• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 04/12/2022 - 13:34h

Maranhão – Capítulo XVII

Por Inácio Augusto de Almeida

Quando o Henrique terminou de dar as cartas, Fernando gelou. Tinha recebido um rei, um valete, uma dama e um dez. Todas as cartas do naipe de ouros. A quinta carta não teve coragem de olhar. Preferiu não vê-la de imediato.

Zé Leite foi o primeiro a apostar. Apenas abriu a mesa. Como era o primeiro a falar, pela ordem, disse que jogava. Arrupiado continuava sem coragem de olhar a quinta carta.

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

Agora era a sua vez de falar. Tinha cinco cartas na mão, fechadas. Mas só tinha visto quatro.

– As suas duas fichas, Zé Leite, as quatro do Luís e mais oito minhas. Agora o Henrique já diz se entra com quatorze.

O ar superior de falar procurava transmitir aos outros jogadores a certeza de que estava senhor da situação. Mas isto não foi suficiente para expulsar o Henrique da parada. Emérito jogador de pôquer, o coronel reformado não disse uma só palavra. Apenas colocou sobre a mesa as quatorze fichas que o Fernando Arrupiado apostara e, lentamente, contando-as uma a uma, colocou mais vinte e oito fichas. E sequer olhou para o Fernando ou para algum outro jogador.

– Zé Leite olhou bem as cartas e resolveu abandoná-las. Preferia perder as duas fichas iniciais a investir mais quarenta. Luís pensou, pensou, finalmente resolveu completar. Não dobraria, mas também não abandonaria.

Arrupiado sentia-se tentado a olhar a quinta carta. Chegou mesmo a abrir lentamente o baralho. Mas ao chegar na quarta carta, parou. Além do mais sabia que se ela não fosse o ás de ouro, o que completaria o Royal, poderia ser um nove de ouros, o que formaria um street. E mesmo que não fosse um ás ou um nove de ouros, poderia ser muito bem uma carta do naipe de ouros, o que lhe daria ainda um bom jogo. E havia ainda a chance de, mesmo sendo uma carta diferente, poder arriscar pedindo uma carta. E eles iriam pensar que estaria de four.

– Vai jogar, senhor Fernando. Estamos esperando.

– Suas vinte e oito fichas e mais cinquenta e seis.

– Suas cinquenta e seis e mais cento e doze.

O coronel falou calmamente. Fernando e Luís trocaram um rápido olhar.

– Eu passo, disse Luís.

Arrupiado acendeu um cigarro. Passou a mão no queixo. Começou a abrir as cartas. Mas, novamente, parou antes de abrir a quinta.

– Aí estão as cento e doze fichas.

“Se esta carta for o ás de ouros, eu como os galões deste corona. Como não redobrei, ele jamais vai imaginar que eu tenho um Royal de ouros.”

– Vai querer cartas, senhor Fernando?

Aquele senhor colocado antes do seu nome pelo Henrique, deu a Fernando a certeza de que o coronel estava até a tampa. No mínimo é um flash. Tá mais para um street, já que dificilmente poderá haver um four. Zé Leite não jogou, o que indica cartas diferentes. No máximo tinha dois pares. Eu tenho quatro cartas sequenciadas do mesmo naipe. Como o Luís acompanhou até 28 fichas, é provável que estivesse com uma trinca ou uma sequência máxima. Não, o coronel não deve ter four. Ele está com um street. No mínimo com um Flash.

– Vai querer cartas, SEU FERNANDO?

Lentamente começou a olhar a quinta carta. Aos poucos um ás negro foi surgindo. E aquele ás de espadas parecia rir dele. Agora a dúvida. Tinha em mãos uma sequência máxima. Se não pedisse carta, poderia pagar para ver o jogo do coronel. Ele poderia também estar de sequência. E poderia muito bem estar blefando.

– Vai querer cartas, SEU FERNANDO!!!

– Uma carta. Apenas uma.

O coronel Henrique colocou a carta em cima da mesa, em frente ao Fernando e, num gesto lento, abandona o resto do baralho bem no centro da mesa. Apenas as cinco cartas que tirara de mão permaneceram com ele.

– É o senhor quem aposta, SEU FERNANDO!

– Veio em Arrupiado o impulso de, sem olhar a carta, apostar duzentas fichas. Daria ao Henrique a impressão que estaria de four. Mas lembrou-se que estava enfrentando o maior jogador de pôquer do Maranhão.

– Lentamente começou a “chorar” a nova carta.

O ás vermelho começou a surgir. Quando o A ficou totalmente visível, parou. Não sabia se era de ouros. Sabia que era um ás vermelho.

– Duzentas e vinte e quatro fichas, SEU HENRIQUE!

O velho coronel olhou novamente as cartas que tinha. Encarou o Fernando bem de frente e numa voz mais do que firme:

– Aqui estão suas duzentas e vinte e quatro e mais quatrocentas e quarenta e oito, seu Fernando.

Sentiu que o Henrique não tinha Royal. Disto agora tinha certeza. Voltara a aposta, mas já não pronunciava as palavras com tanta firmeza. O coronel tinha um street. Tinha certeza que era um street o jogo dele. Agora, bastava aquele ás ser de ouros. Se fosse, era só apostar mais mil e tantas fichas e passar uns seis meses farreando por conta do Royal.

Começou a puxar lentamente o ás vermelho. Era preciso saber o naipe. Ouros era tudo, copas era nada. E quando o coração vermelho começou a aparecer, teve a impressão de que o seu subia pela boca.

– Vai pagar para ver, SEU FERNANDO?!!!

Não, não podia pagar, nem muito menos tentar um blefe desesperado. O tom de voz do Henrique deixava claro que tinha percebido a sua frustração.

– Não, Henrique, desta vez você ganhou. Pode levar as fichas. Mas, por gentileza, quero ver que jogo você tinha!

– Estamos jogando pôquer, Fernando.

– Sim, sei, mas é que foi uma parada tão interessante…

Juntando as fichas e rindo, Henrique completou:

– Melhor não olhar, Fernando, melhor não olhar. O pôquer, Fernando, é como a vida. Nunca queira saber como seria se não tivesse sido como foi.

ACOMPANHE

Leia tambémMaranhão – Capítulo I;

Leia tambémMaranhão – Capítulo II;

Leia tambémMaranhão – Capítulo III;

Leia tambémMaranhão – Capítulo IV;

Leia tambémMaranhão – Capítulo V;

Leia tambémMaranhão – Capitulo VI;

Leia tambémMaranhão – Capítulo VII;

Leia também: Maranhão – Capítulo VIII;

Leia tambémMaranhão – Capítulo IX;

Leia tambémMaranhão – Capítulo X;

Leia tambémMaranhão – Capítulo XI;

Leia tambémMaranhão – Capítulo XII;

Leia tambémMaranhão – Capítulo XIII;

Leia tambémMaranhão – Capítulo XIV;

Leia tambémMaranhão – XV;

Leia também: Maranhão XVI.

Inácio Augusto de Almeida – Boêmio/Sonhador

Compartilhe:
Categoria(s): Conto/Romance

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.