• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 12/05/2012 - 12:14h
O que penso

Insultos e patrulhamento na democracia de opinião única

O editor deste Blog tem sido insultado com alguma regularidade, nos últimos dias, desde que aumentou a temperatura na sucessão municipal de Mossoró. É gente da militância rosalbista, é gente do suposto petismo, é quem teoricamente professa apoio a outra banda do clã Rosado.

A maioria usa pseudônimos e endereços de email falsos, pois não sustenta sequer a coragem de ser alguém. Prefere ser um espectro. Suas ideias e comportamento têm o odor forte da naftalina.

A intolerância toma conta não apenas da Web, mas do mundo real, “de mermo e mermo”, como se diz em nossa linguagem sertaneja.

Alguns desses indivíduos me julgam com base no que são e não do que sou. É o que os estudiosos da mente humana definem como “ego refletido”. Compreendo bem isso.

Sei como funciona essa mentalidade doentia, esse patrulhamento sórdido, comum aos fracos e incapazes que indiretamente confessam seu recalque e fracasso, tentando vilipendiar alguém. É uma admiração que se manifesta de forma difusa.

Condeno-os, de antemão,  a diariamente visitarem esta página, lendo o que eu escrevo e a intervenção de centenas de colaboradores, gente capaz de debater sem rosnar. Não vou bater boca nem devolver agressões, pois esse tipo de comportamento não merece interlocução. O silêncio e o desprezo são remédios infalíveis para os babaquaras.

Lido com esse tipo de situação há quase 30 anos de exercício profissional, numa urbe que adora rotular pessoas para exaltar falsos rubís e linchar moralmente outras – por temor ou inveja. Muitos não conseguem conviver com o sucesso e a felicidade alheios.

Eu e meus filhos fomos vítimas há poucos meses de uma página apócrifa na Internet, montada, financiada e editada por uma quadrilha de pessoas ligadas a uma banda dos Rosado. Utilizaram até meios públicos para ataques infames e ameaças de violência física contra filho meu.

Conforme informações oficiais colhidas em juízo, ou seja, pela própria Justiça, entre os envolvidos estavam um secretário municipal e dois jornalistas marginais que há anos atuam como jagunços dos poderosos. Quem pagar, eles trabalham. Nem discutem o que fazer: fazem qualquer serviço sujo. São sicários sem um pingo de pudor.

Este Blog tem sido um ferrenho defensor do direito do PT ter candidato próprio e do professor Josivan Barbosa ser este nome ou não. Entretanto respeita a política da dinastia Rosado em continuar com a hegemonia do poder, a seu modo, mesmo não concordando com a oligarquia recalcitrante que empinam.

Discuto sob a ótica do cientificismo político, por acreditar na alternância no poder como uma fórmula mais sadia de gestão da urbe e na dialética como essência aos avanços sociais. Prender-se a nomes é limitar-se e limitar.

Acompanhe o Blog também pelo Twitter clicando AQUI.

Vivo e transito entre os muitos atores da cena política, sem problemas. Não tenho nada de pessoal contra a enorme maioria. Quem tentou me fazer mal e à minha família, trato de ignorar. Não dedico um segundo a lhe ofertar importância, o que seria um enorme privilégio. Meu tempo é dedicado a coisas e gente que gosto. “Gente eu lustro, coisas eu uso” – e não ao contrário.

Mas não pense você, webleitor, que a democracia de opinião única, preferencialmente a sua, só exista entre os Rosado. Pensar diferente, é ditadura, para muito belzebuzinho de fachada esquerdista que sonha em ser burguês. Como dizia o pensador Antônio Gramsci, a esquerda não tem modelo próprio de poder, apenas sonha em copiar a burguesia.

Eu tenho direito de votar livremente ou trabalhar ou não para quem bem entender. Não estou trabalhando para ninguém na campanha mossoroense que se desenha, porque não quero. Não faltaram convites velados ou explícitos de A, B e C.

Antes de ser um simples repórter interiorano, tabaréu desse ofício nas ribeiras do rio Apodi-Mossoró, sou cidadão. Estou com meus plenos direitos políticos para o exercício do voto e o exercerei. Nunca votei em branco e não o farei em outubro próximo.

Também deixo claro – outra vez – que não sou imparcial. SOU PARCIAL (assim mesmo, com letras maiúsculas). A imparcialidade humana é uma farsa. Não existe. Não me permito é ser leviano. Já este Blog é pluralistas e democrático. Transformou-se num fórum de debates pela vontade da grande maioria, tratando dos mais diversos temas.

