domingo - 26/10/2014 - 20:27h
Retrocesso

Brasil elege apenas uma mulher governadora


Do portal G1

Apenas uma mulher governará um estado do país no próximo mandato. Eleita governadora de Roraima, Suely Campos (PP) foi a única candidata do sexo feminino a vencer as eleições para as unidades federativas em 2014.

A representatividade feminina nos governos estaduais não é tão pequena desde 1998, quando o país teve também uma mulher governadora. Em 2002, foram duas. Em 2006, três – o recorde – e em 2010, duas.

Suely foi eleita no segundo turno, derrotando Chico Rodrigues (PSB). Todos os 13 governadores que venceram no primeiro turno são homens.

Roraimense e mãe de quatro filhos, Suely Campos nasceu em 14 de maio de 1953. Assumiu a candidatura do marido, Neudo Campos (PP), após o registro dele ter sido indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).

Graduada em letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), ela ocupou o cargo de titular da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), no período de 1997 a 2002. Entre suas realizações, implantou o Centro Socioeducativo (CSE) e criou programa “Emprego Urgente”.

Foi eleita deputada federal em 2002 e ocupou o cargo de vice-prefeita, de 2009 a 2012, durante a segunda gestão do ex-prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio.

Na eleição para senador deste ano, dos 27 eleitos, apenas 5 são mulheres, o que corresponde a 18,5% do total. São elas Rose de Freitas (PMDB-ES), Simone Tebet (PMDB-MS), Fátima (PT-RN), Maria do Carmo (DEM-SE) e Kátia Abreu (PMDB-TO).

Categoria(s): Política

Comentários

  1. AVELINO diz:

    A política tem dessas coisas: enquanto Dilma ganha mais 4 anos com seu emprego garantido, com isso, os funcionários pesquisadores dos institutos de pesquisa acabam de perderem seus empregos…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.