O deputado Fernando Mineiro (PT) apresentou um relatório produzido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) a respeito da rede hospitalar do Rio Grande do Norte. Na sessão plenária desta quinta-feira (23), o parlamentar mostrou o diagnóstico da situação dos 22 hospitais do Estado e afirmou que tal documento deve ser utilizado pelos gestores públicos para que possam fazer um planejamento de ações para o setor de Saúde.
Na ocasião, Mineiro informou que o TCE fez 99 recomendações à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e cinco à Secretaria de Comunicação do Estado.
Contribuição
“Chamo a atenção dos coordenadores da gestão da Saúde sobre essas recomendações. O documento feito pelo TCE possui 168 páginas e é rico em detalhes sobre todos os problemas desse setor, sobre o funcionamento dos hospitais, O Tribunal de Contas deu uma grande contribuição ao nosso Estado e à administração, pois fez uma auditoria, um diagnóstico completo”, declarou o deputado.
Mineiro informou que, entre os dados apresentados no relatório, um deles está relacionado ao perfil da força de trabalho nos hospitais. Segundo o documento, 70% dos profissionais que trabalham nessas unidades de saúde estão dentro da faixa etária de 40 a 59 anos. Para o deputado, esse quadro precisa ser avaliado, pois pode trazer um impacto para a qualidade dos serviços, caso esses funcionários não passem por qualificações.
“Esse relatório pode subsidiar o planejamento da gestão que, se quiser, não vai mais ficar no ‘achismo’, pois tem um documento muito bem qualificado”, afirmou.
E SOBRE OS SERVIDORES FANTASMAS,NADA???
TAXA DE OCUPACAO ESTA ERRADA. ( clinicas ).
Do HRTM.