Como sempre faço há anos, digo abertamente – e publico – em quem voto e por que voto, sem medo de ser execrado ou atrás de afagos. Sou um homem livre e isso é um pesado fardo para muitos que precisam estar presos a algo ou alguém, para que pareçam libertos.

Para mim, nada demais: é o que sou.

Veja AQUI também o artigo “Sou parcial e não nego, além de adorar Mossoró (de graça)”, escrito e postado no dia 24 de junho de 2009.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Monaliza Trigueiro diz:

    Ninguém é imparcial… Tb não acho que o blog seja, pois quem o faz não é. Todavia, admiro demais o seu trabalho, pois ao meu ver é diferencial. O senhor é um homem de muita coragem. Eu sou covarde como a maioria, e, apesar de reclamar, continuo inerte. Parabéns pelo espaço.

  2. Renato diz:

    As iniciativas anonimas esdrucholas sáo de autoria dos afetos de raquitismo intelectual

    • Luci diz:

      Brilhante texto. A eles o desprezo pelo tamanho da insignificância do que são: NADA. Absolutamente. NADA. Isso me fez lembrar uma música do Moptop que diz +/- assim:

      É que eu me encontrei com o nada
      E acho que meu lugar é aqui
      Pra que vencer se não sei
      Quem eu quero derrotar….

  3. igor diz:

    Parabéns Carlos isso aew.

    esse povo com quase 8 anos de mandato da prefeita fafá aprenderam muita coisa ruim votz.. já os petistas… deixem de choro.

  4. Eduardo Andrade diz:

    Ixe, você é o cara…
    Obs1: Há uma quantidade enorme de ironia neste comentário.
    Obs2: Meu e-mail é verdadeira.

  5. Aila Almeida diz:

    Caríssimo diante do seu relato vejo que vale muito manter o seu blog na minha lista de favoritos!! um grande abraço, sucesso, saúde e coragem!!

  6. Robson - Paraú/RN diz:

    Caro Carlos,

    Ainda bem que no país de Mossoró existe JORNALISTA do seu naípe, de fibra.

    Parabéns.

    Um abraço

  7. Bibi Linhares diz:

    Ora! Ora! Grande Carlos Santos, algo aconteceu de muito sério com vossa honrada familia. Pois sinto que foram longe demais. A inveja é destrutiva, e não perdoa. Lembra do lema usado desde o inicio do program “Cidade Aflita”, da Difusora? Vamos continuar assim: ” Se é pra elogiar agente elegia, mas se não estar legal, agente senta o pau”… doa a quem doer. Seu diferencial é o seu sucessso, mantenha-o, custe o que custar, vamos estar nesta trincheira a lhe defender. O resto é o resto. . E pra encerrar, recorro ainda ao “ciddade aflita”, – Os envejosos que façam como eu TRABALHEM! Pois quem trabalha Deus ajuda. Bom final de semana.

  8. Cleidieni Silva diz:

    Quero tão somente externar minha solidariedade, a vc e familia, e dizer, que não se nivele, a esse tipo de jagunço, com essa mentalidade mentecapta, vam estar permanentemente lambendo e rastejando, por simples migalhas. Algo abominavel a qualquer ser humano que transparece ser medianamente civilizadeo. Mas como o ser o humano é complexo e o que me contarem dele (ser humano), acredito, o melhor que podemos fazer por pessoas que se comportam assim, de forma atrazada e duentia, é ignorar sua existencia e nada mais. Um abraço solidario. E vamos que vamos…

  9. zepaula diz:

    Pra me ver,livre dessa canalhice toda,como tenho um sítio pras bandas de lá,ia transferir meu titulo para Sebastianóplis,São Sebastião,mas,me vi numa merda,lá gora,é Dix-sept ROSADO.
    Vots!

  10. Benilson Silva diz:

    Caro Carlos, observando algumas colunas eletronicas, na (nossa blogosfera de cada dia), dá pena ler tanta aberração. É como se fossem verdadeiras lixeiras, com restos de comidas apodrecidas a vários dias. Não tenho como suportar por alguns minutos…saio.. demoro alguns semanas e volto a dar uma observada novamente pra ver se o lixo foi retiro, mas não, continua lá acumulado. Com isso quero dizer, não fuja (saia), de sua linha editorial, sem ter preocupação a quem vai ou não agradar. pois na hora que for assim, deixarei de acompanha-lo. Algo que faço a muito tempo (na coluna Herzog – lá se vão 05 anos), nos mais diversificados jornais, já faz tanto tempo, que não sei se são duas ou tres décadas. Siga o seu caminho. Você nunca vai estar sozinho, e sabes muito bem disso. Receba nosso apoio. Mossoró agradece por sua existencia. Disso tenho convicção. Um abraço.

