• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 19/03/2020 - 09:22h
Mossoró

Coronavírus impõe mudanças no transporte coletivo

As restrições do coronavírus (covid-19) também impuseram mudanças em quatro linhas do transporte coletivo urbano de Mossoró, a cargo da concessionária Cidade do Sol: linha 2 (Abolições,Santa Delmira, Redenção), linha 6 (Universidades), linha 12 (Nova Mossoró, Santo Antônio) e linha 14, que passa a ser Aeroporto, Rodoviária, Shopping. Nas demais 12 linhas, não há mudança.

Ônibus da Cidade do Sol roda quase vazio em Mossoró, centro da cidade, nesta quinta feira (Foto: divulgação)

As alterações compreendem fusão, como na linha 14, que incorporou a linha 10 (Shopping), e redução de viagens, como na linha Universidades.

As mudanças estão detalhadas no Facebook (cidadedosoltransportes) e no Instagram (@cidadedosoloficial), onde também se pode tirar dúvidas.

Emergência

A Cidade do Sol teve que fazer adequações, a fim de permitir a continuidade do serviço à crescente redução de passageiros, decorrente das medidas de prevenção ao coronavírus, como a suspensão de aulas em todas as instituições de ensino superior e escolas de Mossoró.

A situação emergencial segue tendência de outras cidades, onde há transporte coletivo, que têm se adequado à pandemia do covid-19. Também é uma forma de amenizar o prejuízo de um segmento deficitário, que tem conjugado aumento de custo com queda de receita.

Evasão

“Para se ter ideia do desequilíbrio econômico do sistema em Mossoró, o total de passageiros estudantes, um dos nossos principais públicos, caiu 53%, numa comparação entre outubro de 2019 e esta terceira semana de março”, informa o diretor da empresa, Waldemar Araújo.

A estimativa é de que o sistema de transporte urbano por ônibus enfrente uma perda de 50% dos passageiros nos próximos meses. A projeção é da Associação Nacional das Empresas de Transportes URBANOS (NTU) com base na redução de demanda registrada em algumas capitais esta semana, quando houve determinações de suspensão das aulas, fechamento de estabelecimentos e proibição de aglomerações. Os ônibus respondem por 86% das viagens feitas em transportes coletivos urbanos no Brasil, e transportam 43 milhões de pessoas diariamente.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.