGENTE. PARABÉNS! NA HORA DA DOR E DA DOENÇA QUE O SER HUMANO VER O QUANTO FRAGIL ELE É! O MÉDICO QUANTO MAIS HUMILDE E ATENCIOSO ELE FOR MAIS SERÁ VISTO COMO,
      DEUS OU HEROI.

  2. Clayton Sena diz:

    Sim, é filho do saudoso Dr. Aguinaldo Pereira da Silva. Esse relato de nada nos surpreende. Ele é uma pessoa comprometida com a causa social tal qual o pai fora. Que venham outros Aguinaldos para melhorarem nossa saúde.

  3. Elizabeth Pereira diz:

    Com imenso orgulho e admiração leio esse texto! Filho de Dr Aguinaldo Pereira o exemplo de ser humano mostrou e ensinou ao filho o dever de um bom médico! Parabéns ao Dr Aguinaldo Segundo e parabéns ao jornalista por sua linda mensagem!

  4. Luiz Antônio diz:

    Parabens pelo exemplo.

  5. Edithe Laura diz:

    Parabéns Aguinaldo Segundo !!!

    Excelente profissionalismo, nao e aquele que liga somente para o R$ que lhe é oferecido !!
    Se 10% dos médicos agisse desta mesma forma a população irei agradecer radiante !!
    Que assim como você, os demais profissionais, nao somente, os profissionais de saúde mais todos os profissionais que possam prestar seus serviços !!!

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A esta lista podemos acrescentar a Dra. Érica, clínica geral, que atende na UPA Chico Porto, o Dr. Teodoro, cardiologista, que atende no PAM e a Enfermeira Patrícia que atende na UPA Chico Porto.
    A Dra. Érica não dá por encerrado o seu expediente antes de ter atendido o último paciente, independente do número de pacientes que já tenha atendido.
    O Dr. Teodoro eu testemunhei quando ele já saindo após atender todos os pacientes agendados, ser abordado no corredor do PAM por um senhor e ali mesmo fazer o atendimento da forma mais atenciosa possívlel.
    A Enfermeira Patrícia é o anjo da guarda dos pobres que buscam atendimento na UPA Chico Porto. Não há quem a procure sem ter o seu problema encaminhado e na maioria das vezes solucionado. Se a todos os problemas não consegue dar solução é por culpa única e exclusiva de um sistema de saúde falho.
    Felizmente existem no exercício da medicina em Mossoró profissionais vocacionados.
    A todos estes profissionais Mossoró agradece de coração.

  7. JOSE JOAQUIM NETO (netinho) diz:

    Com muita alegria e bastante emocionado, leio esta maravilhosa reportagem!!!
    Meus queridos, a muito tempo, a minha pessoa aguardava por esta e com certeza por demais reportagens que estão por vir a respeito deste ser humano, desta pessoa maravilhosa que se chama DR. AGUINALDO SEGUNDO, filho do saudoso DR. AGUINALDO PEREIRA & ANTONIETA GURGEL.
    Falar do homem AGUINADO SEGUNDO e como falar dos PÁSSAROS!!!
    Simples, humilde, forte, inteligente, unido, trabalhador, uma maravilha, como um pássaro.
    Então meus irmaos, quando DEUS pega uma semente dessa, com todos esses ingredientes ele transforma em um profissional altamente atencioso, com outros olhos, olhos estes que são voltados para o bem, o bem do próximo e e isto o que este caro e raro amigo tem em mente.
    PARABÉNS A REPORTAGEM.
    PARABÉNS AO BRILHANTE MEDICO DR. AGUINALDO SEGUNDO.
    PARABÉNS MEU DEUS, PELO SEU PÁSSARO E SUAS SEMENTES.