  11. William Pereira diz:

    “Nem a razão, nem a virtude, nem as leis vencerão a opinião enquanto não encontrarmos a arte de modificá-las.”
    “Toda maldade vem da fraqueza.”
    ROSSEAU

  12. CALIBRE 50 diz:

    O que o ESCRIBA escreveu tem sentido,não importa se é para alguns parcial ou imparcial,aparelhamento e patrulhamento político da forma feita em nossa amada URBE é violenta e imoral,os donos do poder e alguns que querem se apoderar do mesmo com o subterfúgio que é mudança e todos nós sabemos não são mudança porra nenhuma,são capazes de vender a própria alma para desqualificar os de opinião livre,por que na verdade eles com esse tipo de atitude só confirmam o atraso político que MOSSORÓ ainda vive,o que nós chamamos de Democracia anda longe daqui,os donos do CHICOTE ainda não atentaram para Brisa da liberdade que começa a soprar nos rostos de muitos cidadãos de nossa amada urbe e de setores da imprensa que mesmo tendo dos seus alguns SMURFFS já começam a dar sinais de uma certa solidez!É só!

  13. Gilmar diz:

    Pois bem , eu também sempre:
    “ … digo abertamente – e publico – em quem voto e por que voto, sem medo de ser execrado ou atrás de afagos. Sou um homem livre e isso é um pesado fardo para muitos que precisam estar presos a algo ou alguém, para que pareçam libertos.”

    Por isso não voto em cabine e nos bastidores todos sabem em quem voto e a opinião que tenho sobre a coisa pública.

    Ética? É bom rever esse conceito,
    E o de justiça também
    Muito mais serve aos HIPÓCRITAS
    Do que aos homens de bem.

    Aqueles, os hipócritas, dariam uma grande contribuição humanística se fossem, ao menos, um pouquinho do que aparentam.

    Nas livrarias ciburbanas, desconfio muito das belas crônicas (laicas ou eclesiásticas) que as encontro webafora na qual o cronista não se situa em seu próprio discurso, a não ser na evidente superficialidade visual do registro grafêmico que muito agrada aos amantes das belas letras: só isso. Sou amante da ação afirmativa e do verbo que a descreve e a outorga verossimilhança. Porque a fé sem obra é morta e amor que por natureza é conativo é bem maior do que a fé, a esperança e todo o conhecimento humano. Estas últimas são palavras do Cristo para exortar e condenar aqueles que alegam ser Seus seguidores.

    Carlos, tenho recebido também em minha caixa postal eletrônica algumas ameaças de cunho existencial e imagino, em caráter de maior proporção, como é o caso de alguns jornalistas, a grande quantidade que se lhes endereçam essas missivas.

    Outras chantagens são, deveras, muito engraçadas. Um dia desses recebi uma chave-de-rosca. Um golpe baixo. Que genial esse indivíduo! O sujeito colocou em jogo sua sambiquira no intuito de me envergonhar. O tiro saiu pela culatra, literalmente. Mostrou sua arma e escudo de conquistas e ataques. Diria, por ironia: “Quase morro de vergonha!! E é bem verdade o que se segue: muitos meninos deixam de mamar aos dois ou três anos de idade. Ainda não consegui largar esse hábito – pois ainda mamo (e muito) mas só enquanto como uma rosquinha de chocolate.

    – Vergonha? Só em dizer que sou santo. Algo que nunca disse que sou porque nunca fui. Mas já fui um anjinho quando comecei a mamar.”

    Procurem andar na linha, colegas. Essas não me intimidam …e cuidado com “O Santo Ofício”!

  14. Watsandrei diz:

    Como diria o saudoso Chico Anísio através do seu personagem (Professor Raimundo)… Queria ter um filho assim!!

Trackbacks

  1. […] O jornalista e blogueiro Carlos Santos publicou recentemente em seu espaço um excelente post tratando das perseguições que sofre em razão de seu trabalho jornalístico. O texto demonstra toda a bravura e sensatez deste culto homem que há muitos anos nos presenteia com textos opinativos muito bem escritos. Como Carlos Santos escreve basicamente sobre política, é natural que alguém se sinta incomodado, no entanto, nada justifica as agressões e as acusações infundadas. Para ler o post mencionado clique aqui. […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.