• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 07/02/2017 - 08:58h
Assu-Itajá

Ponte sobre rio Açu ganhará reforço e alargamento após 65 anos

Obra não faz parte de projeto de duplicação da BR-304, mas é vista como imprescindível ao tráfego

Boa notícia para quem transita pelo Vale do Açu e trafega na BR-304 (Mossoró-Natal). A “Ponte Felipe Guerra”, sobre o Rio Piranhas/Açu, no limite entre os municípios de Assu e Itajá, passará por uma considerável “repaginação”.

Serão iniciados os serviços de reforço, reabilitação e alargamento da ponte que tem quase 65 anos de vida. Nesse caso, a “nova ponte” terá uma largura de 12 metros de pista, mais acostamento e passarela de pedestre nas duas laterais. Sua largura sairá dos atuais 8,60 metros para aproximadamente 18 metros.

Ponte Felipe Guerra tem quase 65 anos e deverá ser 'repaginada' até outubro de 2019 (Foto: Web)

O comprimento total da ponte será mantido nos atuais 595 metros.  A ordem de início dos serviços foi emitida no último dia 23 de janeiro, com prazo de execução de 990 dias. Previsão para que seja concluída por volta de outubro de 2019.

Os recursos investidos pela União serão da ordem de 38.700 milhões. A empresa vencedora da licitação foi a Construtora A. Gaspar S/A. Entre 60 e 90 dias deverá estar iniciando os trabalhos.

Maior ponte do Nordeste

A obra não tem vínculo com os serviços de duplicação da BR-304. Na verdade é uma iniciativa para readequá-la às necessidades contemporâneas de tráfego, segundo estudos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

A Ponte Felipe Guerra homenageia o ex-desembargador, ex-deputado constituinte e ex-secretário de educação homônimo, nome de expressão na primeira metade do século passado no Rio Grande do Norte.

Obra começou em 1948 e foi concluída em 1952, com investimentos federais (Foto: Fernando Caldas)

Sua edificação começou em 1948, na gestão do presidente Eurico Gaspar Dutra. O governador era José Varela. Foi concluída em 1952, na administração do presidente Getúlio Vargas. Sylvio Pedrosa era o governador, em face da morte de Dix-sept Rosado no ano anterior, em acidente aéreo (veja AQUI). O prefeito de Assu, à ocasião, era Edgard Montenegro.

Com 595 metros de extensão, ela é ainda hoje a maior ponte de concreto armado do Nordeste. Foi construída pelo técnico em carpintaria Francisco Gaag, austríacco, naturalizado brasileiro.

Clique AQUI e faça um passeio virtual pela Ponte Felipe Guerra.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    Parabenizo ao incansável e desprendido Editor e proprietário do Blog amigo Carlos Santos, pelo imenso conteúdo histórico, político e social inserido em suas percucientes postagens. Constitui relevante material para os exigentes pesquisadores e Mestres de/em História. Essas fotos assumem contornos de ineditismo, pois em minhas quatro décadas de pesquisa nunca tido o prazer de vislumbrá-las. São, com certeza, muitíssimas emblemáticas. Avante !. O estado e o país agradecem, de forma penhorada, essas luminosas postagens.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.