• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 25/07/2013 - 11:04h
Professores no "paredão"

Governo desqualifica sindicato e parte pra “guerra”

A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte informa, através de notícia oficial emitida por sua Assessoria de Comunicação, que “o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN), não possui registro sindical.”

Servidores, em pé de guerra, devem recrudescer luta (Foto Márlio Forte, em 2011)

Segundo ainda a notícia oficial, “a informação foi confirmada pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, em resposta a requerimento da Procuradoria Geral do Estado.”

Veja abaixo o restante da nota distribuída à imprensa, em mais três parágrafos:

O procurador-geral, Dr. Miguel Josino, e a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, ficaram surpresos com a notícia, uma vez que o registro sindical é o que legitima as ações dos sindicatos em defesa de suas categorias.

Ainda segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o processo de solicitação de registro sindical do SINTE-RN, datado de 26 de fevereiro de 2008, tramita na Secretaria Nacional de Relações do Trabalho, reafirmando que, até o momento, a entidade não dispõe de personalidade sindical. “Esse é um fato que causou surpresa, pois o sindicato existe desde 1989, possui estrutura organizacional e financeira, cobra que a Secretaria da Educação cumpra com as suas obrigações legais, no entanto, não faz a sua parte e permanece irregular”, ressaltou a secretária.

De acordo com o procurador-geral do Estado, Dr. Miguel Josino, a ausência do registro deixa o sindicato em uma posição delicada, já que existe no Supremo Tribunal Federal, jurisprudência que impossibilita de estar em juízo, em defesa dos interesses de determinada categoria, entidade sindical cujos estatutos não se encontram devidamente registrados no Ministério do Trabalho.

Nota do Blog – O Governo do Estado passou a utilizar estratégia de “desmanche” da organização do professorado, que é um dos mais articulados e ativos no serviço público estadual.

A queda-de-braço que começou com indiferença quanto às reivindicações do professorado ainda em 2011, passou em seguida para confronto até judicial e greves.

Agora, entra noutra seara. Há poucos dias, a determinação foi de corte em pontos de professores convocados ao trabalho, que estão vinculados ao sindicato.

A tentativa de desqualificar o Sinte como entidade representativa da classe parece tecnicamente “coerente”, mas é desastrosa e sem volta do ponto de vista político. Postura fascista e desesperada, comum a mentecaptos arrogantes, que na administração municipal, em Mossoró, impunham vontades sem contestação.

Os desdobramentos são previsíveis: o Governo Rosalba Ciarlini explode as últimas pontes entre sua gestão e o professorado. Mais do que nunca continuará isolado e acuado, sem autoridade moral alguma.

Virou guerra de guerrilha, sem hora nem lugar para confrontos.

Enfim, outra vez o cidadão comum leva a pior.

Mais um sintoma do fim. Se é que um dia começou.

Pobre RN Sem Sorte.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação

Comentários

  1. chagas nascimento diz:

    Quer dizer: não existe fiscalização! O Brasil, com raras exceções, vive no mundo do faz de contas. Ainda bem que brigam as comadres, para se saber das verdades. Fui…!!!

  2. Luiz Junior diz:

    Meu Caro Carlos.
    FIM!!!!
    E Quando foi que começou?

  3. Luiz Junior diz:

    Esse desgoverno nunca teve, nem tem, e nunca vai ter projeto de governo nenhum. Eles achavam que com umas praças iriam enganar todo o Rn, só que o estado não é Mossoró que eles pintam e bordam, pois tem uma analfabeta politicamente na qual eles conseguem enganar com algumas migalhas.
    Concordo com o bordão “POBRE RN SEM SORTE ” E DESGOVERNADO.

  4. Luiz Junior diz:

    Corrigindo.
    pois tem uma massa analfabeta politicamente.

  5. Marcos Pinto. diz:

    O governo ROSADUS transformou, mesmo, o estado num caldeirão do diabo, com direito ao diabo-Mór (O C.A.) fazer todas as suas estrepolias que não pôde fazer quando criança, desde brincar de viagens de aviõezinhos do governo do estado para mandar pegar o puxa-saco Mór com objetivo único de ser paparicado à base de caviar e whiskitos gringos, bancados pelo erário público estadual, até mandar o mesmo aviãozinho pegar vinhos de alto referencial no Rio de Janeiro. Enquanto isso falta até fios para cirurgias nos hospitais públicos estaduais.

  6. Marcos Pinto. diz:

    Estou estupefato com a declaração da Secretária da Educação, que utiliza um álibi para tentar, de forma mais rude e asquerosa possível, ocultar sua veemente incompetência. Não há mais como ocultar a metástase da incompetência administrativa.

  7. RC 50 diz:

    AOS MESTRES DO SINTE COM CARINHO:
    “Ditadura é um discurso constante te ensinando que seus sentimentos, seus pensamentos, e desejos não têm a menor importância, e que você é um ninguém e deve viver comandado por outras pessoas que desejam e pensam por você.”
    (Stephen Vizinczey )

  8. RC 50 diz:

    AO GOVERNO DO DEM/25 DO RN COM CARINHO:
    “Um tirano não é razoável – ele é persuadido apenas por ameaças.”
    (Marie de France)

  9. Joãozinho diz:

    A subserviência da secretária de educação já era prevista. Ultimamente, demitiu (por ordem da (o) gove?) a chefe de gabinete por ter tratado muito mal alguma autoridade, o que não surpreendeu ninguém (segundo servidores da UFRN, elas tinham a mesma postura de tratamento, onde trabalhavam juntas), apesar de serem amigas de infância. As opiniões no “BAGDAR” são de que, essa secretária está com os dias contados, caso venha por aí uma greve dos professores, a não ser que se rebaixe, ainda mais, aos desejos da Corte . Quem viver verá!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.