sexta-feira - 16/05/2014 - 18:15h
Uern

Faculdade de Enfermagem para por falta de estrutura

Docentes e discentes da Faculdade de Enfermagem (FAEN) do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), frequentadores diários do Edifício Professor Antônio Gomes de Arruda Barreto, sede da instituição, convivem com uma estrutura em escombros. O cenário é desolador.

Sede da faculdade tem janelas reparadas com improviso (Foto: divulgação)

Em fase da precariedade do imóvel e seus equipamentos, com problemas recorrentes na estrutura física, distribuição de água potável e condições sanitárias, movimento articulado entre professores e alunos resolveu agir. “Diante da atual situação de insegurança alunos e professores por votação unânime decidiram suspender as aulas até que seja garantida a permanência na FAEN com os riscos minimizados. O movimento encaminhou solicitação de inspeção ao Corpo de bombeiros e vigilância à Saúde com vistas a fortalecer a pauta.

Trata-se de sanitários sem assento, cestos de lixo de banheiro sem tampa, problemas envolvendo energia elétrica, antecipados ou seguidos de pequenas explosões em lâmpadas fluorescentes, choques em interruptores, presença de faíscas em fiações, disparo constante no transformador, inúmeras infiltrações próximas a rede elétrica, instalações inadequadas de copa e cantina, presença de roedores, cupins, salitre e mofo nas paredes, acústica das salas comprometidas, além de inadequada composição do laboratório de práticas de enfermagem, bem como climatização dificultando o bom desenvolvimento das aulas.

“A nossa solicitação está pautada na exposição de professores e alunos a constantes acidentes com possibilidade de ocorrência de incêndio e eletrocução, danos em equipamentos tanto da faculdade como os particulares, além da estimulação de processos alérgicos”, assinala comunicado formalizado por professores e alunado.

Teto e climatização são ameaças a alunos e estudantes (Foto: divulgação)

Foi convocada e realizada pelo Centro Acadêmico 08 de Julho, na manhã de ontem (quinta-feira, 15.05.2014), no auditório da Faculdade de Enfermagem, uma Assembleia Extraordinária, em caráter de urgência. Em pauta a atual situação de infraestrutura da faculdade, com destaque para sua rede elétrica que culminou com a falta de energia.

A Assembleia contou com a participação do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Enfermagem, dos discentes, direção da faculdade e professores.

Esteve presente ainda o engenheiro elétrico André Pedro Fernandes Neto, que na oportunidade esclareceu tecnicamente a situação em que se encontra a rede elétrica do prédio da faculdade.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação

Comentários

  1. Carlos André diz:

    Já tá claro que os últimos governos de RN ou não quer ou não pode bancar a UERN, não sei porque não federalizam logo, parece que seria um parto dolorido mais pelo menos resolve logo de uma vez esse lenga a lenga, pois do jeito que esta, a mesma vai fechar aos pouquinhos ate não ter mais nada lá, a não ser a lembrança.

  2. NÓBREGA diz:

    A situação de instituições de ensino como a FAEN refletem a irresponsabilidade de muitos políticos que geralmente movidos por interesses eleitoreiros, quando deveriam obedecer a um planejamento pedagógico, saem criando faculdades adoidado sem a mínima preocupação em assegurar recursos para o seu funcionamento.
    Parece que todos querem imitar a jogada da família Rosado quando um senhor teve a sorte de na sua gestão ser criada a ESAM e pronto, todo mundo ficou achando que ele era o cara e daí pra frente só deu Rosado.
    Nosso país precisa muito mais fortalecer o ensino fundamental do que se encher de profissionais com curso superior que na verdade são péssimos profissionais simplesmente porque não tiveram a mínima condição de assimilar conhecimentos porque lhes faltou a base.

  3. caninde diz:

    Parou no tempo, falta recursos, deixou de ser prioridade.
    Lamento que se discuta o fim do vestibular. Não é esse o foco.
    Precisamos de avanços concretos em estrutura, ciëncia e Tecnologia.
    PADRÃO FIFA MESMO !!!
    Mossoro´precisa, necessita de uma UERN forte , que possa o nosso
    povo se orgulhar de seu potencial. Depois pensem em forma de ingresso.
    Caninde Gadelha – EX ALUNO QUE COLABOROU PELA ESTADUALIZAÇÃO DA UERN.

  4. Rafael Soares diz:

    Caro Carlos e seus webleitores, dentre os quais me incluo,
    Saudações.
    Sou professor da referida instituição e vínhamos vivenciando um quadro de degradação das condições do prédio já há muito tempo. Falta de notificação desta às instâncias superiores da Universidade não houve.
    A prefeitura do Campus, as pró-reitorias e a própria reitoria são cientes da situação, mas não se pronunciam no sentido de dar resolubilidade ao caso.
    A decisão dos discentes, apoiada por vários docentes, entre os quais eu, não teve sua gênese de súbito, ao contrário. A situação chegou a tal ponto de colocar em risco a integridade física de professores, alunos, técnico-administrativos, pessoal de apoio e visitantes.
    Choques elétricos e pequenas explosões de lâmpadas começaram a acontecer.
    Sem falar das precárias condições de visibilidade da instituição, pois há salas em que apenas uma lâmpada funcionava.
    Alguns setores da gestão da universidade trataram o caso como se estivéssemos apenas brigando por climatização, o que é uma inverdade enorme, pois nesse momento estamos desenvolvendo nossas atividades em salas de aula gentilmente cedidas pela direção da FACS e que apresentam situação de ventilação muito pior.
    Queremos apenas condições de desenvolver o processo ensino-aprendizagem em um ambiente com menos riscos à nossa própria vida. Tememos pelo que aconteceu no Campus Central com o incêndio de um laboratório de química em junho passado.
    Que o senhor reitor, Prof. Pedro Fernandes, toda a administração da UERN, bem como o Governo do Estado tome alguma atitude em relação a esta situação.
    Obrigado pelo apoio à causa, Carlos.
    Saudações.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.