O Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça do Rio Grande do Norte em parceria com o CDHMP-Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, está editando e lançando o livro “Relatório Veras – Subversão no Rio Grande do Norte”.
O Lançamento é hoje (segunda-feira, 19), às 18h, no IFRN-Cidade Alta, Avenida Rio Branco, 743, Cidade Alta – Natal.
Esta importante obra histórica, cujo conteúdo é um dossiê de 67 páginas contendo acusações de subversão a diversos militantes sociais do RN produzido à época do Governo Aluízio Alves, marca o início da produção editorial do Comitê da Verdade e do CDHMP.
Seus objetivos são produzir e divulgar relevantes documentos históricos que revelam a memória e o tempo de duros períodos de repressão e tortura durante a Ditadura Militar.
A biografia do líder político ALUÍZIO ALVES tem essa mácula impregnada e estigmatizada – A de buscar em Recife (Logo Após o Golpe Militar de 1964, em Abril) e instalar em Natal dois conhecidos torturadores, detentores de cursos intensivos feitos no âmbito da CIA – Estados Unidos, que consistia em como empregar a tortura física e psicológica como meio de obtenção de confissões. Essa minudência histórica ofusca quase que literalmente algumas atenuantes personalísticas deste personagem da história potiguar. CÂMARA CASCUDO foi outro grande personagem potiguar que também tem capítulo desabonador em sua biografia, que integrou as fileiras de um partido político fundado por PLÍNIO SALGADO a 07 de Outubro de 1932, AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA (AIB), também conhecido como movimento INTEGRALISTA.
O movimento Integralista ganhou destaque no Brasil com um crescente número de seguidores. O partido, influenciado pelo fascismo italiano, iniciou suas atividades durante o primeiro governo de Getúlio Vargas combatendo os defensores de pensamentos de esquerda. Os integralistas acusavam os comunistas de corromper a família com seus pensamentos que ameaçavam a formação religiosa das pessoas. Considerado como um movimento de classe média, os seguidores do Integralismo ficaram conhecidos como camisas verdes ou galinhas verdes por causa de seus típicos uniformes. Além disso, eram identificados por um cumprimento específico, o “Anauê”.
Só a título de informação,eles além de ter uma semelhança com o FACISMO de MUSSOLINE,tinham um pouco dos NAZI de ADOLF HITLER,eles levavam no braço o SIGMA símbolo este substituto da Suástica Nazista,faziam reverência com um ANAUÊ com o braço erguido estendido e espalmado,exatamente como os NAZI,como o nobre descreveu tinham uma aversão ao Comunismo,assim como poucos sabem nobre Dr. Marcos que Joseph Hastinger,O PAPA,fez parte da juventude Hitlerista,estou citando o sumo pontífice,por que a História me fascina e simples detalhes de determinados personagens passam despercebidos e só quem pesquisa ou tira um tempinho para uma leiturazinha de leve acaba descobrindo esses pequenos nuances da História que gerações inteiras deixam de saber.É so!
O submundo da gov rosalba – Mineiro: “Se os aliados estão insatisfeitos, imagine a oposição”.
Segundo o parlamentar, o governo vive uma crise gerencial ao não conseguir administrar as finanças do estado.
“Quem diz que tem superávit não sou eu, mas o Diário Oficial. Os balancetes publicados pelo próprio governo.
“Os próprios aliados sabem que existe uma série de entraves gerenciais. O governo não consegue administrar o excesso de arrecadação de ICMS e também teria dificuldades para definir quais prioridades. “São dificuldades gerenciais do governo. Todos eles sabem disso”,
Garibaldi Filho (PMDB), e o líder do PMDB na Assembleia, Walter Alves, apontaram o distanciamento do PMDB da base política de Rosalba. Segundo ambos, há insatisfação com a articulação do governo.
O governo está ha quase dois anos no poder, fechando a metade da gestão agora em dezembro, e ainda passeia sem rumo.
*
//jornaldehoje.com.br/mineiro-%E2%80%9Cse-os-aliados-estao-insatisfeitos-imagine-a-oposicao%E2%80%9D/