  8. Graça Sabino diz:

    Quando li o nome do médico pensei logo: com esse nome e ssa atitude, só pode ser filho de Dr. Aguinaldo, homem de bom coração e profissional exemplar. Como enfermeira tive oportunidade de ver o tratatemento dele para com algumas mulheres na hora de parir: ele, literalmente, passava a mão na cabeça de todas as parturientes. Ele deve está muito feliz lá no céu, com a sensação do dever cumprido.

  9. Raimundo nonato sobrinho nonato diz:

    —Eu já publiquei neste espaço que os médicos que atuam no PSF em Mossoró mais de 90% não cumprem mais do que 25% da jornada de trabalho. Me respondam quem tiver conhecimento, se os médicos citados nesta página, primeiro se estão são inscritos no PSF, segundo; se são, se eles não estão incluídos nos 90%, e terceiro se eles quando estavam atendendo nos lugares citados não tinham abandonados as UBS as pressas para estarem onde estavam. É do conhecimento de muita gente que muitos dos médicos que atuam no PSF se deslocam para atender nas UPS de forma ilegal; porque um santo não pode servir a dois Deuses ao mesmo tempo, nem descobrem um santo para cobrir outro.
    —Não é do meu feitio está dizendo quem é quem ou quem é bom ou ruim no serviço público; mais é preciso cobrar responsabilidade de todos doa a quem doer.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Cinquentinha
      Quanto a estes médicos citados neste meu comentário não posso lhe dizer se estão atendendo num setor quando deveriam estar em outro.
      O que eu posso lhe assegurar é que atendem a todos com uma dedicação extrema.
      Mais do que médicos são pessoas de bom coração.
      Fazer o que eu PRESENCIEI somente os que seguem os ensinamentos de Cristo são capazes de fazer.
      E este médico, esta médica e esta enfermeira fazem e continuam fazendo.
      Até porque, pelo que eu conheço da alma humana, ninguém faz o bem porque quer fazer o bem.
      Os que fazem o bem o fazem por não poderem deixar de fazê-lo.
      Da mesma maneira que aqueles que furtam o dinheiro da MERENDA ESCOLAR, do UNIFORME ESCOLAR, do MATERIAL DIDÁTICO, da SAÚDE e de onde mais possam furtar, furtam porque não podem deixar de furtar.
      Uns nasceram para fazer o bem.
      Outros nasceram para furtar.
      Concluo lhe dizendo, você me conhece pessoalmente e sabe bem como eu sou, que se algum dia cruzar com o Dr. Teodoro, com a Dra. Érica ou com a enfermeira Patrícia, pode tirar o chapéu.
      Todos merecem a nossa admiração e o nosso respeito.
      ///
      CUSCUZ COM OVO SEM CAFÉ É SERVIDO NA MERENDA ESCOLAR.
      O UNIFORME ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.

  10. Amélia Ciarlini diz:

    É sim filho de Dr. Aguinaldo e Nieta. Que lindo depoimento acabo de ler. Não consegui conter as lágrimas. É bom demais vermos pessoas seguindo sua missão de caridade e amor ao próximo, seria muito bom que este exemplo fosse seguido por cada um de nós em todos os lugares; no transito, no supermercado, na academia, no trabalho, com os nossos familiares. É só prestarmos atenção, sempre tem alguém precisando. Parabéns Aguinaldo Segundo pelo exemplo a ser seguido!

  11. Aguinaldo Segundo diz:

    Obrigado Márcio Alexandre… Gosto muito de trabalhar na UPA. Não há nada mais gratificante do que ouvir de um paciente, Doutor deu tudo certo… Hoje, com esta reportagem, Sinto que vale a pena trabalhar, cada vez mais, para esses pacientes que passam diariamente pelas UPAS. Você deu—me mais ânimo para procurar melhorar o meu atendimento. Grato!

