terça-feira - 11/06/2019 - 10:28h
Opinião

A cascavel mordeu o maracá


Por François Silvestre

Quando uma pessoa ou grupo de pessoas sofrem uma acusação arrimada em provas obtidas legalmente questionáveis, a primeira defesa não é negar o fato ou os fatos, mas desqualificar as provas. Isso é o corriqueiro. Aí os acusadores explicam que a fonte produtora das provas pode ser questionada, mas não desfigura a verdade do que foi apurado. E geralmente conseguem a condenação do acusado.

Isso aconteceu às pencas na Lava-Jato.

Sérgio Moro e Deltan Dallagnol foram alcançados em diálogos que ferem o Devido Processo Legal (Fotos: The Intercept Brasil)

Muitos estão condenados ou presos após inquéritos nascidos desse procedimento, com provas de fontes anônimas ou de vazamento telefônico obtido clandestinamente.

Tudo justificado na louvabilidade dos fins, justificando os meios, por mais patifes que tenham sido.

Agora, a cascavel mordeu o maracá. E os defensores dessa prática, ao sentir o gosto do próprio veneno, usam a mesma tática abusada ontem pelos seus investigados. Não negam o fato nem o defendem juridicamente. Não.

Negam e condenam a obtenção de provas por meio ilícito. Mas o fato é cristalinamente verdadeiro.

Um Juiz orientando investigação, acolitando e sendo acolitado por membros do Ministério Público. Numa aberração que desmonta o Devido Processo Legal. O Processo comporta Partes e Julgador. Acusação e Defesa são Partes.

Devem, por imposição legal, receber o mesmo tratamento do Julgador. E este não pode ter preferências.

Quando decidir pelo direito de uma das partes, deve fazê-lo pelo convencimento a que foi levado pelas provas dos Autos e pelo cotejamento das razões de cada parte, tratadas com a mesma isenção. Nunca por presunção de simpatia ou concordância com uma das partes.

Diferentemente disso, em sendo honesto, o Juiz obriga-se à declaração de suspeição.

É tudo muito ruim nesse episódio.

Uma operação que merece o respeito de todos, tem esse respeito trincado após descobrirmos que todos delinquiram nesse cipoal. Os corruptos públicos, os corruptores privados, os investigadores e os julgadores.

Cada um delinquiu na medida e na dimensão do seu gesto.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Edilson Pinto diz:

    O mestre François como sempre BRILHANTE.
    Parabéns!!!

  2. Amorim diz:

    Pensamento dia de um “Grande Filósofo”.
    “Não faça merda; alguem está vendo”
    Autor: Desconhecido Ignorante ou simplesmente, Eu.
    Uma boa tarde a todos.

  3. Victor diz:

    A Lava Jato, definitivamente, ganhou contornos de uma milícia. Atua à maneira dos criminosos que perseguiu sob o louvável manto da luta contra a corrupção. Com o codinome “Russo”, o Deltan incorporou a técnica das listas da Odebrecht. Como líder de uma milícia judicial, não estranha que Moro se sinta tão confortável ao lado de um presidente da república amigo de milicianos. Quem diria que a poderosa força-tarefa do Ministério Público não passava de um setor investigativo manipulado por um juiz, com seus imponentes procuradores da república convertidos em capangas.

  4. Rui Nascimento diz:

    Como dizia o “velho deitado”: quem com grampo fere com grampo será ferido!

    Como dizia o poeta Cazuza: meus heróis morreram de overdose!!

  5. Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Excelente Artigo, François Silvestre. Guardo meus comentários. Tenho restrições ao ” interceptor”.

  6. Hermiro filho diz:

    Só sei que o #lulalivre mais uma vez está envolvido em uma maracutaia aonde se tornou réu em um desvio de 64 milhões de reais.
    Vai-te

  7. João Claudio - Sem Glúten. Aprecie com moderação. diz:

    Concordo com todos e todas.

    Eu já desconfiava que algo de errado estava algo, e algo de certo não estava algo. Eu sabia que tarde ou cedo eu me convenceria de que o algo de errado estava realmente algo, e o algo de certo também estava realmente algo.

    A minha ficha caiu: Lula é o Batman, Zé Dirceu é Robin, Sergio Moro é o Coringa e Dellagnol é o Dick Vigarista.

    Sétima Arte.

    A estréia da semana.

    SALA 13 – Batman & Robin X Coringa & Dick Vigarista (Ação/Aventura/Terror/Suspense)

    Precisa dizer quem vai vencer o duelo? Precisa? Precisa? Preciiiiiiiiiisa….???

    Penélope Charmosa (Dilma) diz:

    - Claro que não, João Claudio ‘gostosão’.

    - DONA TÓOOOOOOHAAAAA….! É A VIZIIIIIIIHAAA….! O SEU MARIDO TÁ TENDO OUTRO PESADELO E O POVO DA RUA TODIN TÁ OUVINDO O QUE ELE TÁ FALAAAAANDO….! O PTRALHA QUE MORA NA ESQUINA QUER SABER AONDE VAI PASSAR O FIIIIIIIILME…!

    - DIGA A ELE QUE VAI PASSAR NA CASA DA MÃE DEEEEEEELE…..!

    - AH, TÁAAAAAAAAA…..!!!

  8. Lsv diz:

    A pergunta ceta é : ALGUÉM TEM DÚVIDA QUE LULA É LADRÃO ? E onde deve ser o lugar de guardar LADRÃO ? O resto é conversa pra boi dormir .
    Que se junte aêke Aécio e tantos outros que ainda estão soltos.

  9. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Conforme se verifica, quando a realidade desaba no cocuruto de ignóbeis e descerebelados vítimas da DESCONSTRUÇÃO COGNITIVA PROGRAMADA, os BURRO NARIANOS, infelizmente, ainda continuam tal e qual o jumento de OTILIA…literalmente empacados à rinchar supostos argumentos ininteligíveis…!!!

    Ora por qual motivo essa figuras mais que impolutas iriam, por acaso, acreditar no THE INTERCEPT….!!!!???

    Claro, eles que desde sempre sempre confiaram no creme de lá creme da informação dita real disseminada diuturnamente, através de tipos como: Reinaldo Azevedo, Marco Antônio Villa, Alexandre gracinha..digo Alexandre Garcia, no Antagonista, na Rádio Jo…digo Rádio KU KUX KLAN, na Revista In-Veja, mais conhecida como DETRITO SÓLIDO DE MARÉ BAIXA, bem como na REDE BOBO DE TELEVISÃO, satélite mor do golpe que levou ao poder a CAVALGADURA NAZIFASCISTA por eles idolatrada, ainda não conseguiram voltar ao mundo real, o qual, com certeza os retornaram…GRADATIVAMENTE …sob pena de internação compulsória determinada pelo BURRO NARIANO MOR. SR. JAIR BESSIAS BURRO NARO….!!!

    Infelizmente, até o mineral sabe, o fanatismo cega até àqueles supostos alfabetizados, vejam só, com doutorado, os quais, inclusive, exigem serem chamados de Doutores e Doutoras…Né engraçado…!!!???

    Coincidentemente, Lembram do Americano do Norte, extrema direita, tal e qual os Burro Narianos. Reverendo JIN JONNE$$$$$$$$….!!!???

    Todavia, peço licença aos Burro Narianos, para, mais uma vez, AO MESMO TEMPO QUE TRANSCREVO, lembrar-lhes de uma antológica e histórica frase do Estadista Juscelino Kubitschek de Oliveira, assassinado pela ditadura de 1964, que vossas insolências, vosmecês deveras tanto anseiam sua volta e são saudosos…!!!

    “É inútil fechar os olhos à realidade. Se o fizermos, a realidade abrirá nossas pálpebras e nos imporá a sua presença.” JUSCELINO KUBITSCHEK.

    LEMBRAM…!!!???

    Ah, desculpem, já ia esquecendo, O CARIMBO QUE SERÁ INDELEVELMENTE COLOCADO NA TESTA DE CADA BURRO NARIANO RENITENTE….B 17, já está sendo fabricado….!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  10. João Claudio - Sem Glúten. Aprecie com moderação. diz:

    Da série ‘Túnel do Tempo.’

    - Ei, vocês se lembram da minha voz? Ela continua a mesma, mas a minha situação e a do ‘bode velho e rouco’…Ah, como mudou.

    Confira!

    https://m.youtube.com/watch?v=VfQ_zxXlxNQ

    Dica importante:

    Faça com que seus filhos e netos vejam esse vídeo. Mostre a eles como funcionava o maior esquema de corrupção já visto no brasil, com o aval explícito da presidentA da república em exercício.

    Guarde-o para a posteridade. As próximas gerações vão ficar muito grata. Pode apostar.

    Vídeo postado no YouTube por Matias Pasqualotto.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.