Jornal O Povo
Em obras desde o primeiro semestre de 2008, o Aeroporto de Aracati, no Litoral Leste do Ceará, será inaugurado no dia 28 de julho (as 10 horas), segundo previsão do Governo do Estado. O investimento total da obra é de R$ 19 milhões, somando a construção da pista de pouso e decolagem, do pátio de estacionamento, da pista de táxi e da Seção de Combate a Incêndio (Secinc).
A nova pista tem vida útil de 20 anos e capacidade para operar 1.200 movimentos por ano. Quando inaugurada, estará apta para operar com aeronaves tipo Boeing 737. O comprimento da pista passou de 1.200m para os atuais 1.800m por 30m de largura. A área de escape é de 400 m de comprimento, o que totaliza 2.200m.
O aeroporto é localizado a aproximadamente 140 quilômetros de Fortaleza. Um dos destinos turísticos a serem explorados é Canoa Quebrada, em Aracati. O Governo do Estado prevê que outras cidades do Litoral Leste, como Fortim Icapuí e Beberibe, também devem ter impactos positivos no setor turístico.
O aeroporto também deve atender cidades da região do Jaguaribe. Com o equipamento, a região ficará acessível aos principais mercados emissores por via aérea, sendo capaz de receber voos nacionais, proporcionando incremento da cadeia econômica na região e criando um novo canal de escoamento da produção local com destino aos mercados consumidores.
Nota do Blog – E Mossoró há vários meses está enganchada com seu aeroporto, que chegou a ser fechado ano passado, porque o Governo do Estado não atendeu a exigências de segurança.
Algo positivo, é que o Aeroporto de Aracati, a cerca de 95 quilômetros de Mossoró, será um suporte estratégico para necessidades desse município, já que o próprio Governo do Estado do RN anda sem rumo, com olhos e interesses voltados apenas para um estádio de futebol em Natal.
Bom dia Carlos Santos.
Conheço o aeroporto. A cabeceira da pista está bem próxima a margem direita da BR 304 sentido Aracati/Fortaleza.
É interessante que o povo potiguar saiba que o Ceará está, no mínimo, 35 anos à frente do Rio Grande do Norte. Os políticos de lá, diferente dos cá, angariam recursos em Brasilia, juntam com as mãos e aplicam no Estado. Os daqui, quando têm alguma oportunidade, ciscam para trás, imitando os gestos de uma galinha.
Torço para que o aeroporto opere voos diários ligando o norte e o sul. Economizará 175 KM ou 2 horas de viagem por terra para quem pretende voar nessas rotas. Dois vôos diários em cada sentido já estará de bom tamanho. Um pela manhã e outro a tarde, cairão como uma luva.
PS. Os ‘ciscos’, geralmente vão parar no Ceará e até em Pernambuco. Por favor não culpem a força do vento.
QUEM FOR PARA O CEARÁ DEIXE PARA ABASTECER SEUS VEÍCULOS LÁ MESMO, COMEÇANDO POR ARACATI. ALIÁS, NA ENTRADA DO AEROPORTO NOVO DE ARACATI TEM UM POSTO DE GASOLINA! E O PREÇO, Ó..
O que acho interessante é que Aracati é uma cidade bem menor do que Mossoró e vai ter esse aeroporto a partir de julho com voos comerciais e acredito eu que até voos internacionais. Méritos para nossa querida vizinha cidade Aracati.
Enquanto isso ficamos aqui chupando o dedo sem ter nem se quer um voo regional com um teco-teco ou seja lá qual for o tipo de voo.
O que vai acontecer é a concretização do fechamento do nosso “aeroporto” e a confirmação da falta de interesse do poder público do nosso estado em investir em nossa cidade no que tange a um aeroporto de vergonha.
Outra coisa interessante: eu desde menino que ouço as desculpas de que o que atrapalha voos para a nossa cidade é que Mossoró fica entre duas capitais. E Aracati também não fica não?
Sinceramente: tem muita conversa para boi dormir.
Em verdade, nunca tivemos nem temos aeroporto em Mossoró. Aquilo nunca passou de um antigo “Campo de Aviação”. Uma lástima, pois.
Neste caso é Aracati caminhando para ser a metrópole do futuro. Mossoró que se cuide!
Pois é Tião,Mossoró será o calote do futuro.Deus salve os rosados, mandatários a mais de setenta anos.
Quando vou poder ir de São Paulo ao Aracati em voos normais ? isso vai ser muito bom, desde já agradeço.