• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 14/11/2015 - 07:26h
Operação Maresia

Corrupção em Macau parece sem fim e segue se aprofundando

A corrupção na Prefeitura de Macau é endêmica. A cada operação do Ministério Público do RN (MPRN), esse diagnóstico fica mais  evidente.

Cidade com donos e súditos.

Sai prefeito, entra prefeito, com os vícios de sempre e métodos quase sempre já manjados.

Na “Operação Maresia” deflagrada no dia passado, tudo como dantes. De acordo com o MPRN, o esquema fuçado nessa investigação está centrado em contratos firmados com quatro empresas para a realização da coleta de lixo. Estima-se um desvio superior a R$ 2,5 milhões, podendo aumentar.

Coletiva nessa sexta deu algumas informações sobre esquemas (Foto: MPRN)

O MPRN esclareceu em coletiva à imprensa nessa sexta-feira (13), que o prefeito de Macau (Kerginaldo Pinto-PMDB), entre outras ilegalidades, assinou um documento falso para basear um pedido de habeas corpus com a finalidade de revogar a prisão do ex-prefeito Flávio Vieira Veras (PMDB) – preso preventivamente em março deste ano, devido a desdobramentos da Operação Máscara Negra, realizada pelo MPRN em 2013. “Houve uma atitude desrespeitosa de tentar ludibriar o Tribunal de Justiça”, destacou o promotor de Justiça Afonso de Ligório.

O documento, fabricado no dia 27 de março de 2015 e apresentado no mesmo dia ao TJ, tratava-se de uma portaria com data de novembro de 2014 que proibia todos os investigados pela Operação Máscara Negra de adentrarem os prédios públicos da Prefeitura de Macau.

Esquemas dentro da Prefeitura

Na ocasião, o MPRN apontou que mesmo afastado legalmente da Prefeitura, Flávio Veras continuava a articular esquemas criminosos de desvio de dinheiro, tendo influência direta na administração atual de Macau – muito em função por ter ocupado o posto de chefe do Executivo Municipal em dois mandados (2005/2008 e 2009/2012).

A intenção da portaria falsa foi “provar” que Flávio Veras estava impedido de entrar na prefeitura e por isso não podia ser mentor dos esquemas, retirando um dos motivos para que ele continuasse preso.

A Operação Maresia afastou o prefeito Kerginaldo do cargo. Apura também contratos referentes à prestação do serviço de limpeza urbana e às obras públicas de construção civil, motivo pelo qual foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas em Macau, Parnamirim, Parelhas e Natal.

As empresas investigadas são TCL Limpeza Urbana Ltda, MAC Construções e Serviços Ltda, RCON Construções e Serviços e Locações Ltda. – Me E R. Bertino De Freitas – Me.

Saiba mais detalhes AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Sai prefeito, entra prefeito, com os vícios de sempre e métodos quase sempre já manjados.””
    Zé Buchudinho dá um salto da cadeira e grita: DESCOBRIRAM? FINALMENTE DESCOBRIRAM O QUE TODO MUNDO JÁ SABIA DE COR E SALTEADO.
    – Calma, Zé Buchudinho. Isto está sendo descoberto em Macau.
    – E é em Macau? É?
    Zé Ruela ri.
    Eu fico sem saber se rio da presepada do Zé Buchudinho, salto e grito, ou se choro por constatar que somente em Macau é que descobriram os “vícios de sempre e métodos quase sempre já manjados”.
    Olho pela janela e vejo uma linda manhã de sol, luz e calor. E um céu azul, um azul bonito que só se vê nesta Mossoró de clima tão agradável e de um povo tão bom.
    ////
    SAL GROSSO VAI PRESCREVER. COMO DIZER AOS NOSSOS FILHOS QUE O CRIME NÃO COMPENSA?
    OPERAÇÃO VULCANO, PROCESSO JÁ CONCLUÍDO HÁ BASTANTE TEMPO, AGUARDANDO JULGAMENTO.
    O PMDB VAI CEDER LEGENDA A CONDENADO EM 1ª INSTÂNCIA POR PRÁTICA DE CORRUPÇÃO? VAI HENRIQUE ALVES? SE CEDER SAIBA QUE EM MOSSORÓ O PMDB SERÁ RISCADO DO MAPA POLÍTICO.
    2015 AINDA NOS RESERVA MUITAS NOVIDADES. AGUARDEM!

  2. Carlos diz:

    ” Te vejo sentado no banco dos réus
    Pra falir a banca bancando o coitado
    Quanto mais culpado melhor o advogado “

Trackbacks

  1. […] prisão é desdobramento da Operação Maresia (veja AQUI) – deflagrada no dia 13 deste mês e o mandado foi expedido pela Desembargadora Judite Nunes […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.