Os valores pagos para a realização da inspeção veicular ambiental permanecerão inalterados para 2011. Pelo menos em São Paulo, o mais rico da federação brasileira.
Por meio de portaria publicada no Diário Oficial, a Prefeitura de São Paulo informou que recusou a proposta da empresa Controlar, responsável pela inspeção, de reajuste de preços para o próximo ano.
A taxa paga em 2010 para a inspeção, de R$ 56,44, será mantida até que se realize um “estudo do reequilíbrio econômico-financeiro do contrato” com a empresa responsável, segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho.
A Controlar solicitou um reajuste de acordo com o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), a exemplo do que já havia feito em anos passados. No entanto, com a negativa da Prefeitura, o valor da inspeção veicular seguirá sendo o de R$ 56,44.
Já no Rio Grande do Norte, a partir do próximo mês, começará a inspeção veicular ambiental para saber se os veículos estão poluindo a cidade.
O proprietário deverá pagar R$ 68,90 anualmente para a Inspar, empresa que ganhou este ano a licitação aberta pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RN) .
Agora vá entender por que em São Paulo o mesmo serviço e com a maior frota de veículos do país, o valor é de R$ 56,44 e no minúsculo Rio Grande do Norte chegua a R$ 68,90.
São R$ 12,46 a mais.
Quem explica e justifica esse assalto adicional?
Pobre Rio Gande do Norte.
Aaaarrrggh! Bando de ladrões!! Vão cagar, homi!!
Na verdade o valor já foi majorado para R$ 113,90, pois existe a necessidade de pagar R$ 45,00 que refere-se a um selo eletronico.
Eu vou comprar uma casa fora do RN e licenciar por lá.
Há uma obsrvação a ser feita: O CONAMA aprovou essa lei mais deixou a implantação ao livre arbítrio dos governadores, tanto é que o CE e a PB não vão instituir mais esse imposto no bolso do humilde contribuinte, especialmente aqueles que estão isentos do pagamento do IPVA, que à custa de muito suor pagavam 156 reais para regularizarem o emplacamento de seus veículos e, que, agora, por vontade própria de Rosalba Rosado, foi aprovada na Assembléia Legislativa presidida pelo seu vice Robinson Faria. Eis a resposta bem cedo para os insanos e masoquistas que votaram em Rosalba Rosado. Com a observação de que a adoção dessa cobrança de vistoria acarretará em um grande processo de não renovação de emplacamento, posto que os veículos antigos não terão aprovação pela vistoria, o que requer que o motor destes veículos sejam retificados,importando em vultosa quantia que não compensa aos donos destes veículos a realização de tal investimento, para legalização do emplacamento. ARRE! Votte na Rosa!
Prezado Carlos Santos,
O grande problema desse tipo de imposto é o efeito “cascata” em relação a outros equipamentos do carro que passam a ser vistoriados e não tem nada a ver diretamento com o motor. Deixei de usar carro a gás natural justamente pela revisão anual e obrigatória que fazia uma vistoria total do veículo incluindo peças que nada tinha a ver com o uso do gás, criando uma espécie de “máfia” de oficinas que eram indicadas sorrateiramente para solucionar os “problemas”, caso contrário o carro não receberia o selo do gás. Lamentavelmente, a coisa agora vai se ampliar para todos os carros no RN. Recorrer mais a quem? ao ministério público que nunca resolveu o lobby dos postos de gás natural em Mossoró que mantém o maior valor padronizado? pagamos o maior valor pelo metro do gás em Mossoró (que produz gás) enquanto em Recife e João Pessoa os valores são bem menores e não produzem gás algum. Vou transferir a placa do meu carro para o Ceará. Chega de roubo aos bolsos do assalariado.