  12. Makézia Gurgel diz:

    Realmente Dr Aguinaldo foi um simples mortal que representou Deus aqui na Terra, e como tal Dr Aguinaldo Pereira Segundo também o faz…simplesmente seguindo pelo mesmo caminho antes trilhado pelo seu maravilhoso pai que foi um médico maravilhoso, um homem maravilhoso…nada melhor do que um bom exemplo a seguir. Enfim orgulho para toda família!

  13. Aclecivam Soares diz:

    Criação, convivência, exemplo vem do berço, do seio familiar. Isso é espetacular. Que sirva de exemplo.

  14. Cristianny Fernandes diz:

    Ele mostra com essa atitude que herdou as qualidades de seu pai, homem de bem, que amava e cuidava das mulheres que diariamente a procuravam, e ele com o seu coração enorme e bondoso atendia a todas com aquele carinho e atenção que lhe era peculiar!!

  15. Hissa Cristhiany diz:

    Parabéns meu irmão Aguinaldo Segundo e obrigada ao jornalista Márcio Alexandre pelo elogio e reconhecimento. A matéria muito me emocionou, pois lembrei com orgulho e saudade do meu pai Aguinaldo Pereira, que viveu a medicina intensamente e com muito amor, como um grande sacerdócio, antes de entrar para a política. Meu irmão é realmente um bom homem e que se preocupa com o ser humano, e é isso que estamos precisando neste mundo, preocupação com o ser e não somente com o ter. Ter é necessário para sobreviver, porém acredito que podemos ter e ser ao mesmo tempo, podemos ser pessoas melhores se nos colocarmos na situação do outro. Obrigada pelo elogio ao meu irmão, pois hoje me sinto ainda mais orgulhosa de tê-lo como irmão, não somente por ele ser médico, mas principalmente por ele ser bom!!!

  16. Iris Maia diz:

    O Dr. Aguinaldo Pereira (pai) era muito elogiado pelas suas pacientes, que com certeza foi um exemplo para o filho.
    Parabéns ao Dr. Aguinaldo Segundo por exercer tão bem, tão nobre profissão.

  17. Antonio Pinheiro diz:

    Parabéns,Dr… que sua atitude sirva de exemplo a outros colegas,e também a outras “classes” que deveriam cuidar melhor das pessoas.

  18. naide maria rosado de souza diz:

    Carlos.
    Que bom, logo de início, encontrar um relato edificante. A classe médica passa por momento de extrema dificuldade por falta de estrutura. É mais fácil queixar-se de um atendimento incompleto do que elogiar o atendimento digno, humano. Muitas vezes, o justo paga pelo pecador.
    Parabéns Dr. Aguinaldo Segundo. Permita-me sonhar com um terceiro, quarto, quinto, sexto que, assim como o sr., dignifiquem sua nobre profissão e que sejam reconhecidos!

  19. Raimundo nonato sobrinho nonato diz:

    Como diz o DR Ronaldo Fixina em todo segmento existem os maus profissionais. Aqui quando eu sempre critiquei a atuação dos médicos eu estava me referindo a suas jornada de trabalho no PSF, com raras excessões.

  20. Uigna de Begna Paiva Gurgel de Albuquerque diz:

    Parabéns Dr. Aguinaldo Segundo! Vc nos dignifica como ser humano, como profissional da medicina. Seu pai (meu médico, meu compadre, meu amigo) nos deixou um grande legado de humildade, amizade, carinho principalmente, com os menos favorecidos. Era o Plano de Saúde da família e de todos q batiam à sua porta.
    Sua mãe também, tinha um grande coração, gostava de ajudar aos carentes. Enfim, vc demonstra q herdou a virtude de ambos, pelos relatos q já ouvi e pelo testemunho acima. Avante Jovem Médico! É de profissionais assim principalmente, no Serviço Público, q a população brasileira clama para amenizar sua dor. Que Deus te guie pelas veredas do bem. Um carinhoso abraço, Uigna de Begna Paiva Gurgel de Albuquerque
    Caraúbas – RN

  21. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Infelizmente a exceção das exceções… Que sirva de exemplo!

    Mesmo porque, o médico brasileiro, tem no âmbiente técnico-pedagógico das faculdades e das universidades brasileiras onde é formado, no mais das vezes uma formação e um direcionamento profissional voltada para uma atuação e uma assistência médico-hospitalar excludente e vinculado aos interesses de uns poucos.

    A esse respeito, temos que, a exploração por parte do capital é uma novidade para o grêmio médico no Brasil. Recentemente um dos setores mais conservadores da sociedade viu sua condição de profissão liberal ser extinta pelos operadores dos planos de saúde que exploram a mais-valia obtida através da prestação dos serviços. Assim, aqueles que foram selecionados através de provas excludentes nas escolas de medicina e que sonham algum dia virar burgueses estão hoje na rua para lutar por reivindicações trabalhistas. Sim, os médicos agora fazem parte da classe trabalhadora, mesmo que não tenham consciência dessa nova relação com os meios sociais da produção.

    No site dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Medicina aparecem destacados apelos mais apropriados para sindicatos que para órgãos fiscalizadores de uma profissão, hipertrofiando sua função secundária de zelar “pela valorização do profissional médico”.

    Mobilizações para exigir aumento dos honorários pagos pelos planos de saúde e campanhas para promover carreira de Estado são pautas frequentes nesses órgãos durante os últimos meses. Isso demonstra que os temas trabalhistas ganharam uma notoriedade insuspeita dentre os médicos.

    Mas a última dessas batalhas do grêmio médico é, de longe, a mais complexa: o convite a médicos estrangeiros para trabalhar no território nacional. Esse assunto é particularmente sensível porque atinge ao mesmo tempo o status outorgado pelo ingresso às escolas médicas, posturas políticas, questionamento da liderança e o temor de concorrentes novos no mercado de trabalho.

    O ingresso às escolas médicas no Brasil acontece através de um penoso processo que visa excluir aqueles provenientes de camadas com menores recursos e oportunidades. Na visão oposta, trata-se da seleção dos “melhores”, como se nessa lógica inversa a qualidade de um médico fosse garantida pela seleção que teve para entrar, e não pela formação adquirida dentro da escola médica.

    Os médicos estrangeiros representam um desafio a esse paradigma: muitos países têm processos de seleção muito mais acessíveis para o ingresso. A seleção real acontece dentro da escola de medicina. Os alunos são constantemente avaliados, reprovados e jubilados, se necessário, durante o processo de formação médica. Diferentemente do que acontece no Brasil, entrar na escola de medicina não significa que o aluno será médico seis ou sete anos mais tarde.

    A ênfase em outras latitudes é dada ao resultado final da educação; mais que o exame de ingresso, a avaliação crucial está na saída. Aqui, só o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, CREMESP, avaliou os formandos de forma obrigatória em 2012. Menos da metade dos médicos foi aprovada nesse exame.

    Mas não há consequências. O exame documentou a falsidade do mito de seleção dos “melhores”, inclusive com um terço dos egressos de faculdades públicas reprovados, mas o mito permanece intacto. As paixões exacerbadas contra médicos brasileiros formados no exterior, particularmente em Cuba, estão relacionadas ao fato de eles encontrarem um atalho para ultrapassar a barreira de entrada nas faculdades de medicina.

    E essa a realidade que a grande mídia e a verdadeira máfia de jaleco tentam esconder de grande parte da sociedade brasileira, em detrimento da chamada saúde básica e (ou) assistência médido-hospitalar preventiva que seria perfetibilizada através da real implementação e funcionamento do SUS, a qual de há muito é verdadeiramente negada a sociedade brasileira, sobretudo àqueles que não sabem, como e porque funcionam os interesses políticos patrimoniais e corporativos dessa classe que em seu modus operandi profissional, é se não a mais tão elitista, uma das reacionária e desvinculadas dos reais valores e interesses democráticos da nação chamada Brasil.

    O mais são palavras vãs na tentativa de explicar o inexplicável e (ou0 justificar o injustificável.

    Um Abaraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  22. Carlos diz:

    PARABÉNS PARA AGUINALDO. É MUITO FÁCIL SERMOS UM BOM PROFISSIONAL,BASTA QUE SEJAMOS UM POUCO HUMANO !!! QUE VENHAM MAIS AGNALDOS SEGUNDOS, TERCEIROS, QUARTOS…INFINITOS !!

  23. kikika diz:

    sou de Caraúbas e admiro muitíssimo o trabalho desse jovem,e o de seu pai também….DR. AGNALDO bom demais

  24. Leila Cristina diz:

    Esse é o clássico onde o exemplo é o melhor ensinamento. Parabéns Aguinaldo Segundo e que Deus lhe acompanhe sempre.

  25. Rui Nascimento diz:

    O relato nos dá a esperança de que o “bicho” homem , quando quer, pode ser “humano”!
    Servidores públicos do bem, comprometidos com o bem-estar da sociedade, existem, poucos, mas existem, felizmente! Relatos como este nos enche de alegria.
    Mas… Por que que é exceção, não regra?

  26. Samir Albuquerque diz:

    Parabéns Dr. Minha admiração tens, pois é no fazer, sem holofotes, que vemos quem verdadeiramente é humano.

  27. Raimundo nonato sobrinho nonato diz:

    Pelos depoimentos a gente tem a certeza que quando não se quer ficar omisso agente fala; a maioria quando o assunto lhe interessa. Quando não agente sai de leve, faz que não vê, pelo menos é assim com a maioria. Veja o caso da Atenção Básica, não tem médico, quando tem vai lá na UBS quando pode, passa duas horas, duas vezes por semana, e ninguém dá um pio, quando é gente que não precisa do SUS, claro. É possível que tenha médicos com o perfil do Dr citado, com consciência e responsabilidade. A situação citada se passou na UPA, e merece os nossos parabéns. Eu só gostaria de comprovar se ele atua no PSF dessa forma cumprindo sua jornada de trabalho com amor e carinho para poder parabeniza-lo duplamente.

  28. Raimundo nonato sobrinho nonato diz:

    A nossa prefeita está gastando mais com assessoria jurídica do que com médicos do PSF ( custo beneficio ); se quiserem comentar fiquem a vontade. Não se omita.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Cinquentinaha
      Para comentar é preciso saber os valores gastos.
      Se você diz que gasta mais com isto do que com aquilo deve estar sabendo os valores.
      Divulgue os valores.
      Esta sua denúncia levantou uma dúvida.
      Os advogados que estão a defender a prefeita Cláudia Regina, a única na história de Mossoró a não distribuir o UNIFORME ESCOLAR, estão sendo pagos com dinheiro público?
      Se possível, Cinquentinha, informe isto também.
      ///
      O SALÁRIO DA PREFEITA DE MOSSORÓ É DE R$ 23.550,00.
      O SALÁRIO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ É DE R$ 15.000,00.

  29. Rita diz:

    Que venham outros Aguinaldos…..precisamos muuuuuuuito!

  30. Jandira Cruz diz:

    Depoimentos que nos deixam felizes, mas, não surpresos. Sabemos da competência e compromisso desses profissionais. Deus abençoe ao Dr. Aguinaldo Segundo. Sabemos que seus pais, lá do alto, estão radiantes com esse registro. Foi assim que o ensinaram. Exemplo de vida, dedicação à medicina, salvar vidas…
    ELE, Dr. Aguinaldo Pereira, foi o médico do “povão”, de todas as horas, em todos os lugares. Por onde passava conquistava a todos com o seu carinho, atenção, cuidados. Servir ao próximo, virtude herdada de seus pais. Avante jovem Médico, Dr. Aguinaldo Segundo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.