A Câmara Municipal de Mossoró aprovou na manhã desta terça-feira (26), o Projeto de Lei de autoria do vereador Genivan Vale (PR), que corrige a data de emancipação política do município de Mossoró.
Segundo os historiadores, inclusive Luís da Câmara Cascudo, Mossoró desligou-se oficialmente do município de Assú, com o título de Vila de Mossoró no dia 15 de Março de 1852. No entanto, até então, era atribuída a data de 9 de Novembro como data da emancipação política, por ter sido nesta data que Mossoró foi elevada à condição de cidade.
O Projeto de Lei segue agora para o Executivo, para ser sancionado pela prefeita Cláudia Regina (DEM).
Nota do Blog – Esse estupro contra a história oficial de Mossoró foi perpetrado na legislatura passada, ratificado pela prefeitura e mantido serenamente, mesmo com o protesto e argumentos documentais de historiadores e pesquisadores.
Agora, essa nova legislatura devolve a verdade histórica para seu lugar.
Parabéns a iniciativa do nobre Vereador Genivan Vale, bem como, aos demais vereadores, nossa historia é a essência de quem somos.
Aqui, gostaria de parabenizar também o nobre vereador Silveira Júnior pelo projeto referente ao não funcionamento dos radares das 22h às 5h. Quem anda em Mossoró a noite, sabe o perigo que é, parar em certos sinais vermelhos ou andar a menos de 50km em certas avenidas de nossa urbi.
Que os demais vereadores pensem da mesma forma, em nossa segurança e não na arrecadação da prefeitura, como parece ser a preocupação mor de nossos gestores.
Carlos Santos , boa tarde.
Foram precisos cento e sessenta e um anos à correção de um erro histórico. Cabe a senhora Prefeita sancionar a lei e decretar feriado municipal nesta data em homenagem ao dia da emancipação política de nossa cidade. mais do que merecido, é assim que acontece em outras cidades.
Ô meu Deus tanta coisa importante pra mossoró e sua sociedade.
um cabra desse ir perder tempo com uma picuinha !
Acorda vereador !!!!!!! aprenda ome !!!
Não precisa ir muito longe para ter a certeza histórica: Na bandeira oficial do município de Mossoró está escrito o ano: 1852. PARABÉNS ao dinâmico e profícuo Edil GENIVAN VALE, pelo empenho em resgatar a verdade histórica. A minha amada terra natal APODI está incorrendo no mesmo erro histórico que estava sendo cometido em Mossoró, uma vez que a emancipação política do município, desvinculando sua área territorial e instalando a Câmara Municipal deu-se quando o CONSELHO PROVINCIAL criou a Vila e Município de Apodi, em data de 08 de Abril de 1833 (Data histórica da EMANCIPAÇÃO) ato que teve a confirmação pela recém-criada Assembléia Legislativa Provincial com a Lei nº 18, de 23 de Março de 1835. Como se vê, a data de 23 de Março de 1835 apenas confirmou a emancipação. Já está mais do que na hora de um Vereador conterrâneo corrigir esse estupro histórico, à exemplo do nobre Vereador Genivam Vale. Atentai, pois, Vereadores do meu Apodi !(Município).
Quanta insensatez e ausência de racionalidade da Webleitora Vitoriana! Achar que resgatar um processo histórico é coisa de somenos importância, é querer obscurecer um passado glorioso de homens e mulheres que alavancaram Mossoró para atingir o porte econômico atual. Saiba que uma cidade sem história é como um corpo sem espírito, inerte, sem